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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva; Gestão da interface crítica; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração; Modelos Inovadores de Gerência em Instituições de Saúde; Sistemas de Informação para apoio à Decisão no Exercício da Gerência; Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.
Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo ; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma aproximação entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização ; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH.
Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore;
Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.
Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing para o Mercado Hospitalar; O Marketing voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços;
a Orientação de Marketing para as Organizações de Saúde; O Marketing na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e o Marketing na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Condicionantes Funcionais; encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais.
Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados;
Análise Comparativa dos Modelos de Alinhamento; Fatores-Chave para o Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e suas Singularidades; Elementos para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.
Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado ; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde;
Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção .
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Alfabetização e Letramento; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Promover a formação de profissionais para atuarem estrategicamente na área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento de sua atuação de forma diferenciada, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país, preparando-os para novos desafios e conquistas em suas carreiras.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O profissional com MBA em Gestão Médica poderá atuar na gestão dos sistemas de saúde, tais como clínicas, hospitais, consultórios e demais instituições de saúde pública e privada.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva; Gestão da interface crítica; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração; Modelos Inovadores de Gerência em Instituições de Saúde; Sistemas de Informação para apoio à Decisão no Exercício da Gerência; Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma aproximação entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.
Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados; Análise Comparativa dos Modelos de Alinhamento; Fatores-Chave para o Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e suas Singularidades; Elementos para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore; Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.
Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.
Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing para o Mercado Hospitalar; O Marketing voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços; a Orientação de Marketing para as Organizações de Saúde; O Marketing na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e o Marketing na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Condicionantes Funcionais; encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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