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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
História do treinamento físico; O treinamento total de Raoul Mollet; Comissão técnica preparação técnico-tática; Preparação psicológica; Preparação complementar; Princípios científicos do treinamento físico; Princípio da adaptação; Princípio da sobrecarga; Princípio da continuidade; Princípio da especificidade; Estudo das qualidades físicas; Resistência; Coordenação; descontração; Agilidade; velocidade; Periodização de treinamento; A periodização do treinamento físico; O caráter cíclico do treinamento físico; Treinamento cardiopulmonar; Treinamento neuromuscular.
Noções de Bioestatística; Planejamento de uma pesquisa; Estudos observacionais e experimentais ; Estudos prospectivos e retrospectivos; Estudos longitudinais e de corte transversal; Estudos de caso-controle e coorte; Distribuição de frequências; Representação gráfica de dados; Histograma; Tipos de distribuições; Medidas de variação; Coeficiente de variação; Coeficiente de assimetria; Probabilidades; Definições de probabilidade; Epidemiologia; Teste de diagnóstico; Distribuições de probabilidades; Inferência Estatística; Teste para a média de um único grupo de observações; indicadores de saúde e estatísticas vitais; Indicadores de saúde; Mortalidade; Curva de mortalidade proporcional, quantificação da mortalidade proporcional e ISU; Letalidade.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Tipos De Reabilitação Quanto Ao Foco Da Intervenção; Objetivos De Reabilitação Quanto Às Características Do Quadro; Tipos De Reabilitação Quanto Ao Ponto De Partida; Modelo Compreensivo De Reabilitação; Programa De Reabilitação Da Comunicação: Uma Ilustração; Mensuração Dos Resultados Da Reabilitação; Efeito, Eficácia E Efetividade; Níveis De Evidência; Evidências Comportamentais E De Neuroimagem.
Questões fundamentais da nutrição humana (seus conceitos e definições), considerando os conhecimentos sobre macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação relacionando-os com a preparação, execução e recuperação das atividades físicas; Ainda tratando da suplementação e ergogênia nutricional.
Discute as modificações fisiológicas durante o esforço físico, com ênfase nos sistemas cardíaco, respiratório, circulatório e muscular; Também trata da interferência da genética, meio ambiente e comportamento alimentar sobre o desenvolvimento e desempenho de exercícios; Ainda fundamenta e debate a relação das atividades físicas com a prevenção, surgimento e tratamento de Doenças Crônicas Não transmissíveis, em especial as hipocinéticas.
Evolução da Biometria e Uso Atual Pela Educação Física; Avaliação Antropométrica; Cinesiologia; Biomecânica; Cineantropometria; Método Cineantropométrico.
Definição de Conceitos Principais; Epidemiologia; Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Benefícios da Atividade Física em Situações Especiais; Saúde x Doença: Transtornos Alimentares e da Imagem Corporal.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Formar o especialista em Atividade Física e Fisiologia do Exercício, na modalidade EAD, que seja capaz de atuar na estruturação e desenvolvimento de avaliação, prescrição e aplicação do exercício, em diversas perspectivas (rendimento, qualidade de vida e reabilitação), fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Este curso de pós-graduação Lato Sensu em Atividade Física e Fisiologia do Exercício é voltado aos profissionais com formação superior (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física ou Fisioterapia, além de profissionais que julguem possuir alguma aproximação ou interação com os núcleos de discussão de Atividade Física e Fisiologia do Exercício.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Discutir as modificações fisiológicas durante o esforço físico, com ênfase nos sistemas cardíaco, respiratório, circulatório e muscular. Também trata da interferência da genética, do meio ambiente e do comportamento alimentar sobre o desenvolvimento e desempenho de exercícios. Ainda, fundamenta a relação das atividades físicas com a prevenção, surgimento e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, em especial as hipocinéticas.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Noções de Bioestatística; Planejamento de uma pesquisa; Estudos observacionais e experimentais ; Estudos prospectivos e retrospectivos; Estudos longitudinais e de corte transversal; Estudos de caso-controle e coorte; Distribuição de frequências; Representação gráfica de dados; Histograma; Tipos de distribuições; Medidas de variação; Coeficiente de variação; Coeficiente de assimetria; Probabilidades; Definições de probabilidade; Epidemiologia; Teste de diagnóstico; Distribuições de probabilidades; Inferência Estatística; Teste para a média de um único grupo de observações; indicadores de saúde e estatísticas vitais; Indicadores de saúde; Mortalidade; Curva de mortalidade proporcional, quantificação da mortalidade proporcional e ISU; Letalidade.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
História do treinamento físico; O treinamento total de Raoul Mollet; Comissão técnica preparação técnico-tática; Preparação psicológica; Preparação complementar; Princípios científicos do treinamento físico; Princípio da adaptação; Princípio da sobrecarga; Princípio da continuidade; Princípio da especificidade; Estudo das qualidades físicas; Resistência; Coordenação; descontração; Agilidade; velocidade; Periodização de treinamento; A periodização do treinamento físico; O caráter cíclico do treinamento físico; Treinamento cardiopulmonar; Treinamento neuromuscular.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Apresenta questões fundamentais da nutrição humana (seus conceitos e definições), considerando os conhecimentos sobre macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação, relacionando-os com a preparação, execução e recuperação das atividades físicas. Ainda tratando da suplementação e ergogênia nutricional.
Tipos De Reabilitação Quanto Ao Foco Da Intervenção; Objetivos De Reabilitação Quanto Às Características Do Quadro; Tipos De Reabilitação Quanto Ao Ponto De Partida; Modelo Compreensivo De Reabilitação; Programa De Reabilitação Da Comunicação: Uma Ilustração; Mensuração Dos Resultados Da Reabilitação; Efeito, Eficácia E Efetividade; Níveis De Evidência; Evidências Comportamentais E De Neuroimagem.
Definição de Conceitos Principais; Epidemiologia; Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Benefícios da Atividade Física em Situações Especiais; Saúde x Doença: Transtornos Alimentares e da Imagem Corporal.
Evolução da Biometria e Uso Atual Pela Educação Física; Avaliação Antropométrica; Cinesiologia; Biomecânica; Cineantropometria; Método Cineantropométrico.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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