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Elabore e analise laudos periciais e relatórios de auditoria. Planeje, implemente, monitore ações e projetos.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Avaliação de impactos ambientais terá como conteúdo as relações sobre os diversos instrumentos de política ambiental brasileira; Licenciamento Ambiental; Plano de Controle Ambiental; Projeto de Recuperação Ambiental Plano de Manejo Florestal e outros; Definição de impacto ambiental. Segmentos do estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA); Principais tipos e responsáveis por danos naturais globais; Caracterização do espaço natural e os processos antrópicas.
Desenvolvimento e sustentabilidade; O desenvolvimento e a cooperação empresarial no meio ambiente; Sustentabilidade: uma ideia necessária para a preservação dos recursos naturais; Políticas empresariais e a sustentabilidade; Perspectivas constitucionais da função social da atividade econômica e balizas legais da função social e da responsabilidade social das empresas; A contribuição dos governos para a formulação de agendas nacional e global.
Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente; Controvérsias sobre o termo desenvolvimento sustentável; Problemas, causas e fontes de poluição; Economia da poluição; Consumo, empresa e meio ambiente; importância da gestão dos recursos ambientais; Tomada de decisões em função do custo-benefício; Responsabilidade socioambiental nas organizações; Questão ambiental no Brasil.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, danos, culpa, responsabilidade e indenização; Áreas de preservação.
Projetos relacionados à sociedade e o meio ambiente; A participação do governo em projetos ambientais; Cidadania ambiental. Planejamento ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Licenciamento e Conhecimento ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Garantir que o profissional seja capaz de prestar um serviço de aconselhamento ou que atribua parecer sobre um assunto técnico sobre licenciamento ambiental.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca da consultoria e certificação ambiental, capacitando o aluno nessas áreas, permitindo-lhe uma formação como multiprofissional. Estão habilitados para o curso: Engenheiros, Gestores, Empresários, Advogados da área ambiental, dentre outros.
Sistemas de gestão ambiental; Normalização; Objetivos; Certificação; Rotulagem; – SO 14000; A ISO 14001; Avaliação do ciclo de vida, Problemas Ambientais, Consultoria; Consultoria como processo interativo; Conceito de consultoria; A consultoria ambiental.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A disciplina introduz os fundamentos da fisiologia vegetal. Apresenta os processos fisiológicos fotossíntese e respiração: mecanismos e eficiência energética. hormônios vegetais e desenvolvimento: sinalização e regulação do crescimento. Aborda as adaptações e respostas ambientais: mecanismos de resposta a estresses bióticos e abióticos.
Geografia Agrária: conceitos e fundamentos, relação entre o espaço, a sociedade e a agricultura. Evolução histórica da agricultura, desde suas formas primitivas até as práticas contemporâneas, tecnologias, produtividade, sistemas de cultivo e impactos ambientais. Estrutura agrária, organização do espaço rural, políticas agrárias e reforma agrária. Diferentes tipos de agricultura, agricultura de subsistência, agricultura comercial e agroindústria, agricultura familiar, agricultura sustentável e agroecologia. Agronegócio e a globalização. Cadeias produtivas agroindustriais, comércio internacional de produtos agrícolas e os impactos socioambientais, mudanças climáticas. Desafios e perspectivas da Geografia Agrária, segurança alimentar, soberania alimentar, agricultura urbana e periurbana, tecnologias e inovações na agricultura.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos, tipos de certificação ambiental; Série ISO 14000; ISO 14001 (Requisitos legais, política ambiental, Planejamento -aspectos ambientais, requisitos legais, objetivos, metas e programas ambientais; Implementação e Operação -recursos, funções, treinamento, conscientização e competências, comunicação interna e externa, controle operacional, controle de documentos e preparação e resposta a emergências; Verificação -monitoramento, atendimento a requisitoslegais, controle de registros, não conformidades, auditoria interna e análise pela alta administração).
História da comunicação. Componentes da comunicação. Elementos do ambiente empresarial. Contribuições de indicadores. Gestão de empresas. Padrões e planejamentos de metas. Objetivos estratégicos das empresas. Elementos e diretrizes do planejamento estratégico. Estratégias de empresas. Autores da elaboração do planejamento estratégico. Exemplos de elementos estratégicos. Mudanças na gestão empresarial ao longo dos anos. Tendências da gestão de empresas. Aplicações da gestão de empresas. Negócios e resultados. Pilares da gestão. Definições da Gestão Rural. Atividades do Gestor Rural. Dificuldades do empresário rural, compreendendo: estabelecimento rural e empresa. Desafios das atividades agropastoris.
Instalações prediais de água fria, quente e de combate a incêndio. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações prediais de esgotos sanitários, primário e secundário. Cálculo e desenho de instalações. Instalações de gás.
Conceituação e classificação de sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta. Implantação e manejo de sistemas de ILPF. Componentes integrantes de sistemas de ILPF. Estudos sobre ILPF em diferentes Estados. Emissão de gases de efeito estuda em sistemas de integração.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Mudanças climáticas e sua relação com a conservação da biodiversidade. Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa, Impactos das mudanças climáticas sobre o agroecossistema, desenvolvimento e produtividade das culturas, ocorrência e desenvolvimento de pragas e doenças, ciclo hidrológico. Conservação da biodiversidade. Estudos de casos.
A Relação meio ambiente e sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Viver de Forma Sustentável. Construir uma Sociedade Sustentável. Gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação. Educação ecológica. Conflitos ambientais.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Conceituação e caracterização do solo. As propriedades do solo. Formação do solo. Classificação do solo. Qualidade do solo: conceitos e indicadores de qualidade. Fertilidade do solo e uso de fertilizantes. Solo e água: funções ecológicas e irrigação. Solos brasileiros. Degradação do solo. Recuperação de áreas degradadas. Manejo sustentável do solo. Indicadores ambientais no solo. Impactos ambientais das atividades urbanas e agrícolas sobre o solo. Clima e produção agrícola. Sistemas de preparo do solo na produção agrícola. Crescimento populacional, produtividade e ocupação do solo.
As consequências do progresso em relação ao meio ambiente; Acidentes decorrentes da Revolução Industrial e a pressão sobre a indústria; A evolução da Gestão Ambiental; O Sistema de Gestão segundo a série ISO 14000; Sistema de Gestão Ambiental importância e implementação; Norma ISO 14001 como um Modelo Padrão Internacional de Gerenciamento Ambiental; A importância da Legislação Ambiental no processo de Gestão; Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde-PGRSS; Tecnologias para tratamento de afluentes e efluentes.
O Direito Ambiental Penal e da Política Nacional do Meio Ambiental; O Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado Como Direito Fundamental; Conceituando o Meio Ambiente; O Direito Ambiental Penal e a Política Nacional do Meio Ambiente; Objetivos da PNMA; Princípios do Programa Nacional do Meio Ambiente; Sisnama – Sistema Nacional do Meio Ambiente; Instrumentos da PNMA; Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); A Política Agrícola Ambiental; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Padrões de Qualidade Ambiental; Zoneamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais (A.I.A.); Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima); Demandas atuais sobre a PNMA; O Direito Penal e a Tutela do Meio Ambiente; A Tutela Constitucional do Meio Ambiente; O Fundamento Constitucional; Tutela administrativa; Poder de polícia ambiental; Tutela civil; Responsabilidade civil ambiental; Responsabilização da pessoa jurídica por danos ambientais; Tutela penal; A Licitação Ecológica na Perspectiva do Direito Reflexivo de Gunther Teubner; Legislação Penal Ambiental; O Direito Reparador; Valorização das Penas Alternativas; Preocupação e Princípios Norteadores da Composição e Reparação dos Danos ao Ambiente; Direito Ambiental Reparador; Os Reflexos da Composição do Dano Ambiental no Juízo Criminal; A Reparação do Dano; Medidas a serem aplicadas na Transação Penal; Sobre as Condições da Suspensão do Processo; Meios Processuais de Proteção Ambiental; Ação Penal Ambiental; Ações Cíveis; Ação Civil Pública; Ação Popular; Mandado de Segurança Coletivo; Meios Processuais de Proteção Ambiental; Inquérito e ação Civil Pública; Inquérito e Ação Penal Pública; Ação Direta de Inconstitucionalidade de Lei ou Ato Normativo; Ação Popular Constitucional; Mandado de Segurança Coletivo; Mandado de Injunção; Ações Civis Tradicionais. Teoria e Temas Contemporâneos do Direito Ambiental; Princípios Bioéticos que Regem a Responsabilidade; Civil por Danos Ambientais; Teorias e Definições Básicas; Classificação do Meio Ambiente; Meio Ambiente Físico ou Natural; Meio Ambiente Artificial; Meio Ambiente Cultural; Meio Ambiente do Trabalho; O Direito Reflexivo e o Estado de Direito Ambiental; O Estado de Direito Ambiental; As Funções do Estado de Direito Ambiental; Democracia Ambiental e Cidadania Participativa; A Tutela Penal do Ambiente; Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e o Bem Jurídico Ambiental; Direitos ou Interesses; Interesses Difusos; Interesses Coletivos; Interesses Individuais Homogêneos; O Bem Ambiental como Interesse Difuso; Princípios de Direito Penal; Princípio da Legalidade ou da Reserva Legal; Princípio da Intervenção Mínima; Princípio da Insignificância e o Direito Ambiental; Princípio do Ne Bis In Idem; A Norma Penal em Branco e o Direito Ambiental; Direito Penal Ambiental; O Meio Ambiente como bem Jurídico Autônomo; Do Bem Jurídico Tutelado; Fundamento da Tutela Penal Ambiental; Histórico Legislativo; A Lei de Crimes Ambientais; A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica por Dano Ambiental.
A Geografia os procedimentos de planejamento ambiental; A Política Ambiental no Brasil; Instrumentos atuais e cenários futuros para a gestão ambiental no Brasil; Meio ambiente e os ecossistema; Intervenção e gestão ambiental; Projetos e metodologias utilizadas em estudos ambientais.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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