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MBA EM GESTÃO E SECRETARIADO ESCOLAR

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Descrição

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Teorias da Administração Voltadas Para a Secretaria Escolar; Epistemologia, Conceitos, Importância e Objetivos da Administração; A Evolução e a História das Teorias Administrativas; Teorias da Administração; Teoria Clássica; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental; Teoria dos Sistemas; Teoria Contingencial; As Competências e Habilidades Para a Atuação em Secretarias Escolares; Epistemologia, Conceitos E Definições; As Competências; Habilidades; A Secretaria e a Organização da Instituição “Escola”; A Organização da Instituição Escola; As Funções da Escola; A Função Promotora do Homem; A Função Educativa; A Função Disciplinar; A Organização e O Funcionamento da Secretaria Escolar; Atribuições; As Competências e Atribuições Necessárias Para a Atuação Na Secretaria Escolar; História e Evolução da Profissão de Secretário Escolar; Epistemologia.
Evolução Histórica das Políticas Públicas; Políticas Públicas No Estado de Bem-Estar Social; Políticas Públicas Para as Minorias; Importância; O Ciclo das Políticas Públicas; O Programa No Planejamento Governamental; Avaliação de Políticas e Programas Governamentais; Políticas Públicas Para Educação No Brasil; Dimensões de Uma Educação de Qualidade Pela Unesco e Banco Mundial – Breves Comentários; A Gestão Democrática da Educação Básica; Elementos da Gestão Democrática; Instrumentos e Estratégias de Gestão Democrática; O Conselho Escolar; A Associação de Pais e Mestres (Apm); A Gestão Financeira e O Financiamento da Educação Brasileira; Fontes de Recursos; Fundef/Fundeb; Gestão Financeira da Escola; O Planejamento e O Projeto Político- Pedagógico (Ppp); Os Planos e Programas Federais; Plano de Desenvolvimento da Escola (Pde) e O Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola); Programa Dinheiro Direto Na Escola (Pdde); Programa de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares; Programa Nacional do Livro Didático (Pnld); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).    
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo
o caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Definições, Conceitos e a Comunicação Administrativa Verbal e Não-Verbal; Redação Oficial; Comunicação Organizacional Na Era Digital: Contextos, Percursos e Possibilidades;    Sociedade Digital e Sociedade Midiática; As Organizações Na Era Digital; Dos Fluxos Informativos Aos Processos Interativos e Estratégicos; A Comunicação Digital e Seus Impactos Nas Organizações; Comunidades Virtuais Como Público Estratégico; Comunicação Digital Nas Organizações e a Filosofia da Comunicação Integrada; Evolução Histórica da Comunicação; O Processo, O Objetivo e Os Estágios da Comunicação; Os Canais de Comunicação; Decodificação; Feedback; Interpessoalidade da Comunicação; Objetivos da Comunicação; Sistemas Representacionais; A Importância das Palavras Na Comunicação; Apostar Em Comunicação É Estratégico?; A Comunicação Organizacional - Conceitos, Definições e Trajetória; O Contexto das Organizações e a Comunicação organizacional (Comunicação Ontem/Hoje); Panorama da Comunicação Organizacional (Ontem/Hoje); Comunicação Organizacional (Ontem); Comunicação Organizacional (Hoje); Desafios da Comunicação Organizacional Na Atualidade; Conceitos, Definições, Características e Finalidade da Redação Oficial; Características de Redação Oficial; Impessoalidade; Clareza; Coesão; Concisão; Procedimentos Para Redigir Textos Concisos; Correção Gramatical; Formalidade e Uniformidade; Orientações Básicas Sobre O Ato de Escrever; A) Estilo; B) Harmonia; C) Polidez; Problemas Na Construção de Frases; Emprego dos Pronomes; Da Abertura ao Fechamento Em Correspondências Oficiais; Padronização de Espaços; Formas, Estruturas e Objetivos Das Comunicações Administrativas; Ata; Partes Componentes; Despacho; Fax; Memorando; Pauta de Reunião; Portaria; Relato de Reunião; Ofício; Partes Componentes; Relatório; Atestado; Autorização; Carta; Partes Componentes; Certidão; Contrato; Convênio; Decreto; Deliberação; Partes Componentes; Edital; Partes Componentes; Requerimento.
As Rotinas Administrativas da Secretaria Escolar; Regras Fundamentais de Organização da Secretaria Escolar; Relativos À Vida Funcional; Organização da Vida Escolar; Os Documentos Que Organizam a Ação Educativa Na Escola; O Calendário Escolar; Aspectos a Serem Observados Na Elaboração do Calendário Escolar; O Regimento Escolar; A Matriz Curricular; Os Livros de Registro, Os Documentos Homologados e Sua Utilização; Documentos Homologados; Livros; Impressos; Pastas de Arquivo; Objetivos e Características dos Livros; Livro de Matrícula; Livro Ata de Resultados Finais; Livro Ata de Processos Especiais; Livro Expedição de Registro de Certificados E/Ou Diplomas; Livro de Ocorrência; Livro de Incineração de Documentos; Livro de Termos de Visita; Livro Ata de Reuniões;    Livro de Controle de Frequência dos Profissionais da Educação; Livro de Protocolo de Documentos Expedidos e Recebidos; Livro de Expedição de Transferências; A Escrituração Escolar e Os Registros; A Escrituração da Matrícula; A Escrituração da Transferência; Regras Definidas Para a Transferência Automática (Ta); Solicitação de Novos Alunos; Solicitação; Requisitos Para Se Obter Uma Vaga; A Escrituração do Diário de Classe; Objetivos do Diário de Classe; Outras Orientações Básicas; A Escrituração da Ficha Individual e Rsda; A Escrituração da Ata de Resultados Finais; A Escrituração do Histórico Escolar; A Escrituração do Diploma Ou Certificado; A Legalização da Vida Escolar; A Classificação dos Alunos Por Série Ou Etapa; A Reclassificação Do Aluno Por Série Ou Etapa; As Formas de Progressão do Aluno Por Série Ou Etapa; A Aceleração do Aluno Por Série Ou Etapa; O Avanço Progressivo do Aluno; O Aproveitamento de Estudos do Aluno; Os Estudos de Recuperação do Aluno Com Baixo Rendimento; A Complementação Curricular Ou Adaptação de Estudos; A Circularidade de Estudos; A Estatística Aplicada À Educação e, em Especial À Secretaria Escolar; Introdução À Estatística; Conceitos Básicos; A Evolução Histórica da Estatística; Conceitos Estatísticos; A Pirâmide da Definição; Finalidades da Estatística; Os Conceitos Matemáticos Aplicados À Estatística; Razão e Proporção; Grandezas e Medidas; Regra de Três Simples; Porcentagem; Coeficientes, Taxas e Índices; Arredondamento de Números.
Ética e Cidadania: Conceitos, Etimologia, Significado e Reflexões; Cidadania: Conceito e Significado; A Convivência Democrática e O Conflito Na Educação; Cidadania: Vivendo e Aprendendo; As Relações Interpessoais e as Contribuições da Psicologia; O Desenvolvimento das Relações Interpessoais; A Gestão Escolar Democratizadora e as Relações Interpessoais Na Escola; A Gestão Democrática e as Relações Interpessoais Na Secretaria Escolar; O Secretário Escolar, O Reconhecimento da Profissão e as Relações Interpessoais; As Carreiras e Os Fatores Que Levam ao Sucesso Pessoal; Conceito, Significado e Etimologia de Carreira; Carreira: Tipos e Estruturas; Habilidades e Competências Fundamentais Na Carreira; Fazer O Que Se Gosta No Trabalho; Código de Ética do Profissional de Secretariado.    
A Informática Básica para uma Secretaria Escolar; Hardwares e Softwares; A Informática na Formação do Trabalhador da Secretaria; O Arquivamento de Documentos Pela Secretaria; Os Arquivos Escolares; Conceitos e Definição; Tipos de Arquivos; Os Documentos e Arquivos Escolares Públicos e Privados; Classificação dos Documentos Escolares em Arquivos; A Finalidade e as Funções dos Arquivos Escolares; Os Princípios Que Regem a Gestão de Arquivos; Dever de Gestão e Proteção Especial; Princípio de Acesso À Informação; Princípio da Inalienabilidade; Princípio de Imprescritibilidade; Princípio de Seleção Controlada; Proibição de Destruição de Documentos; Instalações Necessárias Para Um Arquivo; Documentos Que Compõem O Arquivo Escolar; Arquivo Ativo; Arquivo Passivo; Documentos Obrigatórios Nas Pastas Individuais Dos Alunos; Descarte de Documentos; Métodos de Arquivamento de Documentos; Método Alfabético; Método Numérico; Documentos de Arquivo Para Conhecimentos Históricos; Importância de Diversos Temas Transversais No Contexto da Escola; A Violência Individual e Coletiva; O Bullying, Suas Causas E Consequências; As Drogas e Como Falar delas Na Escola; O Combate À Violência No Ambiente Escolar; A Cidadania, O Respeito e O Direito À Diversidade; Como Trabalhar Com Variáveis, Tabelas e Gráficos Na Secretaria; As Variáveis; As Tabelas; Os Gráficos; Tipos de Gráficos; A Contabilidade Aplicada Na Secretaria Escolar; Conceitos, Evolução e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis No Processo Decisório; As Normas Brasileiras de Contabilidade; Os Princípios Contábeis; Escrituração Contábil.
Estrutura e Funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro; Sistema e Plano Nacional de Educação: Notas Sobre Conceituação, Relação Público-Privado e Financiamento; Desafios (Ainda) Postos Pela Conae e Pelo Pne Para Uma Definição Acerca do Sistema Nacional de Educação; Conexões Entre O Público e O Privado e O Sistema Nacional de Educação; Equacionamentos No Financiamento Para a Educação Básica e O Sistema Nacional de Educação; "Nada deve Parecer Natural, Nada deve Parecer Impossível de Mudar" (B. Brecht); Noções de Direito e Legislação Educacionais; O Direito Público; O Direito Administrativo; O Direito Educacional; Leis: Criação e Classificação; Outras Classificações e a Hierarquização das Leis; A Constituição; A Lei; Regulamento; Decreto-Lei; Medida Provisória; Legislação Educacional Brasileira: As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; A Educação Básica Como Direito; Descrevendo e Analisando as LDBEN; Lei Nº 4024 de 20 de Dezembro de 1961; Lei Nº 5692 de 11 de Agosto de 1971; Lei Nº 9394 de 20 de Dezembro De 1996; Pontos e Metas do Plano Nacional de Educação; Os Fundamentos da Educação; Os Quatro Pilares de Jacques Delors e as Implicações Para a Prática Pedagógica; Os Fundamentos da Educação.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. 
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
 

Informações

  • 600 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Apresentar técnicas que qualifiquem profissionais da área, desenvolvendo ações para acompanhar atividades de planejamento, de produção, de distribuição e desenvolvimento de ações de cunho administrativo pedagógico. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, principalmente para profissionais ligados à área da educação e administrativa, em ambiente escolar, ou demais profissionais com interesse na área.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Teorias da Administração Voltadas Para a Secretaria Escolar; Epistemologia, Conceitos, Importância e Objetivos da Administração; A Evolução e a História das Teorias Administrativas; Teorias da Administração; Teoria Clássica; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental; Teoria dos Sistemas; Teoria Contingencial; As Competências e Habilidades Para a Atuação em Secretarias Escolares; Epistemologia, Conceitos E Definições; As Competências; Habilidades; A Secretaria e a Organização da Instituição “Escola”; A Organização da Instituição Escola; As Funções da Escola; A Função Promotora do Homem; A Função Educativa; A Função Disciplinar; A Organização e O Funcionamento da Secretaria Escolar; Atribuições; As Competências e Atribuições Necessárias Para a Atuação Na Secretaria Escolar; História e Evolução da Profissão de Secretário Escolar; Epistemologia.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

As Rotinas Administrativas da Secretaria Escolar; Regras Fundamentais de Organização da Secretaria Escolar; Relativos À Vida Funcional; Organização da Vida Escolar; Os Documentos Que Organizam a Ação Educativa Na Escola; O Calendário Escolar; Aspectos a Serem Observados Na Elaboração do Calendário Escolar; O Regimento Escolar; A Matriz Curricular; Os Livros de Registro, Os Documentos Homologados e Sua Utilização; Documentos Homologados; Livros; Impressos;A Evolução Histórica da Estatística; Conceitos Estatísticos; A Pirâmide da Definição; Finalidades da Estatística; Os Conceitos Matemáticos Aplicados À Estatística; Razão e Proporção; Grandezas e Medidas; Regra de Três Simples; Porcentagem; Coeficientes, Taxas e Índices; Arredondamento de Números.

Definições, Conceitos e a Comunicação Administrativa Verbal e Não-Verbal; Redação Oficial; Comunicação Organizacional Na Era Digital: Contextos, Percursos e Possibilidades; Sociedade Digital e Sociedade Midiática; As Organizações Na Era Digital; Dos Fluxos Informativos Aos Processos Interativos e Estratégicos; A Comunicação Digital e Seus Impactos Nas Organizações; Comunidades Virtuais Como Público Estratégico; Comunicação Digital Nas Organizações e a Filosofia da Comunicação Integrada;Ata; Partes Componentes; Despacho; Fax; Memorando; Pauta de Reunião; Portaria; Relato de Reunião; Ofício; Partes Componentes; Relatório; Atestado; Autorização; Carta; Partes Componentes; Certidão; Contrato; Convênio; Decreto; Deliberação; Partes Componentes; Edital; Partes Componentes; Requerimento.

Evolução Histórica das Políticas Públicas; Políticas Públicas No Estado de Bem-Estar Social; Políticas Públicas Para as Minorias; Importância; O Ciclo das Políticas Públicas; O Programa No Planejamento Governamental; Avaliação de Políticas e Programas Governamentais; Políticas Públicas Para Educação No Brasil; Dimensões de Uma Educação de Qualidade Pela Unesco e Banco Mundial – Breves Comentários; A Gestão Democrática da Educação Básica; Elementos da Gestão Democrática; Instrumentos e Estratégias de Gestão Democrática; Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Ética e Cidadania: Conceitos, Etimologia, Significado e Reflexões; Cidadania: Conceito e Significado; A Convivência Democrática e O Conflito Na Educação; Cidadania: Vivendo e Aprendendo; As Relações Interpessoais e as Contribuições da Psicologia; O Desenvolvimento das Relações Interpessoais; A Gestão Escolar Democratizadora e as Relações Interpessoais Na Escola; A Gestão Democrática e as Relações Interpessoais Na Secretaria Escolar; O Secretário Escolar, O Reconhecimento da Profissão e as Relações Interpessoais; As Carreiras e Os Fatores Que Levam ao Sucesso Pessoal; Conceito, Significado e Etimologia de Carreira; Carreira: Tipos e Estruturas; Habilidades e Competências Fundamentais Na Carreira; Fazer O Que Se Gosta No Trabalho; Código de Ética do Profissional de Secretariado.

Estrutura e Funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro; Sistema e Plano Nacional de Educação: Notas Sobre Conceituação, Relação Público-Privado e Financiamento; Desafios (Ainda) Postos Pela Conae e Pelo Pne Para Uma Definição Acerca do Sistema Nacional de Educação; Conexões Entre O Público e O Privado e O Sistema Nacional de Educação; Equacionamentos No Financiamento Para a Educação Básica e O Sistema Nacional de Educação; "Nada deve Parecer Natural, Nada deve Parecer Impossível de Mudar" (B. Brecht); Noções de Direito e Legislação Educacionais;A Educação Básica Como Direito; Descrevendo e Analisando as LDBEN; Lei Nº 4024 de 20 de Dezembro de 1961; Lei Nº 5692 de 11 de Agosto de 1971; Lei Nº 9394 de 20 de Dezembro De 1996; Pontos e Metas do Plano Nacional de Educação; Os Fundamentos da Educação; Os Quatro Pilares de Jacques Delors e as Implicações Para a Prática Pedagógica; Os Fundamentos da Educação.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A Informática Básica para uma Secretaria Escolar; Hardwares e Softwares; A Informática na Formação do Trabalhador da Secretaria; O Arquivamento de Documentos Pela Secretaria; Os Arquivos Escolares; Conceitos e Definição; Tipos de Arquivos; Os Documentos e Arquivos Escolares Públicos e Privados; Classificação dos Documentos Escolares em Arquivos; A Finalidade e as Funções dos Arquivos Escolares; Os Princípios Que Regem a Gestão de Arquivos; Dever de Gestão e Proteção Especial; Princípio de Acesso À Informação; Princípio da Inalienabilidade; Princípio de Imprescritibilidade; Princípio de Seleção Controlada; Proibição de Destruição de Documentos; Instalações Necessárias Para Um Arquivo; Tipos de Gráficos; A Contabilidade Aplicada Na Secretaria Escolar; Conceitos, Evolução e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis No Processo Decisório; As Normas Brasileiras de Contabilidade; Os Princípios Contábeis; Escrituração Contábil.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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