Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO DE CIDADES E PLANEJAMENTO URBANO

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Descrição

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Ciclo de resíduos e estratégias de gerenciamento; Opções de valorização e de eliminação dos resíduos urbanos: metodologia; Aspectos de valorização dos resíduos urbanos: recuperação (papel, plásticos, vidro, metais...); Métodos de eliminação dos resíduos urbanos: incineração e pirólise, compostagem, digestão anaeróbia, aterro sanitário; Resíduos sólidos dos serviços de saúde Serviços de limpeza Pública, Mecanismos de prevenção e controle na fonte; Projeto de aterro sanitário; Projeto de usina de reciclagem e compostagem, projetos de biodigestor.
Histórico da temática ambiental. Fundamentos analíticos para o estudo do meio ambiente; Critérios para estudo prévio de impactos ambientais; Avaliação de processos produtivos e de alterações ambientais: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Metodologias de análise em estudos ambientais; Impactos sociais e ambientais na agricultura.
Origem e fundamentos teóricos e as técnicas de planejamento estratégico e empresarial e tomada de decisão; Análise de Cenários; Vantagens e estratégias competitivas; Formulação de Estratégias Empresariais e Processo de planejamento e orçamento de empresas; Conceituação Teórica; Intenção Estratégica; Diagnóstico Estratégico; Formulação Estratégica; Implementação da Estratégia: BSC.
Organização e Funcionamento da Administração Pública Brasileira; O Ciclo de Políticas Públicas; Gestão Estratégica Organizacional; Administração Pública para Gestores: Teoria e Prática, Plano Plurianual – PP; O Desafio da Informação para Formulação; Monitoramento e Avaliação de Políticas Pública; Introdução ao Planejamento Governamental; Introdução ao Orçamento Público.
Legislação Ambiental no Brasil; Histórico da Legislação Ambiental do Brasil; Lei n° 6938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente; Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente; Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais; As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental;
Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais;
Requisitos Legais e Outros Requisitos;
Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais;
Programa(s) de Gestão Ambiental;
Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental;
Verificação e Ações Corretivas.
Conhecimentos básicos sobre a relação entre urbanização e as legislações urbanísticas que interferem diretamente na arquitetura, busca elucidar não só a dinâmica da legislação vigente, destinada a ordenar o crescimento das cidades, mas também as causas e conseqüências das várias formas de apropriação dos espaços, instrumentalizando-o a intervir sobre esse espaço com vistas ao controle atual e futuro.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Urbanização e crescimento das cidades; O processo do planejamento: conceitos, estrutura e execução; Diagnóstico de realidades sociais, produtivas e econômicas do meio urbano; Elaboração de projetos de desenvolvimento urbano: estrutura e etapas de operacionalização; Análise e avaliação crítica de projetos e programas de desenvolvimento rural.
 

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Capacitar profissionais de nível superior a atuar no processo de Planejamento e Gestão das Cidades. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

A pessoa formada em gestão pública pode traçar e executar estratégias de gestão, coordenar programas e projetos, liderar equipes de execução de mudanças, promover desenvolvimento sustentável e Operar ações de licitação, contrato, prestação de contas e cálculo de benefícios funcionais e previdenciários.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Legislação Ambiental no Brasil. Histórico da Legislação Ambiental do Brasil. Lei n° 6938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais. As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental. Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos Legais e Outros Requisitos. Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais. Programa(s) de Gestão Ambiental. Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental. Verificação e Ações Corretivas.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

A questão urbana na atualidade. O processo de urbanização e as relações com o meio natural. As leis urbano-ambientais. O uso, a ocupação desordenada do solo e a margem de regulação existente. O ar, as águas e os resíduos produzidos no ambiente urbano: como se encontram, como deveriam ser e o que fazer para evitar ou compensar impactos antrópicos.Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição e Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição Federal de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade; As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações: o perímetro urbano; O controle do uso e a ocupação do solo urbano, o parcelamento do solo urbano, a legislação ambiental, o código de edificações, as posturas municipais, o Plano Diretor Geral de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade: As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Urbanização e crescimento das cidades. O processo do planejamento: conceitos, estrutura e execução. Diagnóstico de realidades sociais, produtivas e econômicas do meio urbano. Elaboração de projetos de desenvolvimento urbano: estrutura e etapas de operacionalização. Análise e avaliação crítica de projetos e programas de desenvolvimento rural.

Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais e vulnerabilidades do gerenciamento incorretos dos resíduos; Coleta seletiva – como evitar problemas, quais as vantagens socioeconômicas e ambientais, passo a passo; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos no contexto da gestão ambiental; as principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.

Histórico da temática ambiental. Fundamentos analíticos para o estudo do meio ambiente. Critérios para estudo prévio de impactos ambientais. Avaliação de processos produtivos e de alterações ambientais: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Metodologias de análise em estudos ambientais. Impactos sociais e ambientais na agricultura.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Origem e fundamentos teóricos e as técnicas de planejamento estratégico e empresarial e tomada de decisões. Análise de Cenários. Vantagens e estratégias competitivas. Formulação de Estratégias Empresariais e Processo de planejamento e orçamento de empresas.

Organização e Funcionamento da Administração Pública Brasileira, O Ciclo de Políticas Públicas, Gestão Estratégica Organizacional, Administração Pública para Gestores: Teoria e Prática, Plano Plurianual – PPA, O Desafio da Informação para Formulação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Pública, Introdução ao Planejamento Governamental, Introdução ao Orçamento Público.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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