Cursos de Pós-Graduação EAD em

LUDOEDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Tópicos especiais em ludoeducação; A formação profissional para educação infantil; A relação entre o pedagogo, o professor e o lúdico na sala de aula; O ambiente físico da educação infantil; O ambiente físico e sua relação com a aprendizagem da criança    ; A organização do tempo na educação infantil; Programação da rotina das atividades; Piaget, visão psicogenética e o ensino de matemática na educação infantil; A prática lúdica no ensino de matemática na educação infantil; O ensino de matemática de acordo com referencial curricular nacional de educação infantil; Números e sistema de numeração; As práticas psicomotoras; A psicomotricidade e a importância do desenvolvimento psicomotor infantil; Etapas do desenvolvimento psicomotor; Desenvolvimento da criança dos 4 aos 6 anos; A fundamental relação entre a psicomotricidade e a ludicidade; As condutas psicomotoras e o desenvolvimento psicomotor na literatura sobre o tema; O lúdico, o adolescente e a doença mental; Fatores que predispõem o adolescente ao comportamento violento e a Pedagogia Waldorf.
A Psicopedagogia Clínica E Institucional; Conceitos, Definições E Epistemologia; O Psicopedagogo E O Fazer Psicopedagógico; A Psicopedagogia, A Atuação Psicopedagógica E Seus Objetivos; O Assessoramento Psicopedagógico E A Importância Da Atuação Psicopedagógica Na Interação Educação E Psicologia; A Importância Da Atuação Psicopedagógica No Contexto Escolar; A Demanda Por Avaliação Psicopedagógica; O Enunciado E A Escuta Da Demanda; Condições Necessárias Na Enunciação E Na Escuta Da Demanda; Condições De Tempo E De Lugar; A Psicopedagogia Como Prática, Investigação E Saber Científico; A Atuação Do Psicopedagogo Dentro E Fora Da Clínica; As Teorias Da Psicopedagogia Institucional; A Psicopedagogia No Cenário Escolar; As Intervenções Psicopedagógicas Na Escola; O Psicopedagogo E A Intervenção Junto Ao Professor; A Intervenção Psicopedagógica E Interação Social; As Abordagens Psicopedagógicas; A Atuação Do Psicopedagogo Na Escola; O Psicopedagogo E O Seu Papel Frente Aos Desafios Contemporâneos; O Psicopedagogo E A Sua Práxis Neste Novo Milênio; O Que É Aprendizagem E Quando Intervir?; A Psicopedagogia E As Modalidades De Aprendizagens; O Desafio Do Psicopedagogo Frente Aos Problemas De Aprendizagem; Apropriação Do Conhecimento: A Maior Das Paixões; Os Desafios Que (In) Viabilizam A Aprendizagem Sob A Ótica Do Psicopedagogo; A Distância Cultural; Um Currículo Diferenciado Em Situações De Aprendizagem; A Psicopedagogia E As Dificuldades De Aprendizagem; A Psicopedagogia E A Aprendizagem No Contexto Educativo.
Fundamentos da Ludopedagogia; Definindo Ludopedagogia; Descobrimento e construção do conceito de criança e infância; O desenvolvimento biopsicossocial; Aspectos psicossociais; Aspectos cognitivos; Principais teorias do desenvolvimento; Teorias biológicas; Teorias do aprendizado; Teorias culturais; Teorias psicanalíticas; Teorias cognitivas; Desenvolvimento físico; Desenvolvimento motor; Desenvolvimento linguístico; Desenvolvimento social; Os valores culturais na formação da criança; A recreação na escola como fator de desenvolvimento psicossocial; Afetividade e relações étnico-raciais na formação da criança; Relações raciais desenvolvidas entre as crianças, educadores e diversos profissionais da educação infantil; Identidade racial e o currículo escolar; Práticas pedagógicas e diversidade étnico-racial na escola.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
As Ideias Psicopedagógicas e seus Diferentes Locos de Atuação; A Psicopedagogia Experimental Aplicada A Formação De Professores; Primeira Parte. Análise De Conceitos; O Que É Psicopedagogia?; O Que É Psicologia Experimental?; Segunda Parte: A Formação De Professores Apoiada Na Psicopedagogia Experimental; Alterações Cognitivas Em Escolares De Classe Socio-Econômica Desfavorecida: Resultados De Intervenção Psicopedagógica; Método; Descrição Da Avaliação Neuropsicológica; Métodos Pedagógicos De Estimulação Cognitiva; Resultados; Discussão; Problemas Da Educação: O Caso Da Psicopedagogia; À Guisa De Conclusão; As Ideias Psicopedagógicas E A Espiritualidade No Karate-Do Segundo A Obra De Gichin Funakoshi; Aprender Com O Corpo; A Arte Do Vazio; Aprendizagem Autorregulada Da Leitura: Resultados Positivos De Uma Intervenção Psicopedagógica; Compreensão Autorregulada Em Leitura: Referenciais Teóricos; Método; Participantes; Instrumentos E Materiais; Procedimentos; Procedimentos De Intervenção (Ge); Procedimentos Do Pós-Teste (Ge E Gc); Resultados; Discussão; O Estado Do Conhecimento Acerca Da Psicopedagogia Escolar No Brasil; Psicopedagogia – Um Pouco De História; Pesquisas Que Investigaram A Psicopedagogia Escolar.
Atendimento e Suporte Psicopedagógico; Desempenho Escolar e Autoconceito de Alunos Atendidos em Serviços Psicopedagógicos; Método; Delineamento; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Análise Dos Dados; Resultados; Discussão; Suporte Psicopedagógico na Escola: Estudo de Seguimento com Escolares; Método; Aspectos Éticos; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Primeiro Momento de Avaliação; Segundo Momento de Avaliação; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Crianças com Dificuldades Escolares Atendidas em Programa de Suporte Psicopedagógico na Escola: Avaliação de Autoconceito; Método; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Programa de Intervenção para Pais de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um Estudo Preliminar; Documentos Oficiais e Dificuldades de Aprendizagem; Participação Familiar no Processo de Escolarização e o Paradigma da Inclusão; Contribuições da Teoria Bioecológica para o Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental; Objetivo; Método; Participantes; Procedimento; Resultados; Caracterização dos Participantes e das Crianças; A Percepção dos Pais Sobre o Início da Escolarização; Avaliação do Curso pelos Participantes; Discussão; Oficinas de Linguagem: Proposta de Atendimento Psicopedagógico para Crianças com Queixas Escolares; Indicadores de Vulnerabilidade em Crianças com Queixas Escolares; As Oficinas de Linguagem; As Oficinas de Linguagem e os Problemas Sócio-Emocionais de Crianças com Dificuldades Escolares; Método; Participantes; Instrumentos; Procedimento de Coleta; Procedimento de Análise dos Dados; Aspectos Éticos; Resultados; Significado Clínico Das Melhoras Obtidas; Discussão.
As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.
Estratégias de Ensino pelo Lúdico; Espaços e Atividades Ludopedagógicas; As Brincadeiras, as Tecnologias e as Novas Tecnologias; As Contribuições do Lúdico na Construção do Conhecimento; A Brinquedoteca: um espaço de construção do lúdico; O jogo como eixo estruturante do currículo na educação infantil; O Jogo no currículo; Sugestão de Jogo; Técnicas lúdicas, pedagógicas e de sensibilização; Critérios para seleção de brinquedos, jogos e materiais; abordagens teóricas sobre o brincar; A Função do brinquedo para o desenvolvimento integral do ser humano.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/
Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;    Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Magnetoencefalografia; Eletroencefalografia; Eletrochoque, Lnsulinoterapia e Lobotomia; Cirurgia Para Corrigir o TOC; Equipamentos Sofisticados que Prometem Reverter os Distúrbios; Brainwave-I; Estimulação Magnética Transcraniana (IMS – Transcranial Magnetic Stimulation); Planejamento Psicopedagógico: Técnicas, Jogos, Influências e Exemplo de Caso; Técnica de Dramatização e Espelhamento; A Técnica do "Espelho"; Técnica do Espelho Concreto; Influências Benéficas da Música; Relaxamento Gradativo; Aplicação de Trilha; Sugestões Para Formar Palavras; Jogo Da Velha 3D; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 600 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Especializar em Ludoeducação e Psicopedagogia, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao desempenho profissional do ludoeducador e do psicopedagogo, através do domínio adequado das técnicas e procedimentos teóricos da área, proporcionando uma reflexão crítica sobre a educação e suas possibilidades de concretização no sistema educacional brasileiro, formando especialistas para atender às demandas da área. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso pretende qualificar profissionais das mais diversas áreas, tais como, pedagogos, psicólogos, bibliotecários, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores, estudantes e pesquisadores, dentro de uma perspectiva inclusiva e, de acordo com as reformas educacionais implementadas nos últimos anos.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Estudos dos aspectos fundamentais da Psicopedagogia, tais como: princípios norteadores, definição; histórico; objeto de estudo; correntes teóricas; diferentes concepções de aprendizagem e de problemas de aprendizagem; identidade profissional do psicopedagogo; campos de conhecimento; campos de atuação; delimitação do papel profissional; características do trabalho na clínica e na instituição.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Formação Profissional para Educação Infantil; O Ambiente Físico da Educação Infantil; A Organização do Tempo na Educação Infantil; Piaget, Visão Psicogenética e Matemática na Educação Infantil; As Práticas Psicomotoras; O Lúdico, O Adolescente E A Doença Mental.

As Ideias Psicopedagógicas e seus Diferentes Locos de Atuação; A Psicopedagogia Experimental Aplicada A Formação De Professores; Primeira Parte. Análise De Conceitos; O Que É Psicopedagogia?; O Que É Psicologia Experimental?; Segunda Parte: A Formação De Professores Apoiada Na Psicopedagogia Experimental; Alterações Cognitivas Em Escolares De Classe Socio-Econômica Desfavorecida: Resultados De Intervenção Psicopedagógica; Método; Descrição Da Avaliação Neuropsicológica; Métodos Pedagógicos De Estimulação Cognitiva; Resultados; Discussão; Problemas Da Educação: O Caso Da Psicopedagogia; À Guisa De Conclusão; As Ideias Psicopedagógicas E A Espiritualidade No Karate-Do Segundo A Obra De Gichin Funakoshi; Aprender Com O Corpo; A Arte Do Vazio; Aprendizagem Autorregulada Da Leitura: Resultados Positivos De Uma Intervenção Psicopedagógica; Compreensão Autorregulada Em Leitura: Referenciais Teóricos; Método; Participantes; Instrumentos E Materiais; Procedimentos; Procedimentos De Intervenção (Ge); Procedimentos Do Pós-Teste (Ge E Gc); Resultados; Discussão; O Estado Do Conhecimento Acerca Da Psicopedagogia Escolar No Brasil; Psicopedagogia – Um Pouco De História; Pesquisas Que Investigaram A Psicopedagogia Escolar.

Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Atendimento e Suporte Psicopedagógico; Desempenho Escolar e Autoconceito de Alunos Atendidos em Serviços Psicopedagógicos; Método; Delineamento; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Análise Dos Dados; Resultados; Discussão; Suporte Psicopedagógico na Escola: Estudo de Seguimento com Escolares; Método; Aspectos Éticos; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Primeiro Momento de Avaliação; Segundo Momento de Avaliação; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Crianças com Dificuldades Escolares Atendidas em Programa de Suporte Psicopedagógico na Escola: Avaliação de Autoconceito; Método; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Programa de Intervenção para Pais de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um Estudo Preliminar; Documentos Oficiais e Dificuldades de Aprendizagem; Participação Familiar no Processo de Escolarização e o Paradigma da Inclusão; Contribuições da Teoria Bioecológica para o Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental; Objetivo; Método; Participantes; Procedimento; Resultados; Caracterização dos Participantes e das Crianças; A Percepção dos Pais Sobre o Início da Escolarização; Avaliação do Curso pelos Participantes; Discussão; Oficinas de Linguagem: Proposta de Atendimento Psicopedagógico para Crianças com Queixas Escolares; Indicadores de Vulnerabilidade em Crianças com Queixas Escolares; As Oficinas de Linguagem; As Oficinas de Linguagem e os Problemas Sócio-Emocionais de Crianças com Dificuldades Escolares; Método; Participantes; Instrumentos; Procedimento de Coleta; Procedimento de Análise dos Dados; Aspectos Éticos; Resultados; Significado Clínico Das Melhoras Obtidas; Discussão.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.

A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.

Definindo Ludopedagogia; Descobrimento e Construção do Conceito de Criança e Infância; Desenvolvimento Biopsicossocial; Afetividade e Relações Étnico-Raciais na Formação da Criança.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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