Cursos de Pós-Graduação EAD em

LIBRAS

Aqui está uma rara oportunidade de você aumentar seu salário, progredir na carreira, destacar-se rapidamente e com facilidade!

Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.

Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.

OFERTA POR TEMPO LIMITADO

1ª PÓS-GRADUAÇÃO

De 12x R$ 245,00

A partir de 12x

R$ 69,50

Economia de R$ 2.106,00

Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Educação Bilíngue Para Surdos e Inclusão Segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto Nº 5.626/05; Breve Contextualização Histórica dos Documentos; Os Sentidos do Conceito de Educação Bilíngue Para Surdos; Os Sentidos de Inclusão; A Inclusão do Aluno Surdo da Educação Infantil no Ensino Regular; Surdez; Importância da Aquisição da Linguagem; A Educação de Surdos no Brasil; Ensino da Língua Portuguesa para Surdos; Inclusão Escolar: Amparo Legal; O Aluno Surdo em seu Contexto Escolar; Libras - Lei Federal - Língua de Sinais - Lei Nº 10.436; Leis, Decretos, Portarias e Informações Afins.
Interface entre a Língua Brasileira De Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa na Construção inicial da Escrita pela Criança Surda; A Pesquisa; Entre Palavras e Sinais: A Escrita em Questão; Notas; Sistema de Transcrição Simplificado; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais de Meios de Comunicação; Atividades em Libras; Outros termos; Outras Atividades em Libras.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Prática Pedagógica Mediada (Também) pela Língua de Sinais: Trabalhando Com Sujeitos Surdos; A Língua de Sinais e o Espaço Escolar; Uma Leitura Enunciativa da Língua Brasileira de Sinais: O Gênero Contos de Fadas; Os Estudos sobre as Línguas de Sinais e a Teoria Enunciativa de Bakhtin; O Gênero Contos de Fadas em LIBRAS; LIBRA: Um Estudo Eletroencefalográfico de sua Funcionalidade Cerebral.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
O Desafio de Ensinar Língua Portuguesa a Alunos Surdos; Educação Infantil; Introdução à Gramática da Libras; O Universal nas Línguas; O Sinal e seus Parâmetros; Sistema de Transcrição para a Libras; Os Processos de Formação de Palavras na Libras; As Categorias Gramaticais na Libras; Verbo na Libras; Advérbios; Adjetivo; Comparativo de Igualdade, Superioridade e Inferioridade; Pronomes na Libras; Numeral Na Libras; Utilização dos Numerais para Valores Monetários, Pesos e Medidas; Tipos de Frases na Libras; À Guisa de Conclusão; Quando Alunos Surdos Escolhem Palavras Escritas para Nomear Figuras: Paralexias Ortográficas, Semânticas e Quirêmicas; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP1.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1.1); Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCLS1.1); Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF1.1–Escrita E TNF2.1–Escrita); Teste de Nomeação de Sinais por Escolha (TNS1.1–Escolha e TNS2.1–Escolha); Teste de Nomeação de Sinais Por Escrita (TNS1.1–Escrita E TNS2.1–Escrita); Configuração das Mãos; Ponto de Articulação; Movimento; Orientação; Expressão Facial e/ou Corporal; Complete a Frase; Legislação de Língua Brasileira de Sinais.
Surdez e Preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada; A norma da fala; Os Limites da Leitura da palavra falada; Do preconceito do outro ao autopreconceito; Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira; Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido; Língua de sinais e Língua escrita; Recursos Midiáticos para o desenvolvimento da escrita; Narrativa.
Introdução à LIBRAS; Histórico da Língua Brasileira de Sinais na Educação de Surdos; As Línguas de Sinais no Mundo; Características Próprias das Línguas de Sinais; LIBRAS: História e Evolução; Desenvolvimento da Pessoa Surda; 
A LIBRAS no Contexto do Ensino Fundamental; Memorização de Diversos Objetos; Preparação dos Profissionais; As Diferenças Humanas; Alfabetização e o Ensino da Língua de Sinais; Alfabetização Na Língua de Sinais Brasileira; Estágios de Aquisição da Língua de Sinais; Instrumentos do Processo de Alfabetização; O Ensino da Língua de Sinais; Reflexão Final; Praticando LIBRAS; Números e Numerais; Alfabeto Legal; Material Escolar; Aula de LIBRAS; AJA - Associação Do Jovem Aprendiz; Legislação Referente a Língua Brasileira de Sinais; Dicionário LIBRAS; Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira; Recursos Complementares.    
Formação, Profissionalização e Valorização do Professor Surdo: Reflexões a partir do Decreto 5.626/2005; O Professor e Instrutor de Libras na Educação Básica: Reflexões a Partir do Decreto 5.626/2005; Libras na Escola de Educação Básica: Valorização e Profissionalização do Professor Surdo; O Intérprete Educacional de Libras: Desafios e Perspectivas; O Tradutor/Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Desafios Linguísticos no Processo Tradutório; O Intérprete Universitário da Língua Brasileira de Sinais; A Dramatização como estratégia de aprendizagem da Linguagem escrita para o Deficiente Auditivo; Pós-Dramatização; Afinal: Intérprete de Língua de Sinais, Intérprete Educacional, Professor-Intérprete ou Auxiliar? O Trabalho de Intérpretes na Lógica Inclusiva; Políticas Públicas Inclusivas e o Papel do Intérprete de Libras e Língua Portuguesa; Pesquisas sobre Atuação do Intérprete Educacional: Refletindo Sobre Diferentes Experiências; O Encontro com o outro; Afinal: O que os Intérpretes Educacionais têm a Dizer?; O papel do intérprete educacional para além da interpretação; Modelo linguístico e colaboração no processo de ampliação do léxico da Libras;  Atuação do Intérprete Educacional na Escola; Atuação do Intérprete Educacional na Sala de Aula; Conduta Profissional do Intérprete; Mec e Orientações para o Tradutor e Intérprete da Libras e Língua Portuguesa; Ensinando Libras para Ouvintes.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A Educação de Pessoas Surdas e o Atendimento Educacional Especializado; Estudo de Planejamento e Design de um Módulo Instrucional Sobre o Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações Da WCAG 2.0 (2008) E A Acessibilidade de Surdos em Conteúdo da Web; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez; Plano de AEE No Momento – de Libras; Bingo – Signwriting – Libras; Atividades Com Sinais; Outros Sinais de DST; Sinais de Família.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Ampliar a capacitação de profissionais que trabalham com pessoas surdas, tais como, professores, tradutores e intérpretes, proporcionando-lhes fundamentos teóricos e práticos na área da surdez, haja vista, a necessidade de se atender as exigências da legislação nacional na área de atendimento às pessoas com necessidades especiais. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é destinado aos profissionais da educação ou de áreas afins, tais como: pedagogos, professores das diferentes áreas, intérpretes de LIBRAS, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, estudantes e demais interessados no estudo da área.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Interface entre a Língua Brasileira De Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa na Construção inicial da Escrita pela Criança Surda; A Pesquisa; Entre Palavras e Sinais: A Escrita em Questão; Notas; Sistema de Transcrição Simplificado; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais de Meios de Comunicação; Atividades em Libras; Outros termos; Outras Atividades em Libras.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Introdução à LIBRAS; Histórico da Língua Brasileira de Sinais na Educação de Surdos; As Línguas de Sinais no Mundo; Características Próprias das Línguas de Sinais; LIBRAS: História e Evolução; Desenvolvimento da Pessoa Surda; A LIBRAS no Contexto do Ensino Fundamental; Memorização de Diversos Objetos; Preparação dos Profissionais; As Diferenças Humanas; Alfabetização e o Ensino da Língua de Sinais; Alfabetização Na Língua de Sinais Brasileira; Estágios de Aquisição da Língua de Sinais; Instrumentos do Processo de Alfabetização; O Ensino da Língua de Sinais; Reflexão Final; Praticando LIBRAS; Números e Numerais; Alfabeto Legal; Material Escolar; Aula de LIBRAS; AJA - Associação Do Jovem Aprendiz; Legislação Referente a Língua Brasileira de Sinais; Dicionário LIBRAS; Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira;Recursos Complementares.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

O Desafio de Ensinar Língua Portuguesa a Alunos Surdos; Educação Infantil; Introdução à Gramática da Libras; O Universal nas Línguas; O Sinal e seus Parâmetros; Sistema de Transcrição para a Libras; Os Processos de Formação de Palavras na Libras; As Categorias Gramaticais na Libras; Verbo na Libras; Advérbios; Adjetivo; Comparativo de Igualdade, Superioridade e Inferioridade; Pronomes na Libras; Numeral Na Libras; Utilização dos Numerais para Valores Monetários, Pesos e Medidas; Tipos de Frases na Libras; À Guisa de Conclusão; Quando Alunos Surdos Escolhem Palavras Escritas para Nomear Figuras: Paralexias Ortográficas, Semânticas e Quirêmicas; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP1.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1.1); Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCLS1.1); Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF1.1–Escrita E TNF2.1–Escrita); Teste de Nomeação de Sinais por Escolha (TNS1.1–Escolha e TNS2.1–Escolha); Teste de Nomeação de Sinais Por Escrita (TNS1.1–Escrita E TNS2.1–Escrita); Configuração das Mãos; Ponto de Articulação; Movimento; Orientação; Expressão Facial e/ou Corporal; Complete a Frase; Legislação de Língua Brasileira de Sinais.

Surdez e Preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada; A norma da fala; Os Limites da Leitura da palavra falada; Do preconceito do outro ao autopreconceito; Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira; Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido; Língua de sinais e Língua escrita; Recursos Midiáticos para o desenvolvimento da escrita; Narrativa.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

A Educação de Pessoas Surdas e o Atendimento Educacional Especializado; Estudo de Planejamento e Design de um Módulo Instrucional Sobre o Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações Da WCAG 2.0 (2008) E A Acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez; Plano de AEE No Momento - de Libras; Bingo - Signwriting – Libras; Atividades Com Sinais; Outros Sinais de DST; Sinais de Família.

A Prática Pedagógica Mediada (Também) pela Língua de Sinais: Trabalhando Com Sujeitos Surdos; A Língua de Sinais e o Espaço Escolar; Uma Leitura Enunciativa da Língua Brasileira de Sinais: O Gênero Contos de Fadas; Os Estudos sobre as Línguas de Sinais e a Teoria Enunciativa de Bakhtin; O Gênero Contos de Fadas em LIBRAS; LIBRA: Um Estudo Eletroencefalográfico de sua Funcionalidade Cerebral.

Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Educação Bilíngue Para Surdos e Inclusão Segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto Nº 5.626/05; Breve Contextualização Histórica dos Documentos; Os Sentidos do Conceito de Educação Bilíngue Para Surdos; Os Sentidos de Inclusão; A Inclusão do Aluno Surdo da Educação Infantil no Ensino Regular; Surdez; Importância da Aquisição da Linguagem; A Educação de Surdos no Brasil; Ensino da Língua Portuguesa para Surdos; Inclusão Escolar: Amparo Legal; O Aluno Surdo em seu Contexto Escolar; Libras - Lei Federal - Língua de Sinais - Lei Nº 10.436; Leis, Decretos, Portarias e Informações Afins.

Formação, Profissionalização e Valorização do Professor Surdo: Reflexões a partir do Decreto 5.626/2005; O Professor e Instrutor de Libras na Educação Básica: Reflexões a Partir do Decreto 5.626/2005; Libras na Escola de Educação Básica: Valorização e Profissionalização do Professor Surdo; O Intérprete Educacional de Libras: Desafios e Perspectivas; O Tradutor/Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Desafios Linguísticos no Processo Tradutório; O Intérprete Universitário da Língua Brasileira de Sinais; A Dramatização como estratégia de aprendizagem da Linguagem escrita para o Deficiente Auditivo; Pós-Dramatização; Afinal: Intérprete de Língua de Sinais, Intérprete Educacional, Professor-Intérprete ou Auxiliar? O Trabalho de Intérpretes na Lógica Inclusiva; Políticas Públicas Inclusivas e o Papel do Intérprete de Libras e Língua Portuguesa; Pesquisas sobre Atuação do Intérprete Educacional: Refletindo Sobre Diferentes Experiências; O Encontro com o outro; Afinal: O que os Intérpretes Educacionais têm a Dizer?; O papel do intérprete educacional para além da interpretação; Modelo linguístico e colaboração no processo de ampliação do léxico da Libras; Atuação do Intérprete Educacional na Escola; Atuação do Intérprete Educacional na Sala de Aula; Conduta Profissional do Intérprete; Mec e Orientações para o Tradutor e Intérprete da Libras e Língua Portuguesa; Ensinando Libras para Ouvintes.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Garanta agora seu super desconto preenchendo o formulário

 
 
 
 

 
 

Emec

Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

Tenho Interesse!

O que mais de 10 mil alunos estão dizendo

Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!

Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Atendimento por telefone?

0800 591 4093

Ligue Grátis

Atendimento por whatsapp?

(75) 9 81125326

Iniciar Agora

Atendimento por chat?

Em tempo real