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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
Breve histórico do movimento CTS; Mudanças sociais decorrentes da ciência e da tecnologia e as implicações na educação; Tecnociência; Reflexão crítica sobre as relações CTS. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de Biologia; Tecnologia Social.
Concepções de Ciência; Diálogo entre a História e a Filosofia da Ciência e o Ensino de Biologia; Epistemologias de Karl Popper, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend; Episódios de Controvérsia Científica Presentes na Física, Química, Matemática e Biologia; Imagens de Ciência Presentes em Textos Didáticos no Ensino de Biologia.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Estuda a evolução da célula e os fundamentos da genética; Processos de desenvolvimento da vida; DNA; Biologia Molecular.
Estudo das principais tendências educacionais para o ensino de Biologia; Tipos de atividades experimentais, suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais; Planejamento de atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; Laboratórios para ensino: normas sobre construção e segurança, equipamento, material de consumo; Avaliação da aula experimental, interação professor-aluno, conteúdo, competências, atitudes dos alunos; Metodologia para a transposição do saber científico em saber escolar. Desenvolvimento do trabalho em laboratórios; Análise de potenciais materiais didáticos (filmes, músicas, etc.)
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmico; A normatização da ABNT.
Microbiologia e suas definições e características; Estrutura celular. Meio microbiológico; Microrganismos; Metabolismo microbiano; Bactérias; Vírus. Imunologia
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Introdução à morfologia. Seres vivos; Nomenclatura Binomial; Zoologia; Botânica.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Oferecer aos professores do Ensino Médio capacitação, em nível de especialização, na área de Ensino de Biologia, na modalidade EAD, de forma a torná-los promotores de mudanças no cenário atual das escolas onde atuam como mediadores do saber, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim maior qualidade na educação de seus alunos e melhor formação para o exercício da cidadania.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso de especialização em Ensino de Biologia prepara o professor ao trabalho com o ensino das Ciências Biológicas ou Ambientais. Atualmente, há ampla possibilidade de atuação no campo de trabalho em áreas ambientais, biomedicina, laboratórios etc.
Concepções de Ciência; Diálogo entre a História e a Filosofia da Ciência e o Ensino de Biologia; Epistemologias de Karl Popper, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend; Episódios de Controvérsia Científica Presentes na Física, Química, Matemática e Biologia; Imagens de Ciência Presentes em Textos Didáticos no Ensino de Biologia.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Microbiologia e suas definições e características. Estrutura celular. Meio microbiológico. Microrganismos. Metabolismo microbiano. Bactérias. Vírus. Imunologia.
Introdução à morfologia. Seres vivos. Nomenclatura Binomial.Zoologia. Botânica.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. A avaliação no Ensino de Biologia.
Estudo das principais tendências educacionais para o ensino de Biologia. Tipos de atividades experimentais, suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais. Planejamento de atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; laboratórios para ensino: normas sobre construção e segurança, equipamento, material de consumo. Avaliação da aula experimental, interação professor-aluno, conteúdo, competências, atitudes dos alunos. Metodologia para a transposição do saber científico em saber escolar. Desenvolvimento do trabalho em laboratórios. Análise de potenciais materiais didáticos (filmes, músicas, etc.).
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Breve histórico do movimento CTS. Mudanças sociais decorrentes da ciência e da tecnologia e as implicações na educação. Tecnociência. Reflexão crítica sobre as relações CTS. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de Biologia. Tecnologia Social.
Estuda a evolução da célula e os fundamentos da genética. Processos de desenvolvimento da vida. DNA. Biologia Molecular.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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