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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana; Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural; A educação da sensibilidade; A arte educação e suas implicações sobre a construção do conhecimento; O ensino da arte-educação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; O ensino da arte e suas implicações na construção da função semiótica.
Estudo da História da arte e as linguagens como dimensões do conhecimento; Abordagens das diversas temáticas que envolvem a estética, o estilo e a produção contemporânea; Análise das Artes Plásticas no campo da Pintura, Escultura e Arquitetura; Arte e cultura: o sistema de arte globalizado e os novos papéis culturais desempenhados por artistas, críticos, marchands; a institucionalização mercadológica; A descentralização da produção e a difusão das artes e das instituições culturais; Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina – trabalho de campo.
Estudo das proposições a cerca da arte, segundo os campos de saber relativos à Poética, Retórica, Estética, Crítica da Arte, Filosofia da Arte, Teoria da Arte; Formas da arte, suas dimensões estéticas, políticas, como modo de apreensão do mundo; Estudo sobre os fundamentos estéticos na Educação e pensar a Arte na educação e na sociedade; Refletir sobre o papel do professor como mediador entre projetos escolares. A pertinência da Arte na Educação; Perspectivas do ensino-aprendizagem da Arte em relação à formação de educadores.
Conceitos e princípios de Arte, Estética e História da Arte; Epistemologia da criação artística. Problemas da História da Arte canônica; Tipos e suportes da Arte: Música, Dança, Pintura, Escultura, Gravura, Teatro, Literatura, Poesia, Arquitetura e Mímica; As novas artes: Fotografia, Cinema, Quadrinhos e Artes Digitais.
Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Arte e Educação, sua influência no desenvolvimento da autoexpressão, apreciação, decodificação e avaliação da diversidade cultural associado à contextualização histórica e inclusão; A arte educação nas comunidades indígenas; A arte e educação e africanidade.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia; As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais; As curadorias de instituições e eventos [coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.] como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas; Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional); Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
Fornecer aos profissionais e pesquisadores, em nível de especialização, na área de Ensino de Artes, na modalidade EAD, o instrumental teórico e prático necessário às exigências da formação em Artes, que desejam dedicar-se à crítica de arte, ao estudo da Estética e Designer, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Destinado a profissionais que desejam trabalhar com a educação artística, atuando em escolas, galerias de artes e projetos sociais. Pode ser cursado por graduados em arte, pedagogia, letras, arquitetos e quaisquer outros profissionais que desejam ensinar técnicas artísticas.
A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana. Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural. A educação da sensibilidade. A arte educação e suas implicações sobre a construção do conhecimento. O ensino da arte-educação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O ensino da arte e suas implicações na construção da função semiótica.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Estudo das proposições a cerca da arte, segundo os campos de saber relativos à Poética, Retórica, Estética, Crítica da Arte, Filosofia da Arte, Teoria da Arte. Formas da arte, suas dimensões estéticas, políticas, como modo de apreensão do mundo. Estudo sobre os fundamentos estéticos na Educação e pensar a Arte na educação e na sociedade. Refletir sobre o papel do professor como mediador entre projetos escolares. A pertinência da Arte na Educação. Perspectivas do ensino-aprendizagem da Arte em relação à formação de educadores. Conceitos e princípios de Arte, Estética e História da Arte. Epistemologia da criação artística. Problemas da História da Arte canônica. Tipos e suportes da Arte: Música, Dança, Pintura, Escultura, Gravura, Teatro, Literatura, Poesia, Arquitetura e Mímica. As novas artes: Fotografia, Cinema, Quadrinhos e Artes Digitais.
Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Estudo da História da arte e as linguagens como dimensões do conhecimento; Abordagens das diversas temáticas que envolvem a estética, o estilo e a produção contemporânea. Análise das Artes Plásticas no campo da Pintura, Escultura e Arquitetura. Arte e cultura: o sistema de arte globalizado e os novos papéis culturais desempenhados por artistas, críticos, marchands; a institucionalização mercadológica; a descentralização da produção e a difusão das artes e das instituições culturais. Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina – trabalho de campo.
Formação e profissionalização docente. Reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores. O novo perfil do profissional de Educação. Concepções e tendências presentes nas propostas de formação. Discussão sobre as teorias de ensino que norteiam as práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da idéia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia. As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais. As curadorias de instituições e eventos (coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.) como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais.
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas. Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional). Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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