Cursos de Pós-Graduação EAD em

ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

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Descrição

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT. A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web. Estudar e aprender em um curso a distância. Educação digital e a pandemia de COVID-19. Engenharia sanitária: conceitos e aplicações; Aspectos epidemiológicos relacionados aos resíduos sólidos domiciliares urbanos; Modelo para estimativa da geração de resíduos sólidos domiciliares em centros urbanos a partir de variáveis socioeconômicas conjunturais; Aspectos teóricos de modelagem e algumas aplicações em resíduos sólidos    ; Remoção de carga orgânica recalcitrante de lixiviado de resíduos sólidos urbanos pré-tratado biologicamente por coagulação química-floculação-sedimentação; Resultados obtidos na coagulação-floculação-sedimentação com uso de cloreto férrico;Variável-resposta – remoção de demanda química de oxigênio;Variável-resposta – remoção de cor verdadeira; Comparação entre demanda química de oxigênio de amostras filtradas e não filtradas; Ferro residual; Curva de sedimentação do lodo. Introdução à engenharia ambiental; Impacto ambiental; Saneamento; Poluição hídrica; Tratamento da água; Aterros controlados e sanitários; Incineração; Redução de geração e estocagem de resíduos; Contaminação do solo; Descontaminação e recuperação do solo; Poluição do ar    ; Decisões na implantação de projetos de engenharia ambiental. Auditoria ambiental: definições, conceitos, objetivos, tipos, funções e normas; As vantagens, benefícios e desvantagens da auditoria ambiental; Normas e diretrizes para auditoria ambiental; Licenciamento ambiental: definições, conceitos, níveis e normas; Atividades passíveis de licenciamento ambiental; Certificação: conceitos, definições e tipos; Os selos ecológicos e os tipos de certificação; FSC (forest stewardship council);Iso 14001; Leed (liderança em energia e design ambiental); Rainforest alliance certified; Ecocert;  Ibd (instituto biodinâmico); Procel. Gestão e Proteção do Meio ambiente: conceitos, definições e práticas; O sistema municipal de Meio ambiente no Brasil; A implantação do SISMUMA; A política municipal de Meio ambiente; Os órgãos municipais de Meio ambiente; Os programas de preservação do Meio ambiente;Os critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes; Poluição do solo, da água e do ar; Estudo dos impactos ambientais (EIA), relatório dos impactos ambientais (RIMA), avaliação dos impactos ambientais (AIA);Gerenciamento do controle da poluição; Serviços básicos de saneamento em casos de emergência; Destinação de resíduos industriais; Processos de purificação da água e do solo; Resíduos líquidos ou esgotos sanitários; Destinação de resíduos sólidos e de construções civis; Tecnologias ambientais. Efluentes sanitários e industriais; Avaliação das emissões superficiais do gás de aterros sanitários de grande porte; Caracterização e classificação dos resíduos de construção civil; Análise de toxicidade; Análise de solubilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos; Índices e indicadores ambientaisIntrodução ao conceito de qualidade ambiental; A qualidade ambiental e seus indicadores;  Tipos de indicadores ambientais;Indicadores para qualidade do solo (IQS); Bioindicadores edáficos; Estabilidade de agregados (EA);Ph; Densidade do solo; Infiltração de água;Índice de insalubridade ambiental (ISA);Índice de qualidade de aterro de resíduos (IQAR OU IQR);Indicadores de qualidade do ar; Os peixes como indicadores de qualidade das águas;Mecanismos de controle de qualidade. Resíduos de estações de tratamento de água e a ISO 24512; Resíduos de estações de tratamento de água no Brasil; Saneamento ambiental: estudo, análise e soluções; Água e esgotamento sanitário; Estudo da lei nº 11.445/07; Ciclo hidrológico;Tratamento e vigilância da qualidade da água para consumo humano;Presença de microrganismos no sistema de abastecimento de água para consumo humano; Manejo de águas pluviais urbanas; ipos de sistemas de controle não convencionais.Tratamento e manejo de esgotos; Aplicação de lodos de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto em solo degradado; Lodo de esgoto: conceitos, tratamento e destinação;Esgotos ou águas residuais: conceitos, tipologia e tratamento; Coleta e tratamento de esgotos; Tratamento de esgoto: processos e etapas;Tratamento do lodo e suas etapas; Água de reuso na agricultura; Água de reuso em hidroponia; Água de reuso na piscicultura .Estágio e aperfeiçoamento técnico-científico; Estágio e preparação para o trabalho produtivo; Estágio e aprofundamento prático-teórico; Orientações para elaboração de relatório de estágio. Orientação para elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre os temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, e em conformidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT atualizadas.

Informações

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  • Duração máxima 18 meses*
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  • Material didático em apostilas digitais (gratuito)

Formar profissionais com sólidos conhecimentos dos princípios, técnicas e ferramentas para o diagnóstico e enfrentamento de problemas ambientais relativos ao tratamento e gestão de resíduos urbanos, rurais e industriais. 

Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

O profissional em Engenharia Ambiental poderá atuar desenvolvendo e aplicando as diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Entre suas funções estão preservar a qualidade da água, do ar e do solo; atuar na prevenção contra a poluição causada por indústrias; atuar em agências de meio ambiente e em polos industriais, controlando, prevenindo e tratando a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas.

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Orientação e elaboração do relatório de estágio supervisionado obrigatório. Aspectos práticos da produção de um relatório de estágio, de acordo às normas da ABNT.

Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

Engenharia Sanitária: Aspectos Epidemiológicos Relacionados aos Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos; Modelo para Estimativa da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares em Centros Urbanos A Partir de Variáveis Socioeconômicas Conjunturais; Aspectos Teóricos de Modelagem e algumas aplicações em Resíduos Sólidos; Remoção de Carga Orgânica Recalcitrante de Lixiviado de Resíduos Sólidos Urbanos Pré-Tratado Biologicamente por Coagulação Química-Floculação-Sedimentação; Resultados Obtidos na Coagulação-Floculação-Sedimentação com uso de Cloreto Férrico; Variável-Resposta – Remoção de Demanda Química de Oxigênio; Variável-Resposta – Remoção de cor Verdadeira; Avaliação do Modelo Estatístico; Comparação entre Demanda Química de Oxigênio de Amostras Filtradas e não Filtradas; Ferro Residual; Curva de Sedimentação do Lodo.

A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.

Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo

Engenharia Ambiental: Introdução À Engenharia Ambiental; Impacto Ambiental; Saneamento; Poluição Hídrica ; Tratamento da Água; Resíduos; Aterros Controlados E Sanitários; Incineração; Redução de Geração e Estocagem de Resíduos; Compostagem; Contaminação do Solo; Descontaminação e Recuperação do Solo; Poluição do Ar; Geração de Energia; A Engenharia Ambiental e o Engenheiro Ambiental; A Temática Ambiental e a Engenharia Ambiental; Sua Evolução E Conceito; Engenharia Ambiental: Atuação e Aplicações; Unidades E Dimensões; Poluição Hídrica, Tratamento de Água e Saneamento Básico; A Coleta dos Resíduos Urbanos e seu descarte: Aterros Controlados E Incineração; Recursos para o Aproveitamento dos Restos Orgânicos: Compostagem, Contaminação dos Solos e Descontaminação; Gases: da Poluição do ar à Geração de Energia; Decisões na Implantação de Projetos de Engenharia Ambiental; Decisões baseadas em Análises Técnicas; Decisões Baseadas em Análises Econômicas; Decisões Baseadas em Análises de Custo/Benefício; Decisões Baseadas em Análises de Risco; Decisões Baseadas em Análises de Impacto Ambiental; Decisões Baseadas em Análise Ética.

A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Efluentes Sanitários e Industriais; Avaliação das Emissões Superficiais do Gás de Aterros Sanitários de Grande Porte; Ensaios com Placa de Fluxo; Análise em Laboratório; Metodologia do Cálculo do Fluxo de Metano; Pontos Amostrados no Aterro Bandeirantes; Pontos Amostrados no Aterro Caieiras; Aterro Bandeirantes; Aterro Caieiras; Sorção e Mobilidade do Lítio em Solos de Áreas de Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos; Caracterização e Classificação dos Resíduos de Construção Civil; Composição Gravimétrica e Classificação Segundo a Resolução Conama Nº 307/2002; Classificação Química Segundo A Nbr 10004 (ABNT, 2004a); Análise de Toxicidade; Análise de Solubilidade; Remoção de Sulfato de Efluentes Industriais por Precipitação; Precipitação de Jarosita; Precipitação de Etringita; Estudos em Contínuo; Caracterização dos Precipitados; Remoção de Íons Sulfato em Meio Ácido - Precipitação de Jarosita; Remoção de Íons Sulfato em Meio Alcalino - Precipitação de Etringita; Remoção de Íons Sulfato em Ensaios Contínuos - Precipitação de Etringita; Proposta de um Índice de Destinação de Resíduos Sólidos Industriais; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Índices e Indicadores Ambientais; O Método Delphi; Metodologia; Realização da Pesquisa Delphi; Pré-Seleção de Indicadores; Pré-Teste e Seleção dos Painelistas; Elaboração do Formulário; Critérios de Seleção dos Indicadores; Definição dos Pesos e Normalização dos Indicadores Selecionados; Definição da Formulação Matemática Do IDRSI; Definição de Valores Padrão de Desempenho do IDRSI; Definição do Tratamento de Dados Inexistentes; Calibração e Simulações do Cálculo do IDRSI; Composição do IDRSI; Pesos Obtidos para os Indicadores Do IDRSI; Definição das Limitações do IDRSI.

A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

Tratamento e uso de Águas; Resíduos de Estações de Tratamento de Água e a ISO 24512: Desafio do Saneamento Brasileiro; Resíduos de Estações de Tratamento de Água no Brasil; ISO 24512; Metodologia; Indicadores Exemplificados na ISO 24512 para Análise da Gestão dos Resíduos; Aplicação dos Indicadores Propostos para Análise dos Resíduos de Etas; Saneamento Ambiental; Surto de Hepatite no Holy Cross College; Água e Esgotamento Sanitário; Estudo da Lei Nº 11.445/07; Ciclo Hidrológico; Análise do Ciclo Hidrológico; As Águas Subterrâneas e Superficiais; Do Tratamento e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Um Pouco de História; O Uso da Pesquisa-Ação para a Avaliação e o Aprimoramento de Práticas Integradas para a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano: Potencialidades e Desafios; O Caminho Percorrido: Fases Da Pesquisa-Ação; Fase Exploratória; Fase Principal: O Planejamento da Ação; Fase de Ação; Fase de Avaliação; Desafios e Possibilidades; Presença de Microrganismos no Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano; Microrganismos; Remoção de Protozoários; Remoção de Cianobactérias e Cianotoxinas; Remoção de Agrotóxicos; Remoção de Gosto e Odor; Manejo de Águas Pluviais Urbanas; Tipos de Sistemas de Controle Não Convencionais.

Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.

Tratamento e Manejo de Esgotos; Aplicação de Lodos de Estações de Tratamento de Água e de Tratamento de Esgoto em Solo Degradado; Características dos Lodos; Caracterização Inicial do Solo; Produção Vegetal; Caracterização Final do Solo; Lodo de Esgoto; Esgotos ou Águas Residuais; Coleta e Tratamento de Esgotos; Tratamento de Esgoto: Processos e Etapas; Tratamento do Lodo e suas Etapas; Água de Reuso: Tratamento de Esgoto ajuda na Preservação Ambiental; Água de Reuso: Na Agricultura; Em Hidroponia; Na Piscicultura.

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

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Esse será o seu Certificado Reconhecido pelo MEC

Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019

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Alunos

Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.

Aluna: Railda Carvalho

Alunos

Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.

Aluno: José do Nascimento

Alunos

Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.

Aluna: Andréia Maia Andrade

Alunos

Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!

Aluna: Mônica Alves Pereira

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