Cursos de Pós-Graduação EAD em

ENSINO DE ARTES

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Descrição

A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana; Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural; A educação da sensibilidade; A arte educação e suas implicações sobre a construção do conhecimento; O ensino da arte-educação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; O ensino da arte e suas implicações na construção da função semiótica. 
Estudo da História da arte e as linguagens como dimensões do conhecimento; Abordagens das diversas temáticas que envolvem a estética, o estilo e a produção contemporânea; Análise das Artes Plásticas no campo da Pintura, Escultura e Arquitetura; Arte e cultura: o sistema de arte globalizado e os novos papéis culturais desempenhados por artistas, críticos, marchands; a institucionalização mercadológica; A descentralização da produção e a difusão das artes e das instituições culturais; Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina – trabalho de campo.
Estudo das proposições a cerca da arte, segundo os campos de saber relativos à Poética, Retórica, Estética, Crítica da Arte, Filosofia da Arte, Teoria da Arte; Formas da arte, suas dimensões estéticas, políticas, como modo de apreensão do mundo; Estudo sobre os fundamentos estéticos na Educação e pensar a Arte na educação e na sociedade; Refletir sobre o papel do professor como mediador entre projetos escolares. A pertinência da Arte na Educação; Perspectivas do ensino-aprendizagem da Arte em relação à formação de educadores.
Conceitos e princípios de Arte, Estética e História da Arte; Epistemologia da criação artística. Problemas da História da Arte canônica; Tipos e suportes da Arte: Música, Dança, Pintura, Escultura, Gravura, Teatro, Literatura, Poesia, Arquitetura e Mímica; As novas artes: Fotografia, Cinema, Quadrinhos e  Artes Digitais.
Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial. 
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Arte e Educação, sua influência no desenvolvimento da autoexpressão, apreciação, decodificação e avaliação da diversidade cultural associado à contextualização histórica e inclusão; A arte educação nas comunidades indígenas; A arte e educação e africanidade.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia; As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais; As curadorias de instituições e eventos [coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.] como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais. 
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas; Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional); Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio). 

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Fornecer aos profissionais e pesquisadores, em nível de especialização, na área de Ensino de Artes, na modalidade EAD, o instrumental teórico e prático necessário às exigências da formação em Artes, que desejam dedicar-se à crítica de arte, ao estudo da Estética e Designer, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Destinado a profissionais que desejam trabalhar com a educação artística, atuando em escolas, galerias de artes e projetos sociais. Pode ser cursado por graduados em arte, pedagogia, letras, arquitetos e quaisquer outros profissionais que desejam ensinar técnicas artísticas.

Confira as disciplinas que você vai cursar

A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana. Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural. A educação da sensibilidade. A arte educação e suas implicações sobre a construção do conhecimento. O ensino da arte-educação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O ensino da arte e suas implicações na construção da função semiótica.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Estudo das proposições a cerca da arte, segundo os campos de saber relativos à Poética, Retórica, Estética, Crítica da Arte, Filosofia da Arte, Teoria da Arte. Formas da arte, suas dimensões estéticas, políticas, como modo de apreensão do mundo. Estudo sobre os fundamentos estéticos na Educação e pensar a Arte na educação e na sociedade. Refletir sobre o papel do professor como mediador entre projetos escolares. A pertinência da Arte na Educação. Perspectivas do ensino-aprendizagem da Arte em relação à formação de educadores. Conceitos e princípios de Arte, Estética e História da Arte. Epistemologia da criação artística. Problemas da História da Arte canônica. Tipos e suportes da Arte: Música, Dança, Pintura, Escultura, Gravura, Teatro, Literatura, Poesia, Arquitetura e Mímica. As novas artes: Fotografia, Cinema, Quadrinhos e Artes Digitais.

Características fundamentais da História da Arte; A Pré - História e as primeiras manifestações artísticas; A produção artística na Antigüidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, Creta; A produção artística na Antigüidade Clássica: Grécia e Roma; A produção artística no Período Medieval: Arte Cristã Primitiva, Arte Bizantina e culturas Orientais, Arte Românica e Gótica; A produção artística no Período Moderno: Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó, Neo-Classicismo, Romantismo e Realismo; A produção artística no período Contemporâneo: primeiras manifestações da arte moderna, os ismos, a arte na área industrial.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Estudo da História da arte e as linguagens como dimensões do conhecimento; Abordagens das diversas temáticas que envolvem a estética, o estilo e a produção contemporânea. Análise das Artes Plásticas no campo da Pintura, Escultura e Arquitetura. Arte e cultura: o sistema de arte globalizado e os novos papéis culturais desempenhados por artistas, críticos, marchands; a institucionalização mercadológica; a descentralização da produção e a difusão das artes e das instituições culturais. Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina – trabalho de campo.

Formação e profissionalização docente. Reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores. O novo perfil do profissional de Educação. Concepções e tendências presentes nas propostas de formação. Discussão sobre as teorias de ensino que norteiam as práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da idéia de museu e da museologia disciplinar/científica, da metade do século XX aos dias atuais, pontuando o caso brasileiro. Destaque dos principais marcos referenciais teóricos da Museologia. As relações entre produção, reflexão e difusão em artes visuais. As curadorias de instituições e eventos (coleções, espaços institucionais, exposições, seminários etc.) como interpretações histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais.

Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas. Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional). Elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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