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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Formação do Profissional Para a Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências e Atitudes; Dimensão dos Saberes; Dimensão das Competências; Dimensão das Atitudes; A Formação de Professores Para a Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas e Resultados de Pesquisas; Formação de Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos e Práticas; O Direito de Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação de Professores no Contexto da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação do Professor Para o AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação do Professor Para o Uso da Sala de Recursos Multifuncionais; Políticas Para a Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual de Belo Horizonte; Educação Inclusiva e a Formação de Professores; Caracterização da Pesquisa; Caracterização do Local da Pesquisa; Caracterização das Participantes; Procedimentos de Coleta dos Dados; Apresentação das Oito Categorias Identificadas Nas Falas das Docentes; Diretora da DESP (Diretoria de Educação Especial); Depoimento da Diretora da Escola Características Psicossociais do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos e Procedimentos Para a Coleta de Dados; Atribuição de Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas na Relação; Presença de Forte Mobilização Subjetiva no Contato Inicial Com A Deficiência.
Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições do Professor da Sala d Recursos Multifuncionais; Organização das Salas de Recursos Multifuncionais; A quem se Destina as Salas de Recursos Multifuncionais; O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Recursos e Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas nas Salas de Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento da Engenharia de Softwares para o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais; Softwares do Pacote Office ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção do Conhecimento nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica e a Atuação dos Professores nas Salas de Recursos Multifuncionais; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e o Plano de Ação Individual para o AEE; Políticas Públicas de Inclusão e Aspectos Legais Relativos ao AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 de 2007; Portaria Normativa Nº 13 de 24 de Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 de 2010; Portaria Nº 25 de 19 de Junho de 2012; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 de 24 de Outubro de 1989; Lei Nº 10.845, de 5 de Março de 2004; Plano Nacional de Educação; Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005; Seesp - Secretaria de Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial de Educação Para Todos; Declaração de Salamanca; Convenção da Guatemala – 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar – Senegal – 2000; Declaração de Cochabamba – Bolívia - 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Termo de Recebimento; Termo de Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões de Atividades Para Alguns Tipos de Necessidades Especiais e Planos de Aula.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez; Do Patológico do Cultural Na Surdez: Para além de Um e de Outro Ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; "A Palavra 'Cadeirante' eu Não Consigo Assimilar, Mas 'Surdo' eu estou Mais Acostumado"; "O Professor Está Muito Preso aos Padrões Culturais dos Ouvintes"; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo e Planejamento e design de Um Módulo Instrucional Sobre O Sistema Respiratório: O Ensino De Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação De Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Os Critérios Para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil Dos Participantes; Discussão; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem No Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas: Algumas Considerações; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas E Etiologia; Características Da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos Com Surdocegueira: Um Estudo De Caso No Espaço Da Escola Regular; Caracterização Do Local E Dos Sujeitos Da Pesquisa; Resultados E Discussões; A Dinâmica Do AEE; Ação Do Profissional No Desenvolvimento Do AEE; Conexão Entre O AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais Da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento De Trabalho Para Atender As Crianças Surdocegas E Com Deficiência Múltipla; Efeitos Da Comunicação Alternativa Na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Introdução; Método; Esclarecimentos Éticos; Caracterização Da Pesquisa; Ambiente; Participantes; Materiais De Coleta De Dados; Instrumentos De Coleta De Dados; Procedimentos Para Coleta De Informações; Procedimentos De Análise Dos Dados; Resultados E Discussões; Antes Da Intervenção; Após A Intervenção; O Currículo Adaptado Para O Acesso De Alunos Com Deficiências Múltiplas; A Avaliação De Um Aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento E Desempenho Da Criança; Informações Específicas De Cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
Neurociências aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado; Neurociências e Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores para o AEE; Conceitos e Definições acerca das Neurociências aplicadas ao AEE; Neurociências Cognitivas e Funções Mentais; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; A Importância da Neurociência na Educação; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações na Aprendizagem; A Estrutura Geral e atual da Educação Especial no Brasil; Esferas Administrativas Governamentais; Esfera Federal; Esfera Estadual; O Papel das Organizações não Governamentais; A Organização das APAE; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais Envolvidos na Educação Especial; O Papel dos Professores; A Formação de Especialistas em Educação Especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a Pessoa Portadora de Deficiência Visual; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Retardo Mental; Conhecendo Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Deficiência Física; Conhecendo as Pessoas Portadoras de Deficiência Múltipla; Conhecendo as Pessoas com Condutas Típicas; Conhecendo as Pessoas com Altas Habilidades; As Abordagens de Ensino; A Neurociência e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso; As Meninges; A Medula Espinhal; O Tecido Nervoso; Os Hemisférios Cerebrais; O Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo); O Tronco Encefálico; O Cerebelo; Os Neurônios, sua Estrutura e suas Funções; A Classificação dos Neurônios; As Sinapses.
Estudos acerca do Atendimento Educacional Especializado para a Comunicação Alternativa; O AEE para a Comunicação Alternativa: Primeiras Palavras; Características da Comunicação Alternativa e Aumentativa; A Expansão e Importância da Comunicação Suplementar ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas; Sistema aumentativo e alternativo; Braille; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Estratégias, recursos e técnicas para o AEE na comunicação alternativa: Os símbolos; Tipos de símbolos; Baixa e alta tecnologia; As Técnicas; Estratégias; Avaliação Assistida e a Comunicação Alternativa e Ampliada; A Comunicação Alternativa, o AEE e as Adaptações Curriculares; Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; O plano nacional; Centros Tecnológicos Cães-Guia; Programa Nacional de Tecnologia Assistiva; A Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência – Decreto Nº 6.949 de 2009; Legislação; Sugestão de filmes relacionados ao conteúdo.
Currículo e adaptações Curriculares Para a Educação Especial; Dos Conceitos de Currículo Às Adaptações Curriculares; Adaptações Curriculares Para Alunos Com Necessidades Educativas Especiais; Das Adaptações Às Flexibilizações Curriculares: cada um aprende de uma forma diferente; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para o Aluno Com Deficiência Auditiva; Adaptações Metodológicas d Didáticas; Adaptações Nos Conteúdos Curriculares No Processo Avaliativo; Sugestões, Orientações Didáticas e Pequenas Adaptações; Adaptações Curriculares Para Alunos Portadores de Deficiência Intelectual; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para Alunos Cegos e com Baixa Visão; Recursos; Adaptação de um Conteúdo Curricular Para Cegos e com Baixa Visão; Orientação e Mobilidade; Adaptação de um Conteúdo Curricular Para Cegos e com Baixa Visão; Preparar Uma Atividade Lúdica (Brincadeira); Recursos e Adaptação de Materiais Didáticos Para A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino de Matemática; Recursos Básicos de Essenciais Destinados ao Ensino de Matemática para DV; Usando O Braille; O Soroban; Estudando Frações; Atualizações Acerca da Terminologia Contemporânea sobre Deficiência.
O AEE para a Deficiência Física; Conceitos, Definições e Legislação acerca da deficiência física; O Currículo na Escola Inclusiva: o deficiente físico como ser social e histórico pensante; O AEE e os tipos de deficiências físicas: definição, classificação, causas e consequências; Classificação e Tipos; Tipos de Deficiência Física; Causas; Danos Neuromotores; Condições Musculares/Ósseas; A Experiência da Deficiência Física: Entre o “Ser” e o “Sentir-Se” deficiente; Didática e Metodologia do ensino para a Educação de Portadores de Deficiências Físicas; O uso da Tecnologia Assistiva; As Salas De Recursos; A Estigmatização da Deficiência Física; Métodos de Avaliação e adaptações para alunos com Deficiências Físicas; O AEE e as adaptações Físicas para Portadores de Deficiências.
Atendimento Educacional Especializado Para A Tecnologia Assistiva; As Tecnologias Assistivas e o AEE; Histórias, conceitos e definições essenciais; Aplicação das tecnologias assistivas no AEE; Objetivos da tecnologia assistiva no AEE; Os vários tipos e categorias de tecnologias assistivas para o AEE; A importância das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para o AEE; Das ajudas técnicas à tecnologia assistiva: definição e evolução para o AEE; Objetivos; O processo de desenvolvimento das ajudas técnicas no AEE; O processo de avaliação para a implementação da tecnologia assistiva para o AEE; Características dos serviços de tecnologia assistiva – equipe multi/transdisciplinar para o AEE; Atuação da Tecnologia Assistiva; A funcionalidade; Modelos conceituais para incapacidade; Modelo Médico; Modelo Social; Abordagem Biopsicossocial; Tecnologia Assistiva: modalidades, categorias ou classificação; Auxílio para a vida diária; CAA - Comunicação aumentativa e alternativa; Recursos de acessibilidade ao computador; Sistemas de controle de ambiente; Projetos arquitetônicos para acessibilidade; Órteses e próteses; Adequação postural; Auxílios de mobilidade; Auxílios para cegos ou para pessoas com visão subnormal; Auxílios para pessoas com surdez ou com déficit auditivo; Adaptações em veículos; As representações e os símbolos da tcnologia assistiva; Tipos de símbolos; Técnicas de seleção dos símbolos; A informática, a inclusão escolar e a tecnologia assistiva para o AEE; Sistemas computacionais e aplicativos que implementam estratégias pedagógicas para o AEE; Amplisoft; Boardmaker; HagáQuê; Bitstrips; Toon Doo; Softwares do pacote Office ou BrOffice; Sites de empresas que trabalham/vendem recursos de TA No Brasil; Links Para Arquivos Sobre Textos e Livros Digitais Sobre o AEE; Leis brasileiras sobre pessoas com deficiência.
Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual; História, Conceito E Modelos De Compreensão Da Deficiência Intelectual; A Deficiência Intelectual Na Perspectiva Histórico-Cultural E As Práticas De Aee Para O Aluno Com Deficiência Intelectual; Classificação; Práticas De Professores Frente Ao Aluno Com Deficiência Intelectual Em Classe Regular; Concepções De Educação Inclusiva Frente Aos Alunos Com Deficiência Intelectual; Visão Sobre A Deficiência Intelectual E Possibilidades De Aprendizagem; Práticas Pedagógicas De Professores Frente A Alunos Com Deficiência Intelectual; A Aprendizagem E Desenvolvimento Do Aluno Com Deficiência Intelectual: Um Estudo A Partir Da Teoria Vygotskyana; Um Olhar Sobre A Pessoa Com Deficiência E Sua Educabilidade Sob A Perspectiva Da Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem E Desenvolvimento; Mediação Docente E Metodologias Didáticas; A Autopercepção De Alunos Com Deficiência Intelectual Em Diferentes Espaços-Tempos Da Escola; O Percurso Investigativo; Os Processos De Autopercepção Dos Alunos Com Deficiência Intelectual; A "Trupe Do Palhaço Caramelo" E Suas Contribuições Aos Processos Inclusivos Dos Envolvidos.
O Atendimento Educacional Especializado para o TDAH e o aluno portador de necessidades educativas especiais; O AEE Aplicado ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); O AEE para o TDAH: conceitos e definições; A história do AEE para o TDAH: Epidemiologia, Etiologia E Evolução; Percurso Histórico; Epidemiologia; Etiologia; Fatores ambientais; Fatores genéticos; TDAH: evolução e resultado dos estudos; o AEE aplicado aos sintomas e às características do TDAH; os sintomas do TDAH; as características do TDAH; as consequências e as comorbidades do TDAH e o AEE; estratégias para os professores do AEE para o TDAH; sugestão de premiações escolares; o diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; o tratamento ou conduta terapêutica; o AEE, a escola, os pais e o portador de TDAH; a participação dos pais; Aprender o que é TDAH; Incapacidade de compreensão versus rebeldia; Dar instruções positivas; Recompensar; Escolher as batalhas; Usar técnicas de “custo de resposta”; Planejar adequadamente; Punir adequadamente; Construir ilhas de competência; A escola, o AEE e o TDAH; a atuação dos professores; o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na fase adulta; critérios para o diagnóstico do TDAH em adultos; os sintomas do TDAH Em Adultos; Comorbidades; Transtornos psiquiátricos a serem considerados em Adultos; A Avaliação; Idade De Início Dos Sintomas; Fidedignidade Do Autorrelato Para Sintomas Pretéritos; Número De Sintomas Necessários Para O Diagnóstico Em Adultos; O Comprometimento Em Ao Menos Dois Contextos; O Tratamento Farmacológico; Inventário Para Identificação De Sintomas Do TDAH.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na e com a Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, dentro e fora da sala de aula.
Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
Este Módulo reúne os tópicos da disciplina, abordado o AEE para a Comunicação Alternativa: Primeiras Palavras; Características da Comunicação Alternativa e Aumentativa; A Expansão e Importância da Comunicação Suplementar ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas.
Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Neurociências Aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas das Neurociências aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado; Neurociências e Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores para o AEE; Conceitos e Definições acerca das Neurociências aplicadas ao AEE; Neurociências Cognitivas e Funções Mentais; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; A Importância da Neurociência na Educação; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações na Aprendizagem; A Estrutura Geral e atual da Educação Especial no Brasil; Esferas Administrativas Governamentais; Esfera Federal; Esfera Estadual; O Papel das Organizações não Governamentais.
A disciplina Atendimento Educacional Especializado Para A Deficiência Física, pretende traçar as linhas básicas das deficiências físicas: Definição, Classificação, Causas e Consequências; Classificação e Tipos; Danos Neuromotores; Condições Musculares/Ósseas; A Experiência da Deficiência Física: Entre O “Ser” E O “Sentir-Se” Deficiente; Didática e Metodologia do Ensino Para a Educação de Portadores de Deficiências Físicas; O Uso Da Tecnologia Assistiva; As Salas De Recursos; A Estigmatização Da Deficiência Física; Métodos De Avaliação E Adaptações Para Alunos Com Deficiências Físicas; As Adaptações Físicas Para Portadores De Deficiências.
Este Módulo reúne os tópicos da disciplina AEE para a Tecnologia Assistiva, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do AEE para as Tecnologias Assistivas, suas Histórias, Conceitos e Definições Essenciais; o AEE e a aplicação das Tecnologias Assistivas; Objetivos do AEE para a Tecnologia Assistiva (TA); Os Vários Tipos e Categorias de Tecnologias Assistivas; A Importância do AEE e das Tecnologias Assistivas; O AEE e as Ajudas Técnicas à Tecnologia Assistiva: Definição e Evolução; Objetivos; O Processo de Desenvolvimento das Ajudas Técnicas; O Processo de Avaliação Para a Implementação da Tecnologia Assistiva e o AEE.
Esta disciplina pretende traçar as linhas básicas do Currículo e suas adaptações Curriculares Para a Educação Especial; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para o Aluno Com Deficiência Auditiva; Adaptações Metodológicas Didáticas; Adaptações Nos Conteúdos Curriculares No Processo Avaliativo; Sugestões, Orientações Didáticas e Pequenas Adaptações; Adaptações Curriculares Para Alunos Portadores de Deficiência Intelectual; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para Alunos Cegos e com Baixa Visão; Recursos e Adaptação de Materiais Didáticos Para A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino de Matemática; Atualizações Acerca da Terminologia Contemporânea sobre Deficiência.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A Formação Do Profissional Para A Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências E Atitudes; Dimensão Dos Saberes; Dimensão Das Competências; Dimensão Das Atitudes; A Formação De Professores Para A Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas E Resultados De Pesquisas; Formação De Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos E Práticas; O Direito De Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação De Professores No Contexto Da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação Do Professor Para O AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação Do Professor Para O Uso Da Sala De Recursos Multifuncionais; Políticas Para A Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual De Belo Horizonte; Educação Inclusiva E A Formação De Professores; Caracterização Da Pesquisa; Caracterização Do Local Da Pesquisa; Caracterização Das Participantes; Procedimentos De Coleta Dos Dados; Apresentação Das Oito Categorias Identificadas Nas Falas Das Docentes; Diretora Da DESP (Diretoria De Educação Especial); Depoimento Da Diretora Da Escola Características Psicossociais Do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos E Procedimentos Para A Coleta De Dados; Atribuição De Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas Na Relação; Presença De Forte Mobilização Subjetiva No Contato Inicial Com A Deficiência.
Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Intelectual, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas Do Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual; dos Fatores Da Deficiência Intelectual: Fatores Genéticos; Fatores Ambientais; Fatores Perinatais; Fatores Pós-Natais; da Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados Com A Saúde; das Práticas De Professores Frente Ao Aluno Com Deficiência Intelectual Em Classe Regular: Concepções De Educação Inclusiva Frente Aos Alunos Com Deficiência Intelectual; da Visão Sobre A Deficiência Intelectual E Possibilidades De Aprendizagem; da Autopercepção De Alunos Com Deficiência Intelectual Em Diferentes Espaços-Tempos.
Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); o aluno portador de necessidades educacionais especiais; O AEE aplicado ao TDAH; conceitos e definições; A história do AEE para o TDAH, percurso histórico, epidemiologia, etiologia e evolução; Fatores ambientais; Fatores genéticos; O TDAH sua evolução e resultado dos estudos; O AEE aplicado aos sintomas e às características do TDAH; Os sintomas, as características, as consequências e as comorbidades do TDAH; O diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; estratégias para os professores do AEE para o TDAH; Sugestão de premiações escolares; O diagnóstico; A avaliação; O tratamento ou conduta terapêutica; O AEE, a escola, os pais e o portador de TDAH; A participação dos pais; Aprender o que é TDAH e o TDAH na vida adulta.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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