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ENSINO DE HISTÓRIA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA

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Descrição

Conceitos De Ética E Moral, Sua Dimensão Nos Fundamentos Ontológicos Na Vida Social E Seus Rebatimentos Na Ética Profissional; O Processo De Construção Do Ethos Profissional: Valores E Implicações No Exercício Profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A inserção da cultura Afro-Brasileira e Africana no Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação básica; Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais, vigentes, com base na História da cultura afro-brasileira; O projeto político-pedagógico como elemento articulador e referencial na construção de uma ação educativa emancipadora para integração de todos.
Conceitos dentro da antropologia humana sobre etnia, raça e identidade. Problemas quanto a formação das identidades no contexto imperialista colonial. Compreensão das construções mentais que engendraram o etnocentrismo e a raça. Darwinismo social e Mito da democracia racial. 
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Conceito de cultura; Cultura e diversidade; Discriminação e preconceito: as diversas interfaces da igualdade; Racismo no Brasil.
Tem como objetivo historicizar a trajetória do negro na diáspora transatlântica, caracterizando os grupos étnicos que chegaram ao Brasil, sua participação na vida econômica, social e política no período escravocrata e pós-abolição, bem como a participação do negro nas atividades intelectuais e científicas do período colonial ao republicano.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Estuda os processos civilizatórios que norteiam a religiosidade africana, a partir dos princípios universais: ancianidade, ancestralidade, matriarcalidade, amor à natureza e poder da palavra, estendendo a compreensão para as religiões de matriz africana que se desenvolveram na diáspora. 
As questões relativas ao progresso econômico europeu e o desejo dos povos africanos constituindo o tráfico negreiro; Discursos e práticas racistas contra o contingente negro no cotidiano da educação sistemática; Os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial e apresentar o modo como esses conceitos se relacionam.
Compreensão sobre a importância da historiografia para história do Brasil colonial. Análise de diferentes temas do Brasil colonial. Cultura e mentalidades. Economia e sistema colonial. Comportamento e relações de gênero no período colonial. Política e relações de poder no Brasil colonial.
Discute as questões centrais da história da escravidão no Brasil, desde o tráfico, a vida cotidiana dos escravizados no trabalho e na senzala, a vida sexual e até as diversas formas de resistência contra a escravidão.
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de saúde; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.


 

Informações

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  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
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Capacitar profissionais de educação para atuar no Ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Indígena, com acesso aos conceitos epistemológicos da área e aos processos metodológicos numa dimensão mediada por recursos tecnológicos de processos colaborativos, de aprendizagens em rede para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Concebe o curso Ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Indígena, numa perspectiva de Educação a Distância – EAD, visando contribuir para a qualificação de profissionais de educação que atuam ou pretendem atuar na área de Ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Indígena

Docentes de quaisquer profissionais das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na área de Ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Indígena de uma instituição escolar.

Confira as disciplinas que você vai cursar

A inserção da cultura Afro-Brasileira e Africana no Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação básica. Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes, com bases na História da cultura afro. O projeto político-pedagógico como elemento articulador e referencial na construção de uma ação educativa emancipadora para integração de todos.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Conceitos dentro da antropologia humana sobre etnia, raça e identidade. Problemas quanto a formação das identidade no contexto imperialista colonial. Compreensão das construções mentais que engendraram o etnocentrismo e a raça. Darwinismo social e Mito da democracia racial.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Conceito de cultura; Cultura e diversidade; Discriminação e preconceito: as diversas interfaces da igualdade; Racismo no Brasil.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Trajetória do negro na diáspora transatlântica, caracterizando os grupos étnicos que chegaram ao Brasil, sua participação na vida econômica, social e política no período escravocrata e pós-abolição, bem como a participação do negro nas atividades intelectuais e científicas do período colonial ao republicano.

As questões relativas ao progresso econômico europeu e o desejo dos povos africanos constituindo o tráfico negreiro; Discursos e práticas racistas contra o contingente negro no cotidiano da educação sistemática; Os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial e apresentar o modo como esses conceitos se relacionam.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Estuda os processos civilizatórios que norteiam a religiosidade africana, a partir dos princípios universais: ancianidade, ancestralidade, matriarcalidade, amor à natureza e poder da palavra, estendendo a compreensão para as religiões de matriz africana que se desenvolveram na diáspora.

Discute as questões centrais da história da escravidão no Brasil, desde o tráfico, a vida cotidiana dos escravizados no trabalho e na senzala, a vida sexual e até às diversas formas de resistência contra a escravidão.

Compreensão sobre a importância da historiografia para história do Brasil colonial. Análise de diferentes temas do Brasil colonial. Cultura e mentalidades. Economia e sistema colonial. Comportamento e relações de gênero no período colonial. Política e relações de poder no Brasil colonial.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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