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Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo "Soil Quality Kit Test" Em dois Experimentos de longa duração no Rio Grande Do Sul; Ordenação Teórica dos Tratamentos quanto à Qualidade do Solo; Comparação do KQS com os Métodos Tradicionais da Ciência do Solo; Desempenho dos Indicadores do KQS na Avaliação da Qualidade do Solo; Análise Estatística; Correlação entre os Métodos do KQS e os Tradicionais da Ciência do Solo; Indicadores da Qualidade do Solo; Respiração do Solo; Estabilidade de Agregados (EA); PH; Teor de N-No3- + N-No2-; Densidade Do Solo; Infiltração De Água; Eficiência Dos Indicadores do KQS na Avaliação da Qualidade do Solo; Índice De Insalubridade Ambiental (ISA); Estruturação do Indicador de Salubridade Ambiental; Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQAR ou IQR); Indicadores de Qualidade do Ar; Modelo de Qualidade Ambiental; Indicadores Específicos; Plantas Bioindicadoras; Geoindicadores; Os Peixes como Indicadores de Qualidade Das Águas; Mecanismos de Controle De Qualidade.
Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.
Consultoria Ambiental: Processos, Princípios e Conceitos; Consultoria Como Processo Interativo; Consultoria: Conceitos e Fundamentos; A Consultoria Ambiental; NBR ISO 10019; Normalização: Conceitos Básicos e Documentos Normativos; Objetivos;
Órgãos de Normalização; Certificação e Licenciamento Ambiental: Conceitos, Princípios e Definições; Tipos de Certificação e Selos Ecológicos; Desenvolvimento da ISO Família 14000; ISO/ Comitê Técnico (TC) 207; Escopo; Partes Interessadas; P.D.C.A. e Melhoria Contínua; Requisitos da Norma NBR ISO 14001/96; Demais Certificações (Selos); Rotulagem; Classificação da Rotulagem; Produtos Verdes – Orgânicos; Certificação Florestal; Créditos de Carbono: Conceitos, Fundamentos e Finalidades; Crédito de Carbono: Projetos Brasileiros; Modelo Hackefors para Obtenção de Certificado Ambiental ISO-14.001 em Pequenas e Médias Empresas: Uma Discussão sobre sua aplicação em Empresas Brasileiras; Distrito Industrial e Rede de Empresas; Meio Ambiente e Sistema de Gestão Ambiental; O Modelo Hackefors; Distrito Industrial Fazenda Botafogo; Análise Comparativa: Modelo "Hackefors" Versus Distrito Industrial Fazenda Botafogo.
Contabilidade Ambiental; Conceitos; Ativo Ambiental; Passivo Ambiental; Custos Ambientais; Receita Ambiental; A Contabilidade como Sistema de Informação para o Gestor Ambiental. A Contabilidade e a Gestão Ambiental; Contabilidade, Surgimento e Conceitos ; Framework Teórico Sobre Contabilidade e Custos Ambientais; Contabilidade Ambiental; Custos Ambientais; Estudos Sobre Contabilidade e Custos; Contabilidade e Gerência do Meio Ambiente ; Contabilidade Básica: Conceitos e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis no Processo Decisório; Normas Brasileiras de Contabilidade; Princípios Contábeis; Princípios Fundamentais da Contabilidade e Estruturação Contábil; Mecanismo de Contas; Lançamentos Contábeis; Métodos de Escrituração; Livros Societários e Fiscais; Introdução ao Estudo do Patrimônio; Fatos Contábeis; Aspectos Legais da Escrituração Contábil; A Ideia da Escrituração Contábil como Exigência Fiscal; Perícias Contábeis;
Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Problemas e Resultados da Contabilidade Ambiental Nacional; Contabilidade Ambiental Gerencial; Contabilidade Ambiental Financeira; Atividades Operacionais; Descrição dos Eventos Econômicos; Contabilidade e Gastos Ambientais; Ativos Ambientais; Passivos Ambientais; Despesas Ambientais; Custos Ambientais; Evidenciação; Relatórios Ambientais; Demonstrações Ambientais; Indicadores de Desempenho Ambiental.
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; Diretrizes internacionais de meio ambiente; Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental; Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, danos, culpa, responsabilidade e indenização; Áreas de preservação.
Conceitos De Ética E Moral, Sua Dimensão Nos Fundamentos Ontológicos Na Vida Social E Seus Rebatimentos Na Ética Profissional; O Processo De Construção Do Ethos Profissional: Valores E Implicações No Exercício Profissional.
Fundamentos Básicos da Análise Ambiental; Objetivos e Finalidades; Análise Ambiental: Necessidade e Importância; Objetivos e Finalidades Básicas; O Comprometimento e a Política Ambiental; Avaliação de Políticas Ambientais: Desafios e Perspectivas; Histórico da Avaliação de Políticas; Tipos e Classificações da Avaliação; O Uso dos Resultados da Avaliação; Avaliação de Políticas Ambientais; Agenda 21 Brasileira; Implementação da Agenda 21; Agenda 21 Brasileira em Ação; Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Contexto Brasileiro; Agenda 21 e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Indicadores Propostos Pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS Propostos Pelo IBGE; IDS do Brasil e a Agenda 21 Brasileira.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Introdução ao Estudo da Perícia Ambiental; Perícia e Peritos: Noções Básicas; O Profissional da Perícia; Métodos e Técnicas Aplicadas nas Perícias; Etapas da Perícia Ambiental; A Perícia Ambiental e a Tutela Jurídica do Meio Ambiente; Auditoria Ambiental: Evolução, Conceitos e Objetivos; Organismos Reguladores e Normas de Auditoria;
Classes de Auditoria; Auditoria Ambiental; Funções e Tipos de Auditoria Ambiental; Vantagens e Desvantagens; Procedimentos e Etapas; Auditoria Compulsória; Diretrizes para Auditoria Ambiental;
Auditoria Ambiental: Um Enfoque Sobre a Auditoria Ambiental Compulsória e a Aplicação dos Princípios Ambientais; Discussões Sobre a Constitucionalidade da Lei Estadual Nº 13.448/2002; Princípios Aplicados À Auditoria Ambiental Compulsória; Princípio da Prevenção; Princípio da Cooperação; Princípio da Informação Ambiental; Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Formar especialistas capazes de transmitir informações atualizadas sobre a perícia e auditoria ambiental, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O especialista em Perícia e Auditoria Ambiental poderá atuar no planejamento, coordenação e implantação de sistemas de crescimento sustentável na área socioambiental, bem como a realizar auditoria e perícias no setor públicos e privado, atendendo as demandas concretas e urgentes da sociedade contemporânea.
Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.
Ética na experimentação clínica. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Normas básicas de biossegurança. Técnicas de Esterilização de Materiais. Conceitos básicos de risco, risco biológico e biossegurança. Riscos químicos, físicos, radioativos, ergonômicos, psicossociais e biológicos. Mapas de riscos. Acidentes de laboratório. Biossegurança em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das áreas de ciências biológicas e da saúde. Boas práticas de laboratório. Biossegurança e doenças infectocontagiosas. Biossegurança e organismos transgênicos. Arquitetura e organização de laboratórios. Políticas de biossegurança no Brasil e demais países. Comissões de biossegurança. Qualidade em biossegurança. Ética em pesquisas biológicas, com o meio ambiente, no trato a animais e em processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante.
Termodinâmica de sistemas biológicos. Biofísica das membranas e Bioeletrogênese. Biofísica dos sistemas respiratório, visual e auditivo. Técnicas Biofísicas de Análises.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos Básicos da Análise Ambiental; Objetivos e Finalidades; Análise Ambiental: Necessidade e Importância; Objetivos e Finalidades Básicas; O Comprometimento e a Política Ambiental; Avaliação de Políticas Ambientais: Desafios e Perspectivas; Histórico da Avaliação de Políticas; Tipos e Classificações da Avaliação; O Uso dos Resultados da Avaliação; Avaliação de Políticas Ambientais; Agenda 21 Brasileira; Implementação da Agenda 21; Agenda 21 Brasileira em Ação; Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Contexto Brasileiro; Agenda 21 e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Indicadores Propostos Pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS Propostos Pelo IBGE; IDS do Brasil e a Agenda 21 Brasileira.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Abordagem teórica e prática sobre os diversos ramos da Botânica aplicada à Farmácia, com ênfase em Citologia, Histologia, Anatomia, Morfologia Externa de Órgãos Vegetativos e Reprodutivos. Sistemática Vegetal. Legislação sobre Drogas Vegetais e Medicamentos Fitoterápicos e suas implicações na Saúde Coletiva. Principais representantes de interesse farmacobotânico da flora brasileira, nomenclatura, métodos e técnicas de coletas e conservação de vegetais, reconhecimento de plantas de interesse farmacobotânico em hortos e herbários.
Fundamentos e Conceitos sobre Geoprocessamento. Teoria e técnicas de Sistemas de Informações Geográficas. Coleta de Dados: Mapeamento por computador. Georreferenciamento de Dados. Estrutura de Dados num SIG. Análise Espacial num Ambiente SIG. Consulta a Banco de Dados. Noções de Sensoriamento Remoto e Integração com o SIG. Produção Cartográfica. Sistemas e técnicas de entrada, arquivamento e saída de dados georreferenciados (mapas, fotos, imagens digitais). Aplicações. A Ciência da Informação Geográfica. Análise Espacial dos Dados Geográficos; Registro de Imagem.
A disciplina Combate e Prevenção de Incêndios e Pânicos tem como objetivo estudar conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros.
Consultoria Ambiental: Processos, Princípios e Conceitos; Consultoria Como Processo Interativo; Consultoria: Conceitos e Fundamentos; A Consultoria Ambiental; NBR ISO 10019; Normalização: Conceitos Básicos e Documentos Normativos; Objetivos; Órgãos de Normalização; Certificação e Licenciamento Ambiental: Conceitos, Princípios e Definições; Tipos de Certificação e Selos Ecológicos; Desenvolvimento da ISO Família 14000; ISO/ Comitê Técnico (TC) 207; Escopo; Partes Interessadas; P.D.C.A. e Melhoria Contínua; Requisitos da Norma NBR ISO 14001/96; Demais Certificações (Selos); Rotulagem; Classificação da Rotulagem; Produtos Verdes – Orgânicos; Certificação Florestal; Créditos de Carbono: Conceitos, Fundamentos e Finalidades; Crédito de Carbono: Projetos Brasileiros; Modelo Hackefors para Obtenção de Certificado Ambiental ISO-14.001 em Pequenas e Médias Empresas: Uma Discussão sobre sua aplicação em Empresas Brasileiras; Distrito Industrial e Rede de Empresas; Meio Ambiente e Sistema de Gestão Ambiental; O Modelo Hackefors; Distrito Industrial Fazenda Botafogo; Análise Comparativa: Modelo "Hackefors" Versus Distrito Industrial Fazenda Botafogo.
Contabilidade Ambiental; Conceitos; Ativo Ambiental; Passivo Ambiental; Custos Ambientais; Receita Ambiental; A Contabilidade como Sistema de Informação para o Gestor Ambiental. A Contabilidade e a Gestão Ambiental; Contabilidade, Surgimento e Conceitos; Framework Teórico Sobre Contabilidade e Custos Ambientais; Contabilidade Ambiental; Custos Ambientais; Estudos Sobre Contabilidade e Custos; Contabilidade e Gerência do Meio Ambiente; Contabilidade Básica: Conceitos e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis no Processo Decisório; Normas Brasileiras de Contabilidade; Princípios Contábeis; Princípios Fundamentais da Contabilidade e Estruturação Contábil; Mecanismo de Contas; Lançamentos Contábeis; Métodos de Escrituração; Livros Societários e Fiscais; Introdução ao Estudo do Patrimônio; Fatos Contábeis; Aspectos Legais da Escrituração Contábil; A Ideia da Escrituração Contábil como Exigência Fiscal; Perícias Contábeis; Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Problemas e Resultados da Contabilidade Ambiental Nacional; Contabilidade Ambiental Gerencial; Contabilidade Ambiental Financeira; Atividades Operacionais; Descrição dos Eventos Econômicos; Contabilidade e Gastos Ambientais; Ativos Ambientais; Passivos Ambientais; Despesas Ambientais; Custos Ambientais; Evidenciação; Relatórios Ambientais; Demonstrações Ambientais; Indicadores de Desempenho Ambiental.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
Noções de agricultura e seus tipos. Realidade atual e agricultura brasileira. Profissão do engenheiro agrônomo e seus campos de atividade. Noções de agronegócio e seus segmentos e importância. Estudo dos sistemas agroindustriais. Agronegócio e agricultura comercial. Estudo da exportação e consumo interno. Evolução e inovação tecnológica do agronegócio. Ferramentas de gestão e desafios do agronegócio. Visão sistêmica do agronegócio. Estudo das redes de empresa e suas perspectivas. Estudo dos arranjos produtivos e da estrutura das cadeiras produtivas.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Introdução ao Estudo da Perícia Ambiental; Perícia e Peritos: Noções Básicas; O Profissional da Perícia; Métodos e Técnicas Aplicadas nas Perícias; Etapas da Perícia Ambiental; A Perícia Ambiental e a Tutela Jurídica do Meio Ambiente; Auditoria Ambiental: Evolução, Conceitos e Objetivos; Organismos Reguladores e Normas de Auditoria; Classes de Auditoria; Auditoria Ambiental; Funções e Tipos de Auditoria Ambiental; Vantagens e Desvantagens; Procedimentos e Etapas; Auditoria Compulsória; Diretrizes para Auditoria Ambiental; Auditoria Ambiental: Um Enfoque Sobre a Auditoria Ambiental Compulsória e a Aplicação dos Princípios Ambientais; Discussões Sobre a Constitucionalidade da Lei Estadual Nº 13.448/2002; Princípios Aplicados À Auditoria Ambiental Compulsória; Princípio da Prevenção; Princípio da Cooperação; Princípio da Informação Ambiental; Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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