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Potencialize suas habilidades como educador e atue de forma preventiva e especializada em diferentes cenários.
A legislação Ambiental no Brasil; A Política do Meio Ambiente brasileiro; A Constituição Federal e Legislação Ambiental; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Direito administrativo de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA; Impacto, responsabilidade e indenização e as áreas de conservação e preservação do Brasil.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Aspectos relacionados ao quadro das paisagens naturais e ambiental; Esboço da vegetação brasileira; Os Biomas do mundo e do Brasil; As APP e a realidade brasileira; O Novo Código Florestal Brasileiro; As Leis brasileiras; A mata atlântica e os projetos de preservação; O atual quadro da Mata Atlântica; Cobertura vegetal e espaços livres em áreas urbanizadas; Os desafios da preservação dos ecossistemas naturais no mundo.
Estuda as características naturais da superfície terrestre; Falhas geográficas, vulcanismo, convulsão tectônica; Fatores Geográficos, Bióticos, Geológicos, Humanos.
Uso do sensoriamento remoto na geologia; Orientações básicas de cartografia e geoprocessamento; Funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) conceitos, finalidades - Tratamento digital de imagens - Técnicas para a interpretação de imagens no estudo do espaço; Aplicações a análise ambiental.
Geomorfologia ambiental: métodos, técnicas e escalas utilizadas; Fatores endógenos e exógenos responsáveis pela formação do relevo; O homem como agente transformador da paisagem; Mapeamento geomorfológico como suporte a análise e ao planejamento ambiental.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Circulação e dinâmica Atmosférica; Clima e ambiente: meio rural e urbano; Problemas ambientais ligados ao clima; Os processos homem – natureza e suas transformações históricas; As mudanças climáticas globais e a cidade; Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa e outros; Conservação da biodiversidade nas escalas local à global.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gestão dos recursos hídricos; Ciclo hidrológico; Aquíferos superficiais e subterrâneos; Os recursos hídricos no mundo; Distribuição e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil; Métodos e potencialidades da água na produção econômica no Brasil; As fontes de energias hidráulicas; A água potável e sua escassez; Poluição e contaminação das bacias hidrográficas; O espaço urbano e a água. Saneamento, redes e estrutura dos sistemas hídricos nas cidades.
Promover a qualificação de graduados em geografia e em áreas afins, possibilitando o aperfeiçoamento e a formação dos especialistas para atuar em atividades de ensino e cursos de extensão, contribuindo para ampliar as investigações a cerca da geografia física, os novos processos e dinâmicas contemporâneas do planeta a fim de integrar equipes multidisciplinares no domínio dos estudos ambientais, do planejamento e do ordenamento do território na esfera global.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Na Geografia Física, trabalha-se com o manejo ecológico pensando também no humano. É importante salvar esse tipo de solo, porque a comunidade local o utiliza. Dessa forma, a área de atuação é análise de processos geográficos para aplicabilidade no âmbito social e físico.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Estuda as características naturais da superfície terrestre. Falhas geográficas, vulcanismo, convulsão tectônica. Fatores Geográficos, Bióticos, Geológicos, Humanos.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Uso do sensoriamento remoto na geologia. Orientações básicas de cartografia e geoprocessamento. Funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) conceitos, finalidades - Tratamento digital de imagens - Técnicas para a interpretação de imagens no estudo do espaço. Aplicações a análise ambiental.
Geomorfologia ambiental: métodos, técnicas e escalas utilizadas; Fatores endógenos e exógenos responsáveis pela formação do relevo; O homem como agente transformador da paisagem; Mapeamento geomorfológico como suporte a análise e ao planejamento ambiental.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Aspectos relacionados ao quadro das paisagens naturais e ambiental. Esboço da vegetação brasileira. Os Biomas do mundo e do Brasil. As APP e a realidade brasileira. O Novo Código Florestal Brasileiro. As Leis brasileiras. A mata atlântica e os projetos de preservação. O atual quadro da Mata Atlântica. Cobertura vegetal e espaços livres em áreas urbanizadas. Os desafios da preservação dos ecossistemas naturais no mundo.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Circulação e dinâmica Atmosférica. Clima e ambiente: meio rural e urbano. Problemas ambientais ligados ao clima. Os processos homem – natureza e suas transformações históricas. As mudanças climáticas globais e a cidade. Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa e outros. Conservação da biodiversidade nas escalas local à global.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
A bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gestão dos recursos hídricos; Ciclo hidrológico; Aquíferos superficiais e subterrâneos; Os recursos hídricos no mundo; Distribuição e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil; Métodos e potencialidades da água na produção econômica no Brasil; As fontes de energias hidráulicas; A água potável e sua escassez; Poluição e contaminação das bacias hidrográficas; O espaço urbano e a água. Saneamento, redes e estrutura dos sistemas hídricos nas cidades.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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