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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Introdução e Conceitos. Fatores Ecológicos e a Distribuição e Abundância das Espécies. Interações entre Espécies. Condições e recursos. Transferências de Matérias nos Ecossistemas. Sucessão Ecológica. Biotecnologia e a multidisciplinaridade. Tipos celulares (bactérias, fungos, parasitas, algas, células vegetais e animais). Ameaça a biodiversidade.
Introdução ao estudo da biodiversidade e o estado atual do conhecimento; ecossistemas Deserto; monitoramento da biodiversidade biológica no estabelecimento de prioridades em conservação; economia e preservação da biodiversidade: o caso da pesca e suas interações biológica e socioeconômica e os instrumentos de conservação das comunidades; a terra como um organismo vivo.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Introdução à morfologia. Seres vivos; Nomenclatura Binomial; Zoologia; Botânica.
Classificação Zoológica. Sistemática e Taxonomia. Sistemática Filogenética. Reino Protista. Sistemática. Características Gerais. Outros Filos Menos Diversos.
Tipos de Células. Métodos para Estudo das Células. Microscopia Óptica. Células Procarióticas. Composição Química das Células. Plasmodesmata. Desmossomos. Estrutura Celular. Tipos de Vesículas.
Introdução a Biologia Molecular: estrutura, organização e função do DNA, RNA e proteínas. Transcrição, replicação, tradução, controle de expressão gênica. Técnicas em biologia molecular: extração de DNA e RNA, eletroforese. Clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Hibridização de ácidos nucléicos. Reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas aplicações. Marcadores moleculares: RFLP –Polimorfismo de comprimento de fragmentos de restrição. Biologia molecular aplicada ao diagnóstico clínico laboratorial. Diagnóstico molecular de doenças infecto-parasitárias. Testes de paternidade e identificação humana. Sequenciamento de DNA.
O conceito de meio ambiente e a crise sócio-ambiental mundial; As sociedades humanas e os processos da dinâmica ambiental; Ampliar os conceitos de paisagem, lugar e território, explicitando os vínculos socioculturais com os ambientes; O conceito de sustentabilidade e a dimensão cultural, do imaginário coletivo e da subjetividade quanto na social, nas formas de produção da subsistência humana, nos diferentes modelos socioeconômicos.
Concepções de Ciência; Diálogo entre a História e a Filosofia da Ciência e o Ensino de Biologia; Epistemologias de Karl Popper, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend; Episódios de Controvérsia Científica Presentes na Física, Química, Matemática e Biologia; Imagens de Ciência Presentes em Textos Didáticos no Ensino de Biologia.
O conceito de meio ambiente e a crise socioambiental mundial; As sociedades humanas e os processos da dinâmica ambiental; Ampliar os conceitos de paisagem, lugar e território, explicitando os vínculos socioculturais com os ambientes; O conceito de sustentabilidade e a dimensão cultural, do imaginário coletivo e da subjetividade quanto na social, nas formas de produção da subsistência humana, nos diferentes modelos socioeconômicos.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Preparar profissionais para o campo da ecologia e da sustentabilidade compreendendo o amplo espectro de especialidades dentro da área da Ecologia e da Biodiversidade e apresentem uma visão ampla do campo além das suas especialidades de pesquisa e sempre alinhadas com as atuais fronteiras do conhecimento em ecologia e sustentabilidade, trabalhando de maneira independente e interdisciplinar, quando necessário.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Profissionais formados em Ciências Biológicas e também profissionais que queiram se especializar nas questões ambientais.
Introdução e Conceitos. Fatores Ecológicos e a Distribuição e Abundância das Espécies. Interações entre Espécies. Condições e recursos. Transferências de Matérias nos Ecossistemas. Sucessão Ecológica. Biotecnologia e a multidisciplinaridade. Tipos celulares (bactérias, fungos, parasitas, algas, células vegetais e animais). Ameaça a biodiversidade.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Introdução ao estudo da biodiversidade e o estado atual do conhecimento; ecossistemas Deserto; monitoramento da biodiversidade biológica no estabelecimento de prioridades em conservação; economia e preservação da biodiversidade: o caso da pesca e suas interações biológica e socioeconômica e os instrumentos de conservação das comunidades; a terra como um organismo vivo.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Introdução à morfologia. Seres vivos. Nomenclatura Binomial.Zoologia. Botânica.
Metodologia e instrumentação para o estudo da célula como unidade funcional essencial à vida e constituinte estrutural dos diversos tecidos, apresentando a sua organização molecular, ultra-estrutural e fisiológica, integrando conhecimentos de bioquímica, biologia molecular e genética na compreensão dos mecanismos celulares na homeostasia, alterações metabólicas e patologias.
Concepções de Ciência; Diálogo entre a História e a Filosofia da Ciência e o Ensino de Biologia; Epistemologias de Karl Popper, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend; Episódios de Controvérsia Científica Presentes na Física, Química, Matemática e Biologia; Imagens de Ciência Presentes em Textos Didáticos no Ensino de Biologia.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
O conceito de meio ambiente e a crise socioambiental mundial; As sociedades humanas e os processos da dinâmica ambiental; Ampliar os conceitos de paisagem, lugar e território, explicitando os vínculos socioculturais com os ambientes; O conceito de sustentabilidade e a dimensão cultural, do imaginário coletivo e da subjetividade nas formas de produção da subsistência humana e nos diferentes modelos socioeconômicos.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Classificação Zoológica. Sistemática e Taxonomia. Sistemática Filogenética. Reino Protista. Sistemática. Características Gerais. Outros Filos Menos Diversos.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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