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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A arte e suas diferentes linguagens: o processo de humanização e o prazer estético no ensino da Arte. História da arte: a inserção do artista no contexto. Arte e diversidade cultural: relações múltiplas e multiculturalidade. Conhecimento e vivência de técnicas expressivas: exercício do potencial – criação e subjetividade. A criação, apreciação, fruição e reflexão da arte como conhecimento e formação humana. O ensino da Arte: como ler a produção artística da criança.
Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas; Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional); Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
O ensino da arte-educação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; O ensino da arte e suas implicações na construção da função semiótica. A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana; Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural; A educação da sensibilidade; A arte educação e suas implicações sobre a construção do conhecimento;
Estudo da prática em arte e as linguagens como dimensões do conhecimento; Abordagens das diversas técnicas que envolvem a estética, o estilo e a produção contemporânea; Análise das Artes Plásticas no campo da Pintura, Desenho, Escultura e Arquitetura; Arte e cultura: o sistema de arte globalizado e os novos papéis culturais desempenhados por artistas, críticos, marchands; a institucionalização mercadológica; A descentralização da produção e a difusão das artes e das instituições culturais; Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina – trabalho de campo.
O Corpo: diferentes movimentos do corpo, Auto e hetero-imagem. Conhecimentos posturais. Sensibilização – laboratórios – expressão corporal – comunicação interpessoal. Reconhecimento do Espaço Movimento: próprio. Em relação ao ambiente. Ritmo. Expressividade. Comunicabilidade. Interação corpo/espaço/movimento.
Estudo e vivência da riqueza musical brasileira através de encontros práticos e teóricos, visando desenvolver uma aproximação mais crítica e, ao mesmo tempo, mais concreta do universo diversificado da música brasileira e seus realizadores.
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia; As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais; As curadorias de instituições e eventos [coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.] como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Oportunizar aos profissionais da Artes Visual instrumental teórico e prático necessário às exigências da formação em Artes, que desejam dedicar-se à crítica de arte, ao estudo da Estética e Designer, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Graduados nas áreas de Letras, Artes, História, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Moda, Arquitetura, Design, Arte-Educação, Comunicação e áreas afins que desejam atuar no campo da arte e/ou nas redes de ensino da Educação Básica e Educação Superior.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A arte e suas diferentes linguagens: o processo de humanização e o prazer estético no ensino da Arte. História da arte: a inserção do artista no contexto. Arte e diversidade cultural: relações múltiplas e multiculturalidade. Conhecimento e vivência de técnicas expressivas: exercício do potencial – criação e subjetividade. A criação, apreciação, fruição e reflexão da arte como conhecimento e formação humana. O ensino da Arte: como ler a produção artística da criança.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas. Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional). Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
Estudo das Artes no âmbito da cultura ocidental abrangendo manifestações eruditas, populares e de tradição oral. Trata dos conceitos de arte e da noção de linguagem artística. A linha mestra da disciplina é a noção de arte como produto social que envolve, ao mesmo tempo, criação e possibilidade de transformação tanto do ponto de vista individual como coletivo, e que produz significados e valores, modos de perceber e sentir. Trata-se da aplicação dessas noções no âmbito da escola (ensino infantil e fundamental) nas práticas artísticas; apresenta técnicas e métodos de abordagem.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Técnicas e procedimentos em desenho: o desenho da figura humana. Observação e interpretação. Iniciação ao desenvolvimento de projeto individual e aprofundamento dos conhecimentos sobre os métodos e procedimentos técnicos e temáticos de pintura.
O Corpo: diferentes movimentos do corpo, Auto e hetero-imagem. Conhecimentos posturais. Sensibilização – laboratórios – expressão corporal – comunicação interpessoal. Reconhecimento do Espaço Movimento: próprio. Em relação ao ambiente. Ritmo. Expressividade. Comunicabilidade. Interação corpo/espaço/movimento. Estudo e vivência da riqueza musical brasileira através de encontros práticos e teóricos, visando desenvolver uma aproximação mais crítica e, ao mesmo tempo, mais concreta do universo diversificado da música brasileira e seus realizadores.
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da idéia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia. As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais. As curadorias de instituições e eventos (coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.) como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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