Aqui está uma rara oportunidade de você aumentar seu salário, progredir na carreira, destacar-se rapidamente e com facilidade!
Conclua seu curso a partir de 6 meses e garanta seu certificado reconhecido pelo MEC.
Assuma novas posições em sua área e torne-se uma autoridade especializada no seu nicho profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Gestão na Saúde e na Enfermagem; O Trabalho Gerencial do Enfermeiro Na Rede Básica de Saúde; O Trabalho Gerencial dos Enfermeiros; A Gestão dos Serviços de Saúde no Brasil; Conceituações e Objetivos; Disciplina e Objeto de Pesquisa; A Atenção Básica à Saúde; Os Problemas da Administração Tradicional dos Serviços de Saúde; A Evolução e as Tendências Atuais da Gestão dos Serviços de Saúde; A Assistência à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro; Para Começar, um Pouco de História; A Divisão Político Administrativa; O Ministério, as Secretarias e o Conselho Nacional da Saúde; A Descentralização; Os Níveis de Atenção à Saúde; Alta Complexidade; Média Complexidade; Atenção Básica à Saúde; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil; Procedimentos Metodológicos; Conceitos de Regulação: Ideias Fundamentais; Tipologia dos Conceitos de Regulação; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil.
A Responsabilidade Ético-Legal Do Enfermeiro; Um Pouco De História;
Evolução Da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis Que Regem A Sociedade; Eficácia E Validade Das Normas; A Influência Dos Códigos Civil, Penal E De Defesa Do Consumidor Na Prática De Enfermagem; As Responsabilidades E O Erro Profissional No Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador Do Setor Saúde, A Legislação E Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial ; Acidente de trabalho.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.
Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT;
Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.
O Enfermeiro e a Avaliação na Gestão de Sistemas de Saúde; Contextualização do Tema; O Enfermeiro e a Gestão em Saúde; Avaliação na Gestão em Saúde; Concepções de Enfermeiros de um Hospital Universitário Público Sobre o Relatório Gerencial de Custos; Foco da Atenção voltado para a Assistência; Ausência de uma Formação Profissional voltada para o Gerenciamento de Custo; Necessidade de Capacitação para Melhor Compreensão e Análise do Relatório Gerencial de Custo; Contribuições do Relatório Gerencial de Custo; Representações Sociais do Processo de Escolha de Chefias na Perspectiva da Equipe de Enfermagem; Competência Profissional: A Construção De Conceitos, Estratégias Desenvolvidas pelos Serviços de Saúde e Implicações para a Enfermagem; Os significados do conceito competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; Implicações para a profissão de enfermagem.
Acidentes de trabalho; um pouco de história; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual – EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho – estilo de vida e saúde bucal.
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Promover a formação de especialistas capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, formando-os em nível de Especialização, tornando o profissional de enfermagem apto para a gestão da Enfermagem e de Clínicas e Hospitais, bem como, para o campo da saúde ocupacional, capacitando-o para o desempenho de funções específicas de gestão da enfermagem e prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador com ênfase nos conhecimentos da Gestão, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O especialista em MBA em Gestão e Enfermagem do Trabalho poderá atuar em Indústrias e empresas com implantação de projetos, em programas de auditoria como autônomo, empreendedor ou na contração direta por parte das empresas.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
O Enfermeiro e a Avaliação na Gestão de Sistemas de Saúde; Contextualização do Tema; O Enfermeiro e a Gestão em Saúde; Avaliação na Gestão em Saúde; Concepções de Enfermeiros de um Hospital Universitário Público Sobre o Relatório Gerencial de Custos; Foco da Atenção voltado para a Assistência; Ausência de uma Formação Profissional voltada para o Gerenciamento de Custo; Necessidade de Capacitação para Melhor Compreensão e Análise do Relatório Gerencial de Custo; Contribuições do Relatório Gerencial de Custo; Representações Sociais do Processo de Escolha de Chefias na Perspectiva da Equipe de Enfermagem; Competência Profissional: A Construção De Conceitos, Estratégias Desenvolvidas pelos Serviços de Saúde e Implicações para a Enfermagem; Os significados do conceito competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; Implicações para a profissão de enfermagem.
A Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro; Um pouco de História; Evolução da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis que regem a Sociedade; Eficácia e Validade Das Normas; A Influência dos Códigos Civil, Penal e de Defesa do Consumidor na Prática de Enfermagem; As Responsabilidades e o Erro Profissional no Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: Ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador do Setor Saúde, A Legislação e Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial; Acidente de trabalho.
Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Gestão na Saúde e na Enfermagem; O Trabalho Gerencial do Enfermeiro Na Rede Básica de Saúde; O Trabalho Gerencial dos Enfermeiros; A Gestão dos Serviços de Saúde no Brasil; Conceituações e Objetivos; Disciplina e Objeto de Pesquisa; A Atenção Básica à Saúde; Os Problemas da Administração Tradicional dos Serviços de Saúde; A Evolução e as Tendências Atuais da Gestão dos Serviços de Saúde; A Assistência à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro; Para Começar, um Pouco de História; A Divisão Político Administrativa; O Ministério, as Secretarias e o Conselho Nacional da Saúde; A Descentralização; Os Níveis de Atenção à Saúde; Alta Complexidade; Média Complexidade; Atenção Básica à Saúde; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil; Procedimentos Metodológicos; Conceitos de Regulação: Ideias Fundamentais; Tipologia dos Conceitos de Regulação; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT; Programa de Conservação Auditiva PCA; Programa de Proteção Respiratória PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.
Acidentes de trabalho; um pouco de historia; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho estilo de vida e saúde bucal.
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Atendimento por chat?
Em tempo real