Cursos de Pós-Graduação EAD em

ATIVIDADE FÍSICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
História do treinamento físico; O treinamento total de Raoul Mollet; Comissão técnica preparação técnico-tática; Preparação psicológica; Preparação complementar; Princípios científicos do treinamento físico; Princípio da adaptação; Princípio da sobrecarga; Princípio da continuidade; Princípio da especificidade; Estudo das qualidades físicas; Resistência; Coordenação; descontração; Agilidade; velocidade; Periodização de treinamento; A periodização do treinamento físico; O caráter cíclico do treinamento físico; Treinamento cardiopulmonar; Treinamento neuromuscular.
Noções de Bioestatística; Planejamento de uma pesquisa; Estudos observacionais e experimentais    ; Estudos prospectivos e retrospectivos; Estudos longitudinais e de corte transversal; Estudos de caso-controle e coorte; Distribuição de frequências; Representação gráfica de dados; Histograma;  Tipos de distribuições; Medidas de variação; Coeficiente de variação; Coeficiente de assimetria; Probabilidades; Definições de probabilidade;  Epidemiologia; Teste de diagnóstico; Distribuições de probabilidades; Inferência Estatística; Teste para a média de um único grupo de observações;     indicadores de saúde e estatísticas vitais; Indicadores de saúde; Mortalidade; Curva de mortalidade proporcional, quantificação da mortalidade proporcional e ISU; Letalidade.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Tipos De Reabilitação Quanto Ao Foco Da Intervenção; Objetivos De Reabilitação Quanto Às Características Do Quadro; Tipos De Reabilitação Quanto Ao Ponto De Partida; Modelo Compreensivo De Reabilitação; Programa De Reabilitação Da Comunicação: Uma Ilustração; Mensuração Dos Resultados Da Reabilitação; Efeito, Eficácia E Efetividade; Níveis De Evidência; Evidências Comportamentais E De Neuroimagem.    
Questões fundamentais da nutrição humana (seus conceitos e definições), considerando os conhecimentos sobre macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação relacionando-os com a preparação, execução e recuperação das atividades físicas; Ainda tratando da suplementação e ergogênia nutricional.
Discute as modificações fisiológicas durante o esforço físico, com ênfase nos sistemas cardíaco, respiratório, circulatório e muscular; Também trata da interferência da genética, meio ambiente e comportamento alimentar sobre o desenvolvimento e desempenho de exercícios; Ainda fundamenta e debate a relação das atividades físicas com a prevenção, surgimento e tratamento de Doenças Crônicas Não transmissíveis, em especial as hipocinéticas.
Evolução da Biometria e Uso Atual Pela Educação Física; Avaliação Antropométrica; Cinesiologia; Biomecânica; Cineantropometria; Método Cineantropométrico.
Definição de Conceitos Principais; Epidemiologia; Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Benefícios da Atividade Física em Situações Especiais; Saúde x Doença: Transtornos Alimentares e da Imagem Corporal.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.


 

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Formar o especialista em Atividade Física e Fisiologia do Exercício, na modalidade EAD, que seja capaz de atuar na estruturação e desenvolvimento de avaliação, prescrição e aplicação do exercício, em diversas perspectivas (rendimento, qualidade de vida e reabilitação), fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Este curso de pós-graduação Lato Sensu em Atividade Física e Fisiologia do Exercício é voltado aos profissionais com formação superior (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física ou Fisioterapia, além de profissionais que julguem possuir alguma aproximação ou interação com os núcleos de discussão de Atividade Física e Fisiologia do Exercício.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Discutir as modificações fisiológicas durante o esforço físico, com ênfase nos sistemas cardíaco, respiratório, circulatório e muscular. Também trata da interferência da genética, do meio ambiente e do comportamento alimentar sobre o desenvolvimento e desempenho de exercícios. Ainda, fundamenta a relação das atividades físicas com a prevenção, surgimento e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, em especial as hipocinéticas.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Noções de Bioestatística; Planejamento de uma pesquisa; Estudos observacionais e experimentais ; Estudos prospectivos e retrospectivos; Estudos longitudinais e de corte transversal; Estudos de caso-controle e coorte; Distribuição de frequências; Representação gráfica de dados; Histograma; Tipos de distribuições; Medidas de variação; Coeficiente de variação; Coeficiente de assimetria; Probabilidades; Definições de probabilidade; Epidemiologia; Teste de diagnóstico; Distribuições de probabilidades; Inferência Estatística; Teste para a média de um único grupo de observações; indicadores de saúde e estatísticas vitais; Indicadores de saúde; Mortalidade; Curva de mortalidade proporcional, quantificação da mortalidade proporcional e ISU; Letalidade.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

História do treinamento físico; O treinamento total de Raoul Mollet; Comissão técnica preparação técnico-tática; Preparação psicológica; Preparação complementar; Princípios científicos do treinamento físico; Princípio da adaptação; Princípio da sobrecarga; Princípio da continuidade; Princípio da especificidade; Estudo das qualidades físicas; Resistência; Coordenação; descontração; Agilidade; velocidade; Periodização de treinamento; A periodização do treinamento físico; O caráter cíclico do treinamento físico; Treinamento cardiopulmonar; Treinamento neuromuscular.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Apresenta questões fundamentais da nutrição humana (seus conceitos e definições), considerando os conhecimentos sobre macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação, relacionando-os com a preparação, execução e recuperação das atividades físicas. Ainda tratando da suplementação e ergogênia nutricional.

Tipos De Reabilitação Quanto Ao Foco Da Intervenção; Objetivos De Reabilitação Quanto Às Características Do Quadro; Tipos De Reabilitação Quanto Ao Ponto De Partida; Modelo Compreensivo De Reabilitação; Programa De Reabilitação Da Comunicação: Uma Ilustração; Mensuração Dos Resultados Da Reabilitação; Efeito, Eficácia E Efetividade; Níveis De Evidência; Evidências Comportamentais E De Neuroimagem.

Definição de Conceitos Principais; Epidemiologia; Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Benefícios da Atividade Física em Situações Especiais; Saúde x Doença: Transtornos Alimentares e da Imagem Corporal.

Evolução da Biometria e Uso Atual Pela Educação Física; Avaliação Antropométrica; Cinesiologia; Biomecânica; Cineantropometria; Método Cineantropométrico.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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