Cursos de Pós-Graduação EAD em

ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE PÚBLICA

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Descrição

O curso de pós-graduação Lato sensu em ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE PÚBLICA visa a especialização, no campo de conhecimento do serviço social, de servidores que atuam ou pretendem atuar no serviço social, sendo voltado para a formação e qualificação de profissionais graduados, interessados na área.

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a formação de especialistas capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, propiciando a formação, em nível de Especialização, profissionais para a atuação na assistência social e na saúde pública. Específicos: • Permitir a compreensão dos processos sociais e de gestão pública, para atuarem como fatores de mudança social e da assistência social e da saúde pública; • Capacitar servidores públicos para a gestão estratégica de políticas de proteção e desenvolvimento social, aprimorando habilidades para trabalhar no âmbito dessas políticas sob distintos arranjos institucionais e contextos políticos; • Formular soluções e propostas no âmbito do planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas de proteção social; • Propor soluções para o diálogo e integração entre órgãos e setores relacionados à proteção social.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Profissionais graduados em Serviço Social e nas demais áreas do conhecimento, interessados em especializar-se na área da Assistência Social e da Saúde Pública.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Linhas básicas da História do Serviço Social No Brasil; Memória: 80 Anos do Serviço Social No Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979; O Serviço Social - Contextualização Histórica; Antecedentes do congresso da virada; O "Congresso da Virada" - III CBAS – 1979; 80 anos do Serviço Social Brasileiro: Conquistas históricas e desafios na atual conjuntura; Breve reflexão sobre a conjuntura em curso; Conquistas Históricas e Desafios na Atual Conjuntura; Fundamentos Históricos do Serviço Social no Brasil: os Caminhos da Renovação; 80 Anos do Serviço Social no Brasil: Marcos Históricos Balizados nos Códigos de Ética da Profissão; A Profissão de Serviço Social no Capitalismo Contemporâneo: Reflexões Sobre os Marcos Fundantes e a Gênese da Profissão no Brasil; As Transformações; O Serviço Social aos 80 anos diante de um Novo Brasil; Projeto Ético-Político do Serviço Social: sua Caracterização; Serviço Social e Dona Ivone Lara: o lado negro e laico da nossa História Profissional; Uma Reflexão Sobre as Protoformas Laicas do Serviço Social; Serviço Social, Feminismo e Percepções da Sua Primeira Geração; Dona Ivone Lara: o Cuidar Particularidades dos Códigos de Ética Profissional na Trajetória do Serviço Social Brasileiro: de 1947 a 1993; O Serviço Social Brasileiro Na Entrada do Século XXI: Considerações Sobre o Trabalho Profissional; Problematização Inicial; O Trabalho do Assistente Social na Entrada do Século XXI: Dilemas, Desafios e Tendências; Algumas Considerações e Recomendações.

O Serviço Social e a atuação profissional; Serviço Social e Desastres: Campo para o Conhecimento e a Atuação Profissional; A Abordagem dos Desastres; Estratégias de Gestão dos Desastres; Serviço Social e Desastres; Serviço Social e Saúde; Crise do Capital e Desmonte da Seguridade Social: Desafios (Im)Postos ao Serviço Social; Crise do Capital, Reestruturação Produtiva e suas inflexões no mundo do trabalho: como beber dessa bebida amarga?; Os Governos Lula e Dilma; O Governo Temer e a aplicação do receituário neoliberal: vimos emergir o monstro da lagoa; Desafios (Im)postos ao serviço social: atordoado eu permaneço atento!; Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo; O Precariado: um Convite ao Debate; A Atuação da/o assistente social nos casos de alienação parental; Estado, questão social, políticas sociais: as bases de legitimação e a dimensão teórico-metodológica da profissão; A Construção de um projeto ético-político da profissão e a ultrapassagem do conservadorismo; O Exercício profissional, o estudo ou perícia social em casos de alienação parental e a dimensão técnico-operativa da profissão; Criminalização das classes subalternas no espaço urbano e ações profissionais do serviço social; Penalização e criminalização das classes subalternas e de seus processos político-organizativos no contexto da crise do capital; Planejamento Estratégico: a Cidade Como Mercadoria; A Cidade em disputa: organizações e movimentos sociais das classes subalternas e o projeto profissional do serviço social.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; cooperação internacional; identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; noções básicas de negociação; oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; lei das OSCIP’s; responsabilidade social corporativa; mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; fontes financiadoras e critérios de financiamento; articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Globalização da economia e as mudanças no mundo do trabalho; questão social; estado brasileiro e tendências na gestão de políticas públicas; ação social na contemporaneidade: novas perspectivas do serviço social, emergência do terceiro setor e responsabilidade social corporativa.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias, em que se pretende traçar as linhas básicas da gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias: PNAS, SUAS, CRES, PAIF, CRAS; A gestão territorial no processo de articulação entre os serviços; Esclarecendo as diferenças; Oficinas com famílias no PAIF e grupos do SCFV; Oficina no SCFV; Equipes de referência; Unidades executoras; Unidade executora do PAIF; Fluxo de encaminhamentos de usuários; O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a oficina de intervenção psicossocial; A oficina de intervenção psicossocial: uma proposta de articulação; A organização do trabalho com grupos na OIP; O trabalho com grupos na proteção social básica: contribuições a partir da OIP; A formação e os direitos sociais das famílias de diferentes grupos populacionais tradicionais e específicos; Famílias quilombolas; A identificação dos territórios quilombolas; O programa Brasil quilombola (PBQ); Famílias ciganas; Famílias indígenas; Os direitos dos povos indígenas no Brasil e as terras indígenas (TI); Proteção social; A política nacional de assistência social: matricialidade sociofamiliar, descentralização e territorialização; Pessoas em situação de rua; O serviço especializado para pessoas em situação de rua; Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI); As principais consequências do trabalho infantil.

Conceito de pobreza; Histórico e perspectivas; princípios orientadores e conceituais; seguridade social, abrangência dos direitos; gestão, financiamento e controle social; análise das políticas setoriais: trabalho e previdência; assistência social; saúde; criança e adolescente; gestão urbana.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Trata da integração e utilização de um software na elaboração de análises epidemiológicas e produção de resultados. Discute a captação de dados via Internet para utilização em epidemiologia. A visão contábil x ERP: sistemas e subsistemas; Funcionalidades dos sistemas: Estudos de um produto; Aplicações médicas; características e requisitos; Planejamento de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico.

A assistência à saúde no Brasil: histórico, cenários, dilemas e tendências; Bases legais; Políticas de Saúde: tendências, processo de descentralização; Intersetorialidade; Controle social/ participação da comunidade / Normas Operacionais; NOAS – Gestão de contratos e mecanismos de regulação; Os modelos do SUS e Saúde Suplementar; Fontes de Financiamento; Remuneração dos Serviços; Gerenciamento da Assistência e Mecanismos de regulação.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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