Cursos de Pós-Graduação EAD em

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Descrição

A inserção da cultura Afro-Brasileira e Africana no Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação básica; Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais, vigentes, com base na História da cultura afro-brasileira; O projeto político-pedagógico como elemento articulador e referencial na construção de uma ação educativa emancipadora para integração de todos.
Os conceitos deterministas do século XIX; A democracia racial de Freyre, os quais afetaram os aspectos políticos, sociais e educacionais do país e culminaram na obrigatoriedade da Lei 10.639/2003; A participação dos intelectuais e do movimento negro.
As relações históricas entre a indígenas e negros e as diferentes partes do Brasil por díspares processos de trocas mútuas; Compreensão a partir do interior a visão de mundo afro-indígena; Os traços originais dos valores que fundamentam as culturas e as instituições das sociedades afro indígenas.
Leis que estabelecem direito à diversidade étnico-religiosa; Amparo legal no âmbito educacional para uma educação pela igualdade. Análise da atual situação de comunidades quilombolas, manifestações culturais afro e comunidades indígenas e a demarcação de fronteiras.
A cor nos Censos brasileiros. O quesito cor, os critérios raciais e a identidade racial. Identidades raciais e linha de cor. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre Relações Raciais no brasil. Movimento da negritude.
As questões relativas ao progresso econômico europeu e o desejo dos povos africanos constituindo o tráfico negreiro; Discursos e práticas racistas contra o contingente negro no cotidiano da educação sistemática; Os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial e apresentar o modo como esses conceitos se relacionam.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Conceitos dentro da antropologia humana sobre etnia, raça e identidade. Problemas quanto a formação das identidade no contexto imperialista colonial. Compreensão das construções mentais que engendraram o etnocentrismo e a raça. Darwinismo social e Mito da democracia racial. 
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Preparar os profissionais da área de Educação e afins para atuarem no processo de valorização e transmissão da cultura afro-brasileira e indígena a partir de ações afirmativas contra qualquer forma de discriminação racial e cultural, tornando-os promotores de mudanças no cenário atual dos meios sociais onde atuam fazendo uso das diversas ferramentas didático-pedagógicas, buscando assim, maior qualidade na formação para o exercício da cidadania. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O Especialista em Relações Étnico-Raciais atua no processo de valorização e transmissão da cultura afro-brasileira e indígena a partir de ações afirmativas contra as formas de discriminação racial e cultural. É um promotor de mudanças no cenário atual dos meios sociais.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Conceitos dentro da antropologia humana sobre etnia, raça e identidade. Problemas quanto a formação das identidade no contexto imperialista colonial. Compreensão das construções mentais que engendraram o etnocentrismo e a raça. Darwinismo social e Mito da democracia racial.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

A cor nos Censos brasileiros. O quesito cor, os critérios raciais e a identidade racial. Identidades raciais e linha de cor. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre Relações Raciais no brasil. Movimento da negritude.

As questões relativas ao progresso econômico europeu e o desejo dos povos africanos constituindo o tráfico negreiro; Discursos e práticas racistas contra o contingente negro no cotidiano da educação sistemática; Os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial e apresentar o modo como esses conceitos se relacionam.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

As relações históricas entre a indígenas e negros e as diferentes partes do Brasil por díspares processos de trocas mútuas; Compreensão a partir do interior a visão de mundo afro-indígena; Os traços originais dos valores que fundamentam as culturas e as instituições das sociedades afro indígenas.

Leis que estabelecem direito à diversidade étnico-religiosa; Amparo legal no âmbito educacional para uma educação pela igualdade. Análise da atual situação de comunidades quilombolas, manifestações culturais afro e comunidades indígenas e a demarcação de fronteiras.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A inserção da cultura Afro-Brasileira e Africana no Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação básica. Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes, com bases na História da cultura afro. O projeto político-pedagógico como elemento articulador e referencial na construção de uma ação educativa emancipadora para integração de todos.

Os conceitos deterministas do século XIX; A democracia racial de Freyre, os quais afetaram os aspectos políticos, sociais e educacionais do país e culminaram na obrigatoriedade da Lei 10.639/2003; A participação dos intelectuais e do movimento negro.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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