Cursos de Pós-Graduação EAD em

PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM NEUROEDUCAÇÃO

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Descrição

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional. 
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições;  Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.
As principais concepções filosóficas sobre o conhecimento, sua evolução e as suas possibilidades de construção; O sujeito do conhecimento: como se desenvolve e como aprende; A perspectiva construtivista, a teoria sociointeracionista: processos cognitivos nas diferentes teorias do conhecimento e da aprendizagem. Estudo de caso.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Introdução aos estudos acerca do TGD; Iniciando a investigação acerca do TGD; Conceitos, fundamentos, classificação, características e unitermos acerca do TGD; Classificação internacional de doenças (CID-10) e manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais (DSM-IV); DSM-IV – manual de diagnóstico e estatísticas das perturbações mentais; A CID-10 – classificação internacional de doenças; Condutas típicas com relação aos transtornos globais do desenvolvimento;     Possíveis determinantes das condutas típicas; Autismo; Evolução, história e definição; Classificação; Epidemiologia; Características; Autismo infantil; Autismo atípico; Diagnóstico; Exame; Tratamento; Intervenções terapêuticas; Síndrome de RETT; Tabela de critérios diagnósticos para síndrome de RETT; Quadro clínico; Genética; Síndrome De Asperger; Epidemiologia; Tratamento; O autismo, o TGD e a educação especial; O TGD, a inclusão social e a deficiência mental; Deficiência mental: história, conceitos e etiologia; Conceitos; Etiologia; Fatores genéticos; Fatores Ambientais; Causas Multifatorial; Classificação e caracterização das deficiências; Classificação; AAIDD; CID-10; DSM-IV; CIF; Caracterização; Epistemologia genética para deficiência intelectual: abordagens psicanalíticas; A percepção dos pais e da escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Atendimento educacional especializado (AEE) e a avaliação; Atividades físicas e fatores de risco de doenças; A terminalidade específica e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; Terminalidade específica; Inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho; Íntegra da classificação dos TGD de acordo com a CID-10.
Contextualização histórica do Autismo: Conceito, definição e nomenclatura. Principais pesquisadores. Estimativa da doença no Brasil e no Mundo. Principais características e a importância do diagnóstico precoce. Hipersensibilidade sensorial: Fight, Flight or Freeze. TEA e Asperger: características.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;    Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Magnetoencefalografia; Eletroencefalografia; Eletrochoque, Lnsulinoterapia e Lobotomia; Cirurgia Para Corrigir o TOC; Equipamentos Sofisticados que Prometem Reverter os Distúrbios; Brainwave-I; Estimulação Magnética Transcraniana (IMS – Transcranial Magnetic Stimulation); Planejamento Psicopedagógico: Técnicas, Jogos, Influências e Exemplo de Caso; Técnica de Dramatização e Espelhamento; A Técnica do "Espelho"; Técnica do Espelho Concreto; Influências Benéficas da Música; Relaxamento Gradativo; Aplicação de Trilha; Sugestões Para Formar Palavras; Jogo Da Velha 3D; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
Pretende-se discutir as contribuições da teoria sociointeracionista e da psicogênese para a compreensão do desenvolvimento do sujeito, focalizando-se os pontos de divergências e de complementaridade dessas teorias. Serão discutidos os processos de internalização e de mediação das funções psicológicas. A análise da disciplina estará centrada na conceitualização do desenvolvimento cognitivo e da comunicação e linguagem, buscando relacioná-los com o processo de ensino-aprendizagem.
Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de saúde; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.
 

Informações

  • 600 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Analisar detalhadamente a anatomia do cérebro, identificando quais partes dele trabalham quando se realiza uma ação

Concebe o curso PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM NEUROEDUCAÇÃO, numa perspectiva de Educação a Distância – EAD, visando contribuir para a qualificação de profissionais de educação que atuam ou pretendem atuar na área de Educação, Psicologia, Pedagogia e áreas afins.

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar nas e com as Neurociências e Psicopedagogia. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área das Neurociências e Educação Especial e Inclusiva, dentro e fora da sala de aula.

 

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

As principais concepções filosóficas sobre o conhecimento, sua evolução e as suas possibilidades de construção; o sujeito do conhecimento: como se desenvolve e como aprende; a perspectiva construtivista, a teoria sócio-interacionista: processos cognitivos nas diferentes teorias do conhecimento e da aprendizagem. Estudo de caso.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Contextualização histórica do Autismo: Conceito, definição e nomenclatura. Principais pesquisadores. Estimativa da doença no Brasil e no Mundo. Principais características e a importância do diagnóstico precoce. Hipersensibilidade sensorial: Fight, Flight or Freeze. TEA e Asperger: características.

Introdução aos estudos acerca do TGD; Iniciando a investigação acerca do TGD; Conceitos, fundamentos, classificação, características e unitermos acerca do TGD; Classificação internacional de doenças (CID-10) e manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais (DSM-IV); DSM-IV – manual de diagnóstico e estatísticas das perturbações mentais; A CID-10 – classificação internacional de doenças; Condutas típicas com relação aos transtornos globais do desenvolvimento; Possíveis determinantes das condutas típicas; Autismo; Evolução, história e definição; Classificação; Epidemiologia; Características; Autismo infantil; Autismo atípico; Diagnóstico; Exame; Tratamento; Intervenções terapêuticas; Síndrome de RETT; Tabela de critérios diagnósticos para síndrome de RETT; Quadro clínico; Genética; Síndrome De Asperger; Epidemiologia; Tratamento; O autismo, o TGD e a educação especial; O TGD, a inclusão social e a deficiência mental; Deficiência mental: história, conceitos e etiologia; Conceitos; Etiologia; Fatores genéticos; Fatores Ambientais; Causas Multifatorial; Classificação e caracterização das deficiências; Classificação; AAIDD; CID-10; DSM-IV; CIF; Caracterização; Epistemologia genética para deficiência intelectual: abordagens psicanalíticas; A percepção dos pais e da escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Atendimento educacional especializado (AEE) e a avaliação; Atividades físicas e fatores de risco de doenças; A terminalidade específica e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; Terminalidade específica; Inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho; Íntegra da classificação dos TGD de acordo com a CID-10.

A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.

Pretende-se discutir as contribuições da teoria sociointeracionista e da psicogênese para a compreensão do desenvolvimento do sujeito, focalizando-se os pontos de divergências e de complementaridade dessas teorias.Serão discutidos os processos de internalização e de mediação das funções psicológicas. A análise da disciplina estará centrada na conceitualização do desenvolvimento cognitivo e da comunicação e linguagem, buscando relacioná-los com o processo de ensino-aprendizagem.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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