Cursos de Pós-Graduação EAD em

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Aqui está uma rara oportunidade de você aumentar seu salário, progredir na carreira, destacar-se rapidamente e com facilidade!

Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.

Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.

OFERTA POR TEMPO LIMITADO

1ª PÓS-GRADUAÇÃO

De 12x R$ 245,00

A partir de 12x

R$ 110,00

Economia de R$ 1.620,00

Descrição

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
ntrodução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógicos.
A sociologia e antropologia como ciência. Aspectos conceituais da sociologia e antropologia. O surgimento da sociologia da educação. Teorias sociológicas e antropológicas clássicas. A educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papéis sociais. Questões da sociologia e antropologia contemporâneas. As relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sócio antropológicos e suas relações com os fenômenos educacionais. Diversidade etno-cultural e educação: diferença e desigualdade. Educação, escola e multiculturalismo: a escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais.
Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
Classes sociais no modo de produção capitalista. Classes e consciência de classe. Os processos de lutas. A organização da classe trabalhadora: sindicato e partido. A centralidade da questão de classes e o sujeito da transformação social. Movimentos sociais no Brasil. Os “novos movimentos sociais” no cenário e suas relações com as opressões de classe, gênero e raça/etnia. Movimentos sociais brasileiros e neoliberalismo.
O surgimento do conceito de política. Política e teoria política na antiguidade. As diferentes dimensões do objeto da Ciência Política. O Estado moderno e a transformação da política clássica. Conceitos fundamentais da ciência Política: poder; dominação; representação; participação; democracia; igualdade; liberdade.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de saúde; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.
 

Informações

  • 480 Horas 100% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em múltiplos formatos (gratuito)

Garantir direitos iguais para todos os membros da sociedade, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, origem étnica, religião ou status socioeconômico.

Concebe o curso de Especialização em Classes e Movimentos Sociais, numa perspectiva de Educação a Distância – EAD, visando contribuir para a qualificação de profissionais de educação que atuam ou pretendem atuar na área de Especialização em Classes e Movimentos Sociais.

Docentes de quaisquer profissionais das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na área de Classes e Movimentos Sociais de uma instituição escolar.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógicos.

Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.

 

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

A sociologia e antropologia como ciência. Aspectos conceituais da sociologia e antropologia. O surgimento da sociologia da educação. Teorias sociológicas e antropológicas clássicas. A educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papéis sociais. Questões da sociologia e antropologia contemporâneas. As relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sócio antropológicos e suas relações com os fenômenos educacionais. Diversidade etno-cultural e educação: diferença e desigualdade. Educação, escola e multiculturalismo: a escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais.

Classes sociais no modo de produção capitalista. Classes e consciência de classe. Os processos de lutas. A organização da classe trabalhadora: sindicato e partido.  A centralidade da questão de classes e o sujeito da transformação social. Movimentos sociais no Brasil. Os “novos movimentos sociais” no cenário e suas relações com as opressões de classe, gênero e raça/etnia. Movimentos sociais brasileiros e neoliberalismo.

Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

O surgimento do conceito de política. Política e teoria política na antiguidade. As diferentes dimensões do objeto da Ciência Política. O Estado moderno e a transformação da política clássica. Conceitos fundamentais da ciência Política: poder; dominação; representação; participação; democracia; igualdade; liberdade.

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

Disciplina optativa

*De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção dos cursos em que o conselho de classe determina. Nestes casos, o Módulo TCC constará como obrigatório na matriz curricular do curso. Alunos que ainda assim desejarem realizar o TCC deverão contratar este serviço separadamente, ao final do módulo de disciplinas obrigatórias. Regra válida para alunos ingressantes na FAT a partir de 15/01/2021.

Quando optar pela Disciplina TCC?

Após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias, o aluno deverá escolher, se deseja realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Caso não tenha interesse, deverá, neste ato, solicitar dispensa do mesmo.

Quanto custa o Módulo de TCC

Valor normal do Módulo de TCC: R$450,00

Desconto especial de pontualidade: 50%

Valor líquido do Módulo de TCC: R$225,00

Formas de pagamento do Módulo de TCC

Boleto ou Pix: R$ 225,00 (a vista)

Cartão de Crédito: 4 Parcelas de R$ 56,25

Garanta agora seu super desconto preenchendo o formulário

 
 
 
 

 
 

Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

Tenho Interesse!

O que mais de 10 mil alunos estão dizendo

Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!

Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Atendimento por telefone?

0800 591 4093

Ligue Grátis

Atendimento por whatsapp?

(75) 9 81125326

Iniciar Agora

Atendimento por chat?

Em tempo real