Cursos de Pós-Graduação EAD em

GEOGRAFIA FÍSICA E DAS POPULAÇÕES

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1ª PÓS-GRADUAÇÃO

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A partir de 12x

R$ 69,50

Economia de R$ 2.106,00

Descrição

A legislação Ambiental no Brasil; A Política do Meio Ambiente brasileiro; A Constituição Federal e Legislação Ambiental; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Direito administrativo de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA; Impacto, responsabilidade e indenização e as áreas de conservação e preservação do Brasil.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Aspectos relacionados ao quadro das paisagens naturais e ambiental; Esboço da vegetação brasileira; Os Biomas do mundo e do Brasil; As APP e a realidade brasileira; O Novo Código Florestal Brasileiro; As Leis brasileiras; A mata atlântica e os projetos de preservação; O atual quadro da Mata Atlântica; Cobertura vegetal e espaços livres em áreas urbanizadas; Os desafios da preservação dos ecossistemas naturais no mundo.
Estuda as características naturais da superfície terrestre; Falhas geográficas, vulcanismo, convulsão tectônica; Fatores Geográficos, Bióticos, Geológicos, Humanos.
Uso do sensoriamento remoto na geologia; Orientações básicas de cartografia e geoprocessamento; Funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) conceitos, finalidades - Tratamento digital de imagens - Técnicas para a interpretação de imagens no estudo do espaço; Aplicações a análise ambiental.
Geomorfologia ambiental: métodos, técnicas e escalas utilizadas; Fatores endógenos e exógenos responsáveis pela formação do relevo; O homem como agente transformador da paisagem; Mapeamento geomorfológico como suporte a análise e ao planejamento ambiental.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Circulação e dinâmica Atmosférica; Clima e  ambiente: meio rural e urbano; Problemas ambientais ligados ao clima; Os processos homem – natureza e suas transformações históricas; As mudanças climáticas globais e a cidade; Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa e outros; Conservação da biodiversidade nas escalas local à global.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gestão dos recursos hídricos; Ciclo hidrológico; Aquíferos superficiais e subterrâneos; Os recursos hídricos no mundo; Distribuição e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil; Métodos e potencialidades da água na produção econômica no Brasil; As fontes de energias hidráulicas; A água potável e sua escassez; Poluição e contaminação das bacias hidrográficas; O espaço urbano e a água. Saneamento, redes e estrutura dos sistemas hídricos nas cidades.
 

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a qualificação de graduados em geografia e em áreas afins, possibilitando o aperfeiçoamento e a formação dos especialistas para atuar em atividades de ensino e cursos de extensão, contribuindo para ampliar as investigações a cerca da geografia física, os novos processos e dinâmicas contemporâneas do planeta a fim de integrar equipes multidisciplinares no domínio dos estudos ambientais, do planejamento e do ordenamento do território na esfera global. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Na Geografia Física, trabalha-se com o manejo ecológico pensando também no humano. É importante salvar esse tipo de solo, porque a comunidade local o utiliza. Dessa forma, a área de atuação é análise de processos geográficos para aplicabilidade no âmbito social e físico.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Estuda as características naturais da superfície terrestre. Falhas geográficas, vulcanismo, convulsão tectônica. Fatores Geográficos, Bióticos, Geológicos, Humanos.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Uso do sensoriamento remoto na geologia. Orientações básicas de cartografia e geoprocessamento. Funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) conceitos, finalidades - Tratamento digital de imagens - Técnicas para a interpretação de imagens no estudo do espaço. Aplicações a análise ambiental.

Geomorfologia ambiental: métodos, técnicas e escalas utilizadas; Fatores endógenos e exógenos responsáveis pela formação do relevo; O homem como agente transformador da paisagem; Mapeamento geomorfológico como suporte a análise e ao planejamento ambiental.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Aspectos relacionados ao quadro das paisagens naturais e ambiental. Esboço da vegetação brasileira. Os Biomas do mundo e do Brasil. As APP e a realidade brasileira. O Novo Código Florestal Brasileiro. As Leis brasileiras. A mata atlântica e os projetos de preservação. O atual quadro da Mata Atlântica. Cobertura vegetal e espaços livres em áreas urbanizadas. Os desafios da preservação dos ecossistemas naturais no mundo.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Circulação e dinâmica Atmosférica. Clima e ambiente: meio rural e urbano. Problemas ambientais ligados ao clima. Os processos homem – natureza e suas transformações históricas. As mudanças climáticas globais e a cidade. Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa e outros. Conservação da biodiversidade nas escalas local à global.

Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.

A bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gestão dos recursos hídricos; Ciclo hidrológico; Aquíferos superficiais e subterrâneos; Os recursos hídricos no mundo; Distribuição e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil; Métodos e potencialidades da água na produção econômica no Brasil; As fontes de energias hidráulicas; A água potável e sua escassez; Poluição e contaminação das bacias hidrográficas; O espaço urbano e a água. Saneamento, redes e estrutura dos sistemas hídricos nas cidades.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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