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Compreenda a economia, realize planejamentos financeiros de elevado nível, construa projetos e lidere equipes.
Introdução sobre a Gestão Ambiental; Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais globais. Gerenciamento incorreto dos resíduos; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos; As principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.
A Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Lixo e Resíduo Sólido: Pressupostos Básicos; Os Estudos acerca da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; A Gestão dos Resíduos Sólidos Gerados no Ambiente Urbano; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; A Situação dos Resíduos Sólidos Urbanos e Seus Desafios; Classificação dos Resíduos Sólidos; Geração e Destinação dos Resíduos; A Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Evolução dos Modelos de Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos: Perspectivas e Desafios; Sensibilização e Educação Ambiental; Tecnologias de Tratamento e ou Disposição Final dos RSU; Reciclagem; Compostagem; Incineração; Modelos de Gestão aplicados em alguns Municípios; Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Estruturação; Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil; Taxas de Geração de RCC; Geração, Classificação, Tratamento e Disposição; Classificação dos Resíduos; Separação dos Resíduos; Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC); Principais Etapas de um Projeto de Gerenciamento; Resolução 307, do Conama e Legislação Municipal Disciplinam a Gestão dos Resíduos Gerados pela Construção Civil; Marcos Conceituais.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos De Ética E Moral, Sua Dimensão Nos Fundamentos Ontológicos Na Vida Social E Seus Rebatimentos Na Ética Profissional; O Processo De Construção Do Ethos Profissional: Valores E Implicações No Exercício Profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Gestão de Resíduos Líquidos; Conceitos e Definição dos Resíduos Líquidos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos; Processos Físicos; Processos Químicos; Processos Biológicos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos Percolados; Lagoa Reguladora de Vazão; Lagoas Anaeróbias I e II; Lodos Ativados; Tanque de Clarificação; Tratamento Físico-Químico; Bags; Desinfecção por Radiação Ultravioleta; Gestão Tecnológica de Esgotos, Lodo de Esgotos e Lexiviados; Características Físicas dos Esgotos; Matéria Sólida Total; Temperatura; Odor; Cor e Turbidez; Características Químicas; Características Biológicas; Tratamento e Manejo de Esgotos; Operações Unitárias e Grau de Tratamento dos Esgotos Sanitários; Conceitos e Métodos de Tratamento; Tratamento Avançado de Esgotos Sanitários; Operações Físicas Unitárias; Tratamento e Disposição de Lodo de Esgoto; Operações e Processos Unitários de Tratamento do Lodo; Adensamento do Lodo; Compostagem; Condicionamento; Desidratação; Disposição Final do Lodo; Agricultura; Tecnologias Para o Tratamento dos Efluentes Líquidos; Processos de Tratamento de Efluentes; Processos Químicos e Físico-Químicos; Processos Físicos; Processos Biológicos; Resíduos de Estações de Tratamento de Água; Gerenciamento do Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano; Detecção, Quantificação e Remoção de Protozoários; Processos de Separação Sólido-Líquido: Remoção de Células de Cianobactérias e Cianotoxinas; Controle de Agrotóxicos em Água de Abastecimento; Gosto e Odor na Água Potável; Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.
História da Disposição Final de Rejeitos; Sistemas de Tratamento e Disposição final de Resíduos; Os Riscos Ambientais da Destinação final Inadequada; Características físicas dos Resíduos Sólidos; Características Químicas dos Resíduos Sólidos; Características Biológicas dos Resíduos Sólidos; Sistemas de Tratamento de Resíduos; Tratamento Mecânico; Tratamento Bioquímico; Tratamento Térmico; Qual a Melhor Tecnologia; Disposição Final dos Resíduos Sólidos; Acondicionamento; Coleta; Coleta Seletiva e os “R’s”; Reciclagem; Aterros: Conceitos e Definições; Aterros Sanitários; Como Funciona um Aterro Sanitário; Vantagens do Aterro Sanitário; Desvantagens do Aterro Sanitário; Aterros Controlados; Características do Processo; Aspectos Econômicos e Financeiros de Aterros Sanitários; Lixão; Disposição Final Ambientalmente adequada de Rejeitos; Situação no Brasil; Definição de áreas para Disposição Final de Rejeitos; Áreas Favoráveis para a Destinação Final de Rejeitos; Definição de Disposição e Destinação Final Ambientalmente Adequada; Atividades Proibidas nas Áreas de Disposição Final (Lei 12.305/10 Art. 48); As Leis Ambientais Brasileiras; Sites para Obter Informações sobre Planos. Projetos, Planejamento e Licenciamento Ambiental.
Ideias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos. A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial. Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas. O destino final e as formas de tratamento final. Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas. Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Relações entre sociedade e meio ambiente. A participação do governo em projetos de educação ambiental. Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola. Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Especializar profissionais para o manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos ligados à gestão de resíduos sólidos e líquidos.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso é voltado para a formação de profissionais da área da Engenharia, da Administração e Meio ambiente, bem como, biólogos, advogados, economistas, contadores, geógrafos, geólogos, químicos, arquitetos, agrônomos, gestores ambientais, tecnólogos em saneamento ambiental, urbanistas e tecnólogos de áreas correlatas, bem como demais graduados das diversas áreas de conhecimentos, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Relações entre sociedade e meio ambiente. A participação do governo em projetos de educação ambiental. Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola. Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
Idéias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos. A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial. Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas. O destino final e as formas de tratamento final. Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas. Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
O curso pretende traçar as linhas básicas da História da Disposição Final de Rejeitos; Sistemas de Tratamento e Disposição final de Resíduos; Os Riscos Ambientais da Destinação final Inadequada; Características físicas dos Resíduos Sólidos; Características Químicas dos Resíduos Sólidos; Características Biológicas dos Resíduos Sólidos; Sistemas de Tratamento de Resíduos; Tratamento Mecânico; Tratamento Bioquímico; Tratamento Térmico; Qual a Melhor Tecnologia; Disposição Final dos Resíduos Sólidos; Acondicionamento; Coleta; Coleta Seletiva e os “R’s”; Reciclagem; Aterros: Conceitos e Definições; Aterros Sanitários; Como Funciona um Aterro Sanitário; Vantagens do Aterro Sanitário; Desvantagens do Aterro Sanitário; Aterros Controlados; Características do Processo; Aspectos Econômicos e Financeiros de Aterros Sanitários; Lixão; Disposição Final Ambientalmente adequada de Rejeitos; Situação no Brasil; Definição de áreas para Disposição Final de Rejeitos; Áreas Favoráveis para a Destinação Final de Rejeitos.
Introdução sobre a Gestão Ambiental; Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais globais. Gerenciamento incorreto dos resíduos; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos; As principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Esta disciplina pretende traçar as linhas básicas da Gestão de Resíduos Líquidos; Conceitos e Definição dos Resíduos Líquidos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos; Processos Físicos; Processos Químicos; Processos Biológicos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos Percolados; Lagoa Reguladora de Vazão; Lagoas Anaeróbias I e II; Lodos Ativados; Tanque de Clarificação; Tratamento Físico-Químico; Bags; Desinfecção por Radiação Ultravioleta; Gestão Tecnológica de Esgotos, Lodo de Esgotos e Lexiviados; Características Físicas dos Esgotos; Matéria Sólida Total; Temperatura; Odor; Cor e Turbidez; Características Químicas; Características Biológicas; Tratamento e Manejo de Esgotos; Operações Unitárias e Grau de Tratamento dos Esgotos Sanitários;
A disciplina pretende traçar as linhas básicas da Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Lixo e Resíduo Sólido: Pressupostos Básicos; Os Estudos acerca da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; A Gestão dos Resíduos Sólidos Gerados no Ambiente Urbano; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; A Situação dos Resíduos Sólidos Urbanos e seus Desafios; Classificação dos Resíduos Sólidos; Geração e Destinação dos Resíduos; A Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Evolução dos Modelos de Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos: Perspectivas e Desafios.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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