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ENFERMAGEM DO TRABALHO

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Descrição

A Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro; Um pouco de História; Evolução da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis que regem a Sociedade; Eficácia e Validade Das Normas; A Influência dos Códigos Civil, Penal e de Defesa do Consumidor na Prática de Enfermagem; As Responsabilidades e o Erro Profissional no Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: Ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador do Setor Saúde, A Legislação e Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial    ; Acidente de trabalho.
Aspectos Psicodinâmicos da Relação Homem-Trabalho: As Contribuições de C. Dejours; Saúde Mental e Psicologia do Trabalho; Paradoxos do Trabalho; Qualidade de Vida; O Sofrimento do Trabalho; A Ergonomia da Atividade Se Interessa pela Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões Empíricas e Teóricas; Cenário de Mudanças e Principais Indicadores Críticos no Mundo do Trabalho; As marcas das metamorfoses do mundo do trabalho;
Indicadores críticos: impactos na produção; Indicadores críticos: impacto sobre os trabalhadores; Indicadores críticos: impactos sobre os usuários e consumidores; Os traços característicos da Ergonomia da Atividade; Breve Histórico: Diálogo entre Pesquisadores e Trabalhadores; Ergonomia: Definições e Objeto de Estudo; Alguns dos Principais Resultados de Estudos e Pesquisa em Ergonomia da Atividade; Traços Teóricos Distintivos da Ergonomia da Atividade; A Relação do Homem com o Trabalho na Contemporaneidade: Uma Visão Crítica Fundamentada na Gestalt-Terapia    ; ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho; Trabalho, subjetividade e saúde mental; A ACAT; A experiência de desenvolvimento do método    .
Saúde do Trabalhador    ; Saúde do Trabalhador: Um outro olhar; A Construção do Campo da Saúde do Trabalhador: Percurso e Dilemas; O Trabalho e a Saúde; O Campo da Saúde do Trabalhador; A Problemática atual; Epidemiologia; 
Aspectos Conceituais; A Pesquisa Epidemiológica    ; Usos e Objetivos da Epidemiologia; A Epidemiologia como Referencial Teórico-Metodológico no Processo de Trabalho do Enfermeiro; Compreendendo as Diferentes Concepções da Epidemiologia Social e Crítica; A Epidemiologia e os Serviços de Saúde; A Epidemiologia e a Assistência Integral à Saúde; Identificação de Perfis e Fatores de Risco; Avaliação Epidemiológica de Serviços; Vigilância em Saúde Pública; Epidemiologias ou Epidemiologia?; Revisão Integrativa da Literatura Sobre a Influenza AH1N1; Informações Epidemiológicas da Doença.    
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Acidentes de trabalho; um pouco de história; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual – EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho – estilo de vida e saúde bucal.
Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT;
Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.    
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.


 

Informações

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  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Formar profissionais para o campo da saúde ocupacional, capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país; capacitando-o para o desempenho de funções específicas de prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador com ênfase nos conhecimentos da Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O especialista em Enfermagem do Trabalho atua na área de saúde do trabalhador, como também pode contribuir para a qualificação de profissionais da saúde nas instituições públicas e privadas que atuam ou pretendem atuar no campo da saúde ocupacional.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Introdução ao estudo das infecções hospitalares. Conceituação, terminologias e abordagem epidemiológica. Vigilância das infecções hospitalares. Princípios básicos de desinfecção, degermação e esterilização, inserindo conceitos fundamentais para a prevenção e detecção de infecção hospitalar. Estruturação e organização em infecções hospitalares. 

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macro sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecnoassistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.  

Saúde do Trabalhador; Saúde do Trabalhador: Um outro olhar; A Construção do Campo da Saúde do Trabalhador: Percurso e Dilemas; O Trabalho e a Saúde; O Campo da Saúde do Trabalhador; A Problemática atual; Epidemiologia; Aspectos Conceituais; A Pesquisa Epidemiológica; Usos e Objetivos da Epidemiologia; A Epidemiologia como Referencial Teórico-Metodológico no Processo de Trabalho do Enfermeiro; Compreendendo as Diferentes Concepções da Epidemiologia Social e Crítica; A Epidemiologia e os Serviços de Saúde; A Epidemiologia e a Assistência Integral à Saúde; Identificação de Perfis e Fatores de Risco; Avaliação Epidemiológica de Serviços; Vigilância em Saúde Pública; Epidemiologias ou Epidemiologia?; Revisão Integrativa da Literatura Sobre a Influenza AH1N1; Informações Epidemiológicas da Doença.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Histórico da saúde ocupacional. Normas regulamentadoras. Enfermagem do trabalho. Enfermeiro do trabalho. Processos de enfermagem. Ambulatório de saúde ocupacional. Técnicas de tratamento e exames ocupacionais. Provas funcionais. Bioética e enfermagem do trabalho. Ergonomia. Psicologia do trabalho. Nutrição. Imunização. Higiene ocupacional. Segurança do trabalho. Doenças associadas ao trabalho. Lesões, distúrbios e ginástica laboral.

Doenças e a assistência em enfermagem para o adulto: sistematização da assistência de enfermagem ao adulto; doenças crônicas comuns; principais doenças crônicas em homens; e mulheres adultas. Distúrbios cardiorrespiratórios, gastrintestinais e hepáticos. Distúrbios circulatórios e endócrinos. Assistência de enfermagem em distúrbios hematológicos: distúrbios acidobásicos; hidroeletrolíticos; endócrinos. Distúrbios hepatopancreáticos, urinários e neurológicos.

Psicologia e modo de produção nas organizações. Os processos grupais na construção social do homem. Trabalho: dimensões e características. Formas de organização do trabalho. Comportamento emocional e Trabalho.  As diferenças individuais e diversidade. Qualidade de Vida no Trabalho.  

 

Acidentes de trabalho; um pouco de historia; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual – EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho – estilo de vida e saúde bucal.

Aspectos Psicodinâmicos da Relação Homem-Trabalho: As Contribuições de C. Dejours; Saúde Mental e Psicologia do Trabalho; Paradoxos do Trabalho; Qualidade de Vida; O Sofrimento do Trabalho; A Ergonomia da Atividade Se Interessa pela Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões Empíricas e Teóricas; Cenário de Mudanças e Principais Indicadores Críticos no Mundo do Trabalho; As marcas das metamorfoses do mundo do trabalho; Indicadores críticos: impactos na produção; Indicadores críticos: impacto sobre os trabalhadores; Indicadores críticos: impactos sobre os usuários e consumidores; Os traços característicos da Ergonomia da Atividade; Breve Histórico: Diálogo entre Pesquisadores e Trabalhadores; Ergonomia: Definições e Objeto de Estudo; Alguns dos Principais Resultados de Estudos e Pesquisa em Ergonomia da Atividade; Traços Teóricos Distintivos da Ergonomia da Atividade; A Relação do Homem com o Trabalho na Contemporaneidade: Uma Visão Crítica Fundamentada na Gestalt-Terapia; ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho; Trabalho, subjetividade e saúde mental; A ACAT; A experiência de desenvolvimento do método.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT; Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.

Noções básicas de informática, hardware, software, banco de dados, redes, sistemas e Internet. Noções básicas sobre os Sistemas de Informações Hospitalares. Segurança da informação. Tendências. 

 

A Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro; Um pouco de História; Evolução da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis que regem a Sociedade; Eficácia e Validade Das Normas; A Influência dos Códigos Civil, Penal e de Defesa do Consumidor na Prática de Enfermagem; As Responsabilidades e o Erro Profissional no Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: Ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador do Setor Saúde, A Legislação e Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial; Acidente de trabalho.

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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