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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Leitura, análise e interpretação de exames laboratoriais e complementares relacionando-os aos diagnósticos de enfermagem. Estudos e discussões de casos clínicos nos diversos ciclos vitais. Estudo das normas, métodos e procedimentos de coleta, transporte e processamento de amostras clínicas para o diagnostico microbiológico. Estudo teórico e prático da metodologia empregada para o diagnóstico microbiológico das infecções humanas e para a avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos.Estudar, de forma integrada, os principais agentes etiológicos da doença, e os mecanismos de defesa dos organismos. Relacionar a patologia com a microbiologia como as infecções.
O Ambiente Laboratorial. Controle de Qualidade Interna e Externa. Validação em Análises Clínicas. Processo Estatístico de Controle. Noções de Gestão de Qualidade. Programas de Calibração Intralaboratorial. Avaliação da Qualidade, ISO e Acreditação em Laboratórios (Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. – PNCQ, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC). Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos, químicos. Infectantes, biológicos e radioativos. Interferentes. Coleta de Material Biológico. Normatizações aplicadas pela Vigilância Sanitária.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Conceitos e objetivos da hematologia. Metodologia hematológica clássica e atual. Automação hematológica. Células tronco. Hematopoese. Morfologia normal das células sanguíneas. Imunofenotipagem. Hemoglobinas normais e hemoglobinopatias. Eritrograma. Imunohematologia: grupos sanguíneos. Hemoderivados e hemocomponentes do sangue. Triagem sorológica na hemoterapia. Fenotipagem, dos antígenos eritrocitários.
Isolamento e identificação de bactérias envolvidas nas doenças humanas. Coleta, transporte e processamento de amostras clínicas. Bactérias autóctones e patogênicas para o ser humano. Diagnóstico microbiológico das diferentes infecções bacterianas. Provas de susceptibilidade de antimicrobianos. Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames bacteriológicos, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais. Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames bacteriológicos. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, reativos, reagentes e equipamentos.
Propriedades Gerais dos Vírus. Células procarióticas. Principais grupos e taxonomia de bactérias e fungos. Crescimento e cultivo de microrganismos. Efeito dos fatores físicos e químicos sobre a atividade dos microrganismos; genética bacteriana; metabolismo microbiano. Antibióticos e mecanismos de resistência microbiana; bacteriologia.
Estrutura renal, filtração glomerular, fluxo sanguíneo renal, regulação do volume de líquido extracelular. Fisiopatologia renal. Métodos de assepsia e coleta. Estudo dos caracteres gerais como: aspectos da urina, cor, pH, viscosidade e exame quimico. Determinação microscopica do Sedimento e contagem de células. Urina de 24 hs e Clearance de creatinina. Equilíbrio ácido-básico, diuréticos. Automação em Uranálise. Litíase e Cálculo Renal. Uréia. Creatinina. Ácido Úrico. Marcadores protéicos da função renal. Avaliação Laboratorial. Diagnóstico de parasitoses intestinais: obtenção, preservação e coloração de parasitos em amostras de fezes, métodos qualitativos e quantitativos; métodos alternativos de diagnóstico de parasitos intestinais. Diagnóstico de parasitos tissulares: coleta de amostras e métodos de diagnóstico. Diagnóstico molecular e imunológico de parasitos. Redação de laudos de exames parasitológicos. Controle de qualidade em laboratórios de parasitologia.
Amostras biológicas utilizadas no diagnóstico de patologias. Parâmetros sorológicos para interpretação dos testes de diagnóstico imunológico. Princípios e aplicações dos testes de diagnóstico imunológico: precipitação, imunodifusão, aglutinação, hemaglutinação e fixação de complemento, reação de imunofluorescência direta e indireta, radioimunoensaio, teste ELISA direto e indireto e Teste Western Blotting. Redação do resultado de exame sorológico
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Especializar sobre as técnicas para realizar corretamente o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio dos materiais biológicos recolhidos, como na forma de trabalhar com eles e também no diagnóstico.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Destinado a profissionais graduados da área da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e áreas afins, bem como a interessados nesta área.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Leitura, análise e interpretação de exames laboratoriais e complementares relacionando-os aos diagnósticos de enfermagem. Estudos e discussões de casos clínicos nos diversos ciclos vitais. Estudo das normas, métodos e procedimentos de coleta, transporte e processamento de amostras clínicas para o diagnostico microbiológico. Estudo teórico e prático da metodologia empregada para o diagnóstico microbiológico das infecções humanas e para a avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos.Estudar, de forma integrada, os principais agentes etiológicos da doença, e os mecanismos de defesa dos organismos. Relacionar a patologia com a microbiologia como as infecções.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
O Ambiente Laboratorial. Controle de Qualidade Interna e Externa. Validação em Análises Clínicas. Processo Estatístico de Controle. Noções de Gestão de Qualidade. Programas de Calibração Intralaboratorial. Avaliação da Qualidade, ISO e Acreditação em Laboratórios (Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. – PNCQ, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC). Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos, químicos. Infectantes, biológicos e radioativos. Interferentes. Coleta de Material Biológico. Normatizações aplicadas pela Vigilância Sanitária.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Propriedades Gerais dos Vírus. Estrutura Viral. Replicação Viral. Vírus e Câncer. Príons e Viroides. Morfologia Bacteriana. Região Nuclear ou Nucleoide.
Isolamento e identificação de bactérias envolvidas nas doenças humanas. Coleta, transporte e processamento de amostras clínicas. Bactérias autóctones e patogênicas para o ser humano. Diagnóstico microbiológico das diferentes infecções bacterianas. Provas de susceptibilidade de antimicrobianos. Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames bacteriológicos, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais. Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames bacteriológicos. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, reativos, reagentes e equipamentos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Estrutura renal, filtração glomerular, fluxo sanguíneo renal, regulação do volume de líquido extracelular. Fisiopatologia renal. Métodos de assepsia e coleta. Estudo dos caracteres gerais como: aspectos da urina, cor, pH, viscosidade e exame quimico. Determinação microscopica do Sedimento e contagem de células. Urina de 24 hs e Clearance de creatinina. Equilíbrio ácido-básico, diuréticos. Automação em Uranálise. Litíase e Cálculo Renal. Uréia. Creatinina. Ácido Úrico. Marcadores protéicos da função renal. Avaliação Laboratorial. Diagnóstico de parasitoses intestinais: obtenção, preservação e coloração de parasitos em amostras de fezes, métodos qualitativos e quantitativos; métodos alternativos de diagnóstico de parasitos intestinais. Diagnóstico de parasitos tissulares: coleta de amostras e métodos de diagnóstico. Diagnóstico molecular e imunológico de parasitos. Redação de laudos de exames parasitológicos. Controle de qualidade em laboratórios de parasitologia.
Conceitos e objetivos da hematologia. Metodologia hematológica clássica e atual. Automação hematológica. Células tronco. Hematopoese. Morfologia normal das células sanguíneas. Imunofenotipagem. Hemoglobinas normais e hemoglobinopatias. Eritrograma. Imunohematologia: grupos sanguíneos. Hemoderivados e hemocomponentes do sangue. Triagem sorológica na hemoterapia. Fenotipagem, dos antígenos eritrocitários.
Amostras biológicas utilizadas no diagnóstico de patologias. Parâmetros sorológicos para interpretação dos testes de diagnóstico imunológico. Princípios e aplicações dos testes de diagnóstico imunológico: precipitação, imunodifusão, aglutinação, hemaglutinação e fixação de complemento, reação de imunofluorescência direta e indireta, radioimunoensaio, teste ELISA direto e indireto e Teste Western Blotting. Redação do resultado de exame sorológico.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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