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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A educação nutricional fortalece a cidadania alimentar e a autonomia do indivíduo para que ele se torne capaz de cuidar de si. Ela surge, da saúde, para promover um processo de aprendizagem sobre alimentação e nutrição. É uma troca, não um adestramento. Não é a simples passagem de informação, mas, sim, uma construção coletiva do saber, que é baseada no diálogo. Na educação nutricional, o papel do educador é tão importante quanto o do educando. O educador aprende ao ensinar e o educando ensina ao aprender. A Unidade de Alimentação e Nutrição está longe de ser entendida somente como local apropriado para que se tenha a manipulação adequada de alimentos.
O levantamento de custos em unidades de alimentação e nutrição tem sido negligenciado por muitos empresários, mesmo sendo uma das mais importantes informações para o cálculo da lucratividade. Assim, o presente estudo foi norteado pela questão: qual a estrutura de custos para formação do preço de mercado de uma refeição em uma unidade de alimentação e nutrição. foi necessário buscar alguns objetivos, entre eles, o levantamento de todos os itens que geraram custos para a produção e distribuição do cardápio do buffet de um dia de uma unidade de alimentação e nutrição.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Caracterizar a gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições, visando a discutir as implicações para o oferecimento de segurança alimentar. Faz-se necessário qualificar a gestão de pessoas no segmento de alimentação, de modo a favorecer as condições de segurança alimentar para a população consumidora. Administração de recursos humanos; controle de qualidade; higiene dos alimentos; qualificação profissional; restaurantes; segurança alimentar.
Os profissionais de nutrição que atuam em unidades de alimentação e nutrição podem trabalhar em empresas com duas modalidades de serviços: Autogestão (serviço próprio): a empresa assume toda a responsabilidade pelo processo de produção de refeições para seus colaboradores, desde contratação de pessoal, aquisição de matéria-prima até distribuição das refeições aos usuários. Terceirização (serviços de terceiros): o fornecimento das refeições é formalizado por intermédio de contrato firmado entre a empresa prestadora de serviços e a comprado.
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é uma das diretrizes Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que tem como propósito: Melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. a necessidade de fortalecer as ações de VAN, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde trabalha o conceito de VAN ampliada, que incorpora diferentes estratégias de vigilância epidemiológica.
Microbiologia de alimentos são os microrganismos que habitam, crescem e contaminam os alimentos. Os de maior importância neste estudo são os que causam a deterioração dos alimentos. Contudo, microrganismos benéficos tais como os probióticos estão a tornar-se importantes na ciência dos alimentos.
Uma unidade de alimentação e nutrição (uan) é aqui considerada um local que desempenha atividades relativas à produção de refeições cujo objetivo é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, que presente bom nível de sanidade e que seja adequada ao comensal. A base do processo de trabalho em uma uan é o cardápio, que vai guiar todas as etapas do fluxo produtivo e, no momento da sua elaboração, devem ser considerados alguns aspectos fundamentais, entre outros: necessidades nutricionais e hábitos alimentares da clientela; disponibilidade de gêneros alimentícios no mercado; recursos humanos, disponibilidade das áreas e equipamentos da uan; estimativa do número de refeições e estimativa de custo.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Aprofundar conhecimentos de Nutricionistas e Gastrônomos na área da administração e gerenciamento das UAN’S, proporcionando ao profissional uma visão crítica sobre a atual situação de trabalho nesta área.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Profissionais Nutricionistas, engenharia de alimentos, economia, administradores, hotelaria, turismo e áreas afins para que atuem em unidades de alimentação como restaurantes, hotéis, clínicas, hospitais, dentre outros.
A educação nutricional fortalece a cidadania alimentar e a autonomia do indivíduo para que ele se torne capaz de cuidar de si. Ela surge, da saúde, para promover um processo de aprendizagem sobre alimentação e nutrição. É uma troca, não uma adestramento. Não é a simples passagem de informação, mas, sim, uma construção coletiva do saber, que é baseada no diálogo. Na educação nutricional, o papel do educador é tão importante quanto o do educando. O educador aprende ao ensinar e o educando ensina ao aprender. A Unidade de Alimentação e Nutrição está longe de ser entendida somente como local apropriado para que se tenha a manipulação adequada de alimentos.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
O levantamento de custos em unidades de alimentação e nutrição tem sido negligenciado por muitos empresários, mesmo sendo uma das mais importantes informações para o cálculo da lucratividade. Assim, o presente estudo foi norteado pela questão: qual a estrutura de custos para formação do preço de mercado de uma refeição em uma unidade de alimentação e nutrição. foi necessário buscar alguns objetivos, entre eles, o levantamento de todos os itens que geraram custos para a produção e distribuição do cardápio do buffet de um dia de uma unidade de alimentação e nutrição.
Caracterizar a gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições, visando a discutir as implicações para o oferecimento de segurança alimentar. Faz-se necessário qualificar a gestão de pessoas no segmento de alimentação, de modo a favorecer as condições de segurança alimentar para a população consumidora. Administração de recursos humanos; controle de qualidade; higiene dos alimentos; qualificação profissional; restaurantes; segurança alimentar.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Os profissionais de nutrição que atuam em unidades de alimentação e nutrição podem trabalhar em empresas com duas modalidades de serviços: Autogestão (serviço próprio): a empresa assume toda a responsabilidade pelo processo de produção de refeições para seus colaboradores, desde contratação de pessoal, aquisição de matéria-prima até distribuição das refeições aos usuários. Terceirização (serviços de terceiros): o fornecimento das refeições é formalizado por intermédio de contrato firmado entre a empresa prestadora de serviços e a comprado.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é uma das diretrizes Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que tem como propósito: Melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. a necessidade de fortalecer as ações de VAN, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde trabalha o conceito de VAN ampliada, que incorpora diferentes estratégias de vigilância epidemiológica.
Microbiologia de alimentos são os microrganismos que habitam, crescem e contaminam os alimentos. Os de maior importância neste estudo são os que causam a deterioração dos alimentos. Contudo, microrganismos benéficos tais como os probióticos estão a tornar-se importantes na ciência dos alimentos.
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é aqui considerada um local que desempenha atividades relativas à produção de refeições cujo objetivo é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, que presente bom nível de sanidade e que seja adequada ao comensal. A base do processo de trabalho em uma UAN é o cardápio, que vai guiar todas as etapas do fluxo produtivo e, no momento da sua elaboração, devem ser considerados alguns aspectos fundamentais, entre outros: necessidades nutricionais e hábitos alimentares da clientela; disponibilidade de gêneros alimentícios no mercado; recursos humanos, disponibilidade das áreas e equipamentos da UAN; estimativa do número de refeições e estimativa de custo.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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