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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Conceito e definição de educação para o trânsito; O Trânsito e seus conflitos; A realidade brasileira e a violência no trânsito; A educação para o trânsito e suas concepções; O profissional de segurança pública e o trânsito; O profissional de segurança pública como agente de transformação. A importância da educação para o trânsito. Processos educativos em trânsito e sua relação direta com a segurança: do ciclista, da criança, do motociclista, do pedestre e, consequentemente, do motorista. Recursos humanos e didáticos.
Ética e diálogo no transito, consenso e responsabilidade na sociedade democrática e no Estado de direito. Direitos humanos e direitos da cidadania; Cidadania e trânsito; Deontologia e princípios éticos do profissional das atividades de segurança, agentes públicos e carreiras jurídicas. O que é trânsito; Normas que regulam a poluição causada pelos veículos; Qualidade do ar; Impactos ambientais da ampliação e manutenção viárias; Conservação dos recursos naturais.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Estudo das causas do acidente de trânsito e o do comportamento dos usuários. Prevenção de acidentes. Uso de equipamentos de segurança. Impactos dos acidentes e suas consequências nas vítimas e familiares; Sequelas: o transtorno do estresse pós-traumático; Educação para o trânsito; Instrumentos de incentivo à educação no trânsito.
Leis e normas; Princípios constitucionais aplicados à legislação de trânsito; Noções de Legística; Direito Administrativo – conceito, princípios, fontes, relação com o trânsito; Administração Pública – conceito, organização e poderes; Atos Administrativos – conceitos, requisitos e atributos; Direito Penal – conceitos, crimes de trânsito, juizados especiais; Noções de Processo Penal; Noções de Processo civil e a comparação com o processo administrativo de trânsito; Modelos de recursos e análises de julgamentos.
Instrumentos de Paz Social e tratamento de conflitos. Mecanismos alternativos e colaborativos de resolução de conflitos de trânsito: Mediação, Conciliação, Arbitragem e Justiça Restaurativa.
Identificação das causas de acidentes de trânsito; A importância da perícia na investigação de acidentes de trânsito. Planejamento para a coleta de informações. Visão genérica sobre as provas. Fases da perícia. Técnicas de levantamento de dados em locais de acidentes de trânsito. Identificação de vestígios. Levantamento de local. Técnicas de Fotografia e utilização da Fotogrametria; Orientação de Programas de Prevenção de acidentes de trânsito.
Introdução (conceitos e definições) Sobre A Legislação De Trânsito; Sistema Nacional De Trânsito ; Normas De Circulação E Conduta; Infrações De Passagem E Ultrapassagem; Equipamentos De Uso Obrigatório; Trânsito E Transportes De Animais; Transporte De Passageiros; Veículos(Definição, Classificação, Registro E Licenciamento); Infrações Referente Ao Veículo; Condução De Produtos Perigosos; Deficiência Auditiva; Formação Do Condutor; Categorias De Habilitação; Mudança De Categoria; Adição De Categoria; Renovação E Reciclagem; Exigências Para Categorias De Habilitação Em Relação Ao Veículo Conduzido – Cursos Especiais; Documentos De Porte Obrigatório; Infrações De Trânsito; Penalidades; Medidas Administrativas; Realização De Teste De Dosagem; Realização De Exames; Processos Administrativos; Crimes De Trânsito; Acidentes De Trânsito; Seguro Dpvat; Legislação De Trânsito Sobre O Meio Ambiente.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem do Ensino da Informática; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Formar o profissional da área para conhecer as bases jurídicas que dão sustentação ao desenvolvimento da atividade, proporcionando os fundamentos e as garantias legais, aprofundando os conhecimentos sobre a Psicologia do Trânsito, atuando na pesquisa e construção de novas competências e habilidades.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Psicólogos que queiram aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia do Trânsito que atuam ou pretendem atuar na avaliação psicológica para motoristas e outras áreas de atuação da Psicologia do Trânsito, com a obtenção da titulação necessária ao exercício da atividade junto ao DETRAN.
Conceito e definição de educação para o transito; O Trânsito e seus conflitos; A realidade brasileira e a violência no trânsito; A educação para o trânsito e suas concepções; O profissional de segurança pública e o trânsito; O profissional de segurança pública como agente de transformação. A importância da educação para o trânsito. Processos educativos em trânsito e sua relação direta com a segurança: do ciclista, da criança, do motociclista, do pedestre e, consequentemente, do motorista. Recursos humanos e didáticos.
Conceituação de ética e de cidadania em seus diferentes aspectos. Implicações culturais associadas à cidadania e ética. Diferenciação entre ética e moral. Exigências individuais e sociais da cidadania. Panorama nacional e regional da realidade sobre a questão dos direitos humanos. Análise dos principais problemas relacionados à ética, cidadania e direitos humanos no campo social, político, econômico e cultural. O respeito à diferença, à questão de raça e etnia. Ética, direitos humanos e violência. Ética, política e cidadania. Dilemas do mundo político contemporâneo. Ética e sociedade globalizada. Ética e cidadania na sociedade tecnológica. Ética, cidadania e trabalho: problemas atuais da profissão (aspectos éticos, de mercado e futuro da profissão). Código de ética do profissional da área.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Psicologia social: fundamentos, objeto de estudo, abordagens teóricas, métodos de pesquisa, processos de influência social. Identidade social e autoconceito: construção da identidade, preconceitos, estereótipos e discriminação, autoestima, interações sociais, processos de identificação com grupos sociais. Relações Intergrupais e Comportamento Altruísta, preconceito implícito, comportamento pró-social e o comportamento altruístico. Agressão e violência: conceitos, causas, fatores de influência e consequências, o papel da empatia na interação social. Processos sociais e tomada de decisões, Psicologia Social na publicidade e no marketing, Psicologia Social no contexto organizacional, Psicologia Social na promoção da mudança social.
A disciplina apresenta o conceito de avaliação psicológica, seus principais métodos e procedimentos, e discute a natureza e a utilização dos diferentes instrumentos de avaliação e seus princípios éticos.
Fiscalização no trânsito: fundamentos, conceitos e competências. Ferramentas e equipamentos utilizados na fiscalização no trânsito. Procedimentos de fiscalização: abordagem, entrevista, fiscalização de velocidade, alcoolemia e drogas. Veículos e cargas. Policiamento de trânsito: técnicas ostensivas e preventivas. Gerenciamento de crises, acidentes de trânsito. Educação e conscientização no transito. Legislação de trânsito: direitos e deveres, recursos e defesa administrativa no trânsito. Código de ética.
Legislação de trânsito: conceitos e funções. Regulamentação e fiscalização de trânsito: órgãos responsáveis e atribuições, estrutura e hierarquia das normas de trânsito. Sinalização e regras de trânsito. Código de Trânsito Brasileiro: penalidades e infrações. Direção defensiva. Estratégias de prevenção de acidentes. Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Responsabilidades de condutores, pedestres e demais usuários.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Ética. Responsabilidade. Gestão. Trânsito. Direção. Defesa. Educação. Planejamento. Fiscalização. Engenharia. Políticas públicas. Sistema. Legislação. Placas. Regulamento. Condutores. Pedestres. Sociedade.
Estudo das causas do acidente de trânsito e o do comportamento dos usuários. Prevenção de acidentes. Uso de equipamentos de segurança. Impactos dos acidentes e suas consequências nas vítimas e familiares; Sequelas: o transtorno do estresse pós-traumático; Educação para o trânsito; Instrumentos de incentivo à educação no trânsito.
O processo de Avaliação Psicológica: conceitos, objetivos e aspectos éticos. Contextos tradicionais e emergentes de uso da Avaliação psicológica (clínica, escola e organizações, jurídica, esporte, trânsito, entre outros). Planejamento da Avaliação Psicológica: seleção de testes e técnicas de avaliação psicológica, integração dos dados e entrevista devolutiva. Tipos e contextos de Entrevista Psicológica. Documentos decorrentes da avaliação psicológica. O processo psicodiagnóstico nas diferentes faixas etárias: criança, adolescente e adulto.
Leis e normas; Princípios constitucionais aplicados à legislação de trânsito; Noções de Legística; Direito Administrativo – conceito, princípios, fontes, relação com o trânsito; Administração Pública – conceito, organização e poderes; Atos Administrativos – conceitos, requisitos e atributos; Direito Penal – conceitos, crimes de trânsito, juizados especiais; Noções de Processo Penal; Noções de Processo civil e a comparação com o processo administrativo de trânsito; Modelos de recursos e análises de julgamentos.
A Cidade e o Cidadão. A Cidade e o Transporte. A Cidade e o Trânsito. A Cidadania no Transporte e Trânsito. História e desenvolvimento dos sistemas de transporte e trânsito; elementos intervenientes do sistema e suas atribuições; Enfoques sociológicos e políticos do transporte e trânsito urbano; análise de políticas públicas de transporte e trânsito. O comportamento dos usuários do sistema de transporte e trânsito.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Formas e Cores. Dimensões Mínimas. Conjunto de Sinais de Regulamentação. Informações Complementares. Padrão de Traçado. Cores. Marcas Longitudinais. Marcas de Canalização. Marcas de Delimitação e Controle de Estacionamento e/ou Parada. Linha contínua. Cores das Indicações Luminosas.
Proporcionar embasamento teórico e prático, revisão conceitual, aplicação, correção, interpretação, construção de pareceres e discussão na elaboração de documentos e instrumentos de trabalho pertinentes à Psicologia para o exercício profissional do Psicólogo. Levar o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais para a atuação do psicólogo no campo da aplicação, correção e interpretação de elaboração de documentos. Competência técnica e teórica para a elaboração dos informes psicológicos decorrentes das exigências.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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