Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO DO SISTEMA PRISIONAL

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Descrição

O curso de Pós-Graduação em Gestão do Sistema Prisional potencializa o aluno enquanto indivíduo a ser um agente transformador da realidade, ou seja, alguém que pode transformar com o conhecimento, a partir da qualidade dos ensinamentos prestados. Para que isso aconteça, instrumentaliza-se o indivíduo a lidar com o outro e entendê-lo enquanto sujeito de direitos, compreendendo os problemas relacionados com a violência e a segurança pública, como uma necessidade de conscientização e (re)avaliação dos problemas atuais.

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a análise crítica e compreensão dos modos de formulação de políticas públicas relacionadas à segurança pública tangente ao sistema prisional e suas especificidades. Específicos: • Analisar a legislação prisional especial; • Conhecer e posicionar-se sobre as políticas e legislação para educação no sistema prisional; • Estudar sobre as políticas e projetos para o sistema prisional.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso pode ser realizado por profissionais ligados as mais diversas áreas do saber que atuem ou tenham a pretensão de atuar na Gestão dos Serviços Penitenciários, e por todos aqueles que executem funções relacionadas aos presídios e/ou segurança pública, advogados criminalistas, policiais civis, policiais militares, agentes penitenciários e demais interessados.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Introdução; Sistema prisional; Origem e evolução do sistema prisional; Função do Sistema Prisional; Tendências contemporâneas do sistema brasileiro; Sistema Prisional Público; Sistema Prisional Privado; Estabelecimentos do Sistema Prisional Brasileiro; Tipos de prisão; Noções básicas de direito penitenciário; Conceitos mínimos; Relação com o Estado; Configuração da sentença; Remissão da pena; Prescrição da sanção; Progressividade e regressividade; Os apenados diferentes – minorias.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Diretrizes Para A Atuação Do Psicólogo No Sistema Penitenciário. Exame criminológico, criminologia e sua interface com a sociedade.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Aspectos socioculturais da prisão: a cultura carcerária. A arquitetura prisional e o controle da ordem interna. A política interna: relacionamento entre os detentos e a administração. O egresso e a sociedade. O egresso e o mercado de trabalho. A reabilitação do condenado.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Psicologia aplicada à conduta antissocial. Personalidade e conduta violenta Viabilização das demandas sociais emergentes e do acelerado processo integrativo das sociedades modernas. Revisitando os Estados Brasileiros; Rebeliões e Gerenciamento de Crises; Questões de Semântica; Relação com o Estado.

Modalidades de educação, currículo, inclusão e ressocialização; Modalidades de Educação; Currículo; Inclusão e ressocialização; Educação como direito humano; Intervenção psicopedagógica; Educação profissionalizante; A formação de professores; Método APAC; Educação a distância para apenados.

Princípio da Legalidade . Princípio da Proporcionalidade . Princípio da Intervenção Mínima (ou Suma Ratio Legis). Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Redemocratização, violência e seletividade polícia. Operadores técnicos para a reeducação prisional e a criação do “delinquente.” O fracasso da prisão e sua função de gerenciamento das ilegalidades . Arranjo atual dos mecanismos punitivos na sociedade moderna. Um reformatório como caso singular e o arquipélago carcerário.

Contexto histórico no brasil das prisões; as políticas públicas e as DNS; a evolução histórica da criminologia; conceito; classificação e objeto da criminologia; classificação; a criminologia e as ciências afins; criminalidade e psicanálise; relação do direito penal com a criminologia; sociedade criminógena e a conduta delitiva; expressão sociológica da criminologia; comportamento de desvio (anomia); teorias de durkeim e merton em relação ao comportamento de desvio (anomia); fatores sociais de criminalidade; visão do ponto de vista sociológico sobre as questões penitenciárias.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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