Cursos de Pós-Graduação EAD em

NEUROCIÊNCIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Aqui está uma rara oportunidade de você aumentar seu salário, progredir na carreira, destacar-se rapidamente e com facilidade!

Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.

Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.

OFERTA POR TEMPO LIMITADO

1ª PÓS-GRADUAÇÃO

De 12x R$ 245,00

A partir de 12x

R$ 69,50

Economia de R$ 2.106,00

Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.
As Ciências Neurológicas e Neurociências Cognitivas; A Neurociência e a Filogênese do Sistema Nervoso; Questões Epistemológicas das Neurociências Cognitivas; Os Paradigmas Computacional e Dinamicista; Interações Cérebro, Corpo e Ambiente; Uma Computação Pragmática?; Atividade Cerebral e Atividade Mental; 
A Neurociência e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso; As Meninges; A Medula Espinhal; O Tecido Nervoso; Os Hemisférios Cerebrais; O Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo); O Tronco Encefálico; O Cerebelo; Os Neurônios, sua Estrutura e suas Funções; A Classificação dos Neurônios; As Sinapses; A Divisão, Especialização, Função dos Hemisférios e Características de cada Hemisfério Cerebral; As Características de cada Hemisfério; O Sistema Nervoso Central, sua Plasticidade e a Memória; A Memória, o Processo de Memorização e a Perda de Memória; Memória de Longo Prazo ou de Longa Duração; Memória de Curto Prazo ou de Curta Duração; Perda de Memória; Déficit de Memória; Inteligência Fluida: Definição Fatorial, Cognitiva e Neuropsicológica; Psicometria e Inteligência Fluida; Psicologia Cognitiva e Inteligência Fluida; Estudos Iniciais dos Componentes Cognitivos do Raciocínio Analógico; Os Componentes de Processamento Cognitivos para Problemas em Matrizes; Inteligência Fluida e Memória de Trabalho: os Estudos da Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia; A Memória de Trabalho; O Executivo Central e a Inteligência Fluida; As Relações entre Inteligência Fluida, Executivo Central e as Tarefas de Raciocínio Analógico; Evidências da Neurociência e da Neuropsicologia; A Importância Da Neurociência Na Educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/
Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;    Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Magnetoencefalografia; Eletroencefalografia; Eletrochoque, Lnsulinoterapia e Lobotomia; Cirurgia Para Corrigir o TOC; Equipamentos Sofisticados que Prometem Reverter os Distúrbios; Brainwave-I; Estimulação Magnética Transcraniana (IMS – Transcranial Magnetic Stimulation); Planejamento Psicopedagógico: Técnicas, Jogos, Influências e Exemplo de Caso; Técnica de Dramatização e Espelhamento; A Técnica do "Espelho"; Técnica do Espelho Concreto; Influências Benéficas da Música; Relaxamento Gradativo; Aplicação de Trilha; Sugestões Para Formar Palavras; Jogo Da Velha 3D; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
Atendimento e Suporte Psicopedagógico; Desempenho Escolar e Autoconceito de Alunos Atendidos em Serviços Psicopedagógicos; Método; Delineamento; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Análise Dos Dados; Resultados; Discussão; Suporte Psicopedagógico na Escola: Estudo de Seguimento com Escolares; Método; Aspectos Éticos; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Primeiro Momento de Avaliação; Segundo Momento de Avaliação; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Crianças com Dificuldades Escolares Atendidas em Programa de Suporte Psicopedagógico na Escola: Avaliação de Autoconceito; Método; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Programa de Intervenção para Pais de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um Estudo Preliminar; Documentos Oficiais e Dificuldades de Aprendizagem; Participação Familiar no Processo de Escolarização e o Paradigma da Inclusão; Contribuições da Teoria Bioecológica para o Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental; Objetivo; Método; Participantes; Procedimento; Resultados; Caracterização dos Participantes e das Crianças; A Percepção dos Pais Sobre o Início da Escolarização; Avaliação do Curso pelos Participantes; Discussão; Oficinas de Linguagem: Proposta de Atendimento Psicopedagógico para Crianças com Queixas Escolares; Indicadores de Vulnerabilidade em Crianças com Queixas Escolares; As Oficinas de Linguagem; As Oficinas de Linguagem e os Problemas Sócio-Emocionais de Crianças com Dificuldades Escolares; Método; Participantes; Instrumentos; Procedimento de Coleta; Procedimento de Análise dos Dados; Aspectos Éticos; Resultados; Significado Clínico Das Melhoras Obtidas; Discussão.
A Psicopedagogia Clínica E Institucional; Conceitos, Definições E Epistemologia; O Psicopedagogo E O Fazer Psicopedagógico; A Psicopedagogia, A Atuação Psicopedagógica E Seus Objetivos; O Assessoramento Psicopedagógico E A Importância Da Atuação Psicopedagógica Na Interação Educação E Psicologia; A Importância Da Atuação Psicopedagógica No Contexto Escolar; A Demanda Por Avaliação Psicopedagógica; O Enunciado E A Escuta Da Demanda; Condições Necessárias Na Enunciação E Na Escuta Da Demanda; Condições De Tempo E De Lugar; A Psicopedagogia Como Prática, Investigação E Saber Científico; A Atuação Do Psicopedagogo Dentro E Fora Da Clínica; As Teorias Da Psicopedagogia Institucional; A Psicopedagogia No Cenário Escolar; As Intervenções Psicopedagógicas Na Escola; O Psicopedagogo E A Intervenção Junto Ao Professor; A Intervenção Psicopedagógica E Interação Social; As Abordagens Psicopedagógicas; A Atuação Do Psicopedagogo Na Escola; O Psicopedagogo E O Seu Papel Frente Aos Desafios Contemporâneos; O Psicopedagogo E A Sua Práxis Neste Novo Milênio; O Que É Aprendizagem E Quando Intervir?; A Psicopedagogia E As Modalidades De Aprendizagens; O Desafio Do Psicopedagogo Frente Aos Problemas De Aprendizagem; Apropriação Do Conhecimento: A Maior Das Paixões; Os Desafios Que (In) Viabilizam A Aprendizagem Sob A Ótica Do Psicopedagogo; A Distância Cultural; Um Currículo Diferenciado Em Situações De Aprendizagem; A Psicopedagogia E As Dificuldades De Aprendizagem; A Psicopedagogia E A Aprendizagem No Contexto Educativo.
As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.
As Ideias Psicopedagógicas e seus Diferentes Locos de Atuação; A Psicopedagogia Experimental Aplicada A Formação De Professores; Primeira Parte. Análise De Conceitos; O Que É Psicopedagogia?; O Que É Psicologia Experimental?; Segunda Parte: A Formação De Professores Apoiada Na Psicopedagogia Experimental; Alterações Cognitivas Em Escolares De Classe Socio-Econômica Desfavorecida: Resultados De Intervenção Psicopedagógica; Método; Descrição Da Avaliação Neuropsicológica; Métodos Pedagógicos De Estimulação Cognitiva; Resultados; Discussão; Problemas Da Educação: O Caso Da Psicopedagogia; À Guisa De Conclusão; As Ideias Psicopedagógicas E A Espiritualidade No Karate-Do Segundo A Obra De Gichin Funakoshi; Aprender Com O Corpo; A Arte Do Vazio; Aprendizagem Autorregulada Da Leitura: Resultados Positivos De Uma Intervenção Psicopedagógica; Compreensão Autorregulada Em Leitura: Referenciais Teóricos; Método; Participantes; Instrumentos E Materiais; Procedimentos; Procedimentos De Intervenção (Ge); Procedimentos Do Pós-Teste (Ge E Gc); Resultados; Discussão; O Estado Do Conhecimento Acerca Da Psicopedagogia Escolar No Brasil; Psicopedagogia – Um Pouco De História; Pesquisas Que Investigaram A Psicopedagogia Escolar.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 570 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área da Neurociência aplicada a Psicopedagogia Clínica e institucional.

A metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na e com a Neurociência Aplicada à Psicopedagogia Clínica e Institucional. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da Neurociência Aplicada à Psicopedagogia Clínica e Institucional, dentro e fora da sala de aula.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A Psicopedagogia Clínica E Institucional; Conceitos, Definições E Epistemologia; O Psicopedagogo E O Fazer Psicopedagógico; A Psicopedagogia, A Atuação Psicopedagógica E Seus Objetivos; O Assessoramento Psicopedagógico E A Importância Da Atuação Psicopedagógica Na Interação Educação E Psicologia; A Importância Da Atuação Psicopedagógica No Contexto Escolar; A Demanda Por Avaliação Psicopedagógica; O Enunciado E A Escuta Da Demanda; Condições Necessárias Na Enunciação E Na Escuta Da Demanda; Condições De Tempo E De Lugar; A Psicopedagogia Como Prática, Investigação E Saber Científico; A Atuação Do Psicopedagogo Dentro E Fora Da Clínica; As Teorias Da Psicopedagogia Institucional; A Psicopedagogia No Cenário Escolar; As Intervenções Psicopedagógicas Na Escola; O Psicopedagogo E A Intervenção Junto Ao Professor; A Intervenção Psicopedagógica E Interação Social; As Abordagens Psicopedagógicas; A Atuação Do Psicopedagogo Na Escola; O Psicopedagogo E O Seu Papel Frente Aos Desafios Contemporâneos; O Psicopedagogo E A Sua Práxis Neste Novo Milênio; O Que É Aprendizagem E Quando Intervir?; A Psicopedagogia E As Modalidades De Aprendizagens; O Desafio Do Psicopedagogo Frente Aos Problemas De Aprendizagem; Apropriação Do Conhecimento: A Maior Das Paixões; Os Desafios Que (In) Viabilizam A Aprendizagem Sob A Ótica Do Psicopedagogo; A Distância Cultural; Um Currículo Diferenciado Em Situações De Aprendizagem; A Psicopedagogia E As Dificuldades De Aprendizagem; A Psicopedagogia E A Aprendizagem No Contexto Educativo.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

As Ciências Neurológicas e Neurociências Cognitivas; A Neurociência e a Filogênese do Sistema Nervoso; Questões Epistemológicas das Neurociências Cognitivas; Os Paradigmas Computacional e Dinamicista; Interações Cérebro, Corpo e Ambiente; Uma Computação Pragmática?; Atividade Cerebral e Atividade Mental; A Neurociência e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso; As Meninges; A Medula Espinhal; O Tecido Nervoso; Os Hemisférios Cerebrais; O Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo); O Tronco Encefálico; O Cerebelo; Os Neurônios, sua Estrutura e suas Funções; A Classificação dos Neurônios; As Sinapses; A Divisão, Especialização, Função dos Hemisférios e Características de cada Hemisfério Cerebral; As Características de cada Hemisfério; O Sistema Nervoso Central, sua Plasticidade e a Memória; A Memória, o Processo de Memorização e a Perda de Memória; Memória de Longo Prazo ou de Longa Duração; Memória de Curto Prazo ou de Curta Duração; Perda de Memória; Déficit de Memória; Inteligência Fluida: Definição Fatorial, Cognitiva e Neuropsicológica; Psicometria e Inteligência Fluida; Psicologia Cognitiva e Inteligência Fluida; Estudos Iniciais dos Componentes Cognitivos do Raciocínio Analógico; Os Componentes de Processamento Cognitivos para Problemas em Matrizes; Inteligência Fluida e Memória de Trabalho: os Estudos da Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia; A Memória de Trabalho; O Executivo Central e a Inteligência Fluida; As Relações entre Inteligência Fluida, Executivo Central e as Tarefas de Raciocínio Analógico; Evidências da Neurociência e da Neuropsicologia; A Importância Da Neurociência Na Educação.

A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

As Ideias Psicopedagógicas e seus Diferentes Locos de Atuação; A Psicopedagogia Experimental Aplicada A Formação De Professores; Primeira Parte. Análise De Conceitos; O Que É Psicopedagogia?; O Que É Psicologia Experimental?; Segunda Parte: A Formação De Professores Apoiada Na Psicopedagogia Experimental; Alterações Cognitivas Em Escolares De Classe Socio-Econômica Desfavorecida: Resultados De Intervenção Psicopedagógica; Método; Descrição Da Avaliação Neuropsicológica; Métodos Pedagógicos De Estimulação Cognitiva; Resultados; Discussão; Problemas Da Educação: O Caso Da Psicopedagogia; À Guisa De Conclusão; As Ideias Psicopedagógicas E A Espiritualidade No Karate-Do Segundo A Obra De Gichin Funakoshi; Aprender Com O Corpo; A Arte Do Vazio; Aprendizagem Autorregulada Da Leitura: Resultados Positivos De Uma Intervenção Psicopedagógica; Compreensão Autorregulada Em Leitura: Referenciais Teóricos; Método; Participantes; Instrumentos E Materiais; Procedimentos; Procedimentos De Intervenção (Ge); Procedimentos Do Pós-Teste (Ge E Gc); Resultados; Discussão; O Estado Do Conhecimento Acerca Da Psicopedagogia Escolar No Brasil; Psicopedagogia – Um Pouco De História; Pesquisas Que Investigaram A Psicopedagogia Escolar.

Atendimento e Suporte Psicopedagógico; Desempenho Escolar e Autoconceito de Alunos Atendidos em Serviços Psicopedagógicos; Método; Delineamento; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Análise Dos Dados; Resultados; Discussão; Suporte Psicopedagógico na Escola: Estudo de Seguimento com Escolares; Método; Aspectos Éticos; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Primeiro Momento de Avaliação; Segundo Momento de Avaliação; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Crianças com Dificuldades Escolares Atendidas em Programa de Suporte Psicopedagógico na Escola: Avaliação de Autoconceito; Método; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Programa de Intervenção para Pais de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um Estudo Preliminar; Documentos Oficiais e Dificuldades de Aprendizagem; Participação Familiar no Processo de Escolarização e o Paradigma da Inclusão; Contribuições da Teoria Bioecológica para o Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental; Objetivo; Método; Participantes; Procedimento; Resultados; Caracterização dos Participantes e das Crianças; A Percepção dos Pais Sobre o Início da Escolarização; Avaliação do Curso pelos Participantes; Discussão; Oficinas de Linguagem: Proposta de Atendimento Psicopedagógico para Crianças com Queixas Escolares; Indicadores de Vulnerabilidade em Crianças com Queixas Escolares; As Oficinas de Linguagem; As Oficinas de Linguagem e os Problemas Sócio-Emocionais de Crianças com Dificuldades Escolares; Método; Participantes; Instrumentos; Procedimento de Coleta; Procedimento de Análise dos Dados; Aspectos Éticos; Resultados; Significado Clínico Das Melhoras Obtidas; Discussão.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.

Neurociências, Educação, Determinismo Biológico E Processamento Da Fluência Em Leitura; Neurociências E Educação: Uma Articulação Necessária Na Formação Docente; Cérebro E Aprendizagem; Conhecimentos Neurocientíficos Na Formação De Professores; Avaliação De Escrita Na Dislexia Do Desenvolvimento: Tipos De Erros Ortográficos Em Prova De Nomeação De Figuras Por Escrita; Pensamento Visual E Inteligência; Começar Cedo; Emoção E Grafismo; Muitas Respostas; Arte & Imaginação; A Imagem Fala; Ilusão Perdida; A Vez Da Intuição; Missão Possível; Determinismo Biológico E As Neurociências No Caso Do Transtorno De Déficit De Atenção Com Hiperatividade; O Reducionismo E O Determinismo Neurogenético; Neurociência E Comportamento Infantil; Avanços No Conhecimento Do Processamento Da Fluência Em Leitura: Da Palavra Ao Texto; Revisão De Literatura; O Desenvolvimento Da Leitura; Processamento Da Linguagem Escrita; Fluência De Leitura; Taxa De Leitura; A Prosódia Na Leitura; A Compreensão De Leitura; Discussão.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Garanta agora seu super desconto preenchendo o formulário

 
 
 
 

 
 

Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

Tenho Interesse!

O que mais de 10 mil alunos estão dizendo

Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!

Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Atendimento por telefone?

0800 591 4093

Ligue Grátis

Atendimento por whatsapp?

(75) 9 81125326

Iniciar Agora

Atendimento por chat?

Em tempo real