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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Educação no e do Campo Sua Gênese e Sua Abrangência; A Construção, Os Conceitos e a Trajetória Da Educação Do Campo No Brasil; Marcos Institucionais; A Educação Do Campo, O Campo e a Comunidade; Ocupação, Educação Do Campo, Educação Popular E Paulo Freire; A Origem No Movimento; Política Educacional Para Populações Camponesas: Da Aparência À Essência; Educação Do Campo: Em Busca De Superação Da Educação Rural; Educação Do Campo E Educação Rural: Confronto De Concepções; História Da Escola Nova, na qual se Compreende O Programa Escola Ativa; Da Escuela Nueva Na Colômbia À Escola Ativa Na América Latina; Escola Ativa No Desencontro Com A Educação Do Campo; No Movimento Das Contradições, Algumas Ideias Para Desvelar A Essência; Desenvolvimento Rural E Problemas Da Escola Do Campo No Brasil: Dimensões E Superação; Analfabetismo; Acesso E Permanência; Projeto De Escola E Organização Do Trabalho Pedagógico; Professores; Estrutura E Financiamento; Dimensões E Superação; Na Dimensão Da Política Pública; No Projeto Político-Pedagógico e na Organização Do Trabalho Pedagógico Da Escola; Relação com a Comunidade; Articulação E Formação De Um Movimento Amplo; Políticas Públicas Voltadas Para A Educação Do Campo: Pedagogia Da Alternância, Escola Família Agrícola (EFAS), Casas Familiares Rurais (CFRS); Origens Da Pedagogia Da Alternância; A Pedagogia Da Alternância No Brasil; Os Centros Familiares De Formação Por Alternância (CEFFAS); A Escola Família Agrícola – EFA; As Casas Familiares Rurais – CFRS; A Educação Do Campo Transformadora e uma Fundamentação Política Em Gramsci.
A Formação Docente, a educação e o trabalho na educação do campo; conhecer, analisar e transformar: passos de uma metodologia; construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores; práticas em formação docente para a inclusão; unindo a prática de educação inclusiva à de educação do campo; o espaço aion como prática metodológica; caminhos para a análise; o processo de construção do novo; representação social da educação do campo para professores em formação; educação do campo; a contribuição da teoria das representações sociais; análise de conteúdo; o Software Alceste(r); o grupo estudado; a representação social da educação do campo; reflexão e análise da formação de educadores de jovens e adultos do campo; educação de jovens e adultos e educação do campo: aproximações teóricas; formação de educadores De EJA do campo: uma análise da produção acadêmica nacional; PIBID diversidade e a formação de educadores do campo; PIBID diversidade e educação do campo; PIBID diversidade – UFVJM; O PIBID diversidade na escola municipal da comunidade Santa Luzia – contextualização; estratégias pedagógicas desenvolvidas; educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo; o trabalho no campo; a educação do/no campo; o trabalho, os movimentos sociais e a educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Políticas, Diretrizes e Transgressão do Paradigma para a Construção da Escola Pública do Campo; Políticas e Diretrizes Operacionais Para a Educação Do Campo; Análise da Legislação Básica e das Diretrizes Operacionais; Transgressão do Paradigma Da (Multi)Seriação Como Referência para a Construção Da Escola Pública Do Campo; Precarização, Abandono E Inovação Configuram A Realidade Das Escolas Rurais Com Turmas Multisseriadas; Princípios Da Educação Do Campo E O Projeto Político Pedagógico; As Contribuições Do PRONERA; Princípios Políticos-Pedagógicos, Operacionais E Metodológicos; Elementos Fundamentais Nas Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Das Escolas Do Campo: A Identidade Da Escola Do Campo; A Organização Curricular; Responsabilidades Do Poder Público Com Relação À Oferta Educacional E A Regulamentação Das Diretrizes; Organização Das Escolas; Gestão Da Escola; Formação De Professores; Financiamento Da Educação Nas Escolas Do Campo; Legislação, Políticas E Diretrizes Operacionais; Parecer CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Resolução CEB 01/2002 Institui As Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Parecer CEB 01/2006 Recomenda A Adoção Da Pedagogia Da Alternância Em Escolas Do Campo: Decreto Nº 7352/10 – Dispõe Sobre a política de educação do campo e o PRONERA; Modelo De Projeto De EJA Para Alfabetização No Ensino Fundamental Rural.
A Ressignificação Do Rural Em Campo: Reforma Agrária, Trabalho Agrícola, Educação Rural, Movimento Camponês E Estado; Lutando E Ressignificando O Rural Em Campo: Notas Epistemológicas; O Rural: Da Construção Histórica De Um Espaço Subalterno; A Luta Pela Educação Do Campo Como Ressignificação Do Rural Em Campo; Um Novo Olhar; Ressignificando O Saber E O Ser Humano; Ressignificando O Desenvolvimento; Ressignificando O Meio Ambiente; Ressignificando As Relações Cidade E Campo; Resultados, Perspectivas; Organização Dos Atores Sociais; Associações; Cooperativas; Sindicatos; Movimentos Sociais – Conceitos E Definições; Os Movimentos Sociais Rurais; A Trajetória Dos Movimentos Sociais Rurais; Os Movimentos De Luta Pela Terra No Brasil Atual; Reforma Agrária, Trabalho Agrícola E Educação Rural: Desvelando Conexões Históricas Da Educação Do Campo; O Capital Sob A Aparência De Políticas De Cooperação Atinge A Educação Rural; Educação Popular De Camponeses Na Contramão Do Movimento Do Capital; Cercas Enormes Colocam-Se Diante Da Educação Do Campo; A Questão Agrária; Educação Do Campo: Embate Entre Movimento Camponês E Estado; Educação Do Campo Conquistada Na Luta Pela Terra De Trabalho; Itinerante: Uma Escola Que Se Faz Ao Caminhar; Pronera Para Quem: Uma Esperança Ou Uma Ameaça?; O Programa Escola Ativa Em Confronto Com A Educação Do Campo; Algumas Conclusões Que Podem Ser Ampliadas; A Questão Ambiental; Educação Ambiental Na Escola Do Campo.
A Educação Do Campo E Sua Relação Com As Desigualdades Sociais E Educacionais, A EJA E A Inclusão; A Prática Pedagógica Libertadora; Educação Do Campo, Desigualdades Sociais E Educacionais; Gênese Da Educação Do Campo: Entre Condicionantes Históricos E Lutas Pela Superação Das Contradições; As Principais Conquistas Da Educação Do Campo Nos Anos De 1990; De 2002 A 2012: As Conquistas, Os Embates Judiciais E As Lutas Necessárias À Educação Do Campo; EJA Do Campo: Conceitos E Sujeitos; Os Jovens Do Campo; Das Políticas Ao Cotidiano: Entraves E Possibilidades Para A Educação Do Campo Alcançar As Escolas No Rural; Educação Rural: Contexto, História E Construção De Lugar; Educação Do Campo: Contextos, Histórias E Percepção De Ambientes; A Quem Deve Interessar A Discussão Da Educação Do Campo?; Desafios Para Implementação Da Educação Do Campo, Um Dever De Casa A Ser Cumprido; Evolução Histórica Da EJA; Educação No Campo, EJA E Pedagogia Do Movimento; Políticas E Legislação; A Legislação; As Políticas Da União Para A EJA; Linhas De Ação; Perspectivas Atuais E Educação Popular; Andragogia; Os Princípios Da Andragogia São; Inclusão Social No Contexto Da Educação No Campo; Exclusão Versus Inclusão Social; A Inclusão/Exclusão No Campo Da Educação Do Campo.
Classes Multisseriadas E Do Currículo Para O Campo: Os Povos E Os Saberes Da Terra; Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo: Reflexões Para A Formação Docente; Políticas Públicas Educacionais Brasileiras Nos Anos 1990: Ajustes Neoliberais ; As Políticas Educacionais Dos Anos 1990 E As Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo; Reflexões Sobre A Formação De Professores De Escolas/Classes Multisseriadas: Para Concluir?; Escolas Multisseriadas: A Experiência Internacional E Reflexões Para O Caso Brasileiro; Escolas Multisseriadas: Conceitos E Características; A Multisseriação Em Países Desenvolvidos: O Caso Europeu; A Multisseriação Em Países Em Desenvolvimento; O Currículo Para O Campo Em Sua Essência; O Currículo Quanto Instrumento Operacionalizante; O Currículo Da Escola Do Campo; Currículo, Programa E Plano De Estudos; Os Eixos Temáticos Que Articulam O Currículo Na Educação Do Campo; Agricultura Familiar (Identidade, Cultura, Gênero, Etnia) E Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento Sustentável E Solidário Com Enfoque Territorial; Sistemas De Produção E Processos De Trabalho No Campo; Cidadania, Organização Social E Políticas Públicas; Economia Solidária; Arcos Ocupacionais; Os Povos E Os Saberes Da Terra; Os Jovens Do Campo; Os Adultos Do Campo; As Dimensões De Espaço E Território Na Educação Do Campo; Currículo E MST: Conflitos De Saberes E Estratégias Na Produção De Sujeitos; Saberes Ecológicos Nos Currículos Investigados; Saberes Sanitaristas Nos Currículos Investigados; Saberes Sobre A Reforma Agrária E A Demanda Por Uma Posição De Sujeito Antilatifundiário; Isto E Aquilo.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/
Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses; Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Magnetoencefalografia; Eletroencefalografia; Eletrochoque, Lnsulinoterapia e Lobotomia; Cirurgia Para Corrigir o TOC; Equipamentos Sofisticados que Prometem Reverter os Distúrbios; Brainwave-I; Estimulação Magnética Transcraniana (IMS – Transcranial Magnetic Stimulation); Planejamento Psicopedagógico: Técnicas, Jogos, Influências e Exemplo de Caso; Técnica de Dramatização e Espelhamento; A Técnica do "Espelho"; Técnica do Espelho Concreto; Influências Benéficas da Música; Relaxamento Gradativo; Aplicação de Trilha; Sugestões Para Formar Palavras; Jogo Da Velha 3D; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional na Educação no Campo através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
o curso foi estruturado de modo a permitir adequação às mudanças necessárias para a formação de profissionais, que atuem ou desejem atuar na área da educação do campo, bem como, o conhecimento acerca do sistema educativo brasileiro, seja em um contexto das unidades públicas ou privadas do sistema educacional brasileiro, posto que, é voltado para a formação de profissionais, dentro de uma perspectiva do trabalho em escolas públicas ou privadas, faculdades, institutos educacionais , centros especializadas, entre outros.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Educação no e do Campo Sua Gênese e Sua Abrangência; A Construção, Os Conceitos e a Trajetória Da Educação Do Campo No Brasil; Marcos Institucionais; A Educação Do Campo, O Campo e a Comunidade; Ocupação, Educação Do Campo, Educação Popular E Paulo Freire; A Origem No Movimento; Política Educacional Para Populações Camponesas: Da Aparência À Essência; Educação Do Campo: Em Busca De Superação Da Educação Rural; Educação Do Campo E Educação Rural: Confronto De Concepções; História Da Escola Nova, na qual se Compreende O Programa Escola Ativa; Da Escuela Nueva Na Colômbia À Escola Ativa Na América Latina; Escola Ativa No Desencontro Com A Educação Do Campo; No Movimento Das Contradições, Algumas Ideias Para Desvelar A Essência; Desenvolvimento Rural E Problemas Da Escola Do Campo No Brasil: Dimensões E Superação; Analfabetismo; Acesso E Permanência; Projeto De Escola E Organização Do Trabalho Pedagógico; Professores; Estrutura E Financiamento; Dimensões E Superação; Na Dimensão Da Política Pública; No Projeto Político-Pedagógico e na Organização Do Trabalho Pedagógico Da Escola; Relação com a Comunidade; Articulação E Formação De Um Movimento Amplo; Políticas Públicas Voltadas Para A Educação Do Campo: Pedagogia Da Alternância, Escola Família Agrícola (EFAS), Casas Familiares Rurais (CFRS); Origens Da Pedagogia Da Alternância; A Pedagogia Da Alternância No Brasil; Os Centros Familiares De Formação Por Alternância (CEFFAS); A Escola Família Agrícola – EFA; As Casas Familiares Rurais – CFRS; A Educação Do Campo Transformadora e uma Fundamentação Política Em Gramsci.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A Formação Docente, a educação e o trabalho na educação do campo; conhecer, analisar e transformar: passos de uma metodologia; construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores; práticas em formação docente para a inclusão; unindo a prática de educação inclusiva à de educação do campo; o espaço aion como prática metodológica; caminhos para a análise; o processo de construção do novo; representação social da educação do campo para professores em formação; educação do campo; a contribuição da teoria das representações sociais; análise de conteúdo; o Software Alceste(r); o grupo estudado; a representação social da educação do campo; reflexão e análise da formação de educadores de jovens e adultos do campo; educação de jovens e adultos e educação do campo: aproximações teóricas; formação de educadores De EJA do campo: uma análise da produção acadêmica nacional; PIBID diversidade e a formação de educadores do campo; PIBID diversidade e educação do campo; PIBID diversidade – UFVJM; O PIBID diversidade na escola municipal da comunidade Santa Luzia – contextualização; estratégias pedagógicas desenvolvidas; educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo; o trabalho no campo; a educação do/no campo; o trabalho, os movimentos sociais e a educação.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Políticas, Diretrizes e Transgressão do Paradigma para a Construção da Escola Pública do Campo; Políticas e Diretrizes Operacionais Para a Educação Do Campo; Análise da Legislação Básica e das Diretrizes Operacionais; Transgressão do Paradigma Da (Multi)Seriação Como Referência para a Construção Da Escola Pública Do Campo; Precarização, Abandono E Inovação Configuram A Realidade Das Escolas Rurais Com Turmas Multisseriadas; Princípios Da Educação Do Campo E O Projeto Político Pedagógico; As Contribuições Do PRONERA; Princípios Políticos-Pedagógicos, Operacionais E Metodológicos; Elementos Fundamentais Nas Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Das Escolas Do Campo: A Identidade Da Escola Do Campo; A Organização Curricular; Responsabilidades Do Poder Público Com Relação À Oferta Educacional E A Regulamentação Das Diretrizes; Organização Das Escolas; Gestão Da Escola; Formação De Professores; Financiamento Da Educação Nas Escolas Do Campo; Legislação, Políticas E Diretrizes Operacionais; Parecer CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Resolução CEB 01/2002 Institui As Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Parecer CEB 01/2006 Recomenda A Adoção Da Pedagogia Da Alternância Em Escolas Do Campo: Decreto Nº 7352/10 – Dispõe Sobre a política de educação do campo e o PRONERA; Modelo De Projeto De EJA Para Alfabetização No Ensino Fundamental Rural.
Classes Multisseriadas E Do Currículo Para O Campo: Os Povos E Os Saberes Da Terra; Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo: Reflexões Para A Formação Docente; Políticas Públicas Educacionais Brasileiras Nos Anos 1990: Ajustes Neoliberais; As Políticas Educacionais Dos Anos 1990 E As Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo; Reflexões Sobre A Formação De Professores De Escolas/Classes Multisseriadas: Para Concluir?; Escolas Multisseriadas: A Experiência Internacional E Reflexões Para O Caso Brasileiro; Escolas Multisseriadas: Conceitos E Características; A Multisseriação Em Países Desenvolvidos: O Caso Europeu; A Multisseriação Em Países Em Desenvolvimento; O Currículo Para O Campo Em Sua Essência; O Currículo Quanto Instrumento Operacionalizante; O Currículo Da Escola Do Campo; Currículo, Programa E Plano De Estudos; Os Eixos Temáticos Que Articulam O Currículo Na Educação Do Campo; Agricultura Familiar (Identidade, Cultura, Gênero, Etnia) E Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento Sustentável E Solidário Com Enfoque Territorial; Sistemas De Produção E Processos De Trabalho No Campo; Cidadania, Organização Social E Políticas Públicas; Economia Solidária; Arcos Ocupacionais; Os Povos E Os Saberes Da Terra; Os Jovens Do Campo; Os Adultos Do Campo; As Dimensões De Espaço E Território Na Educação Do Campo; Currículo E MST: Conflitos De Saberes E Estratégias Na Produção De Sujeitos; Saberes Ecológicos Nos Currículos Investigados; Saberes Sanitaristas Nos Currículos Investigados; Saberes Sobre A Reforma Agrária E A Demanda Por Uma Posição De Sujeito Antilatifundiário; Isto E Aquilo.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A Educação Do Campo E Sua Relação Com As Desigualdades Sociais E Educacionais, A EJA E A Inclusão; A Prática Pedagógica Libertadora; Educação Do Campo, Desigualdades Sociais E Educacionais; Gênese Da Educação Do Campo: Entre Condicionantes Históricos E Lutas Pela Superação Das Contradições; As Principais Conquistas Da Educação Do Campo Nos Anos De 1990; De 2002 A 2012: As Conquistas, Os Embates Judiciais E As Lutas Necessárias À Educação Do Campo; EJA Do Campo: Conceitos E Sujeitos; Os Jovens Do Campo; Das Políticas Ao Cotidiano: Entraves E Possibilidades Para A Educação Do Campo Alcançar As Escolas No Rural; Educação Rural: Contexto, História E Construção De Lugar; Educação Do Campo: Contextos, Histórias E Percepção De Ambientes; A Quem Deve Interessar A Discussão Da Educação Do Campo?; Desafios Para Implementação Da Educação Do Campo, Um Dever De Casa A Ser Cumprido; Evolução Histórica Da EJA; Educação No Campo, EJA E Pedagogia Do Movimento; Políticas E Legislação; A Legislação; As Políticas Da União Para A EJA; Linhas De Ação; Perspectivas Atuais E Educação Popular; Andragogia; Os Princípios Da Andragogia São; Inclusão Social No Contexto Da Educação No Campo; Exclusão Versus Inclusão Social; A Inclusão/Exclusão No Campo Da Educação Do Campo.
A Ressignificação Do Rural Em Campo: Reforma Agrária, Trabalho Agrícola, Educação Rural, Movimento Camponês E Estado; Lutando E Ressignificando O Rural Em Campo: Notas Epistemológicas; O Rural: Da Construção Histórica De Um Espaço Subalterno; A Luta Pela Educação Do Campo Como Ressignificação Do Rural Em Campo; Um Novo Olhar; Ressignificando O Saber E O Ser Humano; Ressignificando O Desenvolvimento; Ressignificando O Meio Ambiente; Ressignificando As Relações Cidade E Campo; Resultados, Perspectivas; Organização Dos Atores Sociais; Associações; Cooperativas; Sindicatos; Movimentos Sociais – Conceitos E Definições; Os Movimentos Sociais Rurais; A Trajetória Dos Movimentos Sociais Rurais; Os Movimentos De Luta Pela Terra No Brasil Atual; Reforma Agrária, Trabalho Agrícola E Educação Rural: Desvelando Conexões Históricas Da Educação Do Campo; O Capital Sob A Aparência De Políticas De Cooperação Atinge A Educação Rural; Educação Popular De Camponeses Na Contramão Do Movimento Do Capital; Cercas Enormes Colocam-Se Diante Da Educação Do Campo; A Questão Agrária; Educação Do Campo: Embate Entre Movimento Camponês E Estado; Educação Do Campo Conquistada Na Luta Pela Terra De Trabalho; Itinerante: Uma Escola Que Se Faz Ao Caminhar; Pronera Para Quem: Uma Esperança Ou Uma Ameaça?; O Programa Escola Ativa Em Confronto Com A Educação Do Campo; Algumas Conclusões Que Podem Ser Ampliadas; A Questão Ambiental; Educação Ambiental Na Escola Do Campo.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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