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Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT. A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web. Estudar e aprender em um curso a distância. Educação digital e a pandemia de COVID-19. Engenharia sanitária: conceitos e aplicações; Aspectos epidemiológicos relacionados aos resíduos sólidos domiciliares urbanos; Modelo para estimativa da geração de resíduos sólidos domiciliares em centros urbanos a partir de variáveis socioeconômicas conjunturais; Aspectos teóricos de modelagem e algumas aplicações em resíduos sólidos ; Remoção de carga orgânica recalcitrante de lixiviado de resíduos sólidos urbanos pré-tratado biologicamente por coagulação química-floculação-sedimentação; Resultados obtidos na coagulação-floculação-sedimentação com uso de cloreto férrico;Variável-resposta – remoção de demanda química de oxigênio;Variável-resposta – remoção de cor verdadeira; Comparação entre demanda química de oxigênio de amostras filtradas e não filtradas; Ferro residual; Curva de sedimentação do lodo. Introdução à engenharia ambiental; Impacto ambiental; Saneamento; Poluição hídrica; Tratamento da água; Aterros controlados e sanitários; Incineração; Redução de geração e estocagem de resíduos; Contaminação do solo; Descontaminação e recuperação do solo; Poluição do ar ; Decisões na implantação de projetos de engenharia ambiental. Auditoria ambiental: definições, conceitos, objetivos, tipos, funções e normas; As vantagens, benefícios e desvantagens da auditoria ambiental; Normas e diretrizes para auditoria ambiental; Licenciamento ambiental: definições, conceitos, níveis e normas; Atividades passíveis de licenciamento ambiental; Certificação: conceitos, definições e tipos; Os selos ecológicos e os tipos de certificação; FSC (forest stewardship council);Iso 14001; Leed (liderança em energia e design ambiental); Rainforest alliance certified; Ecocert; Ibd (instituto biodinâmico); Procel. Gestão e Proteção do Meio ambiente: conceitos, definições e práticas; O sistema municipal de Meio ambiente no Brasil; A implantação do SISMUMA; A política municipal de Meio ambiente; Os órgãos municipais de Meio ambiente; Os programas de preservação do Meio ambiente;Os critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes; Poluição do solo, da água e do ar; Estudo dos impactos ambientais (EIA), relatório dos impactos ambientais (RIMA), avaliação dos impactos ambientais (AIA);Gerenciamento do controle da poluição; Serviços básicos de saneamento em casos de emergência; Destinação de resíduos industriais; Processos de purificação da água e do solo; Resíduos líquidos ou esgotos sanitários; Destinação de resíduos sólidos e de construções civis; Tecnologias ambientais. Efluentes sanitários e industriais; Avaliação das emissões superficiais do gás de aterros sanitários de grande porte; Caracterização e classificação dos resíduos de construção civil; Análise de toxicidade; Análise de solubilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos; Índices e indicadores ambientaisIntrodução ao conceito de qualidade ambiental; A qualidade ambiental e seus indicadores; Tipos de indicadores ambientais;Indicadores para qualidade do solo (IQS); Bioindicadores edáficos; Estabilidade de agregados (EA);Ph; Densidade do solo; Infiltração de água;Índice de insalubridade ambiental (ISA);Índice de qualidade de aterro de resíduos (IQAR OU IQR);Indicadores de qualidade do ar; Os peixes como indicadores de qualidade das águas;Mecanismos de controle de qualidade. Resíduos de estações de tratamento de água e a ISO 24512; Resíduos de estações de tratamento de água no Brasil; Saneamento ambiental: estudo, análise e soluções; Água e esgotamento sanitário; Estudo da lei nº 11.445/07; Ciclo hidrológico;Tratamento e vigilância da qualidade da água para consumo humano;Presença de microrganismos no sistema de abastecimento de água para consumo humano; Manejo de águas pluviais urbanas; ipos de sistemas de controle não convencionais.Tratamento e manejo de esgotos; Aplicação de lodos de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto em solo degradado; Lodo de esgoto: conceitos, tratamento e destinação;Esgotos ou águas residuais: conceitos, tipologia e tratamento; Coleta e tratamento de esgotos; Tratamento de esgoto: processos e etapas;Tratamento do lodo e suas etapas; Água de reuso na agricultura; Água de reuso em hidroponia; Água de reuso na piscicultura .Estágio e aperfeiçoamento técnico-científico; Estágio e preparação para o trabalho produtivo; Estágio e aprofundamento prático-teórico; Orientações para elaboração de relatório de estágio. Orientação para elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre os temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, e em conformidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT atualizadas.
Formar profissionais com sólidos conhecimentos dos princípios, técnicas e ferramentas para o diagnóstico e enfrentamento de problemas ambientais relativos ao tratamento e gestão de resíduos urbanos, rurais e industriais.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O profissional em Engenharia Ambiental poderá atuar desenvolvendo e aplicando as diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Entre suas funções estão preservar a qualidade da água, do ar e do solo; atuar na prevenção contra a poluição causada por indústrias; atuar em agências de meio ambiente e em polos industriais, controlando, prevenindo e tratando a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas.
Orientação e elaboração do relatório de estágio supervisionado obrigatório. Aspectos práticos da produção de um relatório de estágio, de acordo às normas da ABNT.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Engenharia Sanitária: Aspectos Epidemiológicos Relacionados aos Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos; Modelo para Estimativa da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares em Centros Urbanos A Partir de Variáveis Socioeconômicas Conjunturais; Aspectos Teóricos de Modelagem e algumas aplicações em Resíduos Sólidos; Remoção de Carga Orgânica Recalcitrante de Lixiviado de Resíduos Sólidos Urbanos Pré-Tratado Biologicamente por Coagulação Química-Floculação-Sedimentação; Resultados Obtidos na Coagulação-Floculação-Sedimentação com uso de Cloreto Férrico; Variável-Resposta Remoção de Demanda Química de Oxigênio; Variável-Resposta Remoção de cor Verdadeira; Avaliação do Modelo Estatístico; Comparação entre Demanda Química de Oxigênio de Amostras Filtradas e não Filtradas; Ferro Residual; Curva de Sedimentação do Lodo.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo
Engenharia Ambiental: Introdução À Engenharia Ambiental; Impacto Ambiental; Saneamento; Poluição Hídrica ; Tratamento da Água; Resíduos; Aterros Controlados E Sanitários; Incineração; Redução de Geração e Estocagem de Resíduos; Compostagem; Contaminação do Solo; Descontaminação e Recuperação do Solo; Poluição do Ar; Geração de Energia; A Engenharia Ambiental e o Engenheiro Ambiental; A Temática Ambiental e a Engenharia Ambiental; Sua Evolução E Conceito; Engenharia Ambiental: Atuação e Aplicações; Unidades E Dimensões; Poluição Hídrica, Tratamento de Água e Saneamento Básico; A Coleta dos Resíduos Urbanos e seu descarte: Aterros Controlados E Incineração; Recursos para o Aproveitamento dos Restos Orgânicos: Compostagem, Contaminação dos Solos e Descontaminação; Gases: da Poluição do ar à Geração de Energia; Decisões na Implantação de Projetos de Engenharia Ambiental; Decisões baseadas em Análises Técnicas; Decisões Baseadas em Análises Econômicas; Decisões Baseadas em Análises de Custo/Benefício; Decisões Baseadas em Análises de Risco; Decisões Baseadas em Análises de Impacto Ambiental; Decisões Baseadas em Análise Ética.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Efluentes Sanitários e Industriais; Avaliação das Emissões Superficiais do Gás de Aterros Sanitários de Grande Porte; Ensaios com Placa de Fluxo; Análise em Laboratório; Metodologia do Cálculo do Fluxo de Metano; Pontos Amostrados no Aterro Bandeirantes; Pontos Amostrados no Aterro Caieiras; Aterro Bandeirantes; Aterro Caieiras; Sorção e Mobilidade do Lítio em Solos de Áreas de Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos; Caracterização e Classificação dos Resíduos de Construção Civil; Composição Gravimétrica e Classificação Segundo a Resolução Conama Nº 307/2002; Classificação Química Segundo A Nbr 10004 (ABNT, 2004a); Análise de Toxicidade; Análise de Solubilidade; Remoção de Sulfato de Efluentes Industriais por Precipitação; Precipitação de Jarosita; Precipitação de Etringita; Estudos em Contínuo; Caracterização dos Precipitados; Remoção de Íons Sulfato em Meio Ácido - Precipitação de Jarosita; Remoção de Íons Sulfato em Meio Alcalino - Precipitação de Etringita; Remoção de Íons Sulfato em Ensaios Contínuos - Precipitação de Etringita; Proposta de um Índice de Destinação de Resíduos Sólidos Industriais; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Índices e Indicadores Ambientais; O Método Delphi; Metodologia; Realização da Pesquisa Delphi; Pré-Seleção de Indicadores; Pré-Teste e Seleção dos Painelistas; Elaboração do Formulário; Critérios de Seleção dos Indicadores; Definição dos Pesos e Normalização dos Indicadores Selecionados; Definição da Formulação Matemática Do IDRSI; Definição de Valores Padrão de Desempenho do IDRSI; Definição do Tratamento de Dados Inexistentes; Calibração e Simulações do Cálculo do IDRSI; Composição do IDRSI; Pesos Obtidos para os Indicadores Do IDRSI; Definição das Limitações do IDRSI.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Tratamento e uso de Águas; Resíduos de Estações de Tratamento de Água e a ISO 24512: Desafio do Saneamento Brasileiro; Resíduos de Estações de Tratamento de Água no Brasil; ISO 24512; Metodologia; Indicadores Exemplificados na ISO 24512 para Análise da Gestão dos Resíduos; Aplicação dos Indicadores Propostos para Análise dos Resíduos de Etas; Saneamento Ambiental; Surto de Hepatite no Holy Cross College; Água e Esgotamento Sanitário; Estudo da Lei Nº 11.445/07; Ciclo Hidrológico; Análise do Ciclo Hidrológico; As Águas Subterrâneas e Superficiais; Do Tratamento e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Um Pouco de História; O Uso da Pesquisa-Ação para a Avaliação e o Aprimoramento de Práticas Integradas para a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano: Potencialidades e Desafios; O Caminho Percorrido: Fases Da Pesquisa-Ação; Fase Exploratória; Fase Principal: O Planejamento da Ação; Fase de Ação; Fase de Avaliação; Desafios e Possibilidades; Presença de Microrganismos no Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano; Microrganismos; Remoção de Protozoários; Remoção de Cianobactérias e Cianotoxinas; Remoção de Agrotóxicos; Remoção de Gosto e Odor; Manejo de Águas Pluviais Urbanas; Tipos de Sistemas de Controle Não Convencionais.
Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.
Tratamento e Manejo de Esgotos; Aplicação de Lodos de Estações de Tratamento de Água e de Tratamento de Esgoto em Solo Degradado; Características dos Lodos; Caracterização Inicial do Solo; Produção Vegetal; Caracterização Final do Solo; Lodo de Esgoto; Esgotos ou Águas Residuais; Coleta e Tratamento de Esgotos; Tratamento de Esgoto: Processos e Etapas; Tratamento do Lodo e suas Etapas; Água de Reuso: Tratamento de Esgoto ajuda na Preservação Ambiental; Água de Reuso: Na Agricultura; Em Hidroponia; Na Piscicultura.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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