Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO DO SUAS E SERVIÇO SOCIAL

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Descrição

O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão do SUAS e Serviço Social visa proporcionar qualificação profissional aos agentes do Sistema Único de Assistência Social e assistentes sociais através de uma metologia dinâmica e diferenciada para execução de serviços socioassistenciais, dentro da proteção social básica e especial. Com perfil de consolidação na perspectiva da instrumentalidade do planejamento, monitoramento e gestão interdisciplinar dentro do SUAS, pretende-se: Analisar os conceitos que envolvem a Assistência Social no Brasil; Aprofundar a elaboração dos instrumentos do trabalho interdisciplinar no SUAS; Aprofundar e apreender a elaborar o Plano de Assistência Social, enquanto principal instrumento de planejamento na Política de Assistência Social; Compreender a execução e planejamento dos serviços socioassistenciais; Compreender o trabalho interdisciplinar na atuação na proteção social básica e especial; Conhecer e analisar o financiamento e o controle social no SUAS; Investigar os instrumentos normativos do SUAS.

Informações

  • 510 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos. Podem ser da rede do Estado, privada e ONGs. A formação profissional é generalista, permitindo apreender as questões sociais e psicossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Linhas básicas da História do Serviço Social No Brasil; Memória: 80 Anos do Serviço Social No Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979; O Serviço Social - Contextualização Histórica; Antecedentes do congresso da virada; O "Congresso da Virada" - III CBAS – 1979; 80 anos do Serviço Social Brasileiro: Conquistas históricas e desafios na atual conjuntura; Breve reflexão sobre a conjuntura em curso; Conquistas Históricas e Desafios na Atual Conjuntura; Fundamentos Históricos do Serviço Social no Brasil: os Caminhos da Renovação; 80 Anos do Serviço Social no Brasil: Marcos Históricos Balizados nos Códigos de Ética da Profissão; A Profissão de Serviço Social no Capitalismo Contemporâneo: Reflexões Sobre os Marcos Fundantes e a Gênese da Profissão no Brasil; As Transformações; O Serviço Social aos 80 anos diante de um Novo Brasil; Projeto Ético-Político do Serviço Social: sua Caracterização; Serviço Social e Dona Ivone Lara: o lado negro e laico da nossa História Profissional; Uma Reflexão Sobre as Protoformas Laicas do Serviço Social; Serviço Social, Feminismo e Percepções da Sua Primeira Geração; Dona Ivone Lara: o Cuidar Particularidades dos Códigos de Ética Profissional na Trajetória do Serviço Social Brasileiro: de 1947 a 1993; O Serviço Social Brasileiro Na Entrada do Século XXI: Considerações Sobre o Trabalho Profissional; Problematização Inicial; O Trabalho do Assistente Social na Entrada do Século XXI: Dilemas, Desafios e Tendências; Algumas Considerações e Recomendações.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

O desafio da gestão: a dicotomia entre o social e o administrativo/lógica e racionalidade das organizações; aprendendo com as funções gerenciais; o gestor: desenvolvimento de competências; gestão de mudanças; fundamentos da gestão de projetos; gestão social: conceito; as funções gestoras: planejamento, organização, coordenação, direção e controle; a relação entre a gestão do projeto e a gestão da instituição; gerenciamento dos programas e projetos sociais.

A trajetória do sistema único de assistência social – suas. O suas: antes e depois. – NOB/SUAS. Níveis e instrumentos de Gestão. Serviços de Proteção Social Básica para idosos e/ou crianças. Benefícios Assistenciais. Noções Básicas de Serviço Social: LOAS, PNAS, SUAS. Capacitação e Monitoramento do SUAS.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

O Serviço Social e a atuação profissional; Serviço Social e Desastres: Campo para o Conhecimento e a Atuação Profissional; A Abordagem dos Desastres; Estratégias de Gestão dos Desastres; Serviço Social e Desastres; Serviço Social e Saúde; Crise do Capital e Desmonte da Seguridade Social: Desafios (Im)Postos ao Serviço Social; Crise do Capital, Reestruturação Produtiva e suas inflexões no mundo do trabalho: como beber dessa bebida amarga?; Os Governos Lula e Dilma; O Governo Temer e a aplicação do receituário neoliberal: vimos emergir o monstro da lagoa; Desafios (Im)postos ao serviço social: atordoado eu permaneço atento!; Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo; O Precariado: um Convite ao Debate; A Atuação da/o assistente social nos casos de alienação parental; Estado, questão social, políticas sociais: as bases de legitimação e a dimensão teórico-metodológica da profissão; A Construção de um projeto ético-político da profissão e a ultrapassagem do conservadorismo; O Exercício profissional, o estudo ou perícia social em casos de alienação parental e a dimensão técnico-operativa da profissão; Criminalização das classes subalternas no espaço urbano e ações profissionais do serviço social; Penalização e criminalização das classes subalternas e de seus processos político-organizativos no contexto da crise do capital; Planejamento Estratégico: a Cidade Como Mercadoria; A Cidade em disputa: organizações e movimentos sociais das classes subalternas e o projeto profissional do serviço social.

Globalização da economia e as mudanças no mundo do trabalho; questão social; estado brasileiro e tendências na gestão de políticas públicas; ação social na contemporaneidade: novas perspectivas do serviço social, emergência do terceiro setor e responsabilidade social corporativa.

A profissão de Serviço Social é demandada pela sociedade capitalista na era dos monopólios para a intervenção na vida da família trabalhadora de modo a implementar políticas sociais que façam o enfrentamento das sequelas da “questão social”, materializando os direitos do cidadão, promovendo a coesão social. A força da prática social está no desenvolvimento do processo aberto, mobilizador de relações, reflexões e ação intergrupos.

Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias, em que se pretende traçar as linhas básicas da gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias: PNAS, SUAS, CRES, PAIF, CRAS; A gestão territorial no processo de articulação entre os serviços; Esclarecendo as diferenças; Oficinas com famílias no PAIF e grupos do SCFV; Oficina no SCFV; Equipes de referência; Unidades executoras; Unidade executora do PAIF; Fluxo de encaminhamentos de usuários; O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a oficina de intervenção psicossocial; A oficina de intervenção psicossocial: uma proposta de articulação; A organização do trabalho com grupos na OIP; O trabalho com grupos na proteção social básica: contribuições a partir da OIP; A formação e os direitos sociais das famílias de diferentes grupos populacionais tradicionais e específicos; Famílias quilombolas; A identificação dos territórios quilombolas; O programa Brasil quilombola (PBQ); Famílias ciganas; Famílias indígenas; Os direitos dos povos indígenas no Brasil e as terras indígenas (TI); Proteção social; A política nacional de assistência social: matricialidade sociofamiliar, descentralização e territorialização; Pessoas em situação de rua; O serviço especializado para pessoas em situação de rua; Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI); As principais consequências do trabalho infantil.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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