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O Ensino Religioso, a Religião e a Religiosidade Africana; A África e Suas Religiões; O Princípio da Vida; As Religiões Ancestrais Africanas, os Cultos Domésticos e as demais Religiões Predominantes na África; A África e o Cristianismo Copta; A África e o Islamismo; O Panteão Yorubá; A Religiosidade na Diáspora Atlântica; Missão Midiática Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Afrikana” na Esfera Pública Cristã em Gana; Religião na Mídia Ganense: Pentecostalização da Esfera Pública; A Missão Afrikania: Representando a “Religião Tradicional Africana”; Afrikania na Mídia: Acesso e Formatos; O Trabalho Cultural da Globalização Iorubá.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Ética, da Religião e da Cultura no Ensino Religioso; Breves Considerações na Convergência Ciência e Religião; Saberes das Religiões Abraâmicas nos Alicerces da Ciência Moderna; O Universo tem sua História; O Universo se Permite Compreender; Existe Ordem na Natureza; A Natureza tem Mais de Um Tipo de Ordem; Ciência e Religião; Religião e Ciência: Diferença e Repetição - Uma Investigação a Partir da Concepção Moral e Religiosa de Henri Bergson; Localizando A Investigação: Traços da Vida e do Pensamento Filosófico de Henri Bergson; O Plano Geral da Concepção da Moral e da Religião em Bergson; Moral, Religião e Ciência: Entre o Aberto e o Fechado, o Estático e o Dinâmico, o Previsível e o Imprevisível, a Repetição e a Diferença, o Fato Medido e o Acontecimento; Considerações Conclusivas: Mecânica e Mística na Contemporaneidade - as Duas Vias da Globalização; O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: Organização Missionária e Outras Metáforas Organizacionais; O Sagrado e o Profano e a Natureza Social da Religião; Metáforas, Religião e Organizações; Procedimentos Metodológicos; Apresentação dos Resultados: Organização Missionária e Outras Metáforas; Implicações da Pesquisa e Conclusão; Religião e Música: Variações em Busca de um Tema; Introitus Et Confiteor; De Gustibus Non Est Disputandum; De Divisione Naturae; Usos e Funções; As Origens Sempre Presentes; Alleluia E Miserere; Diálogo entre o Agnosticismo e o Universo das Religiões: O Caso da Empatia; Análise Conceitual; Diálogo; A Relação entre Diálogo e Dialética; Empatia; Agnosticismo e Religião.
Os Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso; O que é Epistemologia?; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; Ensino Religioso e a Ética Pública; O Ensino Religioso nas Constituições; O Dilema Epistemológico do Ensino Religioso; O Dilema Epistemológico nos Pareceres do Conselho Nacional de Educação; Possibilidades de Superação do Dilema; A Proposta de Ensino Religioso Formulada pelo Fonaper; Propostas Religiosas de Superação do Dilema: dois Exemplos Históricos; Outra Abordagem acerca da Epistemologia do Ensino Religioso; A Dinâmica do Desenvolvimento da Epistemologia e o Ensino Religioso; A Epistemologia e a Pratica Docente do Ensino Religioso; Três Modelos de Ensino Religioso; Converter Indivíduos, Mudar Culturas.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Introdução aos Estudos acerca da História, da Legislação e do Currículo do Ensino Religioso; Histórico do Ensino Religioso no Brasil; As Leis Brasileiras e o Ensino Religioso na Escola Pública; Primeira Fase 1500-1889; Segunda Fase 1890-1930; Terceira Fase 1931-2008; Quarta Fase de 1964 a 1984; Quinta Fase de 1985 a 1994; Sexta Fase Inicia-se em 1995; O Ensino Religioso e a Legislação Vigente; O Ensino Religioso na LDB; O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei; O Ensino Religioso, o Currículo e a Sala de Aula; A Dimensão Pedagógica; Os Limites do Ensino Religioso; Hegemonia e Confronto na Produção da Segunda LDB: O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; O Ensino Religioso nas Escolas Públicas; Tramitação na Câmara; Tramitação no Senado; Novamente na Câmara.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
As Religiões Mundiais: Surgimento, Origens, História, Doutrinas e Difusão; Religião: Conceitos, Epistemologia e Fundamentos; Diferentes Olhares Sobre a Religião; O Politeísmo e as Religiões no e do Mundo Antigo; O Mundo Antigo; O Cristianismo na Antiguidade; A Pluralidade do e no Mundo Antigo; As Grandes Religiões Mundiais: O Hinduísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Budismo; A Difusão do Budismo; O Budismo na China; O Budismo no Japão; O Budismo no Tibete; As Grandes Religiões Mundiais: O Mitraísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Taoísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Confucionismo; As Grandes Religiões Mundiais: O Xintoísmo; Deuses do Xintoísmo; Xintoísmo no Brasil; Xintoísmo e Budismo; As Grandes Religiões Mundiais: Religiões Originárias do Oriente Médio; A Região; O Judaísmo; O Cristianismo; O Islamismo; Religiões Africanas, de Matrizes Africanas e Afro-americanas: Afro-caribenhas e Afro-brasileiras; As Religiões Africanas Primais, Tradicionais ou Primitivas; Religiões de Matrizes Africanas; Religiões de Matrizes Africanas ou Afro-brasileiras No Brasil; Outras Religiões; Kardecismo; Mediunismo e Animismo; Zoroastrismo; O Pluralismo Religioso Mundial; O Imprescindível Desafio da Diferença Religiosa; Tempos de Globalização e Pluralização; Pluralização e Desestabilização; Caminhos de Interação; Em Favor da "Dignidade da Diferença".
Metodologia do Ensino Religioso; Ensino Religioso: Conceitos, Objetivos, Fundamentos e Definições; Religião; Religiosidade; Catequese; Ensino Religioso X Catequese; Os Fundamentos E Pressupostos Teóricos Acerca Do Ensino Religioso Escolar; O Ensino Religioso E O Projeto Pedagógico Escolar; Conteúdos; Métodos; Linguagem; Interdisciplinaridade; Planejamento; Procedimentos E Recursos; Avaliação; As Responsabilidades Do Professor De Ensino Religioso; A Admissão E A Formação Do Professor De Ensino Religioso; O Dever Do Professor De Ensino Religioso E O Caráter Facultativo Da Disciplina; O Professor De Ensino Religioso E A Ética; Ensino Religioso Na Escola Pública: O Retorno De Uma Polêmica Recorrente; O Ensino Religioso No Brasil; Religião; Um Pouco De História; O Caráter Facultativo; Ensino Religioso Nas Escolas Públicas: A Propósito De Um Seminário Internacional; Ensino Religioso Na França; Ensino Religioso Na Alemanha; Ensino Religioso Na Itália; Ensino Religioso Na Grã-Bretanha; Ensino Religioso Nos Estados Unidos.
O Ensino Religioso e as Religiões no Brasil; Como as Religiões Chegaram ao Brasil e aos Brasileiros?; O Protestantismo Histórico No Brasil; A Chegada dos Pentecostais; Surgimento e Vinda dos Neopentecostais para o Brasil; As Outras Denominações Cristãs no Brasil; A Igreja dos Santos dos Últimos Dias; Os Testemunhas de Jeová; A Igreja Adventista do Sétimo Dia; As Origens, Diversidades e Práticas das Religiões Afro-Brasileiras; As Religiões de Matrizes Africanas e Afro-Brasileiras; Batuque; Tambor de Mina; Candomblé; Macumba; Umbanda; Cabula; Catimbó; Quimbanda; Xambá; Omolocô; Demais Considerações Acerca das Religiões de Matriz Africana: Religião e Religiosidade de Origem Africana; Um Deus, Diversas Divindades; Os Orixás; O Espiritismo (Kardecismo); O Judaísmo; O Islamismo; O Catolicismo no Brasil Hoje; A Teologia da Libertação; A Renovação Carismática; O Protestantismo no Brasil Hoje; Os Protestantes Denominados Evangélicos e a Política; Pensando As Religiões no Brasil de Hoje: Protestantismo e Pós-Modernidade; Da Tolerância à Caridade: Sobre Religião, Laicidade E Pluralismo na Atualidade; Prelúdio à Discussão: Voltaire e o Conceito de Tolerância; Razões Próprias da Religião: O Caso da “Praça Islâmica”; O Polêmico Caso da “Praça Islâmica” Em Londrina; Sobre as “Razões Próprias” e a Ambiguidade da Religião; Tolerância, Caridade e a Ideia de Pluralismo Religioso; Pluralismo Religioso: Onde Está e Para Onde Vai?; Da Tolerância à Caridade; Sobre o Adeus à Verdade; Controvérsias Religiosas e Esfera Pública: Repensando as Religiões Como Discurso; Secularismo e Religião: O Paradigma Weberiano da Secularização em Perspectiva; Religiões e Esfera Pública no Brasil; Pluralismo Religioso e Controvérsias Públicas no Brasil; Reflexões Sobre Fatos e Fe(I)Tiches no Estudo das Religiões; Conhecendo O Santo Daime e Desenvolvendo a Simetria; Breve História do Santo Daime; São Os Deuses Fé(I)Tiches?; O Santo Daime – uma aproximação A-Moderna; Apropriações Indígenas pela Nova Era: A Mística Andina no Brasil; Aproximando-nos da Mística Andina; uma Organização Totêmica; A Hierarquia na Mística Andina; Rituais de Iniciação e Mudança de Vida; A Meditação Como Prática Ritual; A Mística e o Turismo Religioso; A Mística Andina e seu Compromisso com Pachamama; Um Olhar Analítico Sobre a Mística Andina.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
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Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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