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Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.
Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Educação Bilíngue Para Surdos e Inclusão Segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto Nº 5.626/05; Breve Contextualização Histórica dos Documentos; Os Sentidos do Conceito de Educação Bilíngue Para Surdos; Os Sentidos de Inclusão; A Inclusão do Aluno Surdo da Educação Infantil no Ensino Regular; Surdez; Importância da Aquisição da Linguagem; A Educação de Surdos no Brasil; Ensino da Língua Portuguesa para Surdos; Inclusão Escolar: Amparo Legal; O Aluno Surdo em seu Contexto Escolar; Libras - Lei Federal - Língua de Sinais - Lei Nº 10.436; Leis, Decretos, Portarias e Informações Afins.
Interface entre a Língua Brasileira De Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa na Construção inicial da Escrita pela Criança Surda; A Pesquisa; Entre Palavras e Sinais: A Escrita em Questão; Notas; Sistema de Transcrição Simplificado; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais de Meios de Comunicação; Atividades em Libras; Outros termos; Outras Atividades em Libras.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A Prática Pedagógica Mediada (Também) pela Língua de Sinais: Trabalhando Com Sujeitos Surdos; A Língua de Sinais e o Espaço Escolar; Uma Leitura Enunciativa da Língua Brasileira de Sinais: O Gênero Contos de Fadas; Os Estudos sobre as Línguas de Sinais e a Teoria Enunciativa de Bakhtin; O Gênero Contos de Fadas em LIBRAS; LIBRA: Um Estudo Eletroencefalográfico de sua Funcionalidade Cerebral.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
O Desafio de Ensinar Língua Portuguesa a Alunos Surdos; Educação Infantil; Introdução à Gramática da Libras; O Universal nas Línguas; O Sinal e seus Parâmetros; Sistema de Transcrição para a Libras; Os Processos de Formação de Palavras na Libras; As Categorias Gramaticais na Libras; Verbo na Libras; Advérbios; Adjetivo; Comparativo de Igualdade, Superioridade e Inferioridade; Pronomes na Libras; Numeral Na Libras; Utilização dos Numerais para Valores Monetários, Pesos e Medidas; Tipos de Frases na Libras; À Guisa de Conclusão; Quando Alunos Surdos Escolhem Palavras Escritas para Nomear Figuras: Paralexias Ortográficas, Semânticas e Quirêmicas; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP1.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1.1); Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCLS1.1); Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF1.1–Escrita E TNF2.1–Escrita); Teste de Nomeação de Sinais por Escolha (TNS1.1–Escolha e TNS2.1–Escolha); Teste de Nomeação de Sinais Por Escrita (TNS1.1–Escrita E TNS2.1–Escrita); Configuração das Mãos; Ponto de Articulação; Movimento; Orientação; Expressão Facial e/ou Corporal; Complete a Frase; Legislação de Língua Brasileira de Sinais.
Surdez e Preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada; A norma da fala; Os Limites da Leitura da palavra falada; Do preconceito do outro ao autopreconceito; Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira; Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido; Língua de sinais e Língua escrita; Recursos Midiáticos para o desenvolvimento da escrita; Narrativa.
Introdução à LIBRAS; Histórico da Língua Brasileira de Sinais na Educação de Surdos; As Línguas de Sinais no Mundo; Características Próprias das Línguas de Sinais; LIBRAS: História e Evolução; Desenvolvimento da Pessoa Surda;
A LIBRAS no Contexto do Ensino Fundamental; Memorização de Diversos Objetos; Preparação dos Profissionais; As Diferenças Humanas; Alfabetização e o Ensino da Língua de Sinais; Alfabetização Na Língua de Sinais Brasileira; Estágios de Aquisição da Língua de Sinais; Instrumentos do Processo de Alfabetização; O Ensino da Língua de Sinais; Reflexão Final; Praticando LIBRAS; Números e Numerais; Alfabeto Legal; Material Escolar; Aula de LIBRAS; AJA - Associação Do Jovem Aprendiz; Legislação Referente a Língua Brasileira de Sinais; Dicionário LIBRAS; Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira; Recursos Complementares.
Formação, Profissionalização e Valorização do Professor Surdo: Reflexões a partir do Decreto 5.626/2005; O Professor e Instrutor de Libras na Educação Básica: Reflexões a Partir do Decreto 5.626/2005; Libras na Escola de Educação Básica: Valorização e Profissionalização do Professor Surdo; O Intérprete Educacional de Libras: Desafios e Perspectivas; O Tradutor/Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Desafios Linguísticos no Processo Tradutório; O Intérprete Universitário da Língua Brasileira de Sinais; A Dramatização como estratégia de aprendizagem da Linguagem escrita para o Deficiente Auditivo; Pós-Dramatização; Afinal: Intérprete de Língua de Sinais, Intérprete Educacional, Professor-Intérprete ou Auxiliar? O Trabalho de Intérpretes na Lógica Inclusiva; Políticas Públicas Inclusivas e o Papel do Intérprete de Libras e Língua Portuguesa; Pesquisas sobre Atuação do Intérprete Educacional: Refletindo Sobre Diferentes Experiências; O Encontro com o outro; Afinal: O que os Intérpretes Educacionais têm a Dizer?; O papel do intérprete educacional para além da interpretação; Modelo linguístico e colaboração no processo de ampliação do léxico da Libras; Atuação do Intérprete Educacional na Escola; Atuação do Intérprete Educacional na Sala de Aula; Conduta Profissional do Intérprete; Mec e Orientações para o Tradutor e Intérprete da Libras e Língua Portuguesa; Ensinando Libras para Ouvintes.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A Educação de Pessoas Surdas e o Atendimento Educacional Especializado; Estudo de Planejamento e Design de um Módulo Instrucional Sobre o Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações Da WCAG 2.0 (2008) E A Acessibilidade de Surdos em Conteúdo da Web; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez; Plano de AEE No Momento – de Libras; Bingo – Signwriting – Libras; Atividades Com Sinais; Outros Sinais de DST; Sinais de Família.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Ampliar a capacitação de profissionais que trabalham com pessoas surdas, tais como, professores, tradutores e intérpretes, proporcionando-lhes fundamentos teóricos e práticos na área da surdez, haja vista, a necessidade de se atender as exigências da legislação nacional na área de atendimento às pessoas com necessidades especiais.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso é destinado aos profissionais da educação ou de áreas afins, tais como: pedagogos, professores das diferentes áreas, intérpretes de LIBRAS, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, estudantes e demais interessados no estudo da área.
Interface entre a Língua Brasileira De Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa na Construção inicial da Escrita pela Criança Surda; A Pesquisa; Entre Palavras e Sinais: A Escrita em Questão; Notas; Sistema de Transcrição Simplificado; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais de Meios de Comunicação; Atividades em Libras; Outros termos; Outras Atividades em Libras.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Introdução à LIBRAS; Histórico da Língua Brasileira de Sinais na Educação de Surdos; As Línguas de Sinais no Mundo; Características Próprias das Línguas de Sinais; LIBRAS: História e Evolução; Desenvolvimento da Pessoa Surda; A LIBRAS no Contexto do Ensino Fundamental; Memorização de Diversos Objetos; Preparação dos Profissionais; As Diferenças Humanas; Alfabetização e o Ensino da Língua de Sinais; Alfabetização Na Língua de Sinais Brasileira; Estágios de Aquisição da Língua de Sinais; Instrumentos do Processo de Alfabetização; O Ensino da Língua de Sinais; Reflexão Final; Praticando LIBRAS; Números e Numerais; Alfabeto Legal; Material Escolar; Aula de LIBRAS; AJA - Associação Do Jovem Aprendiz; Legislação Referente a Língua Brasileira de Sinais; Dicionário LIBRAS; Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira;Recursos Complementares.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
O Desafio de Ensinar Língua Portuguesa a Alunos Surdos; Educação Infantil; Introdução à Gramática da Libras; O Universal nas Línguas; O Sinal e seus Parâmetros; Sistema de Transcrição para a Libras; Os Processos de Formação de Palavras na Libras; As Categorias Gramaticais na Libras; Verbo na Libras; Advérbios; Adjetivo; Comparativo de Igualdade, Superioridade e Inferioridade; Pronomes na Libras; Numeral Na Libras; Utilização dos Numerais para Valores Monetários, Pesos e Medidas; Tipos de Frases na Libras; À Guisa de Conclusão; Quando Alunos Surdos Escolhem Palavras Escritas para Nomear Figuras: Paralexias Ortográficas, Semânticas e Quirêmicas; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP1.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1.1); Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCLS1.1); Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF1.1–Escrita E TNF2.1–Escrita); Teste de Nomeação de Sinais por Escolha (TNS1.1–Escolha e TNS2.1–Escolha); Teste de Nomeação de Sinais Por Escrita (TNS1.1–Escrita E TNS2.1–Escrita); Configuração das Mãos; Ponto de Articulação; Movimento; Orientação; Expressão Facial e/ou Corporal; Complete a Frase; Legislação de Língua Brasileira de Sinais.
Surdez e Preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada; A norma da fala; Os Limites da Leitura da palavra falada; Do preconceito do outro ao autopreconceito; Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira; Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido; Língua de sinais e Língua escrita; Recursos Midiáticos para o desenvolvimento da escrita; Narrativa.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A Educação de Pessoas Surdas e o Atendimento Educacional Especializado; Estudo de Planejamento e Design de um Módulo Instrucional Sobre o Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências Para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Sobre a Opção Metodológica; Recomendações Da WCAG 2.0 (2008) E A Acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez; Plano de AEE No Momento - de Libras; Bingo - Signwriting – Libras; Atividades Com Sinais; Outros Sinais de DST; Sinais de Família.
A Prática Pedagógica Mediada (Também) pela Língua de Sinais: Trabalhando Com Sujeitos Surdos; A Língua de Sinais e o Espaço Escolar; Uma Leitura Enunciativa da Língua Brasileira de Sinais: O Gênero Contos de Fadas; Os Estudos sobre as Línguas de Sinais e a Teoria Enunciativa de Bakhtin; O Gênero Contos de Fadas em LIBRAS; LIBRA: Um Estudo Eletroencefalográfico de sua Funcionalidade Cerebral.
Visão: Funcionamento e Deficiências; O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço Da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; Método; Aplicação do Iar; Resultados; Discussão; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Educação Bilíngue Para Surdos e Inclusão Segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto Nº 5.626/05; Breve Contextualização Histórica dos Documentos; Os Sentidos do Conceito de Educação Bilíngue Para Surdos; Os Sentidos de Inclusão; A Inclusão do Aluno Surdo da Educação Infantil no Ensino Regular; Surdez; Importância da Aquisição da Linguagem; A Educação de Surdos no Brasil; Ensino da Língua Portuguesa para Surdos; Inclusão Escolar: Amparo Legal; O Aluno Surdo em seu Contexto Escolar; Libras - Lei Federal - Língua de Sinais - Lei Nº 10.436; Leis, Decretos, Portarias e Informações Afins.
Formação, Profissionalização e Valorização do Professor Surdo: Reflexões a partir do Decreto 5.626/2005; O Professor e Instrutor de Libras na Educação Básica: Reflexões a Partir do Decreto 5.626/2005; Libras na Escola de Educação Básica: Valorização e Profissionalização do Professor Surdo; O Intérprete Educacional de Libras: Desafios e Perspectivas; O Tradutor/Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Desafios Linguísticos no Processo Tradutório; O Intérprete Universitário da Língua Brasileira de Sinais; A Dramatização como estratégia de aprendizagem da Linguagem escrita para o Deficiente Auditivo; Pós-Dramatização; Afinal: Intérprete de Língua de Sinais, Intérprete Educacional, Professor-Intérprete ou Auxiliar? O Trabalho de Intérpretes na Lógica Inclusiva; Políticas Públicas Inclusivas e o Papel do Intérprete de Libras e Língua Portuguesa; Pesquisas sobre Atuação do Intérprete Educacional: Refletindo Sobre Diferentes Experiências; O Encontro com o outro; Afinal: O que os Intérpretes Educacionais têm a Dizer?; O papel do intérprete educacional para além da interpretação; Modelo linguístico e colaboração no processo de ampliação do léxico da Libras; Atuação do Intérprete Educacional na Escola; Atuação do Intérprete Educacional na Sala de Aula; Conduta Profissional do Intérprete; Mec e Orientações para o Tradutor e Intérprete da Libras e Língua Portuguesa; Ensinando Libras para Ouvintes.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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