Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

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1ª PÓS-GRADUAÇÃO

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A partir de 12x

R$ 69,50

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Conceitos, Missão, Objetivos e Importância; Estrutura e Funcionamento; Formação, Desenvolvimento e Organização do Acervo; Os Multimeios, as Novas Tecnologias a Serviço da Educação e a Ativação da Biblioteca; Bibliotecários e Técnicos; A Biblioteca Dinâmica;
Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados;    Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.
Comunidade escolar; agentes do processo biblioteconômico na biblioteca escolar; gestão dos recursos e dos serviços da be; recursos materiais; formação e desenvolvimento dos recursos informacionais; seleção; aquisição; descarte; tratamento dos recursos informacionais; livros; periódicos; materiais não-livro; 
informatização das rotinas dos serviços oferecidos pela biblioteca escolar; sinalização; serviços à comunidade escolar; serviço de referência; empréstimo; ação cultural; gincana cultural; competição; concursos literários; jornal escolar; clube de leitura; encontro com escrito; ciclos de filmes; feiras; espetáculos artísticos.
Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB e CRB);Conselho Nacional de Arquivos; CONARQ; Sistema Nacional de Arquivos; SINAR; Legislação Arquivística Brasileira; Normas Brasileiras de Descrição e Classificação Arquivística; As Normas da ABNT;O Acesso à Informação; A Ética da Profissão.
Gestão de Arquivos; Arquivos Públicos X Privados; Classificação de Arquivos Públicos; Bibliotecas Públicas (BP);O Marketing e as Interações da Biblioteca Pública; Estrutura Física para uma Biblioteca Pública; dos Documentos Tradicionais ao Digital.
A Ciência da Informação dos Documentos aos Arquivos; Classificação de Documentos; Métodos de Classificação de Documentos; Indexação e Catalogação.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho do profissional da Biblioteconomia e outras áreas, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior em Biblioteconomia e demais áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Destina-se, ainda, a professores, estudantes, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão de bibliotecas escolares.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Conceitos, Missão, Objetivos e Importância; Estrutura e Funcionamento; Formação, Desenvolvimento e Organização do Acervo; Os Multimeios, as Novas Tecnologias a Serviço da Educação e a Ativação da Biblioteca; Bibliotecários e Técnicos; A Biblioteca Dinâmica.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.

Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados; Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Comunidade escolar; agentes do processo biblioteconômico na biblioteca escolar; gestão dos recursos e dos serviços da be; recursos materiais; formação e desenvolvimento dos recursos informacionais; seleção; aquisição; descarte; tratamento dos recursos informacionais; livros; periódicos; materiais não-livro; informatização das rotinas dos serviços oferecidos pela biblioteca escolar; sinalização; serviços à comunidade escolar; serviço de referência; empréstimo; ação cultural; gincana cultural; competição; concursos literários; jornal escolar; clube de leitura; encontro com escrito; ciclos de filmes; feiras; espetáculos artísticos.

Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB e CRB);Conselho Nacional de Arquivos; CONARQ; Sistema Nacional de Arquivos; SINAR; Legislação Arquivística Brasileira; Normas Brasileiras de Descrição e Classificação Arquivística; As Normas da ABNT;O Acesso à Informação; A Ética da Profissão.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A Ciência da Informação dos Documentos aos Arquivos; Classificação de Documentos; Métodos de Classificação de Documentos; Indexação e Catalogação.

Gestão de Arquivos; Arquivos Públicos X Privados; Classificação de Arquivos Públicos; Bibliotecas Públicas (BP);O Marketing e as Interações da Biblioteca Pública; Estrutura Física para uma Biblioteca Pública; dos Documentos Tradicionais ao Digital.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!

Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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