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Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web. Estudar e aprender em um curso a distância. Educação digital e a pandemia de COVID-19.
Gestão de compras e estoques; Conceito de estoques; Tipos de estoques; Custos de estoque; Terminologia empregada no sistema;Tipos de demanda; Sistema de compras;Sinal de demanda; Organização de compras;Características de um bom negociador; Cuidados e estratégias básicas para o êxito de uma negociação;Modalidades de compras;Condições de compra;Condições de pagamento e descontos; Gráfico dente de serra; Tempo de reposição ou de ressuprimento (TR);Ponto de pedido (PP) ou reposição (PR) ou encomenda (PE); Classificação ABC;Análise dos estoques; Tipos de inventário; Acurácia dos controles;Nível de serviço ou nível de atendimento; Giro de estoques; Sistema just in time; Logística;Mrp materials requirement planning ou planejamento das Necessidades de materiais; Postponement ;PEPS/UEPS.Operacionalização; Conceito de método; Operação e resultado;
Contatos com os fornecedores; Avaliações de preços; Conhecimento de mercado; Controladoria ; Compras;
Gestão de compras; Conceitos de gestão; Custo do pedido; Custo de manutenção; Custo de armazenagem; Departamento de compras; Ética em compras; Compras programadas; Desenvolvimento de fornecedores; Políticas de compras; Compras sustentáveis; Sistema integrado de compras ;
ERP; Módulo de compras;Processo de suprimentos;Tipos de relacionamentos em cadeias de suprimentos; Comportamento da cadeia de suprimentos;Política da cadeia de suprimentos; Dinâmica da cadeia de suprimentos; Melhoria da cadeia de suprimentos .Introdução à Administração de Materiais; Funções da Administração de Materiais; Interfaces Organizacionais; Classificação dos Materiais;Normalização dos Materiais;Padronização dos Materiais;Codificação dos Materiais; Aquisição de Materiais; Orçamentos de Compras; Ações de Suprimentos; Organização do Setor de Compras; Avaliação de Fornecedores; Compras Internacionais; FOB (Free on Board – Livre a Bordo); CFR (Cost and Freight – Custo e Frete); Compras Públicas;Ética em Compras; Gestão de Estoques; Políticas de Controle de Estoque;Inventário Físico;Almoxarifadose a Armazenagem de Materiais; Armazenamento de Materiais; Critérios de Endereçamento dos Materiais;Escolha dos Equipamentos de A Eficiência em Administração de Materiais; Sistemas de Informação para Armazenagem.Contratos em geral;Elementos dos contratos;Princípios fundamentais;Princípio da autonomia da vontade; Princípio da obrigatoriedade dos contratos (ou princípio da força obrigatória dos contratos); Princípio da relatividade dos contratos; Novos princípios contratuais; Teoria geral dos contratos empresariais; Contratos empresariais e contratos cíveis em geral; Elementos constitutivos dos contratos empresariais; Vetores de funcionamento dos contratos empresariais; Interpretação dos contratos empresariais; Contratos em espécie; Compra e venda mercantil; Compra e venda sob amostra; Agência ou representação comercial; Contrato de distribuição; Concessão comercial; Comissão mercantil (ou empresarial); Contrato de franquia; Contratos financeiros; Arrendamento mercantil (leasing); Faturização (factoring). Ferramentas da qualidade – O PDCA; O “P”; O “D”; O “C”; O “A”; Os oito princípios da qualidade; Foco no cliente; A instituição ISO e a história; Série ISO 9000; A ISO 9001: visão geral da organização ISO; Vocabulário segundo a ISO 9000; Estudo dos requisitos da ISO 9001;Sistemas de gestão da qualidade – requisitos; Estudo dos requisitos implementáveis da ISO 9001; A necessidade de controlar documentos; A necessidade de controlar registros; Política da qualidade; Planejamento; Objetivos da qualidade; Responsabilidade, autoridade e comunicação; Análise crítica pela direção; Entradas para análise crítica;
Provisão de recursos; Provisão de recursos humanos; Registro de treinamento; Programação anual de treinamentos; Registro para avaliação de habilidades; Registro de matriz de infraestrutura; Realização do produto; Processo de aquisição; Produção e prestação de serviços; Propriedade do cliente; Medição, análise e melhoria; Análise de dados e melhoria contínua. Evolução da logística integral; A logística e a vantagem competitiva; Logística integral e supply chain management; O conceito de logística; O conceito de logística integral; O fluxo logístico; A análise do fluxo físico x fluxo de caixa; O conceito de Supply chain management; A dimensão do serviço ao cliente; Definições típicas de serviço ao cliente; Contabilidade de custos no custo logístico; Teoria do ganho ou contabilidade do ganho; As grandes técnicas e/ou ferramentas e/ou filosofias ; ECR – Efficient consumer response; Bullwhip effect - o efeito especulativo em Supply chain; Logística do processo de produção; Planejamento de produção (planejamento do pedido de produção); Planning bill of material Rough cut capacity Melhoria Contínua e Gerenciamento de Processos; Etapas do GP e resultados esperados; Orientação dos processos com base no cliente; Definição de processo e suas subdivisões; Visão Processual da Organização; Hierarquia do Processo; Representação da estrutura hierárquica dos processos; Características de diferenciação de bens e serviços; Definição dos objetivos e produtos finais do processo; Entradas e saídas do Processo; Clientes & fornecedores – Identificação; Representação e análise do fluxo do processo; Impacto dos Recursos nos Processos; Avaliação dos Custos; Métodos tradicionais de avaliação dos custos; ABC - Activity-Based Costing; Estruturação dos recursos utilizados nos processos; Visão matricial da empresa com base nos processos; Medidas de Desempenho; Agregação de Valor em Processos; Definição do Processo Crítico; Matriz GUT. Riscos versus higiene do trabalho: conceitos, classificação e reconhecimento; Riscos físicos: conceito, tipos, limites de tolerância, medidas de controle; Ruídos; Vibrações; Radiações; Consequências de temperaturas extremas – quente e frio; Pressões anormais; Umidade; Redução da jornada de trabalho e qualidade dos empregos; Higiene do trabalho; Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas; Insalubridade e periculosidade; Combustíveis e inflamáveis; Sólidos comuns (combustíveis sólidos); Destilação; Inflamação; Incandescência; Líquidos inflamáveis (combustíveis líquidos); Gases inflamáveis (combustíveis gasosos); Limite de explosividade; Materiais químicos de grande risco; Agentes oxidantes; Ácidos e outros corrosivos; Substâncias radioativas; Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas; Higiene ocupacional; Saúde do trabalhador, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Orientação para elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre os temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, e em conformidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT atualizadas.
Capacitar profissionais para atuar estrategicamente nas áreas de suprimentos e logística das organizações.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Profissionais que trabalham na área da logística de suprimentos (compras, distribuição ou áreas afins), comprometidos com o aumento da produtividade, lucratividade e competitividade de suas empresas.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Gestão de Compras, Conceitos de estoques, classificação de suprimentos e estoques, custos, tipos de gestão, sistema Just in time, níveis de estoques (estoque mínimo, máximo, médio, lote econômico), giro de estoque, acurácia, curva ABC, Tipos de Demanda, Características de um bom negociador, Caso Toyota; Logística; MRP MATERIALS REQUIREMENT PLANNING, POSTPONEMENT e PEPS/UEPs.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Suprimento. Histórico dos sistemas logísticos. Visão Geral da Logística. Fluxos. Logística integrada. Cadeia de suprimentos. Logística e valor. Parcerias e integração de processos. Logística nas cadeias de suprimentos. Relacionamento.
A gestão dos materiais que entram e saem do estoque tem um papel fundamental na indústria por promover a eficiência operacional, tanto que é considerada a espinha dorsal do processo produtivo. Ter um estoque controlado é saber que há a quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender sua demanda do mercado, sem ter prejuízos com perdas. O que parece óbvio nem sempre é para muitos gestores que ainda não sabem como realizar o controle de estoque corretamente.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Teoria Geral dos Contratos Empresariais. Contratos em Geral. Contratos Empresariais. Contratos Empresariais em Espécie. O Direito e os Negócios. Análise Prática e Aplicação de Conceitos em Situações Concretas estudo com base em minutas de documentos.
Modelos de Regressão e Correlação Simples e Múltipla. Análise Fatorial e Análise Discriminante. Modelagem e Análise de Experimentos em Engenharia de Produção. Simulações Estatísticas e Computacionais. Programação Linear. Programação Não-Linear. Método Simplex Análise da Sensibilidade. Probabilidades. Estimação. Testes de Hipótese. Teoria da Amostragem. Análise de Variância. Programação Dinâmica. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Riscos versus higiene do trabalho: conceitos, classificação e reconhecimento ; Riscos físicos: conceito, tipos, limites de tolerância, medidas de controle; Ruídos; Vibrações; Radiações; Consequências De Temperaturas Extremas Quente e Frio; Pressões Anormais; Umidade; Redução da jornada de trabalho e qualidade dos empregos: Entre o discurso, a teoria e a realidade; Divergências e contradições acerca da redução da jornada de trabalho; Características da jornada de trabalho no Brasil; Conclusões; Higiene do Trabalho; A ventilação, sua importância da ventilação para o ser humano e, os equipamentos de controle; Conceito e aplicação da ventilação; A importância da mecânica dos fluidos; Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas: insalubridade e Periculosidade; Combustíveis e Inflamáveis; Sólidos Comuns (Combustíveis Sólidos); Destilação; Inflamação; Incandescência; Líquidos Inflamáveis (Combustíveis Líquidos); Rapidez de Inflamabilidade; Ponto de Fulgor; Gases Inflamáveis (Combustíveis Gasosos); Limite de Explosividade; Materiais Químicos de Grande Risco; Sólidos Inflamáveis; Plásticos e Filmes; Agentes Oxidantes; Ácidos e outros corrosivos; substâncias radioativas; Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas; Higiene Ocupacional: Importância, Reconhecimento e Desenvolvimento; Saúde do Trabalhador; Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável; Globalização; Reconhecimento da Higiene Ocupacional.
Objetivos de um sistema de transporte. Apresentação dos custos envolvidos na atividade de armazenamento e os impactos na cadeia de valor do produto. Políticas de estoques a partir do conceito de logística integrada. Conceitos e técnicas de controle e avaliação de estoques. Análise da necessidade de espaço físico e planejamento de layout e localização de armazéns. Apresentação de métodos para armazenamento de materiais: localização, classificação e codificação. Movimentação de cargas.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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