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EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Educação no e do Campo Sua Gênese e Sua Abrangência; A Construção, Os Conceitos e a Trajetória Da Educação Do Campo No Brasil; Marcos Institucionais; A Educação Do Campo, O Campo e a Comunidade; Ocupação, Educação Do Campo, Educação Popular E Paulo Freire; A Origem No Movimento; Política Educacional Para Populações Camponesas: Da Aparência À Essência; Educação Do Campo: Em Busca De Superação Da Educação Rural; Educação Do Campo E Educação Rural: Confronto De Concepções; História Da Escola Nova, na qual se Compreende O Programa Escola Ativa; Da Escuela Nueva Na Colômbia À Escola Ativa Na América Latina; Escola Ativa No Desencontro Com A Educação Do Campo; No Movimento Das Contradições, Algumas Ideias Para Desvelar A Essência; Desenvolvimento Rural E Problemas Da Escola Do Campo No Brasil: Dimensões E Superação; Analfabetismo; Acesso E Permanência; Projeto De Escola E Organização Do Trabalho Pedagógico; Professores; Estrutura E Financiamento; Dimensões E Superação; Na Dimensão Da Política Pública; No Projeto Político-Pedagógico e na Organização Do Trabalho Pedagógico Da Escola; Relação com a Comunidade; Articulação E Formação De Um Movimento Amplo; Políticas Públicas Voltadas Para A Educação Do Campo: Pedagogia Da Alternância, Escola Família Agrícola (EFAS), Casas Familiares Rurais (CFRS); Origens Da Pedagogia Da Alternância; A Pedagogia Da Alternância No Brasil; Os Centros Familiares De Formação Por Alternância (CEFFAS); A Escola Família Agrícola – EFA; As Casas Familiares Rurais – CFRS; A Educação Do Campo Transformadora e uma Fundamentação Política Em Gramsci.
A Formação Docente, a educação e o trabalho na educação do campo; conhecer, analisar e transformar: passos de uma metodologia; construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores; práticas em formação docente para a inclusão; unindo a prática de educação inclusiva à de educação do campo; o espaço aion como prática metodológica; caminhos para a análise; o processo de construção do novo; representação social da educação do campo para professores em formação; educação do campo; a contribuição da teoria das representações sociais; análise de conteúdo; o Software Alceste(r); o grupo estudado; a representação social da educação do campo; reflexão e análise da formação de educadores de jovens e adultos do campo; educação de jovens e adultos e educação do campo: aproximações teóricas; formação de educadores De EJA do campo: uma análise da produção acadêmica nacional; PIBID diversidade e a formação de educadores do campo; PIBID diversidade e educação do campo; PIBID diversidade – UFVJM; O PIBID diversidade na escola municipal da comunidade Santa Luzia – contextualização; estratégias pedagógicas desenvolvidas; educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo; o trabalho no campo; a educação do/no campo; o trabalho, os movimentos sociais e a educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Políticas, Diretrizes e Transgressão do Paradigma para a Construção da Escola Pública do Campo; Políticas e Diretrizes Operacionais Para a Educação Do Campo; Análise da Legislação Básica e das Diretrizes Operacionais; Transgressão do Paradigma Da (Multi)Seriação Como Referência para a Construção Da Escola Pública Do Campo; Precarização, Abandono E Inovação Configuram A Realidade Das Escolas Rurais Com Turmas Multisseriadas; Princípios Da Educação Do Campo E O Projeto Político Pedagógico; As Contribuições Do PRONERA; Princípios Políticos-Pedagógicos, Operacionais E Metodológicos; Elementos Fundamentais Nas Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Das Escolas Do Campo: A Identidade Da Escola Do Campo; A Organização Curricular; Responsabilidades Do Poder Público Com Relação À Oferta Educacional E A Regulamentação Das Diretrizes; Organização Das Escolas; Gestão Da Escola; Formação De Professores; Financiamento Da Educação Nas Escolas Do Campo; Legislação, Políticas E Diretrizes Operacionais; Parecer CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Resolução CEB 01/2002 Institui As Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Parecer CEB 01/2006 Recomenda A Adoção Da Pedagogia Da Alternância Em Escolas Do Campo: Decreto Nº 7352/10 – Dispõe Sobre a política de educação do campo e o PRONERA; Modelo De Projeto De EJA Para Alfabetização No Ensino Fundamental Rural.
A Ressignificação Do Rural Em Campo: Reforma Agrária, Trabalho Agrícola, Educação Rural, Movimento Camponês E Estado; Lutando E Ressignificando O Rural Em Campo: Notas Epistemológicas; O Rural: Da Construção Histórica De Um Espaço Subalterno; A Luta Pela Educação Do Campo Como Ressignificação Do Rural Em Campo; Um Novo Olhar; Ressignificando O Saber E O Ser Humano; Ressignificando O Desenvolvimento; Ressignificando O Meio Ambiente; Ressignificando As Relações Cidade E Campo; Resultados, Perspectivas; Organização Dos Atores Sociais; Associações; Cooperativas; Sindicatos; Movimentos Sociais – Conceitos E Definições; Os Movimentos Sociais Rurais; A Trajetória Dos Movimentos Sociais Rurais; Os Movimentos De Luta Pela Terra No Brasil Atual; Reforma Agrária, Trabalho Agrícola E Educação Rural: Desvelando Conexões Históricas Da Educação Do Campo; O Capital Sob A Aparência De Políticas De Cooperação Atinge A Educação Rural; Educação Popular De Camponeses Na Contramão Do Movimento Do Capital; Cercas Enormes Colocam-Se Diante Da Educação Do Campo; A Questão Agrária; Educação Do Campo: Embate Entre Movimento Camponês E Estado; Educação Do Campo Conquistada Na Luta Pela Terra De Trabalho; Itinerante: Uma Escola Que Se Faz Ao Caminhar; Pronera Para Quem: Uma Esperança Ou Uma Ameaça?; O Programa Escola Ativa Em Confronto Com A Educação Do Campo; Algumas Conclusões Que Podem Ser Ampliadas; A Questão Ambiental; Educação Ambiental Na Escola Do Campo.
A Educação Do Campo E Sua Relação Com As Desigualdades Sociais E Educacionais, A EJA E A Inclusão; A Prática Pedagógica Libertadora; Educação Do Campo, Desigualdades Sociais E Educacionais; Gênese Da Educação Do Campo: Entre Condicionantes Históricos E Lutas Pela Superação Das Contradições; As Principais Conquistas Da Educação Do Campo Nos Anos De 1990; De 2002 A 2012: As Conquistas, Os Embates Judiciais E As Lutas Necessárias À Educação Do Campo; EJA Do Campo: Conceitos E Sujeitos; Os Jovens Do Campo; Das Políticas Ao Cotidiano: Entraves E Possibilidades Para A Educação Do Campo Alcançar As Escolas No Rural; Educação Rural: Contexto, História E Construção De Lugar; Educação Do Campo: Contextos, Histórias E Percepção De Ambientes; A Quem Deve Interessar A Discussão Da Educação Do Campo?; Desafios Para Implementação Da Educação Do Campo, Um Dever De Casa A Ser Cumprido; Evolução Histórica Da EJA; Educação No Campo, EJA E Pedagogia Do Movimento; Políticas E Legislação; A Legislação; As Políticas Da União Para A EJA; Linhas De Ação; Perspectivas Atuais E Educação Popular; Andragogia; Os Princípios Da Andragogia São; Inclusão Social No Contexto Da Educação No Campo; Exclusão Versus Inclusão Social; A Inclusão/Exclusão No Campo Da Educação Do Campo.
Classes Multisseriadas E Do Currículo Para O Campo: Os Povos E Os Saberes Da Terra; Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo: Reflexões Para A Formação Docente; Políticas Públicas Educacionais Brasileiras Nos Anos 1990: Ajustes Neoliberais    ; As Políticas Educacionais Dos Anos 1990 E As Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo; Reflexões Sobre A Formação De Professores De Escolas/Classes Multisseriadas: Para Concluir?; Escolas Multisseriadas: A Experiência Internacional E Reflexões Para O Caso Brasileiro; Escolas Multisseriadas: Conceitos E Características; A Multisseriação Em Países Desenvolvidos: O Caso Europeu; A Multisseriação Em Países Em Desenvolvimento; O Currículo Para O Campo Em Sua Essência; O Currículo Quanto Instrumento Operacionalizante; O Currículo Da Escola Do Campo; Currículo, Programa E Plano De Estudos; Os Eixos Temáticos Que Articulam O Currículo Na Educação Do Campo; Agricultura Familiar (Identidade, Cultura, Gênero, Etnia) E Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento Sustentável E Solidário Com Enfoque Territorial; Sistemas De Produção E Processos De Trabalho No Campo; Cidadania, Organização Social E Políticas Públicas; Economia Solidária; Arcos Ocupacionais; Os Povos E Os Saberes Da Terra; Os Jovens Do Campo; Os Adultos Do Campo; As Dimensões De Espaço E Território Na Educação Do Campo; Currículo E MST: Conflitos De Saberes E Estratégias Na Produção De Sujeitos; Saberes Ecológicos Nos Currículos Investigados; Saberes Sanitaristas Nos Currículos Investigados; Saberes Sobre A Reforma Agrária E A Demanda Por Uma Posição De Sujeito Antilatifundiário; Isto E Aquilo.
A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/
Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;    Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Magnetoencefalografia; Eletroencefalografia; Eletrochoque, Lnsulinoterapia e Lobotomia; Cirurgia Para Corrigir o TOC; Equipamentos Sofisticados que Prometem Reverter os Distúrbios; Brainwave-I; Estimulação Magnética Transcraniana (IMS – Transcranial Magnetic Stimulation); Planejamento Psicopedagógico: Técnicas, Jogos, Influências e Exemplo de Caso; Técnica de Dramatização e Espelhamento; A Técnica do "Espelho"; Técnica do Espelho Concreto; Influências Benéficas da Música; Relaxamento Gradativo; Aplicação de Trilha; Sugestões Para Formar Palavras; Jogo Da Velha 3D; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

Informações

  • 600 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional na Educação no Campo através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

o curso foi estruturado de modo a permitir adequação às mudanças necessárias para a formação de profissionais, que atuem ou desejem atuar na área da educação do campo, bem como, o conhecimento acerca do sistema educativo brasileiro, seja em um contexto das unidades públicas ou privadas do sistema educacional brasileiro, posto que, é voltado para a formação de profissionais, dentro de uma perspectiva do trabalho em escolas públicas ou privadas, faculdades, institutos educacionais , centros especializadas, entre outros.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A Educação no e do Campo Sua Gênese e Sua Abrangência; A Construção, Os Conceitos e a Trajetória Da Educação Do Campo No Brasil; Marcos Institucionais; A Educação Do Campo, O Campo e a Comunidade; Ocupação, Educação Do Campo, Educação Popular E Paulo Freire; A Origem No Movimento; Política Educacional Para Populações Camponesas: Da Aparência À Essência; Educação Do Campo: Em Busca De Superação Da Educação Rural; Educação Do Campo E Educação Rural: Confronto De Concepções; História Da Escola Nova, na qual se Compreende O Programa Escola Ativa; Da Escuela Nueva Na Colômbia À Escola Ativa Na América Latina; Escola Ativa No Desencontro Com A Educação Do Campo; No Movimento Das Contradições, Algumas Ideias Para Desvelar A Essência; Desenvolvimento Rural E Problemas Da Escola Do Campo No Brasil: Dimensões E Superação; Analfabetismo; Acesso E Permanência; Projeto De Escola E Organização Do Trabalho Pedagógico; Professores; Estrutura E Financiamento; Dimensões E Superação; Na Dimensão Da Política Pública; No Projeto Político-Pedagógico e na Organização Do Trabalho Pedagógico Da Escola; Relação com a Comunidade; Articulação E Formação De Um Movimento Amplo; Políticas Públicas Voltadas Para A Educação Do Campo: Pedagogia Da Alternância, Escola Família Agrícola (EFAS), Casas Familiares Rurais (CFRS); Origens Da Pedagogia Da Alternância; A Pedagogia Da Alternância No Brasil; Os Centros Familiares De Formação Por Alternância (CEFFAS); A Escola Família Agrícola – EFA; As Casas Familiares Rurais – CFRS; A Educação Do Campo Transformadora e uma Fundamentação Política Em Gramsci.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

A Formação Docente, a educação e o trabalho na educação do campo; conhecer, analisar e transformar: passos de uma metodologia; construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores; práticas em formação docente para a inclusão; unindo a prática de educação inclusiva à de educação do campo; o espaço aion como prática metodológica; caminhos para a análise; o processo de construção do novo; representação social da educação do campo para professores em formação; educação do campo; a contribuição da teoria das representações sociais; análise de conteúdo; o Software Alceste(r); o grupo estudado; a representação social da educação do campo; reflexão e análise da formação de educadores de jovens e adultos do campo; educação de jovens e adultos e educação do campo: aproximações teóricas; formação de educadores De EJA do campo: uma análise da produção acadêmica nacional; PIBID diversidade e a formação de educadores do campo; PIBID diversidade e educação do campo; PIBID diversidade – UFVJM; O PIBID diversidade na escola municipal da comunidade Santa Luzia – contextualização; estratégias pedagógicas desenvolvidas; educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo; o trabalho no campo; a educação do/no campo; o trabalho, os movimentos sociais e a educação.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Políticas, Diretrizes e Transgressão do Paradigma para a Construção da Escola Pública do Campo; Políticas e Diretrizes Operacionais Para a Educação Do Campo; Análise da Legislação Básica e das Diretrizes Operacionais; Transgressão do Paradigma Da (Multi)Seriação Como Referência para a Construção Da Escola Pública Do Campo; Precarização, Abandono E Inovação Configuram A Realidade Das Escolas Rurais Com Turmas Multisseriadas; Princípios Da Educação Do Campo E O Projeto Político Pedagógico; As Contribuições Do PRONERA; Princípios Políticos-Pedagógicos, Operacionais E Metodológicos; Elementos Fundamentais Nas Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Das Escolas Do Campo: A Identidade Da Escola Do Campo; A Organização Curricular; Responsabilidades Do Poder Público Com Relação À Oferta Educacional E A Regulamentação Das Diretrizes; Organização Das Escolas; Gestão Da Escola; Formação De Professores; Financiamento Da Educação Nas Escolas Do Campo; Legislação, Políticas E Diretrizes Operacionais; Parecer CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Resolução CEB 01/2002 Institui As Diretrizes Operacionais Para A Educação Básica Nas Escolas Do Campo; Parecer CEB 01/2006 Recomenda A Adoção Da Pedagogia Da Alternância Em Escolas Do Campo: Decreto Nº 7352/10 – Dispõe Sobre a política de educação do campo e o PRONERA; Modelo De Projeto De EJA Para Alfabetização No Ensino Fundamental Rural.

Classes Multisseriadas E Do Currículo Para O Campo: Os Povos E Os Saberes Da Terra; Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo: Reflexões Para A Formação Docente; Políticas Públicas Educacionais Brasileiras Nos Anos 1990: Ajustes Neoliberais; As Políticas Educacionais Dos Anos 1990 E As Escolas/Classes Multisseriadas Do Campo; Reflexões Sobre A Formação De Professores De Escolas/Classes Multisseriadas: Para Concluir?; Escolas Multisseriadas: A Experiência Internacional E Reflexões Para O Caso Brasileiro; Escolas Multisseriadas: Conceitos E Características; A Multisseriação Em Países Desenvolvidos: O Caso Europeu; A Multisseriação Em Países Em Desenvolvimento; O Currículo Para O Campo Em Sua Essência; O Currículo Quanto Instrumento Operacionalizante; O Currículo Da Escola Do Campo; Currículo, Programa E Plano De Estudos; Os Eixos Temáticos Que Articulam O Currículo Na Educação Do Campo; Agricultura Familiar (Identidade, Cultura, Gênero, Etnia) E Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento Sustentável E Solidário Com Enfoque Territorial; Sistemas De Produção E Processos De Trabalho No Campo; Cidadania, Organização Social E Políticas Públicas; Economia Solidária; Arcos Ocupacionais; Os Povos E Os Saberes Da Terra; Os Jovens Do Campo; Os Adultos Do Campo; As Dimensões De Espaço E Território Na Educação Do Campo; Currículo E MST: Conflitos De Saberes E Estratégias Na Produção De Sujeitos; Saberes Ecológicos Nos Currículos Investigados; Saberes Sanitaristas Nos Currículos Investigados; Saberes Sobre A Reforma Agrária E A Demanda Por Uma Posição De Sujeito Antilatifundiário; Isto E Aquilo.

A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A Educação Do Campo E Sua Relação Com As Desigualdades Sociais E Educacionais, A EJA E A Inclusão; A Prática Pedagógica Libertadora; Educação Do Campo, Desigualdades Sociais E Educacionais; Gênese Da Educação Do Campo: Entre Condicionantes Históricos E Lutas Pela Superação Das Contradições; As Principais Conquistas Da Educação Do Campo Nos Anos De 1990; De 2002 A 2012: As Conquistas, Os Embates Judiciais E As Lutas Necessárias À Educação Do Campo; EJA Do Campo: Conceitos E Sujeitos; Os Jovens Do Campo; Das Políticas Ao Cotidiano: Entraves E Possibilidades Para A Educação Do Campo Alcançar As Escolas No Rural; Educação Rural: Contexto, História E Construção De Lugar; Educação Do Campo: Contextos, Histórias E Percepção De Ambientes; A Quem Deve Interessar A Discussão Da Educação Do Campo?; Desafios Para Implementação Da Educação Do Campo, Um Dever De Casa A Ser Cumprido; Evolução Histórica Da EJA; Educação No Campo, EJA E Pedagogia Do Movimento; Políticas E Legislação; A Legislação; As Políticas Da União Para A EJA; Linhas De Ação; Perspectivas Atuais E Educação Popular; Andragogia; Os Princípios Da Andragogia São; Inclusão Social No Contexto Da Educação No Campo; Exclusão Versus Inclusão Social; A Inclusão/Exclusão No Campo Da Educação Do Campo.

A Ressignificação Do Rural Em Campo: Reforma Agrária, Trabalho Agrícola, Educação Rural, Movimento Camponês E Estado; Lutando E Ressignificando O Rural Em Campo: Notas Epistemológicas; O Rural: Da Construção Histórica De Um Espaço Subalterno; A Luta Pela Educação Do Campo Como Ressignificação Do Rural Em Campo; Um Novo Olhar; Ressignificando O Saber E O Ser Humano; Ressignificando O Desenvolvimento; Ressignificando O Meio Ambiente; Ressignificando As Relações Cidade E Campo; Resultados, Perspectivas; Organização Dos Atores Sociais; Associações; Cooperativas; Sindicatos; Movimentos Sociais – Conceitos E Definições; Os Movimentos Sociais Rurais; A Trajetória Dos Movimentos Sociais Rurais; Os Movimentos De Luta Pela Terra No Brasil Atual; Reforma Agrária, Trabalho Agrícola E Educação Rural: Desvelando Conexões Históricas Da Educação Do Campo; O Capital Sob A Aparência De Políticas De Cooperação Atinge A Educação Rural; Educação Popular De Camponeses Na Contramão Do Movimento Do Capital; Cercas Enormes Colocam-Se Diante Da Educação Do Campo; A Questão Agrária; Educação Do Campo: Embate Entre Movimento Camponês E Estado; Educação Do Campo Conquistada Na Luta Pela Terra De Trabalho; Itinerante: Uma Escola Que Se Faz Ao Caminhar; Pronera Para Quem: Uma Esperança Ou Uma Ameaça?; O Programa Escola Ativa Em Confronto Com A Educação Do Campo; Algumas Conclusões Que Podem Ser Ampliadas; A Questão Ambiental; Educação Ambiental Na Escola Do Campo.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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