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COACHING e GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

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Descrição

Coaching: conceito, tipos e fundamentos; Conceito e Fundamentos; Principais Tipos de Coaching; Coaching Empresarial; Coaching Executivo; Coaching de desenvolvimento pessoal; Coaching de Suporte a Treinamentos e Consultorias; Coaching Ativo    ; Coaching de Intermediação; Quem É o Coach Executivo e Empresarial?; A Relação do Coaching com os Capitais Humano Social e Organizacional; O Capital Humano; O Capital Social; O Capital Organizacional; A Correlação entre os Capitais; O Coaching Executivo e Empresarial; Intervenção Breve em Organizações: mudança em coaching de executivos; Modelo Para o Mapeamento de Competências em Equipes de Inteligência Competitiva; Combinando Gestão por Competências e Inteligência Competitiva; O Modelo de Mapeamento de Competências em IC; Resultados da Aplicação do Modelo.    
Liderança No Processo De Gestão De Pessoas; Uma Aproximação Entre Liderança Transformacional E Teoria Da Ação Comunicativa; Pressupostos Da Liderança Transformacional; O Pioneirismo De Burns; A Contribuição De Bass; Bass Versus Burns; A Crítica Ao Perfil Clássico Do Gerente; Os Elementos Da Teoria Da Ação Comunicativa; A Liderança  Transformacional E A Ação Comunicativa; O Estímulo Da Reflexividade E Da Postura Pósconvencional; Crítica À Visão Comportamentalista Da Liderança Transformacional; Gestão De Pessoas: Colonização E Neocolonização Da Gestão De Recursos Humanos No Brasil (1950-2010); Colonização E Neocolonização Da Gestão De Recursos Humanos No Brasil (1950-2010); Colonização Da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto político e econômico (1950-1980); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da colonização; Neocolonização Da Gestão De Recursos Humanos (1980-2010); Contexto político e econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da neocolonização; Pós-colonialismo e tropicalismo; Dinâmica da colonização e da neocolonização; Discurso anticolonização; Humanização e ambiente de trabalho na visão de profissionais da saúde; Gestão De Pessoas Por Competências; Surgimento E Evolução; Conceitos Básicos Importantes Para Diferenciar E Entender A Gestão Por Competências; Competências individuais; Competências essenciais; Competências organizacionais; Os indicadores de competências; As relações com o setor de RH e como processo de Gestão Organizacional; A competência vista pelos serviços de saúde e pela área educacional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
"Administração Complexa": Revendo as Bases Científicas da Administração; Teoria da Complexidade: Conceitos Gerais; Sistemas Complexos Adaptativos; A Organização Compreendida como um Sistema Complexo Adaptativo; A Teoria da Complexidade como uma nova base Científica para a Administração; Princípios de Administração "Complexa"; Autonomia; Cooperação; Agregação; Auto-Organização; Administração Complexa na Prática: o Estudo de Caso; Liderança Coaching: um Modelo de Referência para o Exercício do Enfermeiro-Líder no Contexto Hospitalar; Aplicação do Processo de Análise de Conteúdo; Oito Atribuições do Líder Coach.
Gestão De Pessoas Por Competências; Competência: O Que É Isso?; E Gestão Por Competências?; Gestão de Pessoas Por Competências: Surgimento e Evolução; Conceitos Básicos Importantes Para Diferenciar e Entender a Gestão Por Competências; Tipos de Competências; Competências Individuais; Competências Essenciais; Competências Organizacionais; Os Indicadores de Competências; As Relações com o Setor de RH e como Processo de Gestão Organizacional; A Competência Vista Pelos Serviços de Saúde e Pela Área Educacional; Etapas do Processo de Gestão Por Competências; Movimentação de Pessoas: Captação e Seleção de Talentos; A Gestão de Pessoas por Competência Possibilita a Integração dos diversos Processos de RH; Capacitação dos Profissionais de Organizações: uma Necessidade Permanente. 
O Paradoxo do Desempenho; Gestão do Paradoxo "Passado Versus Futuro": uma Visão Transformacional da Gestão de Pessoas; Os Estudos sobre os Paradoxos Organizacionais e a Perspectiva Dialética de Análise Organizacional; Paradoxos Organizacionais e a Polarização "Passado Versus Futuro"; Mudança Organizacional e a Gestão de Pessoas; Informatização da Gestão de Pessoas na Daimlerchrysler, Wörth; Processo de Mudança; Conclusões: O Paradoxo "Passado Versus Futuro" e a Gestão de Pessoas; Sistemas de Mensuração e Avaliação de Desempenho Organizacional: estudo de casos no Setor Químico no Brasil; Apresentação dos Resultados; Setor Escolhido para a Pesquisa; Características das Empresas e dos Respondentes; Anexos do Texto Anterior; Instrumento de Coleta de Dados; Caracterização do Respondente e da Empresa; Os Paradoxos Organizacionais e a Gestão do Conhecimento; A aprendizagem Organizacional e a Inovação.
Atração, Recrutamento e Seleção; Atração de Talentos; Programas de Trainees; Programas de Estágio; Recrutamento e Seleção; A Importância do Recrutamento e da Seleção; Planejar Para Recrutar; Planejamento de Pessoal; Processo de Recrutamento; Atividades de Recrutamento e Seleção Estratégicas Para a Empresa    ; Diferença entre os Conceitos de Empregabilidade e Empresabilidade; Tipos de Recrutamento; Recrutamento Interno; Recrutamento Externo; Recrutamento Misto; Seleção como um Processo de Comparação; Técnicas de Seleção; Seleção por Competências; Outras Técnicas de Seleção; Evidências de Validade da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) para Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal: considerações Preliminares sobre a Perspectiva Behaviorista Radical; Seleção de Pessoal: algumas Considerações; Alguns Aspectos Behavioristas Radicais; Considerações acerca de um Modelo Behaviorista Radical em Seleção de Pessoal; A Seleção de Pessoal: Métodos e Técnicas; Métodos de Seleção de Pessoal: Discussões Preliminares sob o Enfoque do Behaviorismo Radical; Contribuições do Behaviorismo Radical para a seleção de pessoal; Seleção dos Candidatos; Técnicas de Simulação; Da Qualificação À Competência: deslocamento conceitual e Individualização do Trabalhador; Da Qualificação À Competência; Aspectos Metodológicos e Resultados da Pesquisa; A Introdução da Noção de Competência na Empresa; A Dimensão Conceitual; A Dimensão Social; A Dimensão Experimental.
Liderança e Gestão do Desempenho por Competência: o Estado da Arte na Atualidade; Comportamento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho - QVT;
A QVT, o Comportamento Humano e suas Relações no Ambiente de Trabalho; A QVT, o Comportamento Humano e o Stress; A QVT e a Ergonomia; A QVT e as Relações Interpessoais; Variabilidade Comportamental em Humanos: efeitos de Regras e Contingências; Liderança em uma Organização que Aprende; Reflexões sobre a Subjetividade na Gestão a Partir do Paradigma da Organização que aprende; Aprendizagem, Subjetividade e Planejamento; As Correntes da Learning Organization; Liderança Individual ou Coletiva?; Liderança Situacional em Gestão de Projetos: uma Revisão da Literatura; Lideranças: Aspectos Gerais; Liderança Situacional de Hersey e Blanchard; A Problemática da Seleção de Estilos de Liderança; Gestão do Desempenho Humano: um Estudo de Caso em um Hospital Geral de Fortaleza (CE); Enfoques Teóricos e Práticos; A Abordagem Estrutural do Programa de Avaliação; A Abordagem de Processo do Programa de Avaliação; Abordagem de Resultados do Programa de Avaliação.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 570 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Oportunizar aos profissionais da área administrativa, o desenvolvimento e a formação de coachs e gestores de pessoas com competência sistêmica e contingencial, formando consultores com ferramentas necessárias para desenvolver projetos exequíveis, com ênfase na gestão de talentos por competência, trabalhando a sua formação ética e de valores humanos. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Empresários, executivos, empreendedores e profissionais liberais que desejam capacitar-se para enfrentar um mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e diferenciado, assim como, diretores, gerentes, professores e demais profissionais que ocupem ou se interessem por cargos de gestão ou de consultores empresariais que queiram se tornar Coachs.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Coaching: conceito, tipos e fundamentos; Tipos de Coaching; Coaching Empresarial; Coaching Executivo; Coaching de desenvolvimento pessoal; Coaching de Suporte a Treinamentos e Consultorias; Coaching Ativo; Coaching de Intermediação; A Relação do Coaching com os Capitais Humano, Social e Organizacional; O Capital Humano; O Capital Social; O Capital Organizacional; A Correlação entre os Capitais; O Coaching Executivo e Empresarial; Intervenção Breve em Organizações: mudança em coaching de executivos; Modelo Para o Mapeamento de Competências em Equipes de Inteligência Competitiva; Combinando Gestão por Competências e Inteligência Competitiva; O Modelo de Mapeamento de Competências em IC; Resultados da Aplicação do Modelo.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

"Administração Complexa": Revendo as Bases Científicas da Administração; Teoria da Complexidade: Conceitos Gerais; Sistemas Complexos Adaptativos; A Organização Compreendida como um Sistema Complexo Adaptativo; A Teoria da Complexidade como uma nova base Científica para a Administração; Princípios de Administração "Complexa"; Autonomia; Cooperação; Agregação; Auto-Organização; Administração Complexa na Prática: o Estudo de Caso; Liderança Coaching: um Modelo de Referência para o Exercício do Enfermeiro-Líder no Contexto Hospitalar; Aplicação do Processo de Análise de Conteúdo; Oito Atribuições do Líder Coach.

Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma Aproximação Entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pós-convencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão de Recursos Humanos (1950-1980); Contexto político e econômico (1950-1980); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto político e econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da neocolonização; Pós-colonialismo e tropicalismo; Dinâmica da colonização e da neocolonização; Discurso anticolonização; Humanização e ambiente de trabalho na visão de profissionais da saúde; Gestão de Pessoas por Competências; Os indicadores de competências; As relações com o setor de RH e como processo de Gestão Organizacional; A competência vista pelos serviços de saúde e pela área educacional.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências.

O Paradoxo do Desempenho; Gestão do Paradoxo "Passado Versus Futuro": uma Visão Transformacional da Gestão de Pessoas; Os Estudos sobre os Paradoxos Organizacionais e a Perspectiva Dialética de Análise Organizacional; Paradoxos Organizacionais e a Polarização "Passado Versus Futuro"; Mudança Organizacional e a Gestão de Pessoas; Informatização da Gestão de Pessoas na Daimlerchrysler, Wörth; Processo de Mudança; O Paradoxo "Passado Versus Futuro" e a Gestão de Pessoas; Sistemas de Mensuração e Avaliação de Desempenho Organizacional: estudo de casos no Setor Químico no Brasil; Apresentação dos Resultados; Setor Escolhido para a Pesquisa; Características das Empresas e dos Respondentes; Os Paradoxos Organizacionais e a Gestão do Conhecimento; A aprendizagem Organizacional e a Inovação.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Atração, Recrutamento e Seleção; Atração de Talentos; Programas de Trainees; Programas de Estágio; Recrutamento e Seleção; A Importância do Recrutamento e da Seleção; Planejar Para Recrutar; Planejamento de Pessoal; Processo de Recrutamento; Atividades de Recrutamento e Seleção Estratégicas Para a Empresa ; Diferença entre os Conceitos de Empregabilidade e Empresabilidade; Tipos de Recrutamento; Recrutamento Interno; Recrutamento Externo; Recrutamento Misto; Seleção como um Processo de Comparação; Técnicas de Seleção; Seleção por Competências; Outras Técnicas de Seleção; Evidências de Validade da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) para Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal: considerações Preliminares sobre a Perspectiva Behaviorista Radical; Métodos de Seleção de Pessoal: Discussões Preliminares sob o Enfoque do Behaviorismo Radical; Contribuições do Behaviorismo Radical para a seleção de pessoal; Seleção dos Candidatos; Técnicas de Simulação; Da Qualificação À Competência: deslocamento conceitual e Individualização do Trabalhador; Da Qualificação à Competência; A Introdução da Noção de Competência na Empresa; A Dimensão Conceitual; A Dimensão Social; A Dimensão Experimental.

Liderança e Gestão do Desempenho por Competência: o Estado da Arte na Atualidade; Comportamento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho - QVT; A QVT, o Comportamento Humano e suas Relações no Ambiente de Trabalho; A QVT, o Comportamento Humano e o Stress; A QVT e a Ergonomia; A QVT e as Relações Interpessoais; Variabilidade Comportamental em Humanos: efeitos de Regras e Contingências; Liderança em uma Organização que Aprende; Reflexões sobre a Subjetividade na Gestão a Partir do Paradigma da Organização que aprende; Aprendizagem, Subjetividade e Planejamento; As Correntes da Learning Organization; Liderança Individual ou Coletiva?; Liderança Situacional em Gestão de Projetos: uma Revisão da Literatura; Lideranças: Aspectos Gerais; Liderança Situacional de Hersey e Blanchard; A Problemática da Seleção de Estilos de Liderança; Gestão do Desempenho Humano: um Estudo de Caso em um Hospital Geral de Fortaleza (CE); Enfoques Teóricos e Práticos; A Abordagem Estrutural do Programa de Avaliação; A Abordagem de Processo do Programa de Avaliação; Abordagem de Resultados do Programa de Avaliação.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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