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Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.
Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Conceitos, Missão, Objetivos e Importância; Estrutura e Funcionamento; Formação, Desenvolvimento e Organização do Acervo; Os Multimeios, as Novas Tecnologias a Serviço da Educação e a Ativação da Biblioteca; Bibliotecários e Técnicos; A Biblioteca Dinâmica;
Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados; Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.
Comunidade escolar; agentes do processo biblioteconômico na biblioteca escolar; gestão dos recursos e dos serviços da be; recursos materiais; formação e desenvolvimento dos recursos informacionais; seleção; aquisição; descarte; tratamento dos recursos informacionais; livros; periódicos; materiais não-livro;
informatização das rotinas dos serviços oferecidos pela biblioteca escolar; sinalização; serviços à comunidade escolar; serviço de referência; empréstimo; ação cultural; gincana cultural; competição; concursos literários; jornal escolar; clube de leitura; encontro com escrito; ciclos de filmes; feiras; espetáculos artísticos.
Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB e CRB);Conselho Nacional de Arquivos; CONARQ; Sistema Nacional de Arquivos; SINAR; Legislação Arquivística Brasileira; Normas Brasileiras de Descrição e Classificação Arquivística; As Normas da ABNT;O Acesso à Informação; A Ética da Profissão.
Gestão de Arquivos; Arquivos Públicos X Privados; Classificação de Arquivos Públicos; Bibliotecas Públicas (BP);O Marketing e as Interações da Biblioteca Pública; Estrutura Física para uma Biblioteca Pública; dos Documentos Tradicionais ao Digital.
A Ciência da Informação dos Documentos aos Arquivos; Classificação de Documentos; Métodos de Classificação de Documentos; Indexação e Catalogação.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho do profissional da Biblioteconomia e outras áreas, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior em Biblioteconomia e demais áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Destina-se, ainda, a professores, estudantes, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão de bibliotecas escolares.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Conceitos, Missão, Objetivos e Importância; Estrutura e Funcionamento; Formação, Desenvolvimento e Organização do Acervo; Os Multimeios, as Novas Tecnologias a Serviço da Educação e a Ativação da Biblioteca; Bibliotecários e Técnicos; A Biblioteca Dinâmica.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.
Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados; Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Comunidade escolar; agentes do processo biblioteconômico na biblioteca escolar; gestão dos recursos e dos serviços da be; recursos materiais; formação e desenvolvimento dos recursos informacionais; seleção; aquisição; descarte; tratamento dos recursos informacionais; livros; periódicos; materiais não-livro; informatização das rotinas dos serviços oferecidos pela biblioteca escolar; sinalização; serviços à comunidade escolar; serviço de referência; empréstimo; ação cultural; gincana cultural; competição; concursos literários; jornal escolar; clube de leitura; encontro com escrito; ciclos de filmes; feiras; espetáculos artísticos.
Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB e CRB);Conselho Nacional de Arquivos; CONARQ; Sistema Nacional de Arquivos; SINAR; Legislação Arquivística Brasileira; Normas Brasileiras de Descrição e Classificação Arquivística; As Normas da ABNT;O Acesso à Informação; A Ética da Profissão.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A Ciência da Informação dos Documentos aos Arquivos; Classificação de Documentos; Métodos de Classificação de Documentos; Indexação e Catalogação.
Gestão de Arquivos; Arquivos Públicos X Privados; Classificação de Arquivos Públicos; Bibliotecas Públicas (BP);O Marketing e as Interações da Biblioteca Pública; Estrutura Física para uma Biblioteca Pública; dos Documentos Tradicionais ao Digital.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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