Cursos de Pós-Graduação EAD em

ANÁLISES CLÍNICAS E MICROBIOLOGIA

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Descrição

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia propaga o conhecimento na área de Microbiologia e Análises Clínicas, aprimorando assim a qualidade do profissional e sua atuação em seu respectivo nicho, proporcionando ao profissional da área de saúde conhecimentos avançados e atuais nos campos das análises clínicas, bem como, capacitando-o como um profissional em Análises Clínicas e Microbiologia, capaz de gerir e trabalhar em laboratórios e hospitais sempre voltados para a saúde-doença, cidadania, ética e os programas de saúde pública.

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Especializar sobre as técnicas para realizar corretamente o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio dos materiais biológicos recolhidos, como na forma de trabalhar com eles e também no diagnóstico. Específicos: • Gerar conhecimento científico inovador visando atender a uma demanda nacional por ciência e tecnologia, que sustente o desenvolvimento social e econômico do país em um patamar de igualdade com outros países emergentes; • Promover a conexão direta entre o desenvolvimento científico e o tecnológico, e sua incorporação não só aos meios de produção como ao meio científico e acadêmico; • Manipular técnicas de laboratório, com competência técnica e flexibilidade na compreensão de bases teóricas.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Destinado a profissionais graduados da área da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e áreas afins, bem como a interessados nesta área.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Leitura, análise e interpretação de exames laboratoriais e complementares relacionando-os aos diagnósticos de enfermagem. Estudos e discussões de casos clínicos nos diversos ciclos vitais. Estudo das normas, métodos e procedimentos de coleta, transporte e processamento de amostras clínicas para o diagnostico microbiológico. Estudo teórico e prático da metodologia empregada para o diagnóstico microbiológico das infecções humanas e para a avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos.Estudar, de forma integrada, os principais agentes etiológicos da doença, e os mecanismos de defesa dos organismos. Relacionar a patologia com a microbiologia como as infecções.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

O Ambiente Laboratorial. Controle de Qualidade Interna e Externa. Validação em Análises Clínicas. Processo Estatístico de Controle. Noções de Gestão de Qualidade. Programas de Calibração Intralaboratorial. Avaliação da Qualidade, ISO e Acreditação em Laboratórios (Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. – PNCQ, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC). Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos, químicos. Infectantes, biológicos e radioativos. Interferentes. Coleta de Material Biológico. Normatizações aplicadas pela Vigilância Sanitária.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Propriedades Gerais dos Vírus. Estrutura Viral. Replicação Viral. Vírus e Câncer. Príons e Viroides. Morfologia Bacteriana. Região Nuclear ou Nucleoide.

Isolamento e identificação de bactérias envolvidas nas doenças humanas. Coleta, transporte e processamento de amostras clínicas. Bactérias autóctones e patogênicas para o ser humano. Diagnóstico microbiológico das diferentes infecções bacterianas. Provas de susceptibilidade de antimicrobianos. Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames bacteriológicos, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais. Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames bacteriológicos. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, reativos, reagentes e equipamentos.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Estrutura renal, filtração glomerular, fluxo sanguíneo renal, regulação do volume de líquido extracelular. Fisiopatologia renal. Métodos de assepsia e coleta. Estudo dos caracteres gerais como: aspectos da urina, cor, pH, viscosidade e exame quimico. Determinação microscopica do Sedimento e contagem de células. Urina de 24 hs e Clearance de creatinina. Equilíbrio ácido-básico, diuréticos. Automação em Uranálise. Litíase e Cálculo Renal. Uréia. Creatinina. Ácido Úrico. Marcadores protéicos da função renal. Avaliação Laboratorial. Diagnóstico de parasitoses intestinais: obtenção, preservação e coloração de parasitos em amostras de fezes, métodos qualitativos e quantitativos; métodos alternativos de diagnóstico de parasitos intestinais. Diagnóstico de parasitos tissulares: coleta de amostras e métodos de diagnóstico. Diagnóstico molecular e imunológico de parasitos. Redação de laudos de exames parasitológicos. Controle de qualidade em laboratórios de parasitologia.

Conceitos e objetivos da hematologia. Metodologia hematológica clássica e atual. Automação hematológica. Células tronco. Hematopoese. Morfologia normal das células sanguíneas. Imunofenotipagem. Hemoglobinas normais e hemoglobinopatias. Eritrograma. Imunohematologia: grupos sanguíneos. Hemoderivados e hemocomponentes do sangue. Triagem sorológica na hemoterapia. Fenotipagem, dos antígenos eritrocitários.

Amostras biológicas utilizadas no diagnóstico de patologias. Parâmetros sorológicos para interpretação dos testes de diagnóstico imunológico. Princípios e aplicações dos testes de diagnóstico imunológico: precipitação, imunodifusão, aglutinação, hemaglutinação e fixação de complemento, reação de imunofluorescência direta e indireta, radioimunoensaio, teste ELISA direto e indireto e Teste Western Blotting. Redação do resultado de exame sorológico

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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