Cursos de Pós-Graduação EAD em

MBA EM GESTÃO E ENFERMAGEM DO TRABALHO

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Descrição

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Gestão na Saúde e na Enfermagem;  O Trabalho Gerencial do Enfermeiro Na Rede Básica de Saúde; O Trabalho Gerencial dos Enfermeiros; A Gestão dos Serviços de Saúde no Brasil; Conceituações e Objetivos; Disciplina e Objeto de Pesquisa; A Atenção Básica à Saúde; Os Problemas da Administração Tradicional dos Serviços de Saúde; A Evolução e as Tendências Atuais da Gestão dos Serviços de Saúde; A Assistência à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro; Para Começar, um Pouco de História; A Divisão Político Administrativa; O Ministério, as Secretarias e o Conselho Nacional da Saúde; A Descentralização; Os Níveis de Atenção à Saúde; Alta Complexidade; Média Complexidade; Atenção Básica à Saúde; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil; Procedimentos Metodológicos; Conceitos de Regulação: Ideias Fundamentais; Tipologia dos Conceitos de Regulação; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil.
A Responsabilidade Ético-Legal Do Enfermeiro; Um Pouco De História;
Evolução Da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis Que Regem A Sociedade; Eficácia E Validade Das Normas; A Influência Dos Códigos Civil, Penal E De Defesa Do Consumidor Na Prática De Enfermagem; As Responsabilidades E O Erro Profissional No Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador Do Setor Saúde, A Legislação E Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial    ; Acidente de trabalho.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.
Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT;
Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.
O Enfermeiro e a Avaliação na Gestão de Sistemas de Saúde; Contextualização do Tema; O Enfermeiro e a Gestão em Saúde; Avaliação na Gestão em Saúde; Concepções de Enfermeiros de um Hospital Universitário Público Sobre o Relatório Gerencial de Custos; Foco da Atenção voltado para a Assistência; Ausência de uma Formação Profissional voltada para o Gerenciamento de Custo; Necessidade de Capacitação para Melhor Compreensão e Análise do Relatório Gerencial de Custo; Contribuições do Relatório Gerencial de Custo; Representações Sociais do Processo de Escolha de Chefias na Perspectiva da Equipe de Enfermagem; Competência Profissional: A Construção De Conceitos, Estratégias Desenvolvidas pelos Serviços de Saúde e Implicações para a Enfermagem; Os significados do conceito competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; Implicações para a profissão de enfermagem.
Acidentes de trabalho; um pouco de história; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual – EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho – estilo de vida e saúde bucal.
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.    
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

Informações

  • 600 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Promover a formação de especialistas capazes de transmitir informações atualizadas, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, formando-os em nível de Especialização, tornando o profissional de enfermagem apto para a gestão da Enfermagem e de Clínicas e Hospitais, bem como, para o campo da saúde ocupacional, capacitando-o para o desempenho de funções específicas de gestão da enfermagem e prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador com ênfase nos conhecimentos da Gestão, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O especialista em MBA em Gestão e Enfermagem do Trabalho poderá atuar em Indústrias e empresas com implantação de projetos, em programas de auditoria como autônomo, empreendedor ou na contração direta por parte das empresas.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

O Enfermeiro e a Avaliação na Gestão de Sistemas de Saúde; Contextualização do Tema; O Enfermeiro e a Gestão em Saúde; Avaliação na Gestão em Saúde; Concepções de Enfermeiros de um Hospital Universitário Público Sobre o Relatório Gerencial de Custos; Foco da Atenção voltado para a Assistência; Ausência de uma Formação Profissional voltada para o Gerenciamento de Custo; Necessidade de Capacitação para Melhor Compreensão e Análise do Relatório Gerencial de Custo; Contribuições do Relatório Gerencial de Custo; Representações Sociais do Processo de Escolha de Chefias na Perspectiva da Equipe de Enfermagem; Competência Profissional: A Construção De Conceitos, Estratégias Desenvolvidas pelos Serviços de Saúde e Implicações para a Enfermagem; Os significados do conceito competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; Implicações para a profissão de enfermagem.

A Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro; Um pouco de História; Evolução da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis que regem a Sociedade; Eficácia e Validade Das Normas; A Influência dos Códigos Civil, Penal e de Defesa do Consumidor na Prática de Enfermagem; As Responsabilidades e o Erro Profissional no Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: Ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador do Setor Saúde, A Legislação e Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial; Acidente de trabalho.

Enfermagem do trabalho: Fundamentos histórico; Fundamentos teóricos da sociopoética; Contextualização histórica; Conceitos básicos e considerações gerais sobre a Enfermagem do Trabalho; Caracterizando a Enfermagem; Atribuições da Enfermagem no Brasil; Aspectos Éticos da Enfermagem do Trabalho; Deveres e obrigações dos profissionais de saúde no trabalho; Condições de execução das funções dos profissionais de saúde no trabalho.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Gestão na Saúde e na Enfermagem; O Trabalho Gerencial do Enfermeiro Na Rede Básica de Saúde; O Trabalho Gerencial dos Enfermeiros; A Gestão dos Serviços de Saúde no Brasil; Conceituações e Objetivos; Disciplina e Objeto de Pesquisa; A Atenção Básica à Saúde; Os Problemas da Administração Tradicional dos Serviços de Saúde; A Evolução e as Tendências Atuais da Gestão dos Serviços de Saúde; A Assistência à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro; Para Começar, um Pouco de História; A Divisão Político Administrativa; O Ministério, as Secretarias e o Conselho Nacional da Saúde; A Descentralização; Os Níveis de Atenção à Saúde; Alta Complexidade; Média Complexidade; Atenção Básica à Saúde; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil; Procedimentos Metodológicos; Conceitos de Regulação: Ideias Fundamentais; Tipologia dos Conceitos de Regulação; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT; Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.

Acidentes de trabalho; um pouco de historia; Custos de acidentes; Previsão e controle de perdas, controle de danos e controle total de perdas; Controle total de perdas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Equipamento de Proteção Individual – EPI; Principais EPIs utilizados na atualidade; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Riscos e Acidentes na Enfermagem; Modelos explicativos e de intervenção na promoção da saúde do trabalhador; Doenças Ocupacionais; O Estresse; Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais Respiratórias; Rinite alérgica ocupacional; Rinite não alérgica de origem ocupacional; Sinusite de origem ocupacional; Perfuração do septo nasal; Alterações do olfato de origem ocupacional; Prevenção das doenças citadas; Ruídos; Efeitos da exposição ao ruído sobre o trabalhador; Efeitos sobre o sistema auditivo; Efeitos sobre sistemas extra-auditivos; Medidas de Redução do ruído; O Enfermeiro frente à prevenção do ruído Industrial; Causas de dermatoses ocupacionais; Saúde Bucal; Exposições ocupacionais e alterações bucais; Exposição a agentes mecânicos; Exposição a agentes físicos; Exposição a agentes químicos; Condições de trabalho – estilo de vida e saúde bucal.

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), NANDA, NOC e NIC; Domínios e Classes da Taxonomia II da NANDA; Domínios e Classes da Taxonomia de Intervenções de Enfermagem; A Busca pela Formação Especializada Em Enfermagem do Trabalho por Enfermeiros; Absenteísmo na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa; Doenças que geram o absenteísmo nos profissionais de enfermagem; Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo; A Mulher Trabalhadora de Enfermagem e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; A Trabalhadora de Enfermagem e os DORT.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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