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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Metodologia do Ensino Religioso; Ensino Religioso: Conceitos, Objetivos, Fundamentos e Definições; Religião; Religiosidade; Catequese; Ensino Religioso X Catequese; Os Fundamentos E Pressupostos Teóricos Acerca Do Ensino Religioso Escolar; O Ensino Religioso E O Projeto Pedagógico Escolar; Conteúdos; Métodos; Linguagem; Interdisciplinaridade; Planejamento; Procedimentos E Recursos; Avaliação; As Responsabilidades Do Professor De Ensino Religioso; A Admissão E A Formação Do Professor De Ensino Religioso; O Dever Do Professor De Ensino Religioso E O Caráter Facultativo Da Disciplina; O Professor De Ensino Religioso E A Ética; Ensino Religioso Na Escola Pública: O Retorno De Uma Polêmica Recorrente; O Ensino Religioso No Brasil; Religião; Um Pouco De História; O Caráter Facultativo; Ensino Religioso Nas Escolas Públicas: A Propósito De Um Seminário Internacional; Ensino Religioso Na França; Ensino Religioso Na Alemanha; Ensino Religioso Na Itália; Ensino Religioso Na Grã-Bretanha; Ensino Religioso Nos Estados Unidos.
Ética, da Religião e da Cultura no Ensino Religioso; Breves Considerações na Convergência Ciência e Religião; Saberes das Religiões Abraâmicas nos Alicerces da Ciência Moderna; O Universo tem sua História; O Universo se Permite Compreender; Existe Ordem na Natureza; A Natureza tem Mais de Um Tipo de Ordem; Ciência e Religião; Religião e Ciência: Diferença e Repetição - Uma Investigação a Partir da Concepção Moral e Religiosa de Henri Bergson; Localizando A Investigação: Traços da Vida e do Pensamento Filosófico de Henri Bergson; O Plano Geral da Concepção da Moral e da Religião em Bergson; Moral, Religião e Ciência: Entre o Aberto e o Fechado, o Estático e o Dinâmico, o Previsível e o Imprevisível, a Repetição e a Diferença, o Fato Medido e o Acontecimento; Considerações Conclusivas: Mecânica e Mística na Contemporaneidade - as Duas Vias da Globalização; O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: Organização Missionária e Outras Metáforas Organizacionais; O Sagrado e o Profano e a Natureza Social da Religião; Metáforas, Religião e Organizações; Procedimentos Metodológicos; Apresentação dos Resultados: Organização Missionária e Outras Metáforas; Implicações da Pesquisa e Conclusão; Religião e Música: Variações em Busca de um Tema; Introitus Et Confiteor; De Gustibus Non Est Disputandum; De Divisione Naturae; Usos e Funções; As Origens Sempre Presentes; Alleluia E Miserere; Diálogo entre o Agnosticismo e o Universo das Religiões: O Caso da Empatia; Análise Conceitual; Diálogo; A Relação entre Diálogo e Dialética; Empatia; Agnosticismo e Religião.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Introdução aos Estudos acerca da História, da Legislação e do Currículo do Ensino Religioso; Histórico do Ensino Religioso no Brasil; As Leis Brasileiras e o Ensino Religioso na Escola Pública; Primeira Fase 1500-1889; Segunda Fase 1890-1930; Terceira Fase 1931-2008; Quarta Fase de 1964 a 1984; Quinta Fase de 1985 a 1994; Sexta Fase Inicia-se em 1995; O Ensino Religioso e a Legislação Vigente; O Ensino Religioso na LDB; O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei; O Ensino Religioso, o Currículo e a Sala de Aula; A Dimensão Pedagógica; Os Limites do Ensino Religioso; Hegemonia e Confronto na Produção da Segunda LDB: O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; Tramitação na Câmara; Tramitação no Senado; Novamente na Câmara.
As Religiões Mundiais: Surgimento, Origens, História, Doutrinas e Difusão; Religião: Conceitos, Epistemologia e Fundamentos; Diferentes Olhares Sobre a Religião; O Politeísmo e as Religiões no e do Mundo Antigo; O Mundo Antigo; O Cristianismo na Antiguidade; A Pluralidade do e no Mundo Antigo; As Grandes Religiões Mundiais: O Hinduísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Budismo; A Difusão do Budismo; O Budismo na China; O Budismo no Japão; O Budismo no Tibete; As Grandes Religiões Mundiais: O Mitraísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Taoísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Confucionismo; As Grandes Religiões Mundiais: O Xintoísmo; Deuses do Xintoísmo; Xintoísmo no Brasil; Xintoísmo e Budismo; As Grandes Religiões Mundiais: Religiões Originárias do Oriente Médio; A Região; O Judaísmo; O Cristianismo; O Islamismo; Religiões Africanas, de Matrizes Africanas e Afro-americanas: Afro-caribenhas e Afro-brasileiras; As Religiões Africanas Primais, Tradicionais ou Primitivas; Religiões de Matrizes Africanas; Religiões de Matrizes Africanas ou Afro-brasileiras No Brasil; Outras Religiões; Kardecismo; Mediunismo e Animismo; Zoroastrismo; O Pluralismo Religioso Mundial; O Imprescindível Desafio da Diferença Religiosa; Tempos de Globalização e Pluralização; Pluralização e Desestabilização; Caminhos de Interação; Em Favor da "Dignidade da Diferença".
O Ensino Religioso e as Religiões no Brasil; Como as Religiões Chegaram ao Brasil e aos Brasileiros?; O Protestantismo Histórico No Brasil; A Chegada dos Pentecostais; Surgimento e Vinda dos Neopentecostais para o Brasil; As Outras Denominações Cristãs no Brasil; A Igreja dos Santos dos Últimos Dias; Os Testemunhas de Jeová; A Igreja Adventista do Sétimo Dia; As Origens, Diversidades e Práticas das Religiões Afro-Brasileiras; As Religiões de Matrizes Africanas e Afro-Brasileiras; Batuque; Tambor de Mina; Candomblé; Macumba; Umbanda; Cabula; Catimbó; Quimbanda; Xambá; Omolocô; Demais Considerações Acerca das Religiões de Matriz Africana: Religião e Religiosidade de Origem Africana; Um Deus, Diversas Divindades; Os Orixás; O Espiritismo (Kardecismo); O Judaísmo; O Islamismo; O Catolicismo no Brasil Hoje; A Teologia da Libertação; A Renovação Carismática; O Protestantismo no Brasil Hoje; Os Protestantes Denominados Evangélicos e a Política; Pensando As Religiões no Brasil de Hoje: Protestantismo e Pós-Modernidade; Da Tolerância à Caridade: Sobre Religião, Laicidade E Pluralismo na Atualidade; Prelúdio à Discussão: Voltaire e o Conceito de Tolerância; Razões Próprias da Religião: O Caso da “Praça Islâmica”; O Polêmico Caso da “Praça Islâmica” Em Londrina; Sobre as “Razões Próprias” e a Ambiguidade da Religião; Tolerância, Caridade e a Ideia de Pluralismo Religioso; Pluralismo Religioso: Onde Está e Para Onde Vai?; Da Tolerância à Caridade; Sobre o Adeus à Verdade; Controvérsias Religiosas e Esfera Pública: Repensando as Religiões Como Discurso; Secularismo e Religião: O Paradigma Weberiano da Secularização em Perspectiva; Religiões e Esfera Pública no Brasil; Pluralismo Religioso e Controvérsias Públicas no Brasil; Reflexões Sobre Fatos e Fe(I)Tiches no Estudo das Religiões; Conhecendo O Santo Daime e Desenvolvendo a Simetria; Breve História do Santo Daime; São Os Deuses Fé(I)Tiches?; O Santo Daime – uma aproximação A-Moderna; Apropriações Indígenas pela Nova Era: A Mística Andina no Brasil; Aproximando-nos da Mística Andina; uma Organização Totêmica; A Hierarquia na Mística Andina; Rituais de Iniciação e Mudança de Vida; A Meditação Como Prática Ritual. A Mística e o Turismo Religioso; A Mística Andina e seu Compromisso com Pachamama; Um Olhar Analítico Sobre a Mística Andina.
O Ensino Religioso, a Religião e a Religiosidade Africana; A África e Suas Religiões; O Princípio da Vida; As Religiões Ancestrais Africanas, os Cultos Domésticos e as demais Religiões Predominantes na África; A África e o Cristianismo Copta; A África e o Islamismo; O Panteão Yorubá; A Religiosidade na Diáspora Atlântica; Missão Midiática Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Afrikana” na Esfera Pública Cristã em Gana; Religião na Mídia Ganense: Pentecostalização da Esfera Pública; A Missão Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Africana”; Afrikania na Mídia: Acesso e Formatos; O Trabalho Cultural da Globalização Iorubá.
Os Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso; O que é Epistemologia?; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; Ensino Religioso e a Ética Pública; O Ensino Religioso nas Constituições; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; O Dilema Epistemológico nos Pareceres do Conselho Nacional de Educação; Possibilidades de Superação do Dilema; A Proposta de Ensino Religioso Formulada pelo Fonaper; Propostas Religiosas de Superação do Dilema: dois Exemplos Históricos; Outra Abordagem acerca da Epistemologia do Ensino Religioso; A Dinâmica do Desenvolvimento da Epistemologia e o Ensino Religioso; A Epistemologia e a Pratica Docente do Ensino Religioso; Três Modelos de Ensino Religioso; Converter Indivíduos, Mudar Culturas.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional do professor de Ensino Religioso, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar nestas áreas. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão da educação religiosa em sala de aula.
Introdução ao Pentateuco e ao Antigo Testamento. Estudo da história de Abraão, Jacó e José no livro de Gênesis. Libertação dos Hebreus no livro de Êxodo e das leis sobre ofertas, sacrifícios, pureza e impureza, sacerdócio e moralidade no livro de Levítico. Relevância teológica e histórica do Pentateuco para a fé e cultura ocidental.
O Ensino Religioso, a Religião e a Religiosidade Africana; A África e Suas Religiões; O Princípio da Vida; As Religiões Ancestrais Africanas, os Cultos Domésticos e as demais Religiões Predominantes na África; A África e o Cristianismo Copta; A África e o Islamismo; O Panteão Yorubá; A Religiosidade na Diáspora Atlântica; Missão Midiática Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Afrikana” na Esfera Pública Cristã em Gana; Religião na Mídia Ganense: Pentecostalização da Esfera Pública; A Missão Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Africana”; Afrikania na Mídia: Acesso e Formatos; O Trabalho Cultural da Globalização Iorubá.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
História, conceitos, métodos e principais correntes da teologia cristã. Contexto histórico em que surgiu a teologia cristã. Principais doutrinas e temas teológicos, como a revelação divina, a Trindade, a criação, a queda, a salvação, a igreja e a escatologia. Métodos de estudo e interpretação de textos teológicos, como a hermenêutica, a análise histórica e contextual, e a leitura crítica de textos teológicos. Principais correntes teológicas, como a teologia liberal, a teologia conservadora, a teologia da libertação, a teologia pentecostal, a teologia reformada e a teologia católica, com ênfase nas suas contribuições e desafios para a teologia contemporânea.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A disciplina de Direito Canônico aborda os princípios, normas, instituições e procedimentos que regem a organização e o funcionamento da Igreja Católica, sua importância histórica, teológica e jurídica na sociedade. Evolução do Direito Canônico, sua relação com o Direito Secular, as fontes canônicas, a estrutura e governança da Igreja, os direitos e deveres dos fiéis, os sacramentos, os processos judiciais eclesiásticos, e o direito matrimonial canônico. Ética no Direito Canônico que influencia e orienta a vida da Igreja Católica e de seus membros.
Ética, da Religião e da Cultura no Ensino Religioso; Breves Considerações na Convergência Ciência e Religião; Saberes das Religiões Abraâmicas nos Alicerces da Ciência Moderna; O Universo tem sua História; O Universo se Permite Compreender; Existe Ordem na Natureza; A Natureza tem Mais de Um Tipo de Ordem; Ciência e Religião; Religião e Ciência: Diferença e Repetição - Uma Investigação a Partir da Concepção Moral e Religiosa de Henri Bergson; Localizando A Investigação: Traços da Vida e do Pensamento Filosófico de Henri Bergson; O Plano Geral da Concepção da Moral e da Religião em Bergson; Moral, Religião e Ciência: Entre o Aberto e o Fechado, o Estático e o Dinâmico, o Previsível e o Imprevisível, a Repetição e a Diferença, o Fato Medido e o Acontecimento; Considerações Conclusivas: Mecânica e Mística na Contemporaneidade - as Duas Vias da Globalização; O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: Organização Missionária e Outras Metáforas Organizacionais; O Sagrado e o Profano e a Natureza Social da Religião; Metáforas, Religião e Organizações; Procedimentos Metodológicos; Apresentação dos Resultados: Organização Missionária e Outras Metáforas; Implicações da Pesquisa e Conclusão; Religião e Música: Variações em Busca de um Tema; Introitus Et Confiteor; De Gustibus Non Est Disputandum; De Divisione Naturae; Usos e Funções; As Origens Sempre Presentes; Alleluia E Miserere; Diálogo entre o Agnosticismo e o Universo das Religiões: O Caso da Empatia; Análise Conceitual; Diálogo; A Relação entre Diálogo e Dialética; Empatia; Agnosticismo e Religião.
Os Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso; O que é Epistemologia?; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; Ensino Religioso e a Ética Pública; O Ensino Religioso nas Constituições; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; O Dilema Epistemológico nos Pareceres do Conselho Nacional de Educação; Possibilidades de Superação do Dilema; A Proposta de Ensino Religioso Formulada pelo Fonaper; Propostas Religiosas de Superação do Dilema: dois Exemplos Históricos; Outra Abordagem acerca da Epistemologia do Ensino Religioso; A Dinâmica do Desenvolvimento da Epistemologia e o Ensino Religioso; A Epistemologia e a Pratica Docente do Ensino Religioso; Três Modelos de Ensino Religioso; Converter Indivíduos, Mudar Culturas.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Esta disciplina aborda as Cartas Católicas do Novo Testamento, examinando os contextos históricos, teológicos e literários em que foram escritas. Os alunos estudarão as epístolas de Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, e Judas, analisando suas mensagens, temas centrais, e aplicação prática. A disciplina também explorará métodos de exegese bíblica, hermenêutica e a relevância das Cartas Católicas para a teologia e a vida cristã contemporânea.
Mateus, Marcos e Lucas, textos fundamentais para a compreensão do Cristianismo, são analisados sob perspectivas histórica, literária, teológica e crítica. Origem e formação dos evangelhos, os contextos histórico e sociocultural do século I, métodos de interpretação bíblica, paralelos e diferenças entre os sinóticos, a questão sinótica, e o ensino e a figura de Jesus conforme retratados nesses textos. Técnicas de exegese, análise comparativa e a aplicação de métodos críticos para entender os textos bíblicos em profundidade.
Esta disciplina oferece um estudo detalhado dos livros de Números e Deuteronômio, explorando seus contextos históricos, literários e teológicos. Abordaremos as narrativas, leis, rituais, e a teologia presente em ambos os livros, bem como suas implicações para a compreensão da história de Israel e sua relevância para questões contemporâneas. Serão empregadas técnicas de análise textual, crítica literária e hermenêutica para aprofundar a compreensão dos textos.
Introdução aos Estudos acerca da História, da Legislação e do Currículo do Ensino Religioso; Histórico do Ensino Religioso no Brasil; As Leis Brasileiras e o Ensino Religioso na Escola Pública; Primeira Fase 1500-1889; Segunda Fase 1890-1930; Terceira Fase 1931-2008; Quarta Fase de 1964 a 1984; Quinta Fase de 1985 a 1994; Sexta Fase Inicia-se em 1995; O Ensino Religioso e a Legislação Vigente; O Ensino Religioso na LDB; O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei; O Ensino Religioso, o Currículo e a Sala de Aula; A Dimensão Pedagógica; Os Limites do Ensino Religioso; Hegemonia e Confronto na Produção da Segunda LDB: O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; Tramitação na Câmara; Tramitação no Senado; Novamente na Câmara.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
As Religiões Mundiais: Surgimento, Origens, História, Doutrinas e Difusão; Religião: Conceitos, Epistemologia e Fundamentos; Diferentes Olhares Sobre a Religião; O Politeísmo e as Religiões no e do Mundo Antigo; O Mundo Antigo; O Cristianismo na Antiguidade; A Pluralidade do e no Mundo Antigo; As Grandes Religiões Mundiais: O Hinduísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Budismo; A Difusão do Budismo; O Budismo na China; O Budismo no Japão; O Budismo no Tibete; As Grandes Religiões Mundiais: O Mitraísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Taoísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Confucionismo; As Grandes Religiões Mundiais: O Xintoísmo; Deuses do Xintoísmo; Xintoísmo no Brasil; Xintoísmo e Budismo; As Grandes Religiões Mundiais: Religiões Originárias do Oriente Médio; A Região; O Judaísmo; O Cristianismo; O Islamismo; Religiões Africanas, de Matrizes Africanas e Afro-americanas: Afro-caribenhas e Afro-brasileiras; As Religiões Africanas Primais, Tradicionais ou Primitivas; Religiões de Matrizes Africanas; Religiões de Matrizes Africanas ou Afro-brasileiras No Brasil; Outras Religiões; Kardecismo; Mediunismo e Animismo; Zoroastrismo; O Pluralismo Religioso Mundial; O Imprescindível Desafio da Diferença Religiosa; Tempos de Globalização e Pluralização; Pluralização e Desestabilização; Caminhos de Interação; Em Favor da "Dignidade da Diferença".
Metodologia do Ensino Religioso; Ensino Religioso: Conceitos, Objetivos, Fundamentos e Definições; Religião; Religiosidade; Catequese; Ensino Religioso X Catequese; Os Fundamentos E Pressupostos Teóricos Acerca Do Ensino Religioso Escolar; O Ensino Religioso E O Projeto Pedagógico Escolar; Conteúdos; Métodos; Linguagem; Interdisciplinaridade; Planejamento; Procedimentos E Recursos; Avaliação; As Responsabilidades Do Professor De Ensino Religioso; A Admissão E A Formação Do Professor De Ensino Religioso; O Dever Do Professor De Ensino Religioso E O Caráter Facultativo Da Disciplina; O Professor De Ensino Religioso E A Ética; Ensino Religioso Na Escola Pública: O Retorno De Uma Polêmica Recorrente; O Ensino Religioso No Brasil; Religião; Um Pouco De História; O Caráter Facultativo; Ensino Religioso Nas Escolas Públicas: A Propósito De Um Seminário Internacional; Ensino Religioso Na França; Ensino Religioso Na Alemanha; Ensino Religioso Na Itália; Ensino Religioso Na Grã-Bretanha; Ensino Religioso Nos Estados Unidos.
O Ensino Religioso e as Religiões no Brasil; Como as Religiões Chegaram ao Brasil e aos Brasileiros?; O Protestantismo Histórico No Brasil; A Chegada dos Pentecostais; Surgimento e Vinda dos Neopentecostais para o Brasil; As Outras Denominações Cristãs no Brasil; A Igreja dos Santos dos Últimos Dias; Os Testemunhas de Jeová; A Igreja Adventista do Sétimo Dia; As Origens, Diversidades e Práticas das Religiões Afro-Brasileiras; As Religiões de Matrizes Africanas e Afro-Brasileiras; Batuque; Tambor de Mina; Candomblé; Macumba; Umbanda; Cabula; Catimbó; Quimbanda; Xambá; Omolocô; Demais Considerações Acerca das Religiões de Matriz Africana: Religião e Religiosidade de Origem Africana; Um Deus, Diversas Divindades; Os Orixás; O Espiritismo (Kardecismo); O Judaísmo; O Islamismo; O Catolicismo no Brasil Hoje; A Teologia da Libertação; A Renovação Carismática; O Protestantismo no Brasil Hoje; Os Protestantes Denominados Evangélicos e a Política; Pensando As Religiões no Brasil de Hoje: Protestantismo e Pós-Modernidade; Da Tolerância à Caridade: Sobre Religião, Laicidade E Pluralismo na Atualidade; Prelúdio à Discussão: Voltaire e o Conceito de Tolerância; Razões Próprias da Religião: O Caso da “Praça Islâmica”; O Polêmico Caso da “Praça Islâmica” Em Londrina; Sobre as “Razões Próprias” e a Ambiguidade da Religião; Tolerância, Caridade e a Ideia de Pluralismo Religioso; Pluralismo Religioso: Onde Está e Para Onde Vai?; Da Tolerância à Caridade; Sobre o Adeus à Verdade; Controvérsias Religiosas e Esfera Pública: Repensando as Religiões Como Discurso; Secularismo e Religião: O Paradigma Weberiano da Secularização em Perspectiva; Religiões e Esfera Pública no Brasil; Pluralismo Religioso e Controvérsias Públicas no Brasil; Reflexões Sobre Fatos e Fe(I)Tiches no Estudo das Religiões; Conhecendo O Santo Daime e Desenvolvendo a Simetria; Breve História do Santo Daime; São Os Deuses Fé(I)Tiches?; O Santo Daime – uma aproximação A-Moderna; Apropriações Indígenas pela Nova Era: A Mística Andina no Brasil; Aproximando-nos da Mística Andina; uma Organização Totêmica; A Hierarquia na Mística Andina; Rituais de Iniciação e Mudança de Vida; A Meditação Como Prática Ritual; A Mística e o Turismo Religioso; A Mística Andina e seu Compromisso com Pachamama; Um Olhar Analítico Sobre a Mística Andina.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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