Cursos de Pós-Graduação EAD em

ENFERMAGEM EM URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E UTI

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Introdução ao estudo da urgência e emergência em enfermagem; Os serviços de atendimento pré-hospitalar (SvAPH); O atendimento inicial; Escala de trauma; A tabela START; A triagem pelo método START; A tabela CRAMP; As escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE; A Escala de Coma de Glasgow (ECG1); Recursos utilizados; Recursos materiais – classificação; Recursos pessoais; O suporte básico de vida (SBV); Conceito e definições; Elos da cadeia de sobrevivência; Prevenção; Reconhecimento Imediato da Parada Cardiorrespiratória; Acesso rápido ao SAMU ou similar; Suporte avançado de vida eficaz; Cuidados pós-parada cardiorrespiratória integrada; Avaliação das vias aéreas; A - Avaliação das vias aéreas; B - Avaliação da respiração; C - Avaliação da circulação; O suporte avançado de vida (SAV); Conceitos e definições; A gravidade da Parada Cardiorrespiratória (PCR); Assistolia; Atividade Elétrica sem Pulso (AESP); O transporte de pacientes; Organização do transporte; Prevenção de complicações durante o transporte; O perfil do enfermeiro para atendimento em rodovias e resoluções afins; Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência e emergência.
Introdução aos fundamentos e tópicos especiais da enfermagem; Origem e evolução; Fundamentos e teorias; i) A Teoria do autocuidado; ii) A teoria do déficit do autocuidado; iii) A teoria de sistemas de enfermagem; iv) O sistema de apoio-educação; O ambiente hospitalar; O estresse profissional; Conceitos e definições da humanização; Conceitos e importância; A arte de cuidar; A ética e a bioética; Ética e bioética; Conselho Federal de Enfermagem; Legislação; Comissões de ética; A avaliação do nível de consciência; Termos básicos em avaliação do nível de consciência; Avaliação do nível de consciência; Correlação entre alterações do nível de consciência e de condições pupilares; Correlação entre alterações do nível de consciência e função respiratória; a) Respiração de Cheyne-Stokes; b) Hiperpneia neurogênica central    ; c) Respiração apnêustica; d) Respiração atáxica; Correlação entre alterações do nível de consciência e outras funções vegetativas; Escalas de Coma; Escala de Coma de Glasgow (ECGI); Escala de Coma de Jouvet (ECJ); O choque: conceito e definição; Classificação do choque; O papel da enfermagem em situações de choque; a) Primeira fase; b) Segunda fase; c) Terceira fase; d) Quarta fase; A nutrição parental; Nutrição enteral x nutrição parenteral; Indicações da Nutrição Parenteral Prolongada; Vias de acesso para administração de soluções nutritivas; A assistência da enfermagem para paciente com nutrição parenteral; Vigilância epidemiológica; Epidemiologia básica; Vigilância epidemiológica na atualidade; A farmacologia básica; Evolução, aprazamento e uso dos fármacos; A atuação da equipe de enfermagem na administração de medicamentos.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Introdução à gestão da biossegurança e da enfermagem em UTI; Biossegurança: conceitos, princípios e definições; Definição; Os Princípios de biossegurança; Perigo, risco e avaliação de risco; Biossegurança e segurança biológica; Equipamentos de segurança; Técnicas e práticas de laboratório; Estrutura física do laboratório; Gestão administrativa; Manipulação de agentes biológicos; Classificação dos riscos; Risco de acidente; Risco ergonômico; Risco físico; Risco químico; Risco biológico; Os Manuais de segurança; CIPA; SESMT e PCMSO; PPRA; Procedimento Operacional Padrão (POP); A gestão da qualidade no âmbito da saúde; Conceitos e Definição; Historia e Evolução da qualidade em saúde; Elementos para qualidade na enfermagem; Os Indicadores de qualidade; Qualidade do produto; Qualidade do processo produtivo; Qualidade dos fornecedores; Formas de avaliação; Certificação e acreditação; Incorporação da gestão da qualidade nas organizações; Sistema de acreditação hospitalar; objetivos da acreditação hospitalar; As justificativas para a utilização de processos de acreditação; Características das acreditações; Evolução, definições e características das auditorias em enfermagem; História e Evolução da auditoria em saúde; A Auditoria em saúde, nos hospitais e nos planos de saúde; Os Tipos de auditoria em saúde; A Auditoria de enfermagem em hospital; As Anotações E os Prontuários; As Glosas hospitalares; A gestão da enfermagem e a competência profissional; Diretrizes para a Enfermagem; Satisfação e motivação no trabalho da enfermagem; Competências do enfermeiro para atuar em UTI; Tomada de decisão; Liderança; Comunicação; Educação continuada; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de materiais; A organização e o trabalho na unidade de terapia intensiva e o processo de enfermagem; Seleção do paciente – critérios para admissão e alta; Procedimento e registro de rotinas – aspectos operacionais; Visitas; Práticas alimentares; Uso de roupas privativas; UTI: equipamentos, plantas físicas e layout; A Planta física da UTI; A Localização da UTI; O Número de leitos em UTI; A Forma da unidade de tratamento; Os Elementos da unidade de tratamento intensivo; Os Equipamentos de uma UTI.
Introdução aos estudos acerca da assistência de enfermagem em cuidados intensivos e situações críticas; Os cuidados paliativos: história, evolução, conceitos e definições; Conceitos e definições; Surgimento e evolução dos cuidados paliativos; Os Cuidados Paliativos modernos; Os cuidados paliativos, as UTIs e os profissionais envolvidos; Princípios dos Cuidados Paliativos    ; Pontos fundamentais no tratamento; A segurança dos pacientes, as necessidades e os cuidados básicos; A segurança do paciente na UTI: Intervenções; O Cuidado Progressivo do Paciente (CPP); A Unidade de Cuidados Intermediários; A necessidades básicas do paciente; Os sinais vitais; Evolução e objetivos da assistência ventilatória; Evolução e objetivos do suporte ventilatório; O ciclo respiratório; O papel da enfermagem na assistência ventilatória; Cuidados dispensados aos pacientes com afecção cardíaca; Avaliação do paciente cardíaco; A assistência de enfermagem; O setor digestivo; Monitoração hemodinâmica de pacientes críticos; Monitorização hemodinâmica invasiva a beira do leito: avaliação e protocolo de cuidados de enfermagem; Introdução; Método; Resultados e discussão; Avaliação Clínica do Enfermeiro ao Paciente em Monitorização Hemodinâmica; Entendimento de monitorização hemodinâmica; Indicações do CAP; Dificuldades que interferem na avaliação hemodinâmica através do CAP; Associação das pressões hemodinâmicas com os diagnósticos médicos; Parâmetros hemodinâmicos invasivos e não invasivos; Processo Coletivo de Criação do Protocolo; Considerações finais; A assistência odontológica; Doença Periodontal; Pneumonia nosocomial; Relações entre microbiota bucal e Doença Periodontal; Procedimentos de higiene bucal na UTI e outros processos; SAE - sistematização da assistência de enfermagem; Os erros médicos, os eventos adversos e os indicadores de qualidade; Insuficiência respiratória; A assistência de enfermagem; Manutenção da ventilação artificial; Posição do paciente no leito; Ausculta pulmonar; Manutenção das vias aéreas livres de secreção; Controle do volume de ar no “cuff” do tubo endotraqueal; Controle da administração de fluidos e das eliminações; Identificação precoce de complicações; Prevenção de danos; Parada cardiorrespiratória; Diagnóstico; Finalidades da RCP; Tratamento; Metodologia de RCP - Reanimação básica; O paciente transplantado hepático; Evolução e cuidados nos transplantes de fígado; O pós-operatório e a UTI; A questão da infecção na UTI e o transplantado hepático; Infecções precoces relacionadas ao doador falecido; Infecções preexistentes que se manifestam nas primeiras semanas pós-transplante; Infecções fúngicas em transplantados de fígado; Infecções pulmonares.
Introdução aos estudos acerca dos fundamentos e gestão da enfermagem em UTI; A gestão da qualidade no contexto da saúde: Definições e conceitos; histórico e Evolução da qualidade em saúde; Qualidade na saúde e na enfermagem: elementos e fundamentos; Os Indicadores de qualidade e suas variáveis; As diversas formas de avaliação da qualidade; A Certificação e a acreditação como indicadores de qualidade; O sistema de auditoria em enfermagem: definições, características, evolução e tipos; História e Evolução da auditoria em saúde; Auditoria em saúde, enfermagem e operadoras de planos de saúde; Os Tipos e divisões da auditoria em saúde; A Auditoria da enfermagem em hospitais; O prontuário e as anotações; As Glosas hospitalares; Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura; Aspectos metodológicos; Resultados; Considerações finais; A gestão da enfermagem em UTI; As Diretrizes para a gestão da qualidade; A Satisfação e a motivação no trabalho da enfermagem; Competências do enfermeiro para atuar em UTI; Tomada de decisão; Liderança; Comunicação; Educação continuada; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de materiais.
Introdução ao estudo dos fatores de risco e controle de infecção em UTI; Controle de infecção hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva: desafios e perspectivas; Introdução; Procedimento metodológico; Resultados e discussão; Planejamento da assistência de enfermagem e dinâmica de trabalho da equipe; Princípios que regem a prevenção e controle de infecção em UTI; Interação entre os membros do serviço, espírito de equipe, motivação; Desafios mencionados pelos enfermeiros na prevenção e controle de infecção; Considerações finais; Definições, evolução e história das infecções hospitalares; As infecções hospitalares e os fatores de risco; Infecção urinária; Pneumonia; Ferida cirúrgica; Métodos invasivos; Ventilação mecânica; Baixa imunidade; Cateterização vesical; Ventilação invasiva; Cateterização venosa central; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa; Staphylococcus aureus; Enterococcus; Klebsiella; O controle das infecções hospitalares; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Controle bacteriológico na UTI; Fatores ambientais; Sistemas de ventilação; Respiradores; Soluções/preparados; Aspirações endotraqueais; Infusões e cateteres; Drenos e coletores de urina; Técnicas de isolamento; Comadres, papagaios, recipientes para a medida de líquidos drenados e bacias; A prevenção de infecções na UTI e o papel do enfermeiro.
Introdução aos estudos acerca da humanização e da assistência pediátrica e neonatal em UTI; A evolução da neonatologia e a saúde do recém-nascido no Brasil; Algumas definições dentro da neonatologia; A saúde do recém-nascido no Brasil; O Sistema de Informações sobre nascidos vivos – SINASC; O trabalho da enfermagem na UTI neonatal; Definições e fatores relativos aos recém-nascidos e afins; Requisitos mínimos para funcionamento de UTIN e UTIP; Os equipamentos básicos da UTIN; O diagnóstico da enfermagem para recém-nascidos em UTIN; Recebendo o recém-nascido prematuro extremo na UTIN; Cuidados específicos com a pele; Cuidados com o acesso venoso; Cuidados com a fototerapia; Cuidados com a ventilação mecânica; Cuidados na administração de surfactantes; Cuidados nutricionais; Humanização da assistência ao recém-nascido em uma UTI: conceitos e fundamentos; O cuidado humanizado na UTIN – interação entre profissionais e família; A importância da participação da família; A qualidade de vida da criança em UTI pediátrica; Analgesia e sedação de urgência; Qualidade de vida relacionada à saúde de sobreviventes à terapia intensiva pediátrica; Introdução; Métodos; Health Utilities Index; Participantes do estudo; Análise estatística; Resultados; Discussão; A sepse e o paciente pediátrico séptico crítico; A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Desenvolver no aluno competências e habilidades para prestar assistência integral de Enfermagem na Urgência Emergência e UTI. Orientação e elaboração do relatório de estágio supervisionado obrigatório. Aspectos práticos da produção de um relatório de estágio, de acordo às normas da ABNT. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

Informações

  • 660 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional da Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Podem candidatar-se ao curso todos os profissionais com formação superior em Enfermagem, que atuem ou desejem se envolver nesta área, em organizações privadas ou instituições públicas.

Confira as disciplinas que você vai cursar

A morte no processo de desenvolvimento humano. O processo de luto. Câncer. Aceitando o fim, como encarar a morte? Modelos organizacionais em cuidados paliativos. Qualidade de vida. Espiritualidade em cuidados paliativos. Profissionais da saúde diante da morte.

O que é e como funciona o estágio curricular. Procedimentos do estágio curricular. Do estágio ao emprego. Ferramentas tecnológicas para o mercado de trabalho. Tecnologias para o mundo do trabalho.

 

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

Breve história dos hospitais. Administração hospitalar. Organização e estruturação administrativa hospitalar. Ferramentas ou instrumentos de suporte para uma gestão eficaz e de qualidade. A gestão do patrimônio e suprimentos. Logística hospitalar. 

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Introdução ao estudo da urgência e emergência em enfermagem; Os serviços de atendimento pré-hospitalar (SvAPH); O atendimento inicial; Escala de trauma; A tabela START; A triagem pelo método START; A tabela CRAMP; As escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE; A Escala de Coma de Glasgow (ECG1); Recursos utilizados; Recursos materiais – classificação; Recursos pessoais; O suporte básico de vida (SBV); Conceito e definições; Elos da cadeia de sobrevivência; Prevenção; Reconhecimento Imediato da Parada Cardiorrespiratória; Acesso rápido ao SAMU ou similar; Suporte avançado de vida eficaz; Cuidados pós-parada cardiorrespiratória integrada; Avaliação das vias aéreas; A - Avaliação das vias aéreas; B - Avaliação da respiração; C - Avaliação da circulação; O suporte avançado de vida (SAV); Conceitos e definições; A gravidade da Parada Cardiorrespiratória (PCR); Assistolia; Atividade Elétrica sem Pulso (AESP); O transporte de pacientes; Organização do transporte; Prevenção de complicações durante o transporte; O perfil do enfermeiro para atendimento em rodovias e resoluções afins; Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência e emergência.

teorias de Enfermagem, adequação com o processo de trabalho em Enfermagem em suas cinco etapas: histórico de enfermagem, avaliação diagnóstica, planejamento, implementação e evolução de enfermagem.

Introdução aos fundamentos e tópicos especiais da enfermagem; Origem e evolução; Fundamentos e teorias; i) A Teoria do autocuidado; ii) A teoria do déficit do autocuidado; iii) A teoria de sistemas de enfermagem; iv) O sistema de apoio-educação; O ambiente hospitalar; O estresse profissional; Conceitos e definições da humanização; Conceitos e importância; A arte de cuidar; A ética e a bioética; Ética e bioética; Conselho Federal de Enfermagem; Legislação; Comissões de ética; A avaliação do nível de consciência; Termos básicos em avaliação do nível de consciência; Avaliação do nível de consciência; Correlação entre alterações do nível de consciência e de condições pupilares; Correlação entre alterações do nível de consciência e função respiratória; a) Respiração de Cheyne-Stokes; b) Hiperpneia neurogênica central ; c) Respiração apnêustica; d) Respiração atáxica; Correlação entre alterações do nível de consciência e outras funções vegetativas; Escalas de Coma; Escala de Coma de Glasgow (ECGI); Escala de Coma de Jouvet (ECJ); O choque: conceito e definição; Classificação do choque; O papel da enfermagem em situações de choque; a) Primeira fase; b) Segunda fase; c) Terceira fase; d) Quarta fase; A nutrição parental; Nutrição enteral x nutrição parenteral; Indicações da Nutrição Parenteral Prolongada.

Introdução à gestão da biossegurança e da enfermagem em UTI; Biossegurança: conceitos, princípios e definições; Definição; Os Princípios de biossegurança; Perigo, risco e avaliação de risco; Biossegurança e segurança biológica; Equipamentos de segurança; Técnicas e práticas de laboratório; Estrutura física do laboratório; Gestão administrativa; Manipulação de agentes biológicos; Classificação dos riscos; Risco de acidente; Risco ergonômico; Risco físico; Risco químico; Risco biológico; Os Manuais de segurança; CIPA; SESMT e PCMSO; PPRA; Procedimento Operacional Padrão (POP); A gestão da qualidade no âmbito da saúde; Conceitos e Definição; Historia e Evolução da qualidade em saúde; Elementos para qualidade na enfermagem; Os Indicadores de qualidade; Qualidade do produto; Qualidade do processo produtivo; Qualidade dos fornecedores; Formas de avaliação; Certificação e acreditação; Incorporação da gestão da qualidade nas organizações; Sistema de acreditação hospitalar; objetivos da acreditação hospitalar; As justificativas para a utilização de processos de acreditação; Características das acreditações; Evolução, definições e características das auditorias em enfermagem; História e Evolução da auditoria em saúde; A Auditoria em saúde, nos hospitais e nos planos de saúde; Os Tipos de auditoria em saúde; A Auditoria de enfermagem em hospital; As Anotações E os Prontuários; As Glosas hospitalares; A gestão da enfermagem e a competência profissional; Diretrizes para a Enfermagem; Satisfação e motivação no trabalho da enfermagem; Competências do enfermeiro para atuar em UTI; Tomada de decisão; Liderança; Comunicação; Educação continuada; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de materiais; A organização e o trabalho na unidade de terapia intensiva e o processo de enfermagem; Seleção do paciente – critérios para admissão e alta; Procedimento e registro de rotinas – aspectos operacionais; Visitas; Práticas alimentares; Uso de roupas privativas; UTI: equipamentos, plantas físicas e layout; A Planta física da UTI; A Localização da UTI; O Número de leitos em UTI; A Forma da unidade de tratamento; Os Elementos da unidade de tratamento intensivo; Os Equipamentos de uma UTI.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Doenças e a assistência em enfermagem para o adulto: sistematização da assistência de enfermagem ao adulto; doenças crônicas comuns; principais doenças crônicas em homens; e mulheres adultas. Distúrbios cardiorrespiratórios, gastrintestinais e hepáticos. Distúrbios circulatórios e endócrinos. Assistência de enfermagem em distúrbios hematológicos: distúrbios acidobásicos; hidroeletrolíticos; endócrinos. Distúrbios hepatopancreáticos, urinários e neurológicos.

Diferenciais organizacionais para o estabelecimento hospitalar. Aumento de competitividade da organização hospitalar. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipes hospitalares. Qualidade de vida e valorização do trabalho. Práticas organizacionais no ambiente hospitalar. Aspecto motivacional para enfrentar desafios na organização hospitalar. Relação da organização hospitalar com o cliente, funcionários e fornecedores. Modelos tradicionais de avaliação de desempenho, centrados nos fatores clássicos das atribuições. Macro visão da competência em seus conceitos básicos, 14 competência organizacional, competência das pessoas.

 

Introdução aos estudos acerca da assistência de enfermagem em cuidados intensivos e situações críticas; Os cuidados paliativos: história, evolução, conceitos e definições; Conceitos e definições; Surgimento e evolução dos cuidados paliativos; Os Cuidados Paliativos modernos; Os cuidados paliativos, as UTIs e os profissionais envolvidos; Princípios dos Cuidados Paliativos ; Pontos fundamentais no tratamento; A segurança dos pacientes, as necessidades e os cuidados básicos; A segurança do paciente na UTI: Intervenções; O Cuidado Progressivo do Paciente (CPP); A Unidade de Cuidados Intermediários; A necessidades básicas do paciente; Os sinais vitais; Evolução e objetivos da assistência ventilatória; Identificação precoce de complicações; Prevenção de danos; Parada cardiorrespiratória; Diagnóstico; Finalidades da RCP; Tratamento; Metodologia de RCP - Reanimação básica; O paciente transplantado hepático; Evolução e cuidados nos transplantes de fígado; O pós-operatório e a UTI; A questão da infecção na UTI e o transplantado hepático; Infecções precoces relacionadas ao doador falecido; Infecções preexistentes que se manifestam nas primeiras semanas pós-transplante; Infecções fúngicas em transplantados de fígado; Infecções pulmonares.

Orientação e elaboração do relatório de estágio supervisionado obrigatório. Aspectos práticos da produção de um relatório de estágio, de acordo às normas da ABNT.

Introdução aos estudos acerca dos fundamentos e gestão da enfermagem em UTI; A gestão da qualidade no contexto da saúde: Definições e conceitos; histórico e Evolução da qualidade em saúde; Qualidade na saúde e na enfermagem: elementos e fundamentos; Os Indicadores de qualidade e suas variáveis; As diversas formas de avaliação da qualidade; A Certificação e a acreditação como indicadores de qualidade; O sistema de auditoria em enfermagem: definições, características, evolução e tipos; História e Evolução da auditoria em saúde; Auditoria em saúde, enfermagem e operadoras de planos de saúde; Os Tipos e divisões da auditoria em saúde; A Auditoria da enfermagem em hospitais; O prontuário e as anotações; As Glosas hospitalares; Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura; Aspectos metodológicos; Resultados; Considerações finais; A gestão da enfermagem em UTI; As Diretrizes para a gestão da qualidade; A Satisfação e a motivação no trabalho da enfermagem; Competências do enfermeiro para atuar em UTI; Tomada de decisão; Liderança; Comunicação; Educação continuada; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de materiais.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Vigilância em Saúde. Conceito saúde-doença. Doenças transmissíveis e infecciosas. Sistema nacional de vigilância epidemiológica. Regulamento sanitário internacional. Vigilância em saúde ambiental.

Introdução ao estudo dos fatores de risco e controle de infecção em UTI; Controle de infecção hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva: desafios e perspectivas; Introdução; Procedimento metodológico; Resultados e discussão; Planejamento da assistência de enfermagem e dinâmica de trabalho da equipe; Princípios que regem a prevenção e controle de infecção em UTI; Interação entre os membros do serviço, espírito de equipe, motivação; Desafios mencionados pelos enfermeiros na prevenção e controle de infecção; Considerações finais; Definições, evolução e história das infecções hospitalares; As infecções hospitalares e os fatores de risco; Infecção urinária; Pneumonia; Ferida cirúrgica; Métodos invasivos; Ventilação mecânica; Baixa imunidade; Soluções/preparados; Aspirações endotraqueais; Infusões e cateteres; Drenos e coletores de urina; Técnicas de isolamento; Comadres, papagaios, recipientes para a medida de líquidos drenados e bacias; A prevenção de infecções na UTI e o papel do enfermeiro.

Introdução aos estudos acerca da humanização e da assistência pediátrica e neonatal em UTI; A evolução da neonatologia e a saúde do recém-nascido no Brasil; Algumas definições dentro da neonatologia; A saúde do recém-nascido no Brasil; O Sistema de Informações sobre nascidos vivos – SINASC; O trabalho da enfermagem na UTI neonatal; Definições e fatores relativos aos recém-nascidos e afins; Requisitos mínimos para funcionamento de UTIN e UTIP; Os equipamentos básicos da UTIN; O diagnóstico da enfermagem para recém-nascidos em UTIN; Recebendo o recém-nascido prematuro extremo na UTIN; Cuidados específicos com a pele; Cuidados com o acesso venoso; Cuidados com a fototerapia; Cuidados com a ventilação mecânica; Cuidados na administração de surfactantes; Cuidados nutricionais; Humanização da assistência ao recém-nascido em uma UTI: conceitos e fundamentos;Resultados; Discussão; A sepse e o paciente pediátrico séptico crítico; A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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