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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Atendimento Educacional Especializado (AEE): Conceitos E Fundamentos; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o AEE; Formação o Professor do AEE: Atribuições; A Sala de Recursos Multifuncionais; Os Marcos Legais do Atendimento Educacional Especializado; A Constituição Federal (1988); A Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; A Declaração de Salamanca – 1994; Convenção Interamericana Para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) – 2001; Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – 2006; A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Janeiro de 2008; Decreto Nº 186 – Julho de 2008; Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o AEE na Educação Básica – 2008; Educação Inclusiva: Um Olhar sobre a Aprendizagem; O Desafio do Sistema Escolar Brasileiro frente à Diversidade e à Inclusão; A Inclusão e as Salas de Recursos Multifuncionais ; Os Caminhos da Política de Inclusão Escolar no Contexto Brasileiro; Encaminhamentos Pedagógicos com Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: O Cenário Brasileiro; Aspectos que Prejudicam A Concretização do Atendimento Educacional Especializado (Desinformação, Representação Cultural e Falta de Formação Acadêmica e Docente): As Causas da Invisibilidade; Nos Dados do Censo Escolar: A Invisibilidade Estatística; nas Ações e Programas de Educação Inclusiva: A Invisibilidade No Atendimento; Nos Cursos de Formação Docente: A Invisibilidade No Conhecimento; Os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) A Invisibilidade da Ação; O Que é Necessário (e possível) fazer para tirar o "In" da Invisibilidade; Atendimento Educacional Especializado para Alunos Com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais Dos Alunos Com Surdocegueira.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A Educação Especial no Brasil e o Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes da Educação Inclusiva no Brasil: Discursos e Práticas de Letramento; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral e Atual da Educação Especial no Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual; O papel das organizações não governamentais; A Organização das Apae; A Deficiência Intelectual na Concepção de Educadores da Educação Especial: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.
Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida; Educação Inclusiva: Um Estudo na Área Da Educação Física; Educação Inclusiva, Aspectos da Formação do Profissional de Educação Física e Expectativas Atuais da Prática Pedagógica desse Docente na Educação Básica; A Deficiência Física: Histórico, Conceitos E Mudanças; O Sistema Nervoso, A Função dos Hemisférios e a Plasticidade Neural; A Plasticidade Neural; Algumas Causas Que Levam À Deficiência Física; Abordagem Interdisciplinar para Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; A Deficiência Intelectual e o AEE; Etiologia da Deficiência Intelectual; Classificação; AEE para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual; Uma Análise dos Mitos Que Envolvem os Alunos com Altas Habilidades; Quem é a Pessoa com Altas Habilidades?; Identificando e Caracterizando os Alunos com Altas Habilidades; Mitos Sobre Constituição; Mitos Sobre A Distribuição; Mitos Sobre Identificação; Mitos Sobre Desempenho; Mitos Sobre Consequências; Mitos Sobre Atendimento.
O Estudo do Atendimento Educacional Especializado no Brasil; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As Entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Discussão; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala De Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Ensino de Fatos Aritméticos para Escolares Com Deficiência Intelectual; Atendimento Educacional Especializado – AEE: Uma Ferramenta Eficaz no Processo de Inclusão Escolar na Rede Municipal de Joinville; O Processo de Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado; Funções do AEE dentro da Escola Regular; Público Alvo; Salas de Recursos Multifuncionais; Professor da Escola Regular e o Profissional do AEE; Perspectivas para o Futuro para o Aluno e para o Professor.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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