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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
O pensamento dos principais pensadores e correntes filosóficas dos séculos XIX e XX. Nietzsche; Wittgenstein; Heidegger. Fenomenologia; existencialismo; Filosofia analítica; Russell e Wittgenstein; o Círculo de Viena;
Marxismo e Escola de Frankfurt;
Filosofia francesa contemporânea; Foucault; Deleuze. Filosofia Contemporânea no Brasil
Principais ideias e teorias de Sócrates, Platão e Aristóteles; Suas escolas e metodologias de ensino; A Maiêutica de Sócrates; A alegoria da caverna de Platão; A razão e a experiência em Aristóteles; A visão de educação e conhecimento.
Perspectivas teóricas e práticas Ensino Superior; As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; A Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem; Os objetivos de ensino e as estratégias de ensino-aprendizagem.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino da Filosofia; Reflexão e produção habilidades, como autonomia do pensamento e capacidade de contextualizar temas filosóficos com situações reais do cotidiano; Construção de conhecimento filosófico.
A religião e sua relação com a filosofia; Filosofia cristã ou cristianismo filosófico; Principais correntes e pensadores da filosofia medieval; Patrística e a Agostinho de Hipona; A Escolástica: Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham; As bases e características do pensamento filosófico renascentista; Antecedentes da Filosofia Moderna.
História da Filosofia; Temas de Filosofia: o conhecimento, a verdade, a política, a morte, o amor, os valores, a liberdade, a ética e a moral, a cultura e o trabalho; O desenvolvimento de competências específicas, como leitura filosófica de textos afins, capacidade de debater com argumentação consistente, contextualização de conhecimentos da área.
A relação entre Filosofia e os Temas Transversais; Filosofia e Meio Ambiente. Filosofia e Pluralidade Cultural; Filosofia e Orientação Sexual; Filosofia, Bioética e Saúde; Filosofia, Direitos e Trabalho.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Concepções de poder, democracia, política, Estado, nação e governo, regime e sistema político; O pensamento político dos principais filósofos e correntes filosóficas Greco-Romanos, Medievais, Modernas e Contemporâneas; Globalização, política e poder na pós-modernidade.
Capacitar profissionais de educação, em nível de especialização, na área de Ensino de Filosofia, na modalidade EAD, de forma a torná-los promotores de mudanças no cenário atual das escolas onde atuam como mediadores do saber, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania, com acesso aos conceitos epistemológicos da área e aos processos metodológicos numa dimensão mediada por recursos tecnológicos de processos colaborativos, de aprendizagens em rede para jovens em idade escolar.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O mercado de trabalho para quem é especialista em Ensino de Filosofia está voltado para a docência em escolas que oferecem o componente curricular, além do auxílio a instituições filosóficas. Também pode ser realizado por graduados no curso de História, Sociologia, Filosofia e outras áreas afins.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
O pensamento dos principais pensadores e correntes filosóficas dos séculos XIX e XX. Nietzsche; Wittgenstein; Heidegger. Fenomenologia; existencialismo; Filosofia analítica; Russell e Wittgenstein; o Círculo de Viena; Marxismo e Escola de Frankfurt; Filosofia francesa contemporânea; Foucault; Deleuze. Filosofia Contemporânea no Brasil.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Principais ideias e teorias de Sócrates, Platão e Aristóteles. Suas escolas e metodologias de ensino. A Maiêutica de Sócrates. A alegoria da caverna de Platão. A razão e a experiência em Aristóteles. A visão de educação e conhecimento.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Concepções de poder, democracia, política, Estado, nação e governo, regime e sistema político. O pensamento político dos principais filósofos e correntes filosóficas Greco-Romanos, Medievais, Modernas e Contemporâneas. Globalização, política e poder na pós-modernidade.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A religião e sua relação com a filosofia. Filosofia cristã ou cristianismo filosófico. Principais correntes e pensadores da filosofia medieval. Patrística e a Agostinho de Hipona. A Escolástica: Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham. As bases e características do pensamento filosófico renascentista. Antecedentes da Filosofia Moderna.
História da Filosofia. Temas de Filosofia: o conhecimento, a verdade, a política, a morte, o amor, os valores, a liberdade, a ética e a moral, a cultura e o trabalho. O desenvolvimento de competências específicas, como leitura filosófica de textos afins, capacidade de debater com argumentação consistente, constextualização de conhecimentos da área.
Desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino da Filosofia. Reflexão e produção habilidades, como autonomia do pensamento e capacidade de contextualizar temas filosóficos com situações reais do cotidiano. Construção de conhecimento filosófico.
A relação entre Filosofia e os Temas Transversais. Filosofia e Meio Ambiente. Filosofia e Pluralidade Cultural. Filosofia e Orientação Sexual. Filosofia, Bioética e Saúde. Filosofia, Direitos e Trabalho.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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