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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional
Aspectos conceituais e metodológicos; A interação autor/texto/leitor; A intertextualidade; As estratégias de leitura e de produção textual; O texto em sala de aula; Gêneros textos e rotinas sociais e culturais; Pactos de leitura; Leitura e contexto sócio-cultural; Alternativas de prática leitoras e de produção de texto;
Coesão e coerência textuais; O Novo Acordo Ortográfico; Leitura, análise e produção de textos: descritivos, narrativos, informativos, argumentativos.
Reflexão sobre a práxis pedagógica. PCN´s; O objetivo do ensino da língua materna e a prática da sala de aula; Exame de alguns conteúdos programáticos do ensino fundamental e médio; O papel da pesquisa na formação do professor; Registro de experiência.
Princípios da docência no ensino superior; Aula universitária, processo didático e seus elementos; Organização do trabalho docente no ensino superior; Apreensão de instrumentos para a atuação pedagógica, reflexiva e transformativa na formação de profissionais para atuarem no magistério superior, comprometidos com o desenvolvimento humano; Mediação docente; Elaboração de instrumentos avaliativos.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Conceitos histórico-sociais de alfabetização e letramento; A oralidade, a leitura e a escrita no processo no processo de ensino aprendizagem de língua materna; Apropriação da língua oral e aprendizado da língua escrita; As matrizes teóricas do aprendizado do código escrito: base alfabética, ortografia, leitura e sua articulação com a produção textual e o processo de letramento; Aprendizado das convenções, dos usos e das funções da escrita.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Embasamento teórico para elaboração do planejamento de ensino; Alternativas de planejamento considerando os eixos temáticos do ensino de Língua Portuguesa; Perspectiva histórica das concepções e seus modelos teórico-práticos (suas técnicas e instrumentos, suas contribuições e limitações para o processo de ensino e aprendizagem; Implicações das concepções de educação e aprendizagem no processo avaliativo escolar; O significado do erro.
Língua e contexto social; Variação linguística e norma; Histórico das variações linguísticas com ênfase na influência indígena, africana e portuguesa e seus contatos linguísticos no Brasil; O preconceito lingüístico; Abordagem teórico-metodológica em Sociolinguística; Estudos sociolinguísticos do português brasileiro; Variação e mudança; Diversidade linguística e ensino.
Conhecimentos teóricos e aplicados sobre os aspectos da Língua Portuguesa analisados no âmbito dos estudos linguísticos; Conhecimentos teóricos e aplicados sobre os aspectos da Língua Portuguesa analisados no âmbito da Gramática Tradicional; A comparação entre os enfoques científico (linguístico) e tradicional de determinados conceitos, embasando a discussão acerca do ensino de português.
Linguagem x sujeito x história x ideologia; Filiações Teóricas. Relações de força e relações de sentido. Textualidade e Discursividade; O Dito e o Não Dito. Tipologia e Relações entre Discursos.
Oportunizar aos professores da área de Língua Portuguesa, em nível de especialização, na modalidade EAD, um lócus de discussão acerca da práxis pedagógica do ensino de português, dialogando criticamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de aprimorar/potencializar/melhorar os seus conhecimentos específicos com vistas à sua transformação, fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas em especial os ambientes virtuais de aprendizagens em rede, e o trabalho colaborativo na Web, buscando assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor a formação para o exercício da cidadania.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O campo de atuação do profissional que realiza o curso de especialização em Língua portuguesa se estende à docência no Brasil e no exterior, editoras, bibliotecas, elaborações científicas etc.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Aspectos conceituais e metodológicos. A interação autor/texto/leitor. A intertextualidade. As estratégias de leitura e de produção textual. O texto em sala de aula. Gêneros textos e rotinas sociais e culturais. Pactos de leitura. Leitura e contexto sócio-cultural. Alternativas de prática leitoras e de produção de texto; Coesão e coerência textuais. O Novo Acordo Ortográfico. Leitura, análise e produção de textos: descritivos, narrativos, informativos, argumentativos.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Conhecimentos teóricos e aplicados sobre os aspectos da Língua Portuguesa analisados no âmbito dos estudos linguísticos. Conhecimentos teóricos e aplicados sobre os aspectos da Língua Portuguesa analisados no âmbito da Gramática Tradicional. A comparação entre os enfoques científico (linguístico) e tradicional de determinados conceitos, embasando a discussão acerca do ensino de português.
Linguagem x sujeito x história x ideologia. Filiações Teóricas. Relações de força e relações de sentido. Textualidade e Discursividade. O Dito e o Não-Dito. Tipologia e Relações entre Discursos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Conceitos histórico-sociais de alfabetização e letramento. A oralidade, a leitura e a escrita no processo no processo de ensino aprendizagem de língua materna. Apropriação da língua oral e aprendizado da língua escrita. As matrizes teóricas do aprendizado do código escrito: base alfabética, ortografia, leitura e sua articulação com a produção textual e o processo de letramento. Aprendizado das convenções, dos usos e das funções da escrita.
Língua e contexto social. Variação linguística e norma. Histórico das variações linguísticas com ênfase na influência indígena, africana e portuguesa e seus contatos linguísticos no Brasil. O preconceito linguístico. Abordagem teórico-metodológica em Sociolinguística. Estudos sociolinguísticos do português brasileiro. Variação e mudança; Diversidade linguística e ensino.
Reflexão sobre a práxis pedagógica. PCN´s. O objetivo do ensino da língua materna e a prática da sala de aula. Exame de alguns conteúdos programáticos do ensino fundamental e médio. O papel da pesquisa na formação do professor. Registro de experiência.
Identifica métodos e a avaliação enquanto elementos constitutivos do Planejamento Educacional; Desenvolve habilidades para a elaboração de planos, programas e projetos na área da educação superior; Estudo de temas relevantes para repensar a prática do educador e possibilitar o fazer pedagógico mais crítico e reflexivo, assegurando uma aula dialógica e dialética.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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