Cursos de Pós-Graduação EAD em

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Formação do Profissional Para a Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências e Atitudes; Dimensão dos Saberes; Dimensão das Competências; Dimensão das Atitudes; A Formação de Professores Para a Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas e Resultados de Pesquisas; Formação de Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos e Práticas; O Direito de Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação de Professores no Contexto da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação do Professor Para o AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação do Professor Para o Uso da Sala de Recursos Multifuncionais; Políticas Para a Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual de Belo Horizonte; Educação Inclusiva e a Formação de Professores; Caracterização da Pesquisa; Caracterização do Local da Pesquisa; Caracterização das Participantes; Procedimentos de Coleta dos Dados; Apresentação das Oito Categorias Identificadas Nas Falas das Docentes; Diretora da DESP (Diretoria de Educação Especial); Depoimento da Diretora da Escola Características Psicossociais do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos e Procedimentos Para a Coleta de Dados; Atribuição de Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas na Relação; Presença de Forte Mobilização Subjetiva no Contato Inicial Com A Deficiência.
Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições do Professor da Sala d Recursos Multifuncionais; Organização das Salas de Recursos Multifuncionais; A quem se Destina as Salas de Recursos Multifuncionais; O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Recursos e Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas nas Salas de Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento da Engenharia de Softwares para o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais; Softwares do Pacote Office ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção do Conhecimento nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica e a Atuação dos Professores nas Salas de Recursos Multifuncionais; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e o Plano de Ação Individual para o AEE; Políticas Públicas de Inclusão e Aspectos Legais Relativos ao AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 de 2007; Portaria Normativa Nº 13 de 24 de Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 de 2010; Portaria Nº 25 de 19 de Junho de 2012; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 de 24 de Outubro de 1989; Lei Nº 10.845, de 5 de Março de 2004; Plano Nacional de Educação; Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005; Seesp - Secretaria de Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial de Educação Para Todos; Declaração de Salamanca; Convenção da Guatemala – 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar – Senegal – 2000; Declaração de Cochabamba – Bolívia - 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Termo de Recebimento; Termo de Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões de Atividades Para Alguns Tipos de Necessidades Especiais e Planos de Aula.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez; Do Patológico do Cultural Na Surdez: Para além de Um e de Outro Ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; "A Palavra 'Cadeirante' eu Não Consigo Assimilar, Mas 'Surdo' eu estou Mais Acostumado"; "O Professor Está Muito Preso aos Padrões Culturais dos Ouvintes"; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo e Planejamento e design de Um Módulo Instrucional Sobre O Sistema Respiratório: O Ensino De Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação De Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Os Critérios Para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil Dos Participantes; Discussão; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem No Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas: Algumas Considerações; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas E Etiologia; Características Da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos Com Surdocegueira: Um Estudo De Caso No Espaço Da Escola Regular; Caracterização Do Local E Dos Sujeitos Da Pesquisa; Resultados E Discussões; A Dinâmica Do AEE; Ação Do Profissional No Desenvolvimento Do AEE; Conexão Entre O AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais Da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento De Trabalho Para Atender As Crianças Surdocegas E Com Deficiência Múltipla; Efeitos Da Comunicação Alternativa Na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Introdução; Método; Esclarecimentos Éticos; Caracterização Da Pesquisa; Ambiente; Participantes; Materiais De Coleta De Dados; Instrumentos De Coleta De Dados; Procedimentos Para Coleta De Informações; Procedimentos De Análise Dos Dados; Resultados E Discussões; Antes Da Intervenção; Após A Intervenção; O Currículo Adaptado Para O Acesso De Alunos Com Deficiências Múltiplas; A Avaliação De Um Aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento E Desempenho Da Criança; Informações Específicas De Cada Eixo (Área Do Desenvolvimento). 
Neurociências aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado; Neurociências e Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores para o AEE; Conceitos e Definições acerca das Neurociências aplicadas ao AEE; Neurociências Cognitivas e Funções Mentais; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; A Importância da Neurociência na Educação; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações na Aprendizagem; A Estrutura Geral e atual da Educação Especial no Brasil; Esferas Administrativas Governamentais; Esfera Federal; Esfera Estadual; O Papel das Organizações não Governamentais; A Organização das APAE; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais Envolvidos na Educação Especial; O Papel dos Professores; A Formação de Especialistas em Educação Especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a Pessoa Portadora de Deficiência Visual; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Retardo Mental; Conhecendo Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Deficiência Física; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Deficiência Múltipla; Conhecendo as Pessoas com Condutas Típicas; Conhecendo as Pessoas com Altas Habilidades; As Abordagens de Ensino; A Neurociência e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso; As Meninges; A Medula Espinhal; O Tecido Nervoso; Os Hemisférios Cerebrais; O Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo); O Tronco Encefálico; O Cerebelo; Os Neurônios, sua Estrutura e suas Funções; A Classificação dos Neurônios; As Sinapses.
Estudos acerca do Atendimento Educacional Especializado para a Comunicação Alternativa; O AEE para a Comunicação Alternativa: Primeiras Palavras; Características da Comunicação Alternativa e Aumentativa; A Expansão e Importância da Comunicação Suplementar ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas; Sistema aumentativo e alternativo; Braille; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Estratégias, recursos e técnicas para o AEE na comunicação alternativa: Os símbolos; Tipos de símbolos; Baixa e alta tecnologia; As Técnicas; Estratégias; Avaliação Assistida e a Comunicação Alternativa e Ampliada; A Comunicação Alternativa, o AEE e as Adaptações Curriculares; Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; O plano nacional; Centros Tecnológicos Cães-Guia; Programa Nacional de Tecnologia Assistiva; A Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência – Decreto Nº 6.949 de 2009; Legislação; Sugestão de filmes relacionados ao conteúdo.
Currículo e adaptações Curriculares Para a Educação Especial; Dos Conceitos de Currículo Às Adaptações Curriculares; Adaptações Curriculares Para Alunos Com Necessidades Educativas Especiais; Das Adaptações Às Flexibilizações Curriculares: cada um aprende de uma forma diferente; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para o Aluno Com Deficiência Auditiva; Adaptações Metodológicas d Didáticas; Adaptações Nos Conteúdos Curriculares No Processo Avaliativo; Sugestões, Orientações Didáticas e Pequenas Adaptações; Adaptações Curriculares Para Alunos Portadores de Deficiência Intelectual; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para Alunos Cegos e com Baixa Visão; Recursos; Adaptação de um Conteúdo Curricular Para Cegos e com Baixa Visão; Orientação e Mobilidade; Adaptação de um Conteúdo Curricular Para Cegos e com Baixa Visão; Preparar Uma Atividade Lúdica (Brincadeira); Recursos e Adaptação de Materiais Didáticos Para A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino de Matemática; Recursos Básicos de Essenciais Destinados ao Ensino de Matemática para DV; Usando O Braille; O Soroban; Estudando Frações; Atualizações Acerca da Terminologia Contemporânea sobre Deficiência.
O AEE para a Deficiência Física; Conceitos, Definições e Legislação acerca da deficiência física; O Currículo na Escola Inclusiva: o deficiente físico como ser social e histórico pensante; O AEE e os tipos de deficiências físicas: definição, classificação, causas e consequências; Classificação e Tipos; Tipos de Deficiência Física; Causas; Danos Neuromotores; Condições Musculares/Ósseas; A Experiência da Deficiência Física: Entre o “Ser” e o “Sentir-Se” deficiente; Didática e Metodologia do ensino para a Educação de Portadores de Deficiências Físicas; O uso da Tecnologia Assistiva; As Salas De Recursos; A Estigmatização da Deficiência Física; Métodos de Avaliação e adaptações para alunos com Deficiências Físicas; O AEE e as adaptações Físicas para Portadores de Deficiências.
Atendimento Educacional Especializado Para A Tecnologia Assistiva; As Tecnologias Assistivas e o AEE; Histórias, conceitos e definições essenciais; Aplicação das tecnologias assistivas no AEE; Objetivos da tecnologia assistiva no AEE; Os vários tipos e categorias de tecnologias assistivas para o AEE; A importância das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para o AEE; Das ajudas técnicas à tecnologia assistiva: definição e evolução para o AEE; Objetivos; O processo de desenvolvimento das ajudas técnicas no AEE; O processo de avaliação para a implementação da tecnologia assistiva para o AEE; Características dos serviços de tecnologia assistiva – equipe multi/transdisciplinar para o AEE; Atuação da Tecnologia Assistiva; A funcionalidade; Modelos conceituais para incapacidade; Modelo Médico; Modelo Social; Abordagem Biopsicossocial; Tecnologia Assistiva: modalidades, categorias ou classificação; Auxílio para a vida diária; CAA - Comunicação aumentativa e alternativa; Recursos de acessibilidade ao computador; Sistemas de controle de ambiente; Projetos arquitetônicos para acessibilidade; Órteses e próteses; Adequação postural; Auxílios de mobilidade; Auxílios para cegos ou para pessoas com visão subnormal; Auxílios para pessoas com surdez ou com déficit auditivo; Adaptações em veículos; As representações e os símbolos da tcnologia assistiva; Tipos de símbolos; Técnicas de seleção dos símbolos; A informática, a inclusão escolar e a tecnologia assistiva para o AEE; Sistemas computacionais e aplicativos que implementam estratégias pedagógicas para o AEE; Amplisoft; Boardmaker; HagáQuê; Bitstrips; Toon Doo; Softwares do pacote Office ou BrOffice; Sites de empresas que trabalham/vendem recursos de TA No Brasil; Links Para Arquivos Sobre Textos e Livros Digitais Sobre o AEE; Leis brasileiras sobre pessoas com deficiência.
Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual; História, Conceito E Modelos De Compreensão Da Deficiência Intelectual; A Deficiência Intelectual Na Perspectiva Histórico-Cultural E As Práticas De Aee Para O Aluno Com Deficiência Intelectual; Classificação; Práticas De Professores Frente Ao Aluno Com Deficiência Intelectual Em Classe Regular; Concepções De Educação Inclusiva Frente Aos Alunos Com Deficiência Intelectual; Visão Sobre A Deficiência Intelectual E Possibilidades De Aprendizagem; Práticas Pedagógicas De Professores Frente A Alunos Com Deficiência Intelectual; A Aprendizagem E Desenvolvimento Do Aluno Com Deficiência Intelectual: Um Estudo A Partir Da Teoria Vygotskyana; Um Olhar Sobre A Pessoa Com Deficiência E Sua Educabilidade Sob A Perspectiva Da Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem E Desenvolvimento; Mediação Docente E Metodologias Didáticas; A Autopercepção De Alunos Com Deficiência Intelectual Em Diferentes Espaços-Tempos Da Escola; O Percurso Investigativo; Os Processos De Autopercepção Dos Alunos Com Deficiência Intelectual; A "Trupe Do Palhaço Caramelo" E Suas Contribuições Aos Processos Inclusivos Dos Envolvidos.
O Atendimento Educacional Especializado para o TDAH e o aluno portador de necessidades educativas especiais; O AEE Aplicado ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); O AEE para o TDAH: conceitos e definições; A história do AEE para o TDAH: Epidemiologia, Etiologia E Evolução; Percurso Histórico; Epidemiologia; Etiologia; Fatores ambientais; Fatores genéticos; TDAH: evolução e resultado dos estudos; o AEE aplicado aos sintomas e às características do TDAH; os sintomas do TDAH; as características do TDAH; as consequências e as comorbidades do TDAH e o AEE; estratégias para os professores do AEE para o TDAH; sugestão de premiações escolares; o diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; o tratamento ou conduta terapêutica; o AEE, a escola, os pais e o portador de TDAH; a participação dos pais; Aprender o que é TDAH; Incapacidade de compreensão versus rebeldia; Dar instruções positivas; Recompensar; Escolher as batalhas; Usar técnicas de “custo de resposta”; Planejar adequadamente; Punir adequadamente; Construir ilhas de competência; A escola, o AEE e o TDAH; a atuação dos professores; o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na fase adulta; critérios para o diagnóstico do TDAH em adultos; os sintomas do TDAH Em Adultos; Comorbidades; Transtornos psiquiátricos a serem considerados em Adultos; A Avaliação; Idade De Início Dos Sintomas; Fidedignidade Do Autorrelato Para Sintomas Pretéritos; Número De Sintomas Necessários Para O Diagnóstico Em Adultos; O Comprometimento Em Ao Menos Dois Contextos; O Tratamento Farmacológico; Inventário Para Identificação De Sintomas Do TDAH.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

Informações

  • 830 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na e com a Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, dentro e fora da sala de aula.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.

Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).

Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina, abordado o AEE para a Comunicação Alternativa: Primeiras Palavras; Características da Comunicação Alternativa e Aumentativa; A Expansão e Importância da Comunicação Suplementar ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Neurociências Aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas das Neurociências aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado; Neurociências e Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores para o AEE; Conceitos e Definições acerca das Neurociências aplicadas ao AEE; Neurociências Cognitivas e Funções Mentais; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; A Importância da Neurociência na Educação; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações na Aprendizagem; A Estrutura Geral e atual da Educação Especial no Brasil; Esferas Administrativas Governamentais; Esfera Federal; Esfera Estadual; O Papel das Organizações não Governamentais.

A disciplina Atendimento Educacional Especializado Para A Deficiência Física, pretende traçar as linhas básicas das deficiências físicas: Definição, Classificação, Causas e Consequências; Classificação e Tipos; Danos Neuromotores; Condições Musculares/Ósseas; A Experiência da Deficiência Física: Entre O “Ser” E O “Sentir-Se” Deficiente; Didática e Metodologia do Ensino Para a Educação de Portadores de Deficiências Físicas; O Uso Da Tecnologia Assistiva; As Salas De Recursos; A Estigmatização Da Deficiência Física; Métodos De Avaliação E Adaptações Para Alunos Com Deficiências Físicas; As Adaptações Físicas Para Portadores De Deficiências.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina AEE para a Tecnologia Assistiva, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do AEE para as Tecnologias Assistivas, suas Histórias, Conceitos e Definições Essenciais; o AEE e a aplicação das Tecnologias Assistivas; Objetivos do AEE para a Tecnologia Assistiva (TA); Os Vários Tipos e Categorias de Tecnologias Assistivas; A Importância do AEE e das Tecnologias Assistivas; O AEE e as Ajudas Técnicas à Tecnologia Assistiva: Definição e Evolução; Objetivos; O Processo de Desenvolvimento das Ajudas Técnicas; O Processo de Avaliação Para a Implementação da Tecnologia Assistiva e o AEE.

Esta disciplina pretende traçar as linhas básicas do Currículo e suas adaptações Curriculares Para a Educação Especial; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para o Aluno Com Deficiência Auditiva; Adaptações Metodológicas Didáticas; Adaptações Nos Conteúdos Curriculares No Processo Avaliativo; Sugestões, Orientações Didáticas e Pequenas Adaptações; Adaptações Curriculares Para Alunos Portadores de Deficiência Intelectual; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para Alunos Cegos e com Baixa Visão; Recursos e Adaptação de Materiais Didáticos Para A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino de Matemática; Atualizações Acerca da Terminologia Contemporânea sobre Deficiência.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A Formação Do Profissional Para A Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências E Atitudes; Dimensão Dos Saberes; Dimensão Das Competências; Dimensão Das Atitudes; A Formação De Professores Para A Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas E Resultados De Pesquisas; Formação De Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos E Práticas; O Direito De Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação De Professores No Contexto Da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação Do Professor Para O AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação Do Professor Para O Uso Da Sala De Recursos Multifuncionais; Políticas Para A Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual De Belo Horizonte; Educação Inclusiva E A Formação De Professores; Caracterização Da Pesquisa; Caracterização Do Local Da Pesquisa; Caracterização Das Participantes; Procedimentos De Coleta Dos Dados; Apresentação Das Oito Categorias Identificadas Nas Falas Das Docentes; Diretora Da DESP (Diretoria De Educação Especial); Depoimento Da Diretora Da Escola Características Psicossociais Do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos E Procedimentos Para A Coleta De Dados; Atribuição De Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas Na Relação; Presença De Forte Mobilização Subjetiva No Contato Inicial Com A Deficiência.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Intelectual, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas Do Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual; dos Fatores Da Deficiência Intelectual: Fatores Genéticos; Fatores Ambientais; Fatores Perinatais; Fatores Pós-Natais; da Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados Com A Saúde; das Práticas De Professores Frente Ao Aluno Com Deficiência Intelectual Em Classe Regular: Concepções De Educação Inclusiva Frente Aos Alunos Com Deficiência Intelectual; da Visão Sobre A Deficiência Intelectual E Possibilidades De Aprendizagem; da Autopercepção De Alunos Com Deficiência Intelectual Em Diferentes Espaços-Tempos.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); o aluno portador de necessidades educacionais especiais; O AEE aplicado ao TDAH; conceitos e definições; A história do AEE para o TDAH, percurso histórico, epidemiologia, etiologia e evolução; Fatores ambientais; Fatores genéticos; O TDAH sua evolução e resultado dos estudos; O AEE aplicado aos sintomas e às características do TDAH; Os sintomas, as características, as consequências e as comorbidades do TDAH; O diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; estratégias para os professores do AEE para o TDAH; Sugestão de premiações escolares; O diagnóstico; A avaliação; O tratamento ou conduta terapêutica; O AEE, a escola, os pais e o portador de TDAH; A participação dos pais; Aprender o que é TDAH e o TDAH na vida adulta.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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