Cursos de Pós-Graduação EAD em

EDUCAÇÃO AFETIVA E SEXUAL

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Descrição

Aprofundar a análise dos aspectos históricos e culturais da sexualidade; Homoerotismo e cultura; Pornografia e erotismo; sexualidade conjugal e extraconjugal; Sexualidade e Mídia; Sexualidade e Publicidade; Sexualidade e mundo virtual; Violência sexual; Prostituição: infantil, masculina e feminina; Aspectos legais do exercício da sexualidade.
Análise dos principais modelos explicativos do desenvolvimento da sexualidade e fases do desenvolvimento sexual humano; Identidade sexual; As circunstâncias culturais, históricas e sociais na qual a mesma acontece; Gravidez na adolescência; Sexualidade e drogas; Incesto; Sexualidade nos contos de fadas; A relação de afetividade entre professor-aluno e aluno-aluno na escola.
Refletir sobre homens e mulheres modernos; A vulnerabilidade juvenil; Sexualidade e gênero; Doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e ectoparasitas que são sexualmente transmissíveis. 
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Abordar sobre a pessoa humana como categoria fundamental da educação sexual; A importância do amor na formação da pessoa; Os diferentes tipos de amor; Sexualidade e Projeto de Vida; A sexualidade como linguagem; Afetividade e sexualidade: para além do sexo; Autorrealização e sexualidade; Abuso sexual: consideração ética; Pedofilia.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação; Planejamento, Avaliação; Formação continuada. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa: Identificação dos diferentes métodos de investigação científica: Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa: A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT. 
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Estudo das bases psicossexuais do exercício da sexualidade; Noções sobre reprodução celular; Fecundação, placentação, determinação do sexo; Alterações orgânicas femininas na resposta sexual; Anatomia genital feminino; Anatomia genital masculina; Alterações orgânicas masculinas resposta sexual; Malformações penianas; Fisiologia da reprodução; Sexualidade, gravidez, parto, puerpério, cirurgia; Hormônios e sexualidade; Sexualidade, infância, adolescência: aspectos biofisiológicos; Sexualidade e anticoncepção.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Promover a reflexão e discussão dos/das alunos/as em torno da temática dos direitos humanos, com especial atenção às questões que envolvem o debate atual sobre cidadania e direitos sexuais e reprodutivos: As leituras, reflexões e discussões deverão ser subsidiadas por uma abordagem sociológica, com destaque àquelas que vêm dando suporte à problematização destas questões no campo da educação e da saúde.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento: Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação; A avaliação na Educação Sexual e Afetiva;  Discutir sobre o perfil do educador sexual; Projeto de educação sexual; trabalho de orientação sexual com adolescentes; Material didático em orientação sexual; Educação sexual: o processo de aprendizagem; dimensão ética da educação sexual.

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Capacitar profissionais de educação para atuar no ensino, em seus diversos segmentos, com acesso aos conceitos epistemológicos da área e aos processos metodológicos de ensino para jovens e crianças em idade escolar. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

A educação afetiva e sexual nas escolas tem caráter obrigatório, desenvolvendo-se em todas as turmas de todos os níveis e ciclos dos ensinos básico, secundário e profissional e pretende que os alunos desenvolvam conhecimentos e adquiram competências, atitudes e comportamentos adequados face à saúde afetiva, sexual e reprodutiva. É destinado a profissionais que desejam trabalhar com este acompanhamento ao aluno. Este curso de especialização pode ser realizado por profissionais da educação ou saúde.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Análise dos principais modelos explicativos do desenvolvimento da sexualidade e fases do desenvolvimento sexual humano; identidade sexual; as circunstâncias culturais, históricas e sociais na qual a mesma acontece; gravidez na adolescência; sexualidade e drogas; incesto; sexualidade nos contos de fadas; a relação de afetividade entre professor-aluno e aluno-aluno na escola.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Estudo das bases psicossexuais do exercício da sexualidade; noções sobre reprodução celular; fecundação, placentação, determinação do sexo; alterações orgânicas femininas na resposta sexual; anatomia genital feminina; anatomia genital masculina; alterações orgânicas masculinas resposta sexual; malformações penianas; fisiologia da reprodução; sexualidade, gravidez, parto, puerpério, cirurgia; hormônios e sexualidade; sexualidade, infância, adolescência: aspectos biofisiológicos; sexualidade e anticoncepção.

Promover a reflexão e discussão dos/das alunos/as em torno da temática dos direitos humanos, com especial atenção às questões que envolvem o debate atual sobre cidadania e direitos sexuais e reprodutivos. As leituras, reflexões e discussões deverão ser subsidiadas por uma abordagem sociológica, com destaque àquelas que vem dando suporte à problematização destas questões no campo da educação e da saúde.

Aprofundar a análise dos aspectos históricos e culturais da sexualidade; homoerotismo e cultura; pornografia e erotismo; sexualidade conjugal e extra-conjugal; sexualidade e Mídia; sexualidade e Publicidade; sexualidade e mundo virtual; violência sexual; prostituição: infantil, masculina e feminina; aspectos legais do exercício da sexualidade.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Ensino Fundamental e Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. A avaliação na Educação Sexual e Afetiva. Discutir sobre o perfil do educador sexual; projeto de educação sexual; trabalho de orientação sexual com adolescentes; material didático em orientação sexual; educação sexual: o processo de aprendizagem; dimensão ética da educação sexual.

Refletir sobre homens e mulheres modernos; a vulnerabilidade juvenil; sexualidade e gênero; doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e ectoparasitas que são sexualmente transmissíveis.

Abordar sobre a pessoa humana como categoria fundamental da educação sexual; a importância do amor na formação da pessoa; os diferentes tipos de amor; sexualidade e Projeto de Vida; a sexualidade como linguagem; afetividade e sexualidade: para além do sexo; auto-realização e sexualidade; abuso sexual: consideração ética; pedofilia.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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