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Compreenda a economia, realize planejamentos financeiros de elevado nível, construa projetos e lidere equipes.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Ciclo de resíduos e estratégias de gerenciamento; Opções de valorização e de eliminação dos resíduos urbanos: metodologia; Aspectos de valorização dos resíduos urbanos: recuperação (papel, plásticos, vidro, metais...); Métodos de eliminação dos resíduos urbanos: incineração e pirólise, compostagem, digestão anaeróbia, aterro sanitário; Resíduos sólidos dos serviços de saúde Serviços de limpeza Pública, Mecanismos de prevenção e controle na fonte; Projeto de aterro sanitário; Projeto de usina de reciclagem e compostagem, projetos de biodigestor.
Histórico da temática ambiental. Fundamentos analíticos para o estudo do meio ambiente; Critérios para estudo prévio de impactos ambientais; Avaliação de processos produtivos e de alterações ambientais: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Metodologias de análise em estudos ambientais; Impactos sociais e ambientais na agricultura.
Origem e fundamentos teóricos e as técnicas de planejamento estratégico e empresarial e tomada de decisão; Análise de Cenários; Vantagens e estratégias competitivas; Formulação de Estratégias Empresariais e Processo de planejamento e orçamento de empresas; Conceituação Teórica; Intenção Estratégica; Diagnóstico Estratégico; Formulação Estratégica; Implementação da Estratégia: BSC.
Organização e Funcionamento da Administração Pública Brasileira; O Ciclo de Políticas Públicas; Gestão Estratégica Organizacional; Administração Pública para Gestores: Teoria e Prática, Plano Plurianual – PP; O Desafio da Informação para Formulação; Monitoramento e Avaliação de Políticas Pública; Introdução ao Planejamento Governamental; Introdução ao Orçamento Público.
Legislação Ambiental no Brasil; Histórico da Legislação Ambiental do Brasil; Lei n° 6938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente; Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente; Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais; As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental;
Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais;
Requisitos Legais e Outros Requisitos;
Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais;
Programa(s) de Gestão Ambiental;
Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental;
Verificação e Ações Corretivas.
Conhecimentos básicos sobre a relação entre urbanização e as legislações urbanísticas que interferem diretamente na arquitetura, busca elucidar não só a dinâmica da legislação vigente, destinada a ordenar o crescimento das cidades, mas também as causas e conseqüências das várias formas de apropriação dos espaços, instrumentalizando-o a intervir sobre esse espaço com vistas ao controle atual e futuro.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Urbanização e crescimento das cidades; O processo do planejamento: conceitos, estrutura e execução; Diagnóstico de realidades sociais, produtivas e econômicas do meio urbano; Elaboração de projetos de desenvolvimento urbano: estrutura e etapas de operacionalização; Análise e avaliação crítica de projetos e programas de desenvolvimento rural.
Capacitar profissionais de nível superior a atuar no processo de Planejamento e Gestão das Cidades.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
A pessoa formada em gestão pública pode traçar e executar estratégias de gestão, coordenar programas e projetos, liderar equipes de execução de mudanças, promover desenvolvimento sustentável e Operar ações de licitação, contrato, prestação de contas e cálculo de benefícios funcionais e previdenciários.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Legislação Ambiental no Brasil. Histórico da Legislação Ambiental do Brasil. Lei n° 6938/81 Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 Lei de Crimes Ambientais. As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental. Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos Legais e Outros Requisitos. Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais. Programa(s) de Gestão Ambiental. Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental. Verificação e Ações Corretivas.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A questão urbana na atualidade. O processo de urbanização e as relações com o meio natural. As leis urbano-ambientais. O uso, a ocupação desordenada do solo e a margem de regulação existente. O ar, as águas e os resíduos produzidos no ambiente urbano: como se encontram, como deveriam ser e o que fazer para evitar ou compensar impactos antrópicos.Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição e Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição Federal de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade; As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações: o perímetro urbano; O controle do uso e a ocupação do solo urbano, o parcelamento do solo urbano, a legislação ambiental, o código de edificações, as posturas municipais, o Plano Diretor Geral de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade: As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Urbanização e crescimento das cidades. O processo do planejamento: conceitos, estrutura e execução. Diagnóstico de realidades sociais, produtivas e econômicas do meio urbano. Elaboração de projetos de desenvolvimento urbano: estrutura e etapas de operacionalização. Análise e avaliação crítica de projetos e programas de desenvolvimento rural.
Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais e vulnerabilidades do gerenciamento incorretos dos resíduos; Coleta seletiva – como evitar problemas, quais as vantagens socioeconômicas e ambientais, passo a passo; Educação Ambiental: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; gerenciamento de resíduos no contexto da gestão ambiental; as principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.
Histórico da temática ambiental. Fundamentos analíticos para o estudo do meio ambiente. Critérios para estudo prévio de impactos ambientais. Avaliação de processos produtivos e de alterações ambientais: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Metodologias de análise em estudos ambientais. Impactos sociais e ambientais na agricultura.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Origem e fundamentos teóricos e as técnicas de planejamento estratégico e empresarial e tomada de decisões. Análise de Cenários. Vantagens e estratégias competitivas. Formulação de Estratégias Empresariais e Processo de planejamento e orçamento de empresas.
Organização e Funcionamento da Administração Pública Brasileira, O Ciclo de Políticas Públicas, Gestão Estratégica Organizacional, Administração Pública para Gestores: Teoria e Prática, Plano Plurianual PPA, O Desafio da Informação para Formulação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Pública, Introdução ao Planejamento Governamental, Introdução ao Orçamento Público.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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