Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS

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Economia de R$ 2.106,00

Descrição

Introdução sobre a Gestão Ambiental; Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais globais. Gerenciamento incorreto dos resíduos; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos; As principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.
A Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Lixo e Resíduo Sólido: Pressupostos Básicos; Os Estudos acerca da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; A Gestão dos Resíduos Sólidos Gerados no Ambiente Urbano; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; A Situação dos Resíduos Sólidos Urbanos e Seus Desafios; Classificação dos Resíduos Sólidos; Geração e Destinação dos Resíduos; A Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Evolução dos Modelos de Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos: Perspectivas e Desafios; Sensibilização e Educação Ambiental; Tecnologias de Tratamento e ou Disposição Final dos RSU; Reciclagem; Compostagem; Incineração; Modelos de Gestão aplicados em alguns Municípios; Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Estruturação; Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil; Taxas de Geração de RCC; Geração, Classificação, Tratamento e Disposição; Classificação dos Resíduos; Separação dos Resíduos; Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC); Principais Etapas de um Projeto de Gerenciamento; Resolução 307, do Conama e Legislação Municipal Disciplinam a Gestão dos Resíduos Gerados pela Construção Civil; Marcos Conceituais.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos De Ética E Moral, Sua Dimensão Nos Fundamentos Ontológicos Na Vida Social E Seus Rebatimentos Na Ética Profissional; O Processo De Construção Do Ethos Profissional: Valores E Implicações No Exercício Profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Gestão de Resíduos Líquidos; Conceitos e Definição dos Resíduos Líquidos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos; Processos Físicos; Processos Químicos; Processos Biológicos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos Percolados; Lagoa Reguladora de Vazão; Lagoas Anaeróbias I e II; Lodos Ativados; Tanque de Clarificação; Tratamento Físico-Químico; Bags; Desinfecção por Radiação Ultravioleta; Gestão Tecnológica de Esgotos, Lodo de Esgotos e Lexiviados; Características Físicas dos Esgotos; Matéria Sólida Total; Temperatura; Odor; Cor e Turbidez; Características Químicas; Características Biológicas; Tratamento e Manejo de Esgotos; Operações Unitárias e Grau de Tratamento dos Esgotos Sanitários; Conceitos e Métodos de Tratamento; Tratamento Avançado de Esgotos Sanitários; Operações Físicas Unitárias; Tratamento e Disposição de Lodo de Esgoto; Operações e Processos Unitários de Tratamento do Lodo; Adensamento do Lodo; Compostagem; Condicionamento; Desidratação; Disposição Final do Lodo; Agricultura; Tecnologias Para o Tratamento dos Efluentes Líquidos; Processos de Tratamento de Efluentes; Processos Químicos e Físico-Químicos; Processos Físicos; Processos Biológicos; Resíduos de Estações de Tratamento de Água; Gerenciamento do Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano; Detecção, Quantificação e Remoção de Protozoários; Processos de Separação Sólido-Líquido: Remoção de Células de Cianobactérias e Cianotoxinas; Controle de Agrotóxicos em Água de Abastecimento; Gosto e Odor na Água Potável; Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.
História da Disposição Final de Rejeitos; Sistemas de Tratamento e Disposição final de Resíduos; Os Riscos Ambientais da Destinação final Inadequada; Características físicas dos Resíduos Sólidos; Características Químicas dos Resíduos Sólidos; Características Biológicas dos Resíduos Sólidos; Sistemas de Tratamento de Resíduos; Tratamento Mecânico; Tratamento Bioquímico; Tratamento Térmico; Qual a Melhor Tecnologia; Disposição Final dos Resíduos Sólidos; Acondicionamento; Coleta; Coleta Seletiva e os “R’s”; Reciclagem; Aterros: Conceitos e Definições; Aterros Sanitários; Como Funciona um Aterro Sanitário; Vantagens do Aterro Sanitário; Desvantagens do Aterro Sanitário; Aterros Controlados; Características do Processo; Aspectos Econômicos e Financeiros de Aterros Sanitários; Lixão; Disposição Final Ambientalmente adequada de Rejeitos; Situação no Brasil; Definição de áreas para Disposição Final de Rejeitos; Áreas Favoráveis para a Destinação Final de Rejeitos; Definição de Disposição e Destinação Final Ambientalmente Adequada; Atividades Proibidas nas Áreas de Disposição Final (Lei 12.305/10 Art. 48); As Leis Ambientais Brasileiras; Sites para Obter Informações sobre Planos. Projetos, Planejamento e Licenciamento Ambiental.
Ideias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos. A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial. Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas. O destino final e as formas de tratamento final. Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas. Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Relações entre sociedade e meio ambiente. A participação do governo em projetos de educação ambiental. Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola. Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 520 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Especializar profissionais para o manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos ligados à gestão de resíduos sólidos e líquidos. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é voltado para a formação de profissionais da área da Engenharia, da Administração e Meio ambiente, bem como, biólogos, advogados, economistas, contadores, geógrafos, geólogos, químicos, arquitetos, agrônomos, gestores ambientais, tecnólogos em saneamento ambiental, urbanistas e tecnólogos de áreas correlatas, bem como demais graduados das diversas áreas de conhecimentos, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Relações entre sociedade e meio ambiente. A participação do governo em projetos de educação ambiental. Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola. Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.

Idéias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos. A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial. Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas. O destino final e as formas de tratamento final. Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas. Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

O curso pretende traçar as linhas básicas da História da Disposição Final de Rejeitos; Sistemas de Tratamento e Disposição final de Resíduos; Os Riscos Ambientais da Destinação final Inadequada; Características físicas dos Resíduos Sólidos; Características Químicas dos Resíduos Sólidos; Características Biológicas dos Resíduos Sólidos; Sistemas de Tratamento de Resíduos; Tratamento Mecânico; Tratamento Bioquímico; Tratamento Térmico; Qual a Melhor Tecnologia; Disposição Final dos Resíduos Sólidos; Acondicionamento; Coleta; Coleta Seletiva e os “R’s”; Reciclagem; Aterros: Conceitos e Definições; Aterros Sanitários; Como Funciona um Aterro Sanitário; Vantagens do Aterro Sanitário; Desvantagens do Aterro Sanitário; Aterros Controlados; Características do Processo; Aspectos Econômicos e Financeiros de Aterros Sanitários; Lixão; Disposição Final Ambientalmente adequada de Rejeitos; Situação no Brasil; Definição de áreas para Disposição Final de Rejeitos; Áreas Favoráveis para a Destinação Final de Rejeitos.

Introdução sobre a Gestão Ambiental; Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais globais. Gerenciamento incorreto dos resíduos; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos; As principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Esta disciplina pretende traçar as linhas básicas da Gestão de Resíduos Líquidos; Conceitos e Definição dos Resíduos Líquidos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos; Processos Físicos; Processos Químicos; Processos Biológicos; Sistema de Tratamento de Resíduos Líquidos Percolados; Lagoa Reguladora de Vazão; Lagoas Anaeróbias I e II; Lodos Ativados; Tanque de Clarificação; Tratamento Físico-Químico; Bags; Desinfecção por Radiação Ultravioleta; Gestão Tecnológica de Esgotos, Lodo de Esgotos e Lexiviados; Características Físicas dos Esgotos; Matéria Sólida Total; Temperatura; Odor; Cor e Turbidez; Características Químicas; Características Biológicas; Tratamento e Manejo de Esgotos; Operações Unitárias e Grau de Tratamento dos Esgotos Sanitários;

A disciplina pretende traçar as linhas básicas da Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Lixo e Resíduo Sólido: Pressupostos Básicos; Os Estudos acerca da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; A Gestão dos Resíduos Sólidos Gerados no Ambiente Urbano; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; A Situação dos Resíduos Sólidos Urbanos e seus Desafios; Classificação dos Resíduos Sólidos; Geração e Destinação dos Resíduos; A Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Evolução dos Modelos de Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos: Perspectivas e Desafios.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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