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Elabore e analise laudos periciais e relatórios de auditoria. Planeje, implemente, monitore ações e projetos.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
O conceito de meio ambiente e a crise socioambiental mundial; As sociedades humanas e os processos da dinâmica ambiental; Ampliar os conceitos de paisagem, lugar e território, explicitando os vínculos socioculturais com os ambientes; O conceito de sustentabilidade e a dimensão cultural, do imaginário coletivo e da subjetividade quanto na social, nas formas de produção da subsistência humana, nos diferentes modelos socioeconômicos.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, danos, culpa, responsabilidade e indenização; Áreas de preservação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, danos, culpa, responsabilidade e indenização; Áreas de preservação.
Fundamentos básicos da Antropologia, capacitando-o a entender as relações entre o homem e seu meio ambiente social e natural; A partir da análise de modelos de ocupação do espaço e uso de recursos naturais por formas socioculturais diferenciadas, o curso procura problematizar as questões relativas às técnicas antropológicas de pesquisa de campo, de forma a instrumentalizar o aluno na elaboração e execução de projetos de gestão ambiental e de modelos de desenvolvimento sustentado adequados às especificidades socioambientais das populações.
A Geografia e os procedimentos de planejamento ambiental; A Política Ambiental no Brasil; Instrumentos atuais e cenários futuros para a gestão ambiental no Brasil; Meio ambiente e os ecossistema. Intervenção e gestão ambiental; Projetos e metodologias utilizadas em estudos ambientais.
(Conceitos, tipos de certificação ambiental: agrícola, florestal e ISO 14001); Série ISO 14000; ISO 14001 (Requisitos legais, política ambiental, Planejamento - aspectos ambientais, requisitos legais, objetivos, metas e programas ambientais; Implementação e Operação - recursos, funções, treinamento, conscientização e competências, comunicação interna e externa, controle operacional, controle de documentos e preparação e resposta a emergências; Verificação - monitoramento, atendimento a requisitos legais, controle de registros, não conformidades, auditoria interna e análise pela alta administração).
Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente; Controvérsias sobre o termo desenvolvimento sustentável; Problemas, causas e fontes de poluição; Economia da poluição; Consumo, empresa e meio ambiente; importância da gestão dos recursos ambientais; Tomada de decisões em função do custo-benefício; Responsabilidade socioambiental nas organizações; Questão ambiental no Brasil.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Ampliar a compreensão de concepções acerca dos principais tipos de Projetos e Licenciamento Ambiental e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das questões ambientais.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O especialista em projetos e licenciamentos ambientais poderá atuar no planejamento, coordenação e implantação de sistemas de crescimento sustentável na área socioambiental, atendendo as demandas concretas e urgentes da sociedade contemporânea.
Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. O processo da pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Estatística aplicada à pesquisa de mercado. Pesquisa de mercado e estratégias de comunicação.
A estrutura e propriedades dos materiais. O comportamento mecânico dos materiais. As tintas e vernizes, polímeros, aglomerantes, aglomerantes betuminosos e aglomerantes cal e gesso. Metais e ligas metálicas.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
O conceito de meio ambiente e a crise socioambiental mundial; As sociedades humanas e os processos da dinâmica ambiental; Ampliar os conceitos de paisagem, lugar e território, explicitando os vínculos socioculturais com os ambientes; O conceito de sustentabilidade e a dimensão cultural, do imaginário coletivo e da subjetividade nas formas de produção da subsistência humana e nos diferentes modelos socioeconômicos.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A disciplina Combate e Prevenção de Incêndios e Pânicos tem como objetivo estudar conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros.
Introdução à acústica. Compreensão da diferença entre som e ruído bem como do comportamento dos materiais e sistemas utilizados para isolamento acústico. Relação de variados ambientes com o projeto acústico. Aplicação do isolamento acústico e da sua execução através de elementos da arquitetura. Compreender conceitos e trandezas da Luminotécnica, assim como os diferentes tipos de lâmpadas. Demonstrar o uso de LEDs e as técnicas utilizadas no conforto luminotécnico. Prática do cálculo Luminotécnico e da sua aplicação a partir da compreensão dos seus fundamentos
Trabalhando com ferramentas CAD. Comandos e ferramentas básicas do AutoCAD. Trabalhando com camadas em AutoCAD. Inserindo textos e cotas em desenhos e mapas. Introdução ao levantamento topográfico. Levantamento planimétrico. Nivelamento topográfico. Desenho topográfico. Princípios do desenho técnico. Criando e manipulando arquivos de trabalho em CAD. Sistemas de coordenadas. Rumos e azimutes. Desenhos planimétricos. Curvas de nível. Cortes e perfil topográfico. Plantas topográficas.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Legislação Ambiental no Brasil. Histórico da Legislação Ambiental do Brasil. Lei n° 6938/81 Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 Lei de Crimes Ambientais. As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental. Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos Legais e Outros Requisitos. Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais. Programa(s) de Gestão Ambiental. Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental. Verificação e Ações Corretivas.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.
Conceitos e princípios básicos do direito ambiental. Relação entre ecologia e meio ambiente. Crise ambiental. Tipos de poluição. Crimes e infrações ambientais. Responsabilidade civil ambiental. Recursos hídricos. Direito ambiental internacional. Direito ambiental no Brasil. Política Nacional do meio ambiente. Tratados e convenções sobre direito ambiental. O meio ambiente e a Constituição Federal. Meio ambiente e normas infralegais. Educação Ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente e avanços tecnológicos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
A Geografia os procedimentos de planejamento ambiental; A Política Ambiental no Brasil; Instrumentos atuais e cenários futuros para a gestão ambiental no Brasil; Meio ambiente e os ecossistema; Intervenção e gestão ambiental; Projetos e metodologias utilizadas em estudos ambientais.
Conceitos, tipos de certificação ambiental; Série ISO 14000; ISO 14001 (Requisitos legais, política ambiental, Planejamento -aspectos ambientais, requisitos legais, objetivos, metas e programas ambientais; Implementação e Operação -recursos, funções, treinamento, conscientização e competências, comunicação interna e externa, controle operacional, controle de documentos e preparação e resposta a emergências; Verificação -monitoramento, atendimento a requisitoslegais, controle de registros, não conformidades, auditoria interna e análise pela alta administração).
As consequências do progresso em relação ao meio ambiente; Acidentes decorrentes da Revolução Industrial e a pressão sobre a indústria; A evolução da Gestão Ambiental; O Sistema de Gestão segundo a série ISO 14000; Sistema de Gestão Ambiental importância e implementação; Norma ISO 14001 como um Modelo Padrão Internacional de Gerenciamento Ambiental; A importância da Legislação Ambiental no processo de Gestão; Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde-PGRSS; Tecnologias para tratamento de afluentes e efluentes.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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