Cursos de Pós-Graduação EAD em

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.

Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.

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1ª PÓS-GRADUAÇÃO

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Descrição

O curso visa proporcionar a formação de professores e demais profissionais que atuam, ou desejam atuar com as questões educativas, ligadas ao atendimento educacional especializado, perante as contingências das situações cotidianas escolares, seja no exercício da atividade acadêmica, pública ou privada, dentro de uma perspectiva democrática e inclusiva e, de acordo com as reformas educacionais, implementadas nos últimos anos que, produziram mudanças nos setores pedagógicos, redimensionando as funções dos profissionais da educação.

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Formar em nível de Especialização, profissionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento educacional, político-cultural e socioeconômico do país. Específicos: • Identificar as necessidades de alunos com deficiência, com altas habilidades e com transtornos gerais do desenvolvimento, elaborando planos de atuação para o AEE, propondo serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento; • Abordar as diversas teorias e metodologias educacionais, possibilitando a sua atuação como um profissional diferenciado em sala de aula; • Analisar elementos teóricos, metodológicos e práticos da AEE; • Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aula comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O profissional em AEE poderá atuar intervindo direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro de instituições públicas e/ou privada, atendendo a emergente demanda do mercado por especialistas em educação especial.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Atendimento Educacional Especializado (AEE): Conceitos E Fundamentos; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o AEE; Formação o Professor do AEE: Atribuições; A Sala de Recursos Multifuncionais; Os Marcos Legais do Atendimento Educacional Especializado; A Constituição Federal (1988); A Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; A Declaração de Salamanca – 1994; Convenção Interamericana Para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) – 2001; Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – 2006; A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Janeiro de 2008; Decreto Nº 186 – Julho de 2008; Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o AEE na Educação Básica – 2008; Educação Inclusiva: Um Olhar sobre a Aprendizagem; O Desafio do Sistema Escolar Brasileiro frente à Diversidade e à Inclusão; A Inclusão e as Salas de Recursos Multifuncionais ; Os Caminhos da Política de Inclusão Escolar no Contexto Brasileiro; Encaminhamentos Pedagógicos com Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: O Cenário Brasileiro; Aspectos que Prejudicam A Concretização do Atendimento Educacional Especializado (Desinformação, Representação Cultural e Falta de Formação Acadêmica e Docente): As Causas da Invisibilidade; Nos Dados do Censo Escolar: A Invisibilidade Estatística; nas Ações e Programas de Educação Inclusiva: A Invisibilidade No Atendimento; Nos Cursos de Formação Docente: A Invisibilidade No Conhecimento; Os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) A Invisibilidade da Ação; O Que é Necessário (e possível) fazer para tirar o "In" da Invisibilidade; Atendimento Educacional Especializado para Alunos Com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais Dos Alunos Com Surdocegueira.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

A Educação Especial no Brasil e o Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes da Educação Inclusiva no Brasil: Discursos e Práticas de Letramento; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral e Atual da Educação Especial no Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual; O papel das organizações não governamentais; A Organização das Apae; A Deficiência Intelectual na Concepção de Educadores da Educação Especial: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.

Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.

Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida; Educação Inclusiva: Um Estudo na Área Da Educação Física; Educação Inclusiva, Aspectos da Formação do Profissional de Educação Física e Expectativas Atuais da Prática Pedagógica desse Docente na Educação Básica; A Deficiência Física: Histórico, Conceitos E Mudanças; O Sistema Nervoso, A Função dos Hemisférios e a Plasticidade Neural; A Plasticidade Neural; Algumas Causas Que Levam À Deficiência Física; Abordagem Interdisciplinar para Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; A Deficiência Intelectual e o AEE; Etiologia da Deficiência Intelectual; Classificação; AEE para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual; Uma Análise dos Mitos Que Envolvem os Alunos com Altas Habilidades; Quem é a Pessoa com Altas Habilidades?; Identificando e Caracterizando os Alunos com Altas Habilidades; Mitos Sobre Constituição; Mitos Sobre A Distribuição; Mitos Sobre Identificação; Mitos Sobre Desempenho; Mitos Sobre Consequências; Mitos Sobre Atendimento.

O Estudo do Atendimento Educacional Especializado no Brasil; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As Entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Discussão; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala De Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Ensino de Fatos Aritméticos para Escolares Com Deficiência Intelectual; Atendimento Educacional Especializado – AEE: Uma Ferramenta Eficaz no Processo de Inclusão Escolar na Rede Municipal de Joinville; O Processo de Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado; Funções do AEE dentro da Escola Regular; Público Alvo; Salas de Recursos Multifuncionais; Professor da Escola Regular e o Profissional do AEE; Perspectivas para o Futuro para o Aluno e para o Professor.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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