Aqui está uma rara oportunidade de você aumentar seu salário, progredir na carreira, destacar-se rapidamente e com facilidade!
Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.
Esteja preparado para atuar-nos diversos segmentos da área da engenharia com seu título de especialista.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Esta disciplina traz os conceitos sobre modelagem de processos, apresentando a importância sobre o entendimento e representação de fluxos de processos nos negócios, como realizar suas análises e implementar melhorias contínua, realizar a gestão dos processos, certificações existentes e como é a visão de processos na indústria 4.0.
Administração da produção. Papel estratégico e objetivo da produção. Estratégia de produção. Sistemas de Produção. Arranjo físico para a produção. Desenvolvimento de produto. Cadeia de suprimentos e produção. Planejamento e Controle da Demanda.
Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.
Conceitos fundamentais do controle de qualidade. Atributos da Qualidade Estratégia de Controle de qualidade. Gerenciamento pelo controle de qualidade. custos de qualidade. ISO 9000. Controle estatístico da qualidade. Conceitos do controle estatístico do processo (CEP). Gráficos de controle de qualidade. Ferramentas básicas. Cinco Sensos. 5ws e Hs. Técnica dos cincos porquês. Fluxograma. Harmonograma. Ferramentas de análise de causa. Diagrama de Pareto. Diagrama de causa-efeito. Gráfico de dispersão. Fermentas para tomada de decisão. Matriz de decisão. Matriz GUT. Avaliação de processos. Ferramentas da qualidade. Six sigma. Gráfico de linha. Pesquisa. Ferramentas de geração de ideias. Brainstorming. Brainwriting. Diagrama de Afinidades. Benchmarking.
Conceito de Metrologia. Aplicação e fundamentação da Metrologia no Brasil. Inmetro. Ferramentas de Normatização. Unidades de Medida, Métodos e Instrumentos de Medição. Metrologia Científica e Industrial. Metrologia Legal. Terminologia.
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de saúde; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.
Geral:
Formar Especialistas com sólidos conhecimentos dos princípios, técnicas e ferramentas da Produção, com foco especial em relação à análise de agregação de valor, à melhoria contínua e à gestão da capacidade produtiva, o desenvolvimento e gerenciamento da qualidade, através de conteúdos de planejamento, estatística, custos e qualidade aplicáveis tanto na área industrial quanto na área de prestação de serviços.
Específicos:
Utilizar métodos de análise estatística para monitorar seus processos, coletar dados e fazer recomendações para melhorias;
Auxiliar sua equipe de fabricação no desenvolvimento e implementação de procedimentos, instruções de trabalho, treinamento e controles de processo para garantir a qualidade em seus processos;
Promover e apoiar atividades de Melhoria Contínua com suas equipes para identificar e eliminar o desperdício em seus processos.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online ou semipresencial, visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com momentos presenciais e atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação.
Assim, todo processo metodológico estará pautado em atividades Presenciais e Virtuais. Nas aulas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) serão utilizadas as diversas ferramentas, como: fóruns, glossário, chat, web conferências, questionários, repositórios de objetos, wikis, tarefas online e offline, além de aulas gravadas e em tempo real etc. Enfim, todo aparato e recursos tecnológicos existentes e disponíveis no Ambiente Virtual, com mediação permanente do professor da disciplina, do tutor presencial e tutor virtual, traçando uma rede de conhecimentos com temáticas específicas trabalhadas nos encontros presenciais e à distância, onde todo processo online e offline, será acompanhado através de feedback constante ao aluno, auxiliando nas suas dificuldades e dúvidas, dando-lhe todo suporte técnico-pedagógico durante o acesso no Ambiente Virtual de Aprendizagem e na elaboração de um artigo científico, que deverá ser entregue no final do curso. A fim de promover a discussão e a complementariedade dos temas, serão realizados chats com professores da disciplina, tutores dos polos e alunos para interação das temáticas associadas às atividades e conteúdos acadêmicos.
É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Redimensionar a metodologia oferecida dentro da sala de aula demandam hoje a criação de espaços virtuais e presenciais dentro e fora da sala de aula. A abertura para contatos pela rede informatizada, que poderá ocorrer do professor para o professor, do professor para o aluno, dos alunos entre si, e dos alunos para os professores com usuários da rede propícia e a inserção no universo mundial de informação. A relação professor-aluno na aprendizagem colaborativa contempla a inter-relação e a dependência dos sujeitos. Neste processo, empreender projetos que privilegiem uma relação dialógica e que permitam ao professor e ao aluno aprender a aprender, num processo coletivo para a produção do conhecimento. A relação é de parceiros solidários que enfrentam desafios de problematizações do mundo contemporâneo e se apropriam da colaboração/cooperação e da criatividade para tornar a aprendizagem significativa, crítica e transformadora (BEHRENS, 1996). Nesse processo, algumas categorias são evidentes e podem contribuir para o desenvolvimento de processos colaborativos de aprendizagens, criação de novos espaços, de novas formas de representação da realidade, para ampliação de contextos e maior incentivo aos processos cooperativos de produção do conhecimento. Nessa relação pedagógica conforme Preti:
[...] significa, de um lado reconhecer sua capacidade de ser, de participar, de ter o que oferecer, de decidir, de não desqualificá-lo, pois, a educação é um ato de liberdade e de compartilhamento. Por outro lado, significa a capacidade que o sujeito tem de tornar para si sua própria formação, seus fins; isto é tornar-se sujeito e objeto de formação para si mesmo. (PRETI, 2000, p.131)
Partindo desse pressuposto, as Aulas Presenciais acontecerão trimestralmente e serão desenvolvidas através de exposições participativas entre professores e alunos, com estudo, análise, reflexão, discussões e debates críticos interativos de livros, textos, artigos científicos, estudo de caso, pesquisa de campo, e Seminários. As aulas incluirão a preparação e elaboração de atividades de cunho científico.
Recomenda-se que:
1. Os alunos sejam convocados para elaborar textos (resumos, resenhas e análises críticas, bem como realizar avaliações individuais) a partir da bibliografia estudada;
2. Se organizem grupos de estudo para ampliar as discussões realizadas em sala e no Ambiente Virtual de Aprendizagem e aprofundar o debate a respeito de pontos críticos e/ ou polêmicos;
3. Se promova o equilíbrio entre os enfoques teóricos e práticos no Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre as problemáticas tratadas nas disciplinas. Acredita-se que, através desta metodologia, o aluno: (1) envolva-se efetivamente com a tarefa da pesquisa bibliográfica ao tempo em que se torna familiarizado com a redação de textos que poderão lhe servir de subsídios para o desenvolvimento da monografia ao final do curso; (2) desenvolva capacidade de trabalho em equipe e crie uma rede de aprendizagem e socialização de trabalho colaborativo que pode ser continuada mesmo após o término do curso; (3) aperfeiçoe seu domínio de linguagem com subsídios teóricos consistentes em ambientes virtuais de aprendizagens; (4) conheça a importância da autodisciplina e autoestudo na Educação a Distância; (05) Aprenda a utilizar nas suas metodologias e práticas pedagógicas as ferramentas disponíveis nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para dinamizar suas aulas no processo de ensino, numa perspectiva de uma aprendizagem significativa.
O curso destina-se aos profissionais de Engenharia, ligados direta ou indiretamente à engenharia da produção e qualidade e ao desenvolvimento de processos produtivos, para atuar na área industrial, visando a melhoria das condições de qualidade e técnico-organizacionais do trabalho produtivo.
Esta disciplina traz os conceitos sobre modelagem de processos, apresentando a importância sobre o entendimento e representação de fluxos de processos nos negócios, como realizar suas análises e implementar melhorias contínua, realizar a gestão dos processos, certificações existentes e como é a visão de processos na indústria 4.0.
Administração da produção. Papel estratégico e objetivo da produção. Estratégia de produção. Sistemas de Produção. Arranjo físico para a produção. Desenvolvimento de produto. Cadeia de suprimentos e produção. Planejamento e Controle da Demanda.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Conceitos fundamentais do controle de qualidade. Atributos da Qualidade Estratégia de Controle de qualidade. Gerenciamento pelo controle de qualidade. custos de qualidade. ISO 9000. Controle estatístico da qualidade. Conceitos do controle estatístico do processo (CEP). Gráficos de controle de qualidade. Ferramentas básicas. Cinco Sensos. 5ws e Hs. Técnica dos cincos porquês. Fluxograma. Harmonograma. Ferramentas de análise de causa. Diagrama de Pareto. Diagrama de causa-efeito. Gráfico de dispersão. Fermentas para tomada de decisão. Matriz de decisão. Matriz GUT. Avaliação de processos. Ferramentas da qualidade. Six sigma. Gráfico de linha. Pesquisa. Ferramentas de geração de ideias. Brainstorming. Brainwriting. Diagrama de Afinidades. Benchmarking.
Conceitos, ferramentas e técnicas estatísticas do gerenciamento e controle de qualidade. Ferramentas de controle de qualidade, variações aleatórias e variações identificáveis de um processo. A base estatística de gráficos de controle, amostragem, planos de amostragem.
Conceito de Metrologia. Aplicação e fundamentação da Metrologia no Brasil. Inmetro. Ferramentas de Normatização. Unidades de Medida, Métodos e Instrumentos de Medição. Metrologia Científica e Industrial. Metrologia Legal. Terminologia
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
*De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção dos cursos em que o conselho de classe determina. Nestes casos, o Módulo TCC constará como obrigatório na matriz curricular do curso. Alunos que ainda assim desejarem realizar o TCC deverão contratar este serviço separadamente, ao final do módulo de disciplinas obrigatórias. Regra válida para alunos ingressantes na FAT a partir de 15/01/2021.
Quando optar pela Disciplina TCC?
Após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias, o aluno deverá escolher, se deseja realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Caso não tenha interesse, deverá, neste ato, solicitar dispensa do mesmo.
Quanto custa o Módulo de TCC
Valor normal do Módulo de TCC: R$450,00
Desconto especial de pontualidade: 50%
Valor líquido do Módulo de TCC: R$225,00
Formas de pagamento do Módulo de TCC
Boleto ou Pix: R$ 225,00 (a vista)
Cartão de Crédito: 4 Parcelas de R$ 56,25
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Atendimento por chat?
Em tempo real