Cursos de Pós-Graduação EAD em

GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

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Descrição

A questão social e as políticas sociais; a constituição e desenvolvimento das políticas sociais; a questão social e o desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social; fundamentos da gestão participativa e do controle social; regulação social e participação social e cidadania.
O desafio da gestão: a dicotomia entre o social e o administrativo / lógica e racionalidade das organizações; aprendendo com as funções gerenciais; o gestor: desenvolvimento de competências; gestão de mudanças; fundamentos da gestão de projetos; gestão social: conceito; as funções gestoras: planejamento, organização, coordenação, direção e controle; a relação entre a gestão do projeto e a gestão da instituição; gerenciamento dos programas e projetos sociais.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação; A avaliação no Ensino Assistência social e Políticas Públicas.
Como os Projetos Sociais podem se tornar instrumentos importantes para a organização da ação cidadã, capazes de aumentar as chances de êxito de uma intervenção social.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional. 
Contexto atual das organizações que atuam no campo da responsabilidade social e corporativa. A importância da ética organizacional no desenvolvimento dos serviços prestados; Aspectos históricos, conceituais e evolutivos da responsabilidade social; o gerenciamento da qualidade total como prática da responsabilidade social; o balanço social.
A importância dos Projetos Sociais como instrumentos de ação para o enfrentamento da Pobreza e Exclusão Social, vulnerabilidade social e risco pessoal. 
Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; Cooperação internacional; Identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; Noções básicas de negociação; Oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; Lei das OSCIP’s; Responsabilidade social corporativa; Mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; Fontes financiadoras e critérios de financiamento; Articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.
Planejamento e projeto: conceituação, Estruturas organizacionais voltadas para projeto. Habilidades de gerente de projetos. Equipes de projeto. Ciclos e fases do projeto: fluxo do processo. Definição do escopo do projeto. Identificação de restrições. Planejamento de recursos e estimativas. Definição dos controles de planejamento do projeto. Criação do plano de projeto. Avaliação e controle do desempenho do projeto. Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Métodos e técnicas utilizados na avaliação econômica e social de projetos. Avaliação do risco e do retorno dos projetos. Análise de custos futuros gerados pelo projeto. Aceleração de projetos. Organização geral.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da gestão em Assistência Social e Políticas Públicas; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.

 

Informações

  • 495 Horas 40% Videoaulas
  • Conclusão da Especialização a partir de 06 meses
  • Duração máxima 18 meses*
  • Certificado digital em 48 horas*
  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Ampliar as possibilidades de atuação profissional contemplando os espaços emergentes: conselhos sociais, terceiro setor e responsabilidade corporativa. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O especialista Gestão e Elaboração de Projetos Sociais poderá atuar na área de gestão social governamental, privada, terceiro setor e sociedade civil organizada. Poderá, também, elaborar e implementar projetos sociais, assumindo cargos de gestão e coordenação dos mesmos, assim como funções técnicas e de consultoria.

Confira as disciplinas que você vai cursar

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Fundamentos de uma empresa. Gestão de mudanças: condições e habilidades necessárias. Teorias da liderança: traços e comportamental. Teorias situacionais. Motivação. Comunicação.

 

Metodologia de gestão de projetos. Ciclo de vida da gestão de projetos. Planejamento e organização do trabalho do projeto. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Planejamento de recursos humanos e montagem da equipe. Gerenciamento da equipe. Processos de gerenciamento de projetos.

 

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

A questão social e as políticas sociais; a constituição e desenvolvimento das políticas sociais; a questão social e o desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social; fundamentos da gestão participativa e do controle social; regulação social e participação social e cidadania.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

O desafio da gestão: a dicotomia entre o social e o administrativo/lógica e racionalidade das organizações; aprendendo com as funções gerenciais; o gestor: desenvolvimento de competências; gestão de mudanças; fundamentos da gestão de projetos; gestão social: conceito; as funções gestoras: planejamento, organização, coordenação, direção e controle; a relação entre a gestão do projeto e a gestão da instituição; gerenciamento dos programas e projetos sociais.

Conceito de grupo e equipe segundo o olhar de alguns autores da área.  Os tipos de grupos e equipes: primário; secundário; formal; informal; multifatoriais; virtuais; autogerenciados; grupos temporários; equipe de resolução de problemas. Estrutura dos grupos: papéis; normas; status; regras; tamanho. Formação de equipes eficazes: contexto; composição; projeto e processo de trabalho; comunicação; tomada de decisão (individuais e grupais). Conceitos de liderança e a diferença entre líder e chefe; abordagens de liderança (teoria do traço e teoria comportamental). Estilos de liderança: coercitivo; dirigente;  afetivo; treinador; líder transacional; líder transformacional; líder carismático; líder contingencial; líder situacional. Liderança nas fases de evolução de equipes: formação; tormento; normatizações; desenho; interrupção. Conceito de competência: CHA (conhecimento; habilidade; atitude); competência técnica (conhecimento e habilidade); competência comportamental (atitude). Perfil de competência do líder (o líder do século XXI). Conceito de eficiência e eficácia (o que é e quais são as características de uma liderança eficaz). Visão sistêmica: para tomada de decisão; para a gestão da equipe; para analisar situações de risco; para administrar crises; para definir metas. Liderança voltada para o resultado. Autoconhecimento: inteligência emocional; inteligência cognitiva; inteligência social; redução da rotatividade. Comunicação para equipes de alta performance: conceitos de comunicação e feedback; feedback assertivo; comunicação não violenta. Programas de treinamento e desenvolvimento de lideranças e equipes (leader coach).

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

As organizações. Estrutura organizacional. Instrumentos organizacionais. Departamentalização e centralização. Análise e diagnóstico organizacional. Processos administrativos. Layout organizacional. Manuais, normas e procedimentos. Formulários. Tópicos emergentes de OSM. 

 

 

Teoria social. Fundamentos da política social. Classes e lutas sociais. Capital social. Formação social brasileira. Estado e direitos sociais no Brasil. Movimentos sociais. Financiamento público e políticas socais. Mercado de trabalho. A educação e as políticas socais. Seguridade social. Política de assistência social. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Gestão de políticas socais. Gestão do terceiro setor. Tendências das políticas sociais no Brasil e no mundo.

 

Contexto atual das organizações que atuam no campo da responsabilidade social e corporativa. A importância da ética organizacional no desenvolvimento dos serviços prestados; Aspectos históricos, conceituais e evolutivos da responsabilidade social; o gerenciamento da qualidade total como prática da responsabilidade social; o balanço social.

Como os Projetos Sociais podem se tornar instrumentos importantes para a organização da ação cidadã, capazes de aumentar as chances de êxito de uma intervenção social.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

A importância dos Projetos Sociais como instrumentos de ação para o enfrentamento da Pobreza e Exclusão Social, vulnerabilidade social e risco pessoal.

Psicologia social: fundamentos, objeto de estudo, abordagens teóricas, métodos de pesquisa, processos de influência social. Identidade social e autoconceito: construção da identidade, preconceitos, estereótipos e discriminação, autoestima, interações sociais, processos de identificação com grupos sociais. Relações Intergrupais e Comportamento Altruísta, preconceito implícito, comportamento pró-social e o comportamento altruístico. Agressão e violência: conceitos, causas, fatores de influência e consequências, o papel da empatia na interação social. Processos sociais e tomada de decisões, Psicologia Social na publicidade e no marketing, Psicologia Social no contexto organizacional, Psicologia Social na promoção da mudança social.

 

Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; cooperação internacional; identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; noções básicas de negociação; oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; lei das OSCIP’s; responsabilidade social corporativa; mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; fontes financiadoras e critérios de financiamento; articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.

Planejamento e projeto: conceituação, Estruturas organizacionais voltadas para projeto. Habilidades de gerente de projetos. Equipes de projeto. Ciclos e fases do projeto: fluxo do processo. Definição do escopo do projeto. Identificação de restrições. Planejamento de recursos e estimativas. Definição dos controles de planejamento do projeto. Criação do plano de projeto. Avaliação e controle do desempenho do projeto. Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Métodos e técnicas utilizados na avaliação econômica e social de projetos. Avaliação do risco e do retorno dos projetos. Análise de custos futuros gerados pelo projeto. Aceleração de projetos. Organização geral.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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