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Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Origem e história da acupuntura. Bases da medicina tradicional chinesa. Perspectiva científica do tratamento em acupuntura. Diagnóstico em acupuntura. Fisiologia humana. Fisiologia aplicada a acupuntura. Meridianos ordinários. Meridianos extraordinários. Pontos extrameridianos. Tipos de acupuntura. Uso da acupuntura no contexto clínico. Princípios e processo de tratamento da acupuntura. Acupuntura e as emoções. Aplicabilidade complementar da acupuntura. Métodos de aplicações na acupuntura. Auriculoterapia.
Fundamentos da aromaterapia. Óleos essenciais e carreadores. Composição química dos óleos essenciais. Métodos de extração. Utilização dos óleos essenciais na terapêutica; Indicações de óleos essenciais e blends. Confecção de produtos em aromaterapia. Segurança no uso.
História da cromoterapia: História antiga, idade média e contemporânea. Teoria das cores: Issac Newton, Johan Wolfgang von Goethe, Edwin Babbitt, Niels Finsen, Dinshah Ghadiali, Albert-fritz Popp, Peter Mandel. O efeito das cores sobre o corpo. As bases da cromoterapia: cores primárias, secundárias e terciaria, círculo cromático. Noções básicas de anatomia: estrutura anatômica do corpo, constituintes anatômicos básicos do corpo, sistema nervoso central. Noções básicas de fisiologia: conceitos básicos de fisiologia, potencial de ação e propagação da informação, capacidade fisiológica perceptiva do corpo. Sistema somatossensorial: organização somatossensorial, receptores somatossensoriais, a visão e a percepção somatossensorial. As cores e os chacras: a relação do círculo cromático e o copo humano, a relação das cores e os chacras. Desenvolvendo a terapêutica das cores. Aparelhos e instrumentos de cromoterapia: Bathtub led light, Photon therapy light, infrared light therapy, tecnologia aplicada a cromoterapia. Técnicas cromoterápicas: exposição direta e hidrocromoterapia. Avaliação energética e diagnostico holístico. Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares (PNPIC). Os benefícios da cromoterapia: as principais enfermidades para aplicação. Cromoterapia e ciência: reconhecimento científico. Aplicação em sistemas orgânicos.
Bases Conceituais e legais da Fitoterapia no Brasil. Fundamentos botânicos da planta medicinal ao fitoterápico. Biodiversidade e etnofarmacologia. Produtos tradicionais fitoterápicos. Processo produtivo de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Formas farmacêuticas para a prescrição de fitoterápicos. Principais fitoterápicos de uso clínico.
Massoterapia, fundamentos e técnicas. Tipos de massagem em culturas diferentes. Massagem como técnica terapêutica, Efeitos fisiológicos da massagem no sistema circulatório, linfático e muscular. Benefícios da massagem na postura, mobilização e relaxamento muscular. Massagem e sistema nervoso e sistema imunológico e na dor e estresse. Avaliação física, biossegurança e equipamentos usados para a massoterapia. Discussão dos aspectos éticos da atuação do profissional massoterapeuta.
Fundamentos teóricos das Ciências Sociais e Ambientais. Formas históricas de organização da sociedade e suas conseqüências sobre a saúde humana. A Sociedade capitalista globalizada e o processo de trabalho: seus efeitos sobre o ambiente e a saúde ocupacional da população. Atividade antrópica sobre o meio ambiente e a sua relação com a saúde doença. Comportamento Humano, contexto cultural e qualidade de vida. Relação dos processos psicológicos com a saúde: eficiência imunológica, manejo do estresse e desenvolvimento de doenças crônicas e auto-imunes. Comportamento Humano, contexto cultural e qualidade de vida. Relação dos processos psicológicos com a saúde: eficiência imunológica, manejo do estresse e desenvolvimento de doenças crônicas e auto-imunes.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de saúde; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.
Promover o bem-estar físico, emocional e espiritual dos indivíduos, muitas vezes abordando a pessoa como um todo em vez de apenas focar nos sintomas de uma doença específica. As terapias não convencionais frequentemente buscam fortalecer os mecanismos naturais de cura do corpo e promover um estado de equilíbrio e harmonia.
Concebe o curso de Especialização em Terapêuticas não Convencionais, numa perspectiva de Educação a Distância – EAD, visando contribuir para a qualificação de profissionais que atuam ou desejam atuar na área.
Público-alvo das Terapêuticas não Convencionais, uma variedade de profissionais pode trabalhar, desde que tenham a qualificação adequada e, em alguns casos, as licenças ou certificações necessárias. Aqui estão alguns exemplos de quem pode trabalhar nesse campo:
Profissionais de Saúde Licenciados: Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde licenciados podem se especializar em terapias não convencionais através de treinamento adicional e certificação em práticas específicas, como acupuntura, quiropraxia, ou terapia de massagem.
Terapeutas e Praticantes de Terapias Não Convencionais: Profissionais que se dedicam exclusivamente a terapias não convencionais, como acupunturistas, quiropráticos, terapeutas de massagem, homeopatas, naturopatas, entre outros.
Instrutores e Educadores: Profissionais que ensinam técnicas de terapias não convencionais, como instrutores de yoga, meditação, mindfulness ou aromaterapia.
Pesquisadores e Acadêmicos: Indivíduos que se dedicam à pesquisa e ao ensino de terapias não convencionais em instituições acadêmicas, universidades ou centros de pesquisa.
Profissionais de Bem-Estar e Autocuidado: Coaches de bem-estar, conselheiros de saúde holística e consultores de saúde podem integrar terapias não convencionais em seus programas de autocuidado e bem-estar.
Profissionais de Saúde Mental e Emocional: Psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais de saúde mental podem incorporar técnicas de terapias não convencionais em seus tratamentos para promover o bem-estar emocional.
Educadores de Saúde e Promoção da Saúde: Profissionais que trabalham em educação para a saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças podem ensinar e promover o uso seguro e eficaz de terapias não convencionais na comunidade.
É importante ressaltar que a regulamentação e as exigências de qualificação para trabalhar na área de terapias não convencionais podem variar significativamente de acordo com a prática e a região geográfica. É fundamental que os profissionais obtenham a educação, a formação e, quando necessário, as licenças ou certificações adequadas para garantir a segurança e a eficácia dos serviços prestados.
Origem e história da acupuntura. Bases da medicina tradicional chinesa. Perspectiva científica do tratamento em acupuntura. Diagnóstico em acupuntura. Fisiologia humana. Fisiologia aplicada a acupuntura. Meridianos ordinários. Meridianos extraordinários. Pontos extrameridianos. Tipos de acupuntura. Uso da acupuntura no contexto clínico. Princípios e processo de tratamento da acupuntura. Acupuntura e as emoções. Aplicabilidade complementar da acupuntura. Métodos de aplicações na acupuntura. Auriculoterapia.
Fundamentos da aromaterapia. Óleos essenciais e carreadores. Composição química dos óleos essenciais. Métodos de extração. Utilização dos óleos essenciais na terapêutica; Indicações de óleos essenciais e blends. Confecção de produtos em aromaterapia. Segurança no uso.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Bases Conceituais e legais da Fitoterapia no Brasil. Fundamentos botânicos da planta medicinal ao fitoterápico. Biodiversidade e etnofarmacologia. Produtos tradicionais fitoterápicos. Processo produtivo de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Formas farmacêuticas para a prescrição de fitoterápicos. Principais fitoterápicos de uso clínico.
Massoterapia, fundamentos e técnicas. Tipos de massagem em culturas diferentes. Massagem como técnica terapêutica, Efeitos fisiológicos da massagem no sistema circulatório, linfático e muscular. Benefícios da massagem na postura, mobilização e relaxamento muscular. Massagem e sistema nervoso e sistema imunológico e na dor e estresse. Avaliação física, biossegurança e equipamentos usados para a massoterapia. Discussão dos aspectos éticos da atuação do profissional massoterapeuta.
Principais teorias sobre processo grupal, contextualização histórica, conceitos fundamentais, campo de ação, principais autores, teorias e técnicas. Estudo das relações interpessoais e dos principais fenômenos em processos grupais, as diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos.
Fundamentos teóricos das Ciências Sociais e Ambientais. Formas históricas de organização da sociedade e suas conseqüências sobre a saúde humana. A Sociedade capitalista globalizada e o processo de trabalho: seus efeitos sobre o ambiente e a saúde ocupacional da população. Atividade antrópica sobre o meio ambiente e a sua relação com a saúde doença. Comportamento Humano, contexto cultural e qualidade de vida. Relação dos processos psicológicos com a saúde: eficiência imunológica, manejo do estresse e desenvolvimento de doenças crônicas e auto-imunes. Comportamento Humano, contexto cultural e qualidade de vida. Relação dos processos psicológicos com a saúde: eficiência imunológica, manejo do estresse e desenvolvimento de doenças crônicas e auto-imunes.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
*De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção dos cursos em que o conselho de classe determina. Nestes casos, o Módulo TCC constará como obrigatório na matriz curricular do curso. Alunos que ainda assim desejarem realizar o TCC deverão contratar este serviço separadamente, ao final do módulo de disciplinas obrigatórias. Regra válida para alunos ingressantes na FAT a partir de 15/01/2021.
Quando optar pela Disciplina TCC?
Após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias, o aluno deverá escolher, se deseja realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Caso não tenha interesse, deverá, neste ato, solicitar dispensa do mesmo.
Quanto custa o Módulo de TCC
Valor normal do Módulo de TCC: R$450,00
Desconto especial de pontualidade: 50%
Valor líquido do Módulo de TCC: R$225,00
Formas de pagamento do Módulo de TCC
Boleto ou Pix: R$ 225,00 (a vista)
Cartão de Crédito: 4 Parcelas de R$ 56,25
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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