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GESTÃO MÉDICA

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Descrição


A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma Aproximação Entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica À Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização E Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão Dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização    ; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH. 
História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva: uma abordagem logística para a área de saúde; Primeira etapa; Segunda etapa; Terceira etapa; Gestão da interface crítica    ; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração: Evolução e Tendências; Modelos Inovadores de Gerência Em Instituições de Saúde; Sistemas De Informação Para Apoio À Decisão No Exercício da Gerência; Apresentação e Discussão dos Resultados; Fundação de Assistência Integral À Saúde/Hospital Sofia Feldman: uma Experiência de Administração Flexível?; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.
Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Aspectos Conceituais e Metodológicos; O Conceito de Qualidade de Vida: Aspectos Históricos; Qualidade de Vida: Subjetividade e Multidimensionalidade; Qualidade de Vida: Conceituação; Clarificando o Conceito: Distinção entre Qualidade de vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Qualidade de Vida: Aspectos Metodológicos; Pesquisa Sobre Qualidade de Vida no Brasil; Sistema Único de Saúde; Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Um Breve Histórico do Desenvolvimento e Descentralização do SUS no Estado de São Paulo; Por Uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os Demais Princípios do SUS; Produção Intelectual Em Saúde Coletiva: Epistemologia E Evidências De Diferentes Tradições.    
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências Dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore; 
Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; Abordagem Metodológica; 
O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Produtos e Resultados; Aprendizado de Vivência e Considerações Finais: os obstáculos a serem superados; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.
Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing Para o Mercado Hospitalar; O Marketing Voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços; a Orientação de Marketing Para as Organizações de Saúde; O Marketing Na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e O Marketing Na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais; Protocolos de Coleta de Dados; Aspectos Éticos da Pesquisa; Os Atributos de Satisfação.
Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados; Análise Comparativa dos Modelos De Alinhamento; Fatores-Chave Para O Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e Suas Singularidades; Elementos Para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.
Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Introdução; Sentidos da humanização; Outros sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; Introdução; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; Introdução; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade    ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado    ; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a formação de especialistas capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, propiciando a reciclagem e a especialização de profissionais de medicina de alto nível, preparando-os para novos desafios e conquistas em suas carreiras, formando em Humanização no Trabalho para Equipes de Saúde. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Profissionais da medicina, ligados a instituições de saúde, públicas ou privadas, que atuem ou desejem atuar em diversas instâncias da saúde, tais como, clínicas, hospitais e demais instituições de saúde.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma aproximação entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva; Gestão da interface crítica; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração; Modelos Inovadores de Gerência em Instituições de Saúde; Sistemas de Informação para apoio à Decisão no Exercício da Gerência; Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.

Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing para o Mercado Hospitalar; O Marketing voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços; a Orientação de Marketing para as Organizações de Saúde; O Marketing na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e o Marketing na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Condicionantes Funcionais; encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore; Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.

Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados; Análise Comparativa dos Modelos de Alinhamento; Fatores-Chave para o Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e suas Singularidades; Elementos para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.

Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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