Cursos de Pós-Graduação EAD em

ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE PÚBLICA

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
O Serviço Social e a atuação profissional; Serviço Social e Desastres: Campo para o Conhecimento e a Atuação Profissional; A Abordagem dos Desastres; Estratégias de Gestão dos Desastres; Serviço Social e Desastres; Serviço Social e Saúde; Crise do Capital e Desmonte da Seguridade Social: Desafios (Im)Postos ao Serviço Social; Crise do Capital, Reestruturação Produtiva e suas inflexões no mundo do trabalho: como beber dessa bebida amarga?; Os Governos Lula e Dilma; O Governo Temer e a aplicação do receituário neoliberal: vimos emergir o monstro da lagoa; Desafios (Im)postos ao serviço social: atordoado eu permaneço atento!; Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo; O Precariado: um Convite ao Debate; A Atuação da/o assistente social nos casos de alienação parental; Estado, questão social, políticas sociais: as bases de legitimação e a dimensão teórico-metodológica da profissão; A Construção de um projeto ético-político da profissão e a ultrapassagem do conservadorismo; O Exercício profissional, o estudo ou perícia social em casos de alienação parental e a dimensão técnico-operativa da profissão; Criminalização das classes subalternas no espaço urbano e ações profissionais do serviço social; Penalização e criminalização das classes subalternas e de seus processos político-organizativos no contexto da crise do capital; Planejamento Estratégico: a Cidade Como Mercadoria; A Cidade em disputa: organizações e movimentos sociais das classes subalternas e o projeto profissional do serviço social.
Linhas básicas da História do Serviço Social No Brasil; Memória: 80 Anos do Serviço Social No Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979; O Serviço Social - Contextualização Histórica; Antecedentes do congresso da virada; O "Congresso da Virada" - III CBAS – 1979; 80 anos do Serviço Social Brasileiro: Conquistas históricas e desafios na atual conjuntura; Breve reflexão sobre a conjuntura em curso; Conquistas Históricas e Desafios na Atual Conjuntura; Fundamentos Históricos do Serviço Social no Brasil: os Caminhos da Renovação; 80 Anos do Serviço Social no Brasil: Marcos Históricos Balizados nos Códigos de Ética da Profissão; A Profissão de Serviço Social no Capitalismo Contemporâneo: Reflexões Sobre os Marcos Fundantes e a Gênese da Profissão no Brasil; As Transformações; O Serviço Social aos 80 anos diante de um Novo Brasil; Projeto Ético-Político do Serviço Social: sua Caracterização; Serviço Social e Dona Ivone Lara: o lado negro e laico da nossa História Profissional; Uma Reflexão Sobre as Protoformas Laicas do Serviço Social; Serviço Social, Feminismo e Percepções da Sua Primeira Geração; Dona Ivone Lara: o Cuidar Particularidades dos Códigos de Ética Profissional na Trajetória do Serviço Social Brasileiro: de 1947 a 1993; O Serviço Social Brasileiro Na Entrada do Século XXI: Considerações Sobre o Trabalho Profissional; Problematização Inicial; O Trabalho do Assistente Social na Entrada do Século XXI: Dilemas, Desafios e Tendências; Algumas Considerações e Recomendações.
Globalização da economia e as mudanças no mundo do trabalho; questão social; estado brasileiro e tendências na gestão de políticas públicas; ação social na contemporaneidade: novas perspectivas do serviço social, emergência do terceiro setor e responsabilidade social corporativa.
Serviços Socioassistenciais De Atenção Às Famílias Na Proteção Social Básica: organização, intervenção e legislação; A Proteção Básica, A Assistência Social, Os Serviços Socioassistenciais e a Proteção Social Especial Às Famílias; Proteção Social; A Assistência Social, os Serviços Socioassistenciais e a Proteção Social Especial (PSE); Serviços de média complexidade; Serviços de Alta Complexidade; Tipificação Dos Serviços Socioassistenciais de atenção às famílias    ; Serviço De Proteção E Atendimento Integral À Família – PAIF; Seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social; Acolhida; Quais as diretrizes metodológicas para o trabalho social com famílias do PAIF?; Em quais situações haverá a suspensão ou bloqueio do repasse do Piso Básico Fixo?; É permitido utilizar os recursos do Piso Básico Fixo para pagamento de profissionais?; Como ter acesso às legislações e orientações técnicas do PAIF?; Legislação Para A Assistência E Proteção Social Básica Das Famílias; Lei Orgânica Da Assistência Social (LOAS) 8742/93: regulamentação; Política Nacional De Assistência Social (PNAS) E A Implantação Do Sistema Único De Assistência Social (SUAS); A Descentralização Político-Adiministrativa e a Participação Popular Na Formulação Das Políticas; O Conselho Nacional De Assistência Social (CNAS); NOB/SUAS, Portarias, Instruções Normativas E Operacionais, Editais.
Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; cooperação internacional; identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; noções básicas de negociação; oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; lei das OSCIP’s; responsabilidade social corporativa; mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; fontes financiadoras e critérios de financiamento; articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.
Conceito de pobreza; Histórico e perspectivas; princípios orientadores e conceituais; seguridade social, abrangência dos direitos; gestão, financiamento e controle social; análise das políticas setoriais: trabalho e previdência; assistência social; saúde; criança e adolescente; gestão urbana.
Trata da integração e utilização de um software na elaboração de análises epidemiológicas e produção de resultados. Discute a captação de dados via Internet para utilização em epidemiologia. A visão contábil x ERP: sistemas e subsistemas; Funcionalidades dos sistemas: Estudos de um produto; Aplicações médicas; características e requisitos; Planejamento de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico.
Políticas Sociais; A Saúde e a Assistência Social; Serviço Social nas redes públicas; Saúde no Brasil; Assistência Social no Brasil.
A assistência à saúde no Brasil: histórico, cenários, dilemas e tendências; Bases legais; Políticas de Saúde: tendências, processo de descentralização; Intersetorialidade; Controle social/ participação da comunidade / Normas Operacionais; NOAS – Gestão de contratos e mecanismos de regulação; Os modelos do SUS e Saúde Suplementar; Fontes de Financiamento; Remuneração dos Serviços; Gerenciamento da Assistência e Mecanismos de regulação.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

 

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a formação de especialistas capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, propiciando a formação, em nível de Especialização, profissionais para a atuação na assistência social e na saúde pública. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Profissionais graduados em Serviço Social e nas demais áreas do conhecimento, interessados em especializar-se na área da Assistência Social e da Saúde Pública.

Confira as disciplinas que você vai cursar

A sociologia e antropologia como ciência. Aspectos conceituais da sociologia e antropologia. O surgimento da sociologia da educação. Teorias sociológicas e antropológicas clássicas. A educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papéis sociais. Questões da sociologia e antropologia contemporâneas. As relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sócio antropológicos e suas relações com os fenômenos educacionais. Diversidade etno-cultural e educação: diferença e desigualdade. Educação, escola e multiculturalismo: a escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais.

Aspectos teóricos da atenção primária. Política Nacional de Atenção Básica. Diretrizes operacionais da Estratégia Saúde da Família - ESF. Desafios e possibilidades de expansão da ESF. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Processo de territorialização na ESF.

 

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Linhas básicas da História do Serviço Social No Brasil; Memória: 80 Anos do Serviço Social No Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979; O Serviço Social - Contextualização Histórica; Antecedentes do congresso da virada; O "Congresso da Virada" - III CBAS – 1979; 80 anos do Serviço Social Brasileiro: Conquistas históricas e desafios na atual conjuntura; Breve reflexão sobre a conjuntura em curso; Conquistas Históricas e Desafios na Atual Conjuntura; Fundamentos Históricos do Serviço Social no Brasil: os Caminhos da Renovação; 80 Anos do Serviço Social no Brasil: Marcos Históricos Balizados nos Códigos de Ética da Profissão; A Profissão de Serviço Social no Capitalismo Contemporâneo: Reflexões Sobre os Marcos Fundantes e a Gênese da Profissão no Brasil; As Transformações; O Serviço Social aos 80 anos diante de um Novo Brasil; Projeto Ético-Político do Serviço Social: sua Caracterização; Serviço Social e Dona Ivone Lara: o lado negro e laico da nossa História Profissional; Uma Reflexão Sobre as Protoformas Laicas do Serviço Social; Serviço Social, Feminismo e Percepções da Sua Primeira Geração; Dona Ivone Lara: o Cuidar Particularidades dos Códigos de Ética Profissional na Trajetória do Serviço Social Brasileiro: de 1947 a 1993; O Serviço Social Brasileiro Na Entrada do Século XXI: Considerações Sobre o Trabalho Profissional; Problematização Inicial; O Trabalho do Assistente Social na Entrada do Século XXI: Dilemas, Desafios e Tendências; Algumas Considerações e Recomendações.

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

O Serviço Social e a atuação profissional; Serviço Social e Desastres: Campo para o Conhecimento e a Atuação Profissional; A Abordagem dos Desastres; Estratégias de Gestão dos Desastres; Serviço Social e Desastres; Serviço Social e Saúde; Crise do Capital e Desmonte da Seguridade Social: Desafios (Im)Postos ao Serviço Social; Crise do Capital, Reestruturação Produtiva e suas inflexões no mundo do trabalho: como beber dessa bebida amarga?; Os Governos Lula e Dilma; O Governo Temer e a aplicação do receituário neoliberal: vimos emergir o monstro da lagoa; Desafios (Im)postos ao serviço social: atordoado eu permaneço atento!; Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo; O Precariado: um Convite ao Debate; A Atuação da/o assistente social nos casos de alienação parental; Estado, questão social, políticas sociais: as bases de legitimação e a dimensão teórico-metodológica da profissão; A Construção de um projeto ético-político da profissão e a ultrapassagem do conservadorismo; O Exercício profissional, o estudo ou perícia social em casos de alienação parental e a dimensão técnico-operativa da profissão; Criminalização das classes subalternas no espaço urbano e ações profissionais do serviço social; Penalização e criminalização das classes subalternas e de seus processos político-organizativos no contexto da crise do capital; Planejamento Estratégico: a Cidade Como Mercadoria; A Cidade em disputa: organizações e movimentos sociais das classes subalternas e o projeto profissional do serviço social.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; cooperação internacional; identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; noções básicas de negociação; oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; lei das OSCIP’s; responsabilidade social corporativa; mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; fontes financiadoras e critérios de financiamento; articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.

Direitos humanos, multiculturalismo e cidadania. Evolução, internacionalização e consolidação dos direitos humanos. Interculturalidade e tolerância. Os direitos humanos e a igualdade de gênero, raça e etnia. Liberdade religiosa, laicidade e a tolerância. Direito das minorias, inclusão e não discriminação. Direitos humanos e participação política. Sistemas de proteção aos direitos humanos nacional e internacional.

Modelos de gestão. Gestão social nos diversos campos de atuação do serviço social. Concepções e especificidades das políticas, programas e projetos sociais. O processo de descentralização e de controle social dos programas sociais. Assessoria e consultoria.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macro sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecnoassistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.  

Globalização da economia e as mudanças no mundo do trabalho; questão social; estado brasileiro e tendências na gestão de políticas públicas; ação social na contemporaneidade: novas perspectivas do serviço social, emergência do terceiro setor e responsabilidade social corporativa.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias, em que se pretende traçar as linhas básicas da gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias: PNAS, SUAS, CRES, PAIF, CRAS; A gestão territorial no processo de articulação entre os serviços; Esclarecendo as diferenças; Oficinas com famílias no PAIF e grupos do SCFV; Oficina no SCFV; Equipes de referência; Unidades executoras; Unidade executora do PAIF; Fluxo de encaminhamentos de usuários; O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a oficina de intervenção psicossocial; A oficina de intervenção psicossocial: uma proposta de articulação; A organização do trabalho com grupos na OIP; O trabalho com grupos na proteção social básica: contribuições a partir da OIP; A formação e os direitos sociais das famílias de diferentes grupos populacionais tradicionais e específicos; Famílias quilombolas; A identificação dos territórios quilombolas; O programa Brasil quilombola (PBQ); Famílias ciganas; Famílias indígenas; Os direitos dos povos indígenas no Brasil e as terras indígenas (TI); Proteção social; A política nacional de assistência social: matricialidade sociofamiliar, descentralização e territorialização; Pessoas em situação de rua; O serviço especializado para pessoas em situação de rua; Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI); As principais consequências do trabalho infantil.

Conceito de pobreza; Histórico e perspectivas; princípios orientadores e conceituais; seguridade social, abrangência dos direitos; gestão, financiamento e controle social; análise das políticas setoriais: trabalho e previdência; assistência social; saúde; criança e adolescente; gestão urbana.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

Teoria social. Fundamentos da política social. Classes e lutas sociais. Capital social. Formação social brasileira. Estado e direitos sociais no Brasil. Movimentos sociais. Financiamento público e políticas socais. Mercado de trabalho. A educação e as políticas socais. Seguridade social. Política de assistência social. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Gestão de políticas socais. Gestão do terceiro setor. Tendências das políticas sociais no Brasil e no mundo.

 

Trata da integração e utilização de um software na elaboração de análises epidemiológicas e produção de resultados. Discute a captação de dados via Internet para utilização em epidemiologia. A visão contábil x ERP: sistemas e subsistemas; Funcionalidades dos sistemas: Estudos de um produto; Aplicações médicas; características e requisitos; Planejamento de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico.

A assistência à saúde no Brasil: histórico, cenários, dilemas e tendências; Bases legais; Políticas de Saúde: tendências, processo de descentralização; Intersetorialidade; Controle social/ participação da comunidade / Normas Operacionais; NOAS – Gestão de contratos e mecanismos de regulação; Os modelos do SUS e Saúde Suplementar; Fontes de Financiamento; Remuneração dos Serviços; Gerenciamento da Assistência e Mecanismos de regulação.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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