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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A Educação Especial no Brasil e o Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes da Educação Inclusiva no Brasil: Discursos e Práticas de Letramento; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral e Atual da Educação Especial no Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual ; O papel das organizações não governamentais; A Organização das Apae; A Deficiência Intelectual na Concepção de Educadores da Educação Especial: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.
A Formação Do Profissional Para A Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências E Atitudes; Dimensão Dos Saberes; Dimensão Das Competências; Dimensão Das Atitudes; A Formação De Professores Para A Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas E Resultados De Pesquisas; Formação De Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos E Práticas; O Direito De Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação De Professores No Contexto Da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação Do Professor Para O AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação Do Professor Para O Uso Da Sala De Recursos Multifuncionais; Políticas Para A Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual De Belo Horizonte; Educação Inclusiva E A Formação De Professores; Caracterização Da Pesquisa; Caracterização Do Local Da Pesquisa; Caracterização Das Participantes; Procedimentos De Coleta Dos Dados; Apresentação Das Oito Categorias Identificadas Nas Falas Das Docentes; Diretora Da DESP (Diretoria De Educação Especial); Depoimento Da Diretora Da Escola Características Psicossociais Do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos E Procedimentos Para A Coleta De Dados; Atribuição De Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas Na Relação; Presença De Forte Mobilização Subjetiva No Contato Inicial Com A Deficiência.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Comunicação Alternativa e Aumentativa; Comunicação Suplementar e/ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas; Sistema aumentativo e alternativo; Braille; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Estratégias, recursos e técnicas para a comunicação alternativa: os símbolos; Tipos de símbolos; Baixa e alta tecnologia; As Técnicas; Estratégias; Avaliação Assistida E A Comunicação Alternativa E Ampliada: Estratégias, Avaliação E Escolha; A Comunicação Alternativa E As Adaptações Curriculares; Plano Nacional Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência; O plano nacional; Centros Tecnológicos Cães-Guia; Programa Nacional de Tecnologia Assistiva; A Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência – Decreto Nº 6.949 de 2009; Legislação; Sugestão de filmes relacionados ao conteúdo.
Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.
Introdução às Tecnologias Assistivas, Linguagem E Leitura Recombinativa Generalizada; Histórias, Conceitos E Definições Essenciais; Aplicação Das Tecnologias Assistivas; Objetivos Da Tecnologia Assistiva (TA); Os Vários Tipos E Categorias De Tecnologias Assistivas; A Importância Das Tecnologias Assistivas; Das Ajudas Técnicas À Tecnologia Assistiva: Definição E Evolução; Objetivos; O Processo De Desenvolvimento Das Ajudas Técnicas; O Processo De Avaliação Para A Implementação Da Tecnologia Assistiva; Características Dos Serviços De Tecnologia Assistiva – Equipe Multi/Transdisciplinar; Atuação Da Tecnologia Assistiva; A Funcionalidade; Modelos Conceituais Para Incapacidade; Modelo Médico; Modelo Social; Abordagem Biopsicossocial; Tecnologia Assistiva: Modalidades, Categorias Ou Classificação; Auxílio Para A Vida Diária; CAA - Comunicação Aumentativa E Alternativa; Recursos De Acessibilidade Ao Computador; Sistemas De Controle De Ambiente; Projetos Arquitetônicos Para Acessibilidade; Órteses E Próteses; Adequação Postural; Auxílios De Mobilidade; Auxílios Para Cegos Ou Para Pessoas Com Visão Subnormal; Auxílios Para Pessoas Com Surdez Ou Com Déficit Auditivo; Adaptações Em Veículos; A Linguagem E A Leitura Recombinativa Generalizada; Leitura Recombinativa Após Procedimentos De Fading In De Sílabas Das Palavras De Ensino Em Pessoas Com Atraso No Desenvolvimento Cognitivo; Método; Participantes; Ambiente Experimental, Material E Equipamento; Estímulos; Procedimento; Pré-Testes; Ensino Das Discriminações Condicionais Arbitrárias; Sondas Das Relações De Equivalência; Teste De Leitura Das Palavras De Ensino; Teste De Leitura Das Palavras De Generalização; Sondas De Controle Pelas Unidades Silábicas; Ensino Combinado De Cópia, Ditado E Oralização (CDO) Com Destaque Das Sílabas Específicas; Resultados; Discussão; As Representações E Os Símbolos Da TA; Tipos De Símbolos; Técnicas De Seleção Dos Símbolos; A Informática, A Inclusão Escolar E A Tecnologia Assistiva; Sistemas Computacionais E Aplicativos Que Implementam Estratégias Pedagógicas; Amplisoft; Boardmaker; Hagáquê; Bitstrips; Toon Doo; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Leis Brasileiras Sobre Pessoas Com Deficiência.
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)? Conceitos e definições; histórico, epidemiologia, etiologia e evolução; Histórico; Epidemiologia; Etiologia; Fatores ambientais; Fatores genéticos; Evolução do conhecimento e estudos sobre a TDAH; Os sintomas e as características do TDAH; Os sintomas; As características; As consequências e as comorbidades do TDAH; As consequências; As comorbidades; O diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; O diagnóstico; A avaliação; O tratamento ou conduta terapêutica; O portador de TDAH, os pais e a escola; A participação dos pais; Aprender o que é TDAH; Incapacidade de compreensão versus rebeldia; Dar Instruções Positivas; Recompensar; Escolher As Batalhas; Usar Técnicas De “Custo De Resposta”; Planejar Adequadamente; Punir Adequadamente; Construir Ilhas De Competência; A Escola; A Atuação Dos Professores; O TDAH Na Fase Adulta; Critérios Para Diagnóstico Em Adultos; Os Sintomas Em Adultos; Comorbidades; Transtornos Psiquiátricos A Serem Considerados Em Adultos; A Avaliação; Idade De Início Dos Sintomas; Fidedignidade Do Autorrelato Para Sintomas Pretéritos; Número De Sintomas Necessários Para O Diagnóstico Em Adultos; O Comprometimento Em Ao Menos Dois Contextos; O Tratamento Farmacológico; Inventário Para Identificação De Sintomas Do TDAH.
Introdução aos estudos acerca do TGD; Iniciando a investigação acerca do TGD; Conceitos, fundamentos, classificação, características e unitermos acerca do TGD; Classificação internacional de doenças (CID-10) e manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais (DSM-IV); DSM-IV – manual de diagnóstico e estatísticas das perturbações mentais; A CID-10 – classificação internacional de doenças; Condutas típicas com relação aos transtornos globais do desenvolvimento; Possíveis determinantes das condutas típicas; Autismo; Evolução, história e definição; Classificação; Epidemiologia; Características; Autismo infantil; Autismo atípico; Diagnóstico; Exame; Tratamento; Intervenções terapêuticas; Síndrome de RETT; Tabela de critérios diagnósticos para síndrome de RETT; Quadro clínico; Genética; Síndrome De Asperger; Epidemiologia; Tratamento; O autismo, o TGD e a educação especial; O TGD, a inclusão social e a deficiência mental; Deficiência mental: história, conceitos e etiologia; Conceitos; Etiologia; Fatores genéticos; Fatores Ambientais; Causas Multifatorial; Classificação e caracterização das deficiências; Classificação; AAIDD; CID-10; DSM-IV; CIF; Caracterização; Epistemologia genética para deficiência intelectual: abordagens psicanalíticas; A percepção dos pais e da escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Atendimento educacional especializado (AEE) e a avaliação; Atividades físicas e fatores de risco de doenças; A terminalidade específica e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; Terminalidade específica; Inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho; Íntegra da classificação dos TGD de acordo com a CID-10.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos teóricos da área da Educação Especial com ênfase no atendimento especializado.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O profissional em AEE poderá atuar intervindo direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro de consultórios e clínicas especializadas, escolas públicas ou privadas, faculdades, institutos educacionais, entre outros.
A Educação Especial no Brasil e o Atendimento Educacional Especializado; Desdobramentos Recentes da Educação Inclusiva no Brasil: Discursos e Práticas de Letramento; Novos Estudos do Letramento e ADC; Etnografia e o contexto da pesquisa; Práticas de letramento inclusivo e discursos da educação especial; O cotidiano escolar e os letramentos; Práticas de letramento inclusivo: discursos e identidades; A inclusão de alunos e alunas surdos; A inclusão de alunos e alunas com Síndrome de Down; O Atendimento Educacional Especializado; A Educação Especial No Brasil; Pessoas portadoras de necessidades educativas especiais; A evolução histórica da Educação Especial; Os princípios básicos da Educação Especial; A Estrutura Geral e Atual da Educação Especial no Brasil; Esferas administrativas governamentais; Esfera federal; Esfera estadual; O papel das organizações não governamentais; A Organização das Apae; A Deficiência Intelectual na Concepção de Educadores da Educação Especial: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural; O Atendimento Educacional Especializado e os Profissionais envolvidos na educação especial; O papel dos professores; A formação de especialistas em educação especial; Os Programas de Prevenção; Conhecendo a pessoa portadora de deficiência visual; Conhecendo as pessoas portadoras de retardo mental; Conhecendo pessoas portadoras de deficiência auditiva; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência física; Conhecendo as pessoas portadoras de deficiência múltipla; Conhecendo as pessoas com condutas típicas; Conhecendo as pessoas com Altas Habilidades; As abordagens de ensino.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A Formação Do Profissional Para A Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências E Atitudes; Dimensão Dos Saberes; Dimensão Das Competências; Dimensão Das Atitudes; A Formação De Professores Para A Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas E Resultados De Pesquisas; Formação De Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos E Práticas; O Direito De Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação De Professores No Contexto Da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação Do Professor Para O AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação Do Professor Para O Uso Da Sala De Recursos Multifuncionais; Políticas Para A Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual De Belo Horizonte; Educação Inclusiva E A Formação De Professores; Caracterização Da Pesquisa; Caracterização Do Local Da Pesquisa; Caracterização Das Participantes; Procedimentos De Coleta Dos Dados; Apresentação Das Oito Categorias Identificadas Nas Falas Das Docentes; Diretora Da DESP (Diretoria De Educação Especial); Depoimento Da Diretora Da Escola Características Psicossociais Do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos E Procedimentos Para A Coleta De Dados; Atribuição De Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas Na Relação; Presença De Forte Mobilização Subjetiva No Contato Inicial Com A Deficiência.
Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)? Conceitos e definições; histórico, epidemiologia, etiologia e evolução; Histórico; Epidemiologia; Etiologia; Fatores ambientais; Fatores genéticos; Evolução do conhecimento e estudos sobre a TDAH; Os sintomas e as características do TDAH; Os sintomas; As características; As consequências e as comorbidades do TDAH; As consequências; As comorbidades; O diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; O diagnóstico; A avaliação; O tratamento ou conduta terapêutica; O portador de TDAH, os pais e a escola; A participação dos pais; Aprender o que é TDAH; Incapacidade de compreensão versus rebeldia; Dar Instruções Positivas; Recompensar; Escolher As Batalhas; Usar Técnicas De “Custo De Resposta”; Planejar Adequadamente; Punir Adequadamente; Construir Ilhas De Competência; A Escola; A Atuação Dos Professores; O TDAH Na Fase Adulta; Critérios Para Diagnóstico Em Adultos; Os Sintomas Em Adultos; Comorbidades; Transtornos Psiquiátricos A Serem Considerados Em Adultos; A Avaliação; Idade De Início Dos Sintomas; Fidedignidade Do Autorrelato Para Sintomas Pretéritos; Número De Sintomas Necessários Para O Diagnóstico Em Adultos; O Comprometimento Em Ao Menos Dois Contextos; O Tratamento Farmacológico; Inventário Para Identificação De Sintomas Do TDAH.
Introdução aos estudos acerca do TGD; Iniciando a investigação acerca do TGD; Conceitos, fundamentos, classificação, características e unitermos acerca do TGD; Classificação internacional de doenças (CID-10) e manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais (DSM-IV); DSM-IV – manual de diagnóstico e estatísticas das perturbações mentais; A CID-10 – classificação internacional de doenças; Condutas típicas com relação aos transtornos globais do desenvolvimento; Possíveis determinantes das condutas típicas; Autismo; Evolução, história e definição; Classificação; Epidemiologia; Características; Autismo infantil; Autismo atípico; Diagnóstico; Exame; Tratamento; Intervenções terapêuticas; Síndrome de RETT; Tabela de critérios diagnósticos para síndrome de RETT; Quadro clínico; Genética; Síndrome De Asperger; Epidemiologia; Tratamento; O autismo, o TGD e a educação especial; O TGD, a inclusão social e a deficiência mental; Deficiência mental: história, conceitos e etiologia; Conceitos; Etiologia; Fatores genéticos; Fatores Ambientais; Causas Multifatorial; Classificação e caracterização das deficiências; Classificação; AAIDD; CID-10; DSM-IV; CIF; Caracterização; Epistemologia genética para deficiência intelectual: abordagens psicanalíticas; A percepção dos pais e da escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Atendimento educacional especializado (AEE) e a avaliação; Atividades físicas e fatores de risco de doenças; A terminalidade específica e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; Terminalidade específica; Inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho; Íntegra da classificação dos TGD de acordo com a CID-10.
Comunicação Alternativa e Aumentativa; Comunicação Suplementar e/ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas; Sistema aumentativo e alternativo; Braille; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Estratégias, recursos e técnicas para a comunicação alternativa: os símbolos; Tipos de símbolos; Baixa e alta tecnologia; As Técnicas; Estratégias; Avaliação Assistida E A Comunicação Alternativa E Ampliada: Estratégias, Avaliação E Escolha; A Comunicação Alternativa E As Adaptações Curriculares; Plano Nacional Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência; O plano nacional; Centros Tecnológicos Cães-Guia; Programa Nacional de Tecnologia Assistiva; A Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência – Decreto Nº 6.949 de 2009; Legislação; Sugestão de filmes relacionados ao conteúdo.
Introdução às Tecnologias Assistivas, Linguagem E Leitura Recombinativa Generalizada; Histórias, Conceitos E Definições Essenciais; Aplicação Das Tecnologias Assistivas; Objetivos Da Tecnologia Assistiva (TA); Os Vários Tipos E Categorias De Tecnologias Assistivas; A Importância Das Tecnologias Assistivas; Das Ajudas Técnicas À Tecnologia Assistiva: Definição E Evolução; Objetivos; O Processo De Desenvolvimento Das Ajudas Técnicas; O Processo De Avaliação Para A Implementação Da Tecnologia Assistiva; Características Dos Serviços De Tecnologia Assistiva – Equipe Multi/Transdisciplinar; Atuação Da Tecnologia Assistiva; A Funcionalidade; Modelos Conceituais Para Incapacidade; Modelo Médico; Modelo Social; Abordagem Biopsicossocial; Tecnologia Assistiva: Modalidades, Categorias Ou Classificação; Auxílio Para A Vida Diária; CAA - Comunicação Aumentativa E Alternativa; Recursos De Acessibilidade Ao Computador; Sistemas De Controle De Ambiente; Projetos Arquitetônicos Para Acessibilidade; Órteses E Próteses; Adequação Postural; Auxílios De Mobilidade; Auxílios Para Cegos Ou Para Pessoas Com Visão Subnormal; Auxílios Para Pessoas Com Surdez Ou Com Déficit Auditivo; Adaptações Em Veículos; A Linguagem E A Leitura Recombinativa Generalizada; Leitura Recombinativa Após Procedimentos De Fading In De Sílabas Das Palavras De Ensino Em Pessoas Com Atraso No Desenvolvimento Cognitivo; Método; Participantes; Ambiente Experimental, Material E Equipamento; Estímulos; Procedimento; Pré-Testes; Ensino Das Discriminações Condicionais Arbitrárias; Sondas Das Relações De Equivalência; Teste De Leitura Das Palavras De Ensino; Teste De Leitura Das Palavras De Generalização; Sondas De Controle Pelas Unidades Silábicas; Ensino Combinado De Cópia, Ditado E Oralização (CDO) Com Destaque Das Sílabas Específicas; Resultados; Discussão; As Representações E Os Símbolos Da TA; Tipos De Símbolos; Técnicas De Seleção Dos Símbolos; A Informática, A Inclusão Escolar E A Tecnologia Assistiva; Sistemas Computacionais E Aplicativos Que Implementam Estratégias Pedagógicas; Amplisoft; Boardmaker; Hagáquê; Bitstrips; Toon Doo; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Leis Brasileiras Sobre Pessoas Com Deficiência.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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