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Biblioteconomia, Sociedade E Informação; Os Fundamentos Da Biblioteconomia; A Biblioteconomia E Suas Relações Com A Ciência Da Informação; A Biblioteconomia Como Ciência E Sua Origem E Trajetória No Brasil; A Formação Acadêmica E As Atribuições Do Bibliotecário; A Origem E A História Das Bibliotecas Mundo Afora; Etimologia, Definições E Conceitos; As Bibliotecas Do Mundo Antigo; Bibliotecas Na Idade Média; Bibliotecas Monacais; Bibliotecas Na Idade Moderna; Tipos De Biblioteca; O Uso Estratégico Da Informação No Ambiente Da Biblioteca Escolar; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; A Biblioteca Escolar Na Transferência E Gestão Da Informação; Princípios E Diretrizes Para Uma Biblioteca Pública E Escolar; A Entrada Da Informática Nas Bibliotecas Públicas E Escolares; Os Multimeios E Programas Multimídia; Os Softwares Educacionais; A Automação Das Bibliotecas; Alguns Softwares Para Bibliotecas; A Ativação Da Biblioteca; A Indexação E A Catalogação De Documentos; Indexação; Catalogação; Os Repositórios Digitais (RDS); O Código De Ética Dos Profissionais Da Biblioteconomia.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.
Biblioteconomia: Uma Profissão Em Evolução; A Biblioteca Escolar: Primeiras Palavras; Gestão Da Biblioteca Escolar: Metodologias, Enfoques E Aplicação De Ferramentas De Gestão E Serviços De Biblioteca; Teoria Da Qualidade; Teoria De Sistemas; Ferramentas De Gestão Ou Ferramentas Da Qualidade; Brainstorming; Diagrama De Causa E Efeito (Espinha De Peixe / Diagrama De Ishikawa); Diagrama De Pareto; Histograma Ou Diagrama De Frequência; Matriz De Priorização GUT; Ciclo PDCA; Fluxograma; 5w2h; Aplicação Prática (Fluxograma, PDCA E 5W2H); O Silêncio Acerca Da Biblioteca Escolar; Epistemologia E Definições; O Fenômeno Da Globalização E A Manutenção Das Bibliotecas; A Biblioteca Escolar E O Direito À Informação; A Gestão Estratégica Da Informação Na Biblioteca Escolar; A Estrutura E O Funcionamento Das Bibliotecas Públicas E Escolares; A Segurança E O Espaço Físico; Horário De Funcionamento; As Bibliotecas, Os Bibliotecários E O Desenvolvimento Das Habilidades Nos Seus Usuários; A Biblioteca Escolar, A Pesquisa Escolar E A Pesquisa Na Internet; O Uso Estratégico Da Informação No Ambiente Escolar; Automação De Bibliotecas E Centros De Documentação: O Processo De Avaliação E Seleção De Softwares; Metodologia Utilizada Na Avaliação; Requisitos Utilizados Na Avaliação E Seleção; Requisitos Específicos; Requisitos Gerais; Treinamento; Instalação, Testes E Garantia; Suporte Técnico E Manutenção; Documentação; Condições Institucionais; A Questão Da Conversão Retrospectiva; Compatibilidade Com Formatos Padronizados De Registros Bibliográficos; A ISO 2709; O Protocolo Z39.50; O Formato Marc; Descrição Dos Softwares Avaliados; Potiron Informática Sociedade Civil Ltda., Responsável Pelo Software Ortodocs; Fundação Getúlio Vargas (FGV), Responsável Pelo Software Virgínia Tech Library System - VTLS 500; Via Ápia Informática, Responsável Pelo Sistema Thesaurus De Controle De Bibliotecas; Ex- Libris, Responsável Pelo Software Aleph; Modo Novo Consultoria E Informática Ltda., Responsável Pelo Software Informa Biblioteca Eletrônica; Dins – Dados, Informação & Serviços, Responsável Pelo Software: Caribe; Drv Informática, Responsável Pelo Software: Biblio; Walda Antunes Consultorias/Wa Corbi, Responsável Pelo Software: Arches Lib.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
"Administração Complexa": Revendo as Bases Científicas da Administração; Teoria da Complexidade: Conceitos Gerais; Sistemas Complexos Adaptativos; A Organização Compreendida como um Sistema Complexo Adaptativo; A Teoria da Complexidade como uma nova base Científica para a Administração; Princípios de Administração "Complexa"; Autonomia; Cooperação; Agregação; Auto-Organização; Administração Complexa na Prática: o Estudo de Caso; Liderança Coaching: um Modelo de Referência para o Exercício do Enfermeiro-Líder no Contexto Hospitalar; Aplicação do Processo de Análise de Conteúdo; Oito Atribuições do Líder Coach.
Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados; Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.
Motivação, Resiliência, Absenteísmo, Rotatividade E Auto-Eficácia; Motivação: Conceitos, Significados. Etimologia E Definição; Conceitos e definições acerca da Motivação; Motivação intrínseca e extrínseca; Teorias da motivação; Motivação no trabalho; Motivação empresarial; Motivação nas organizações; Motivação profissional; Motivação e liderança; Motivação de equipes; Teoria De Motivação E O Ponto De Vista De Seus Principais Autores; Teoria da Motivação de Maslow: Teoria da hierarquia das necessidades; Teoria das Necessidades Adquiridas - Teoria de McClelland; As três necessidades motivadoras em detalhe; Como utilizar esta teoria; Teoria de Herzberg - Teoria dos Dois Fatores: Higiênicos e Motivacionais; Fatores higiênicos; Fatores Motivacionais; Teoria X e Y - Teoria de McGregor sobre Motivação; Teoria X; Os princípios básicos da Teoria X são; Teoria Y; Os princípios básicos da Teoria Y são; Teoria de Alderfer - Teoria ERC Existência, Relacionamento e Crescimento; Resiliência; Resiliência E A Auto-Eficácia Percebida: Articulação Entre Conceitos; Auto-eficácia; Resiliência e motivação; Resiliência e apoio social; Necessidades De Treinamento Organizacional E Motivação Para Trabalhar; Absenteísmo; A Relação Da Motivação Para O Trabalho Com As Metas Do Trabalhador; Motivação no trabalho; Teorias Motivacionais e Programas de Motivação; Estrutura motivacional e perfil motivacional; Motivação laboral e perfil motivacional.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
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Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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