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Desenvolvimento e sustentabilidade; O desenvolvimento e a cooperação empresarial no meio ambiente; Sustentabilidade: uma ideia necessária para a preservação dos recursos naturais; Políticas empresariais e a sustentabilidade; Perspectivas constitucionais da função social da atividade econômica e balizas legais da função social e da responsabilidade social das empresas; A contribuição dos governos para a formulação de agendas nacional e global.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, danos, culpa, responsabilidade e indenização; Áreas de preservação.
Relação entre sociedade e meio ambiente; A participação do governo em projetos de educação ambiental; Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola; Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
A Avaliação de impactos ambientais terá como conteúdo as relações sobre os diversos instrumentos de política ambiental brasileira; Licenciamento Ambiental; Plano de Controle Ambiental; Projeto de Recuperação Ambiental Plano de Manejo Florestal e outros; Definição de impacto ambiental. Segmentos do estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA); Principais tipos e responsáveis por danos naturais globais; Caracterização do espaço natural e os processos antrópicas.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente; Controvérsias sobre o termo desenvolvimento sustentável; Problemas, causas e fontes de poluição; Economia da poluição; Consumo, empresa e meio ambiente; importância da gestão dos recursos ambientais; Tomada de decisões em função do custo benefício; Responsabilidade socioambiental nas organizações; Questão ambiental no Brasil.
Ideias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos; A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial; Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas; O destino final e as formas de tratamento final; Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas; Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Mudanças climáticas e sua relação com a conservação da biodiversidade; Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa, Impactos das mudanças climáticas sobre o agroecossistema, desenvolvimento e produtividade das culturas, ocorrência e desenvolvimento de pragas e doenças, ciclo hidrológico; Conservação da biodiversidade. Estudos de casos.
Prover os participantes de informações técnicas relativas aos conceitos e metodologias da Gestão Ambiental e Sustentabilidade com o intuito de favorecer a produção de conhecimentos que possam ser colocados a serviço da comunidade, como instrumento de melhoria da qualidade ambiental no intercâmbio harmônico entre as organizações e o meio ambiente.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Para trabalhar com meio ambiente é necessário dominar leis e ser proativo. Quem gosta de plantas e animais, domina a legislação e possui perfil empreendedor tem boas chances de conquistar uma vaga na área ambiental. O profissional desta área pode ser graduado em engenharia, engenharia ambiental, geografia, biologia e demais áreas afins, voltado para área de negócios.
Biomassa. Tipos e Uso da biomassa no mundo. Biomassa x bioenergia: situação, fatores econômicos e potencial no Brasil. Tipos de biocombustíveis. Processos de transformação e utilização de energia da biomassa. Biogás a partir de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Aspectos ambientais e econômicos da produção de bioenergia.
Esta disciplina oferece um estudo detalhado sobre bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e equinocultura, abordando técnicas de manejo, nutrição, reprodução, genética, saúde animal e aspectos econômicos. A disciplina também enfoca a legislação vigente e práticas sustentáveis para cada uma dessas áreas de produção animal.
Relações entre sociedade e meio ambiente. A participação do governo em projetos de educação ambiental. Cidadania ambiental. Educação ambiental: histórico, concepção, fundamentos e objetivos. Educação ambiental na escola. Conhecimento popular, educação ambiental e preservação dos ecossistemas naturais.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Desenvolvimento e sustentabilidade. O desenvolvimento e a cooperação empresarial no meio ambiente. Sustentabilidade: uma ideia necessária para a preservação dos recursos naturais. Políticas empresariais e a sustentabilidade. Perspectivas constitucionais da função social da atividade econômica e balizas legais da função social e da responsabilidade social das empresas. A contribuição dos governos para a formulação de agendas nacional e global.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Ecologia. Ecossistema. Ecologia e limnologia. Ciclos biogeoquímicos. Propriedades da água. Química aquática. Ambientes lóticos e lênticos. Impactos antrópicos. Tratamento de efluentes.
Pastagem. Solo e plantas. Aprimoramento genético. Técnicas de manejo. Produção de pasto. Integração de lavoura e pecuárias. Conservação de forragem e fenação. Animais que consomem pasto. Morfologia das gramíneas. Gramíneas de inverno. Gramíneas perenes de inverno. Gramíneas anuais de verão. Cereais de inverno de duplo propósito. Rendimento e nutrição de cereais de duplo propósito. Leguminosas. Leguminosas de inverno e verão.
História e Evolução da Gestão Ambiental. Introdução: Principais Conceitos e Definições. Normatização e Legislação Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Programas Ambientais. Noções Riscos Ambientais. Esboços de Mapas de Riscos Ambientais. Coleta Seletiva. Prevenção e Proteção dos Riscos Ambientais.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.
Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente; controvérsia sobre o termo desenvolvimento sustentável; problemas, causas e fontes de poluição; economia da poluição; consumo, empresa e meio ambiente; importância da gestão dos recursos ambientais; tomada de decisões em função do custo benefício; responsabilidade sócio-ambiental nas organizações; questão ambiental no Brasil.
Idéias sobre os conceitos de resíduos sólidos e líquidos. A revolução Industrial e a produção de um modelo consumista mundial. Os tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas. O destino final e as formas de tratamento final. Poluição dos solos urbanos e rurais: tipos e características básicas. Redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
A Avaliação de impactos ambientais terá como conteúdo as relações sobre os diversos instrumentos de política ambiental brasileira. Licenciamento Ambiental. Plano de Controle Ambiental. Projeto de Recuperação. Ambiental Plano de Manejo Florestal e outros. Definição de impacto ambiental. Segmentos do estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA). Principais tipos e responsáveis por danos naturais globais. Caracterização do espaço natural e os processos antrópicas.
Mudanças climáticas e sua relação com a conservação da biodiversidade. Os problemas atmosféricos globais, efeito estufa, Impactos das mudanças climáticas sobre o agroecossistema, desenvolvimento e produtividade das culturas, ocorrência e desenvolvimento de pragas e doenças, ciclo hidrológico. Conservação da biodiversidade. Estudos de casos.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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