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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A Educação Especial No Brasil E O Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes Da Educação Inclusiva No Brasil: Discursos E Práticas De Letramento; Análise de Discurso Crítica; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral E Atual Da Educação Especial No Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual ; O papel das organizações não governamentais; A Organização Das Apae; A Deficiência Intelectual Na Concepção De Educadores Da Educação Especial: Contribuições Da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.
AEE Para Deficiência Física E Mobilidade Reduzida; Educação Inclusiva: Um Estudo Na Área Da Educação Física; Introdução; Educação Inclusiva, Aspectos Da Formação Do Profissional De Educação Física E Expectativas Atuais Da Prática Pedagógica Desse Docente Na Educação Básica; Método; Informantes; Material; Questionário; Procedimentos; Resultados E Discussão ; Considerações Finais; A Deficiência Física: Histórico, Conceitos E Mudanças; O Sistema Nervoso, A Função Dos Hemisférios E A Plasticidade Neural; A Plasticidade Neural; Conceito E Definições; Classificação; Causas E Consequências ; Algumas Causas Que Levam À Deficiência Física; Abordagem Interdisciplinar Para Avaliação De Alunos Com Deficiência Motora; A Deficiência Intelectual E O AEE; Etiologia Da Deficiência Intelectual ; Classificação; AEE Para Alunos Com Altas Habilidades E Superdotação; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças Para Alunos Com Deficiência Intelectual;
Uma Análise Dos Mitos Que Envolvem Os Alunos Com Altas Habilidades: A Realidade De Uma Escola De Santa Maria/RS; Introdução; Quem É A Pessoa Com Altas Habilidades?; Identificando E Caracterizando Os Alunos Com Altas Habilidades; Mito - Sua Relação Com As Altas Habilidades; Desenvolvimento Da Pesquisa ; Sujeitos Da Pesquisa; Instrumentos E Procedimentos; Resultados E Discussão; Mitos Sobre Constituição; Mitos Sobre A Distribuição; Mitos Sobre Identificação; Mitos Sobre Desempenho; Mitos Sobre Consequências ; Mitos Sobre Atendimento; Considerações Finais.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico do Cultural Na Surdez: Para além de Um e de Outro Ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; "A Palavra 'Cadeirante' eu Não Consigo Assimilar, Mas 'Surdo' eu estou Mais Acostumado"; "O Professor Está Muito Preso aos Padrões Culturais dos Ouvintes"; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; Método; Resultados e Discussão; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo e Planejamento e design de Um Módulo Instrucional Sobre O Sistema Respiratório: O Ensino De Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Resultados e Discussões; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação De Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez; Considerações Finais.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios Para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil Dos Participantes ; Discussão;
Memórias da Educação Infantil ; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem No Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado ; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa ; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas: Algumas Considerações; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas E Etiologia; Características Da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos Com Surdocegueira: Um Estudo De Caso No Espaço Da Escola Regular; Introdução; Método;
Caracterização Do Local E Dos Sujeitos Da Pesquisa; Resultados E Discussões; A Dinâmica Do AEE; Ação Do Profissional No Desenvolvimento Do AEE; Conexão Entre O AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; Conclusão; As Necessidades Educacionais Especiais Da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento De Trabalho Para Atender As Crianças Surdocegas E Com Deficiência Múltipla; Efeitos Da Comunicação Alternativa Na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Introdução; Método; Esclarecimentos Éticos; Caracterização Da Pesquisa; Ambiente; Participantes; Materiais De Coleta De Dados; Instrumentos De Coleta De Dados; Procedimentos Para Coleta De Informações; Procedimentos De Análise Dos Dados; Resultados E Discussões; Antes Da Intervenção; Após A Intervenção; Conclusões; Considerações Finais; O Currículo Adaptado Para O Acesso De Alunos Com Deficiências Múltiplas; A Avaliação De Um Aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento E Desempenho Da Criança; Informações Específicas De Cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
Conceitos De Ética E Moral, Sua Dimensão Nos Fundamentos Ontológicos Na Vida Social E Seus Rebatimentos Na Ética Profissional; O Processo De Construção Do Ethos Profissional: Valores E Implicações No Exercício Profissional.
Atendimento Educacional Especializado (AEE): Conceitos E Fundamentos; A Política Nacional De Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva E O AEE; Formação O Professor Do AEE: Quais Suas Atribuições?; A Sala De Recursos Multifuncionais;
Os Marcos Legais Do Atendimento Educacional Especializado; A Constituição Federal (1988); A Declaração Mundial De Educação Para Todos – 1990; A Declaração De Salamanca – 1994; Convenção Interamericana Para A Eliminação De Todas As Formas De Discriminação Contra As Pessoas Portadoras De Deficiência (Convenção De Guatemala) – 2001; Convenção Sobre Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência – 2006; A Política Nacional Da Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva - Janeiro De 2008; Decreto Nº 186 – Julho De 2008; Diretrizes Operacionais Da Educação Especial Para O AEE Na Educação Básica – 2008; Educação Inclusiva: Um Olhar Sobre A Aprendizagem; O Desafio Do Sistema Escolar Brasileiro Frente À Diversidade E À Inclusão; A Inclusão E As Salas De Recursos Multifuncionais ; Os Caminhos Da Política De Inclusão Escolar No Contexto Brasileiro; Encaminhamentos Pedagógicos Com Alunos Com Altas Habilidades/Superdotação Na Educação Básica: O Cenário Brasileiro; Aspectos Que Prejudicam A Concretização Do Atendimento Educacional Especializado (Desinformação, Representação Cultural E Falta De Formação Acadêmica E Docente): As Causas Da Invisibilidade; Nos Dados Do Censo Escolar: A Invisibilidade Estatística; Nas Ações E Programas De Educação Inclusiva: A Invisibilidade No Atendimento ; Nos Cursos De Formação Docente: A Invisibilidade No Conhecimento; Os Núcleos De Atividades De Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S): A Invisibilidade Da Ação; O Que É Necessário (E Possível) Fazer Para Tirar O "In" Da Invisibilidade; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos Com Surdocegueira: Um Estudo De Caso No Espaço Da Escola Regular; Caracterização Do Local E Dos Sujeitos Da Pesquisa; A Dinâmica Do AEE; Ação Do Profissional No Desenvolvimento Do AEE; Conexão Entre O AEE E As Necessidades Especiais Dos Alunos Com Surdocegueira.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
O Estudo Do Atendimento Educacional Especializado No Brasil;Processos De Escolarização De Pessoas Com Deficiência Visual; Os Critérios Para Selecionar Os Entrevistados; As Entrevistas; Transcrições Das Entrevistas; A Construção Dos Eixos Temáticos; O Perfil Dos Participantes ; Discussão; Memórias Da Educação Infantil ;
Aprendizagem Específica Na Sala De Recurso; Aprendizagem No Espaço Da Sala Comum; Sala De Recurso X Sala Comum; Ensino De Fatos Aritméticos Para Escolares Com Deficiência Intelectual; Introdução; Método ; Avaliação; Intervenção; Resultados; Discussão; Conclusão;
Atendimento Educacional Especializado – AEE: Uma Ferramenta Eficaz No Processo De Inclusão Escolar Na Rede Municipal De Joinville; Introdução; O Processo De Inclusão E O Atendimento Educacional Especializado; Funções Do AEE Dentro Da Escola Regular; Público Alvo; Salas De Recursos Multifuncionais ; Professor Da Escola Regular E O Profissional Do AEE; Considerações Finais - Perspectivas Para O Futuro Para O Aluno E Para O Professor.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Formar em nível de Especialização, profissionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento educacional, político-cultural e socioeconômico do país.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O profissional em AEE poderá atuar intervindo direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro de instituições públicas e/ou privada, atendendo a emergente demanda do mercado por especialistas em educação especial.
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Atendimento Educacional Especializado (AEE): Conceitos E Fundamentos; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o AEE; Formação o Professor do AEE: Atribuições; A Sala de Recursos Multifuncionais; Os Marcos Legais do Atendimento Educacional Especializado; A Constituição Federal (1988); A Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; A Declaração de Salamanca – 1994; Convenção Interamericana Para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) – 2001; Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – 2006; A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Janeiro de 2008; Decreto Nº 186 – Julho de 2008; Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o AEE na Educação Básica – 2008; Educação Inclusiva: Um Olhar sobre a Aprendizagem; O Desafio do Sistema Escolar Brasileiro frente à Diversidade e à Inclusão; A Inclusão e as Salas de Recursos Multifuncionais ; Os Caminhos da Política de Inclusão Escolar no Contexto Brasileiro; Encaminhamentos Pedagógicos com Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: O Cenário Brasileiro; Aspectos que Prejudicam A Concretização do Atendimento Educacional Especializado (Desinformação, Representação Cultural e Falta de Formação Acadêmica e Docente): As Causas da Invisibilidade; Nos Dados do Censo Escolar: A Invisibilidade Estatística; nas Ações e Programas de Educação Inclusiva: A Invisibilidade No Atendimento; Nos Cursos de Formação Docente: A Invisibilidade No Conhecimento; Os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) A Invisibilidade da Ação; O Que é Necessário (e possível) fazer para tirar o "In" da Invisibilidade; Atendimento Educacional Especializado para Alunos Com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais Dos Alunos Com Surdocegueira.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A Educação Especial no Brasil e o Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes da Educação Inclusiva no Brasil: Discursos e Práticas de Letramento; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral e Atual da Educação Especial no Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual; O papel das organizações não governamentais; A Organização das Apae; A Deficiência Intelectual na Concepção de Educadores da Educação Especial: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.
Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A disciplina tem como objetivo de estudar a importância história da ludicidade na infância. Identificando os aspectos históricos do lúdico, a origem dos jogos e brincadeiras, as diferenças entre brincar livre e brincar coordenado, a importância do jogo simbólico para a criança, quais são adequados às faixas etárias e seus tipos. Apontando, como ensinar de forma lúdica, e o que ocorre no cérebro durante as brincadeiras.
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida; Educação Inclusiva: Um Estudo na Área Da Educação Física; Educação Inclusiva, Aspectos da Formação do Profissional de Educação Física e Expectativas Atuais da Prática Pedagógica desse Docente na Educação Básica; A Deficiência Física: Histórico, Conceitos E Mudanças; O Sistema Nervoso, A Função dos Hemisférios e a Plasticidade Neural; A Plasticidade Neural; Algumas Causas Que Levam À Deficiência Física; Abordagem Interdisciplinar para Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; A Deficiência Intelectual e o AEE; Etiologia da Deficiência Intelectual; Classificação; AEE para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual; Uma Análise dos Mitos Que Envolvem os Alunos com Altas Habilidades; Quem é a Pessoa com Altas Habilidades?; Identificando e Caracterizando os Alunos com Altas Habilidades; Mitos Sobre Constituição; Mitos Sobre A Distribuição; Mitos Sobre Identificação; Mitos Sobre Desempenho; Mitos Sobre Consequências; Mitos Sobre Atendimento.
O Estudo do Atendimento Educacional Especializado no Brasil; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As Entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Discussão; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala De Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Ensino de Fatos Aritméticos para Escolares Com Deficiência Intelectual; Atendimento Educacional Especializado – AEE: Uma Ferramenta Eficaz no Processo de Inclusão Escolar na Rede Municipal de Joinville; O Processo de Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado; Funções do AEE dentro da Escola Regular; Público Alvo; Salas de Recursos Multifuncionais; Professor da Escola Regular e o Profissional do AEE; Perspectivas para o Futuro para o Aluno e para o Professor.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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