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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a
um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Relação da lógica com as questões centrais da filosofia, com ênfase nos aspectos epistemológicos (justificação, dedução, definição), aspectos metafísicos (verdade, essência, individuação) e aspectos linguísticos (termo, proposição, juízo, forma lógica). Inclui o estudo da lógica formal, seus tipos, trabalhando as classificações dos raciocínios, finalizando com os pontos comuns e as estruturas do silogismo.
A disciplina discorrerá sobre os pontos que envolvem a filosofia da religião, procurando entender o significado e o sentido do que seja este campo específico de estudo. Aspectos teológicos/antropologias a partir de uma perspectiva bíblica com respeito aos elementos introdutórios ao homem, a filosofia e em linhas gerais a cultural – seus primórdios e sua estruturação a partir do criacionismo.
A disciplina visa estudar a história da interpretação de textos bíblicos, perspectivas e os princípios de interpretação à luz das Escrituras. Trabalhará os quatro pontos cardeais da reforma (solus Christus, sola scriptura, sola gratia, sola fide) como princípios hermenêuticos. Enfoca Exegese e Hermenêutica e a interpretação bíblica a partir do enfoque bíblico reformado. Apresentando uma leitura da Nova Hermenêutica e a Teologia. Aprofunda sua exposição dos pressupostos teontológicos.
Apresenta um panorama teológico da história da redenção no Novo Testamento. Focaliza os temas mais relevantes da revelação bíblica, nos seus contextos na história da redenção percorrendo a maior extensão do Novo Testamento, de Mateus a Apocalipse.
Estuda assuntos introdutórios referentes aos temas fundamentais da teologia cristã, assim como seu desenvolvimento histórico e sua relação com outras ciências. Estudam também os temas Teologia Sistemática, Deus, Criação, Pecado, Cristologia, e Eclesiologia, tendo como característica o enfoque na teologia histórica, contemporânea e bíblica.
Durante este curso estudaremos os pensamentos dos grandes personagens da história do cristianismo, os mais importantes acontecimentos teológicos e como eles formaram a história da teologia até 1850. Uma visão abalizada deste período nos ajudará a ver a teologia da maneira como ela foi desenvolvida.
A disciplina estuda tendências atuais da religião e teologias no Brasil, abordando especialmente a pentecostalização e neopentecostalização do cristianismo brasileiro, bem como influências de religiões não cristãs sobre o cristianismo.
Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Aspectos práticos da produção de um trabalho científico, de acordo às normas da ABNT.
Formar pesquisadores na área da Teologia, bem como qualificá-los para o Ensino Superior, visando à pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
Concebe o curso de Especialização em TEOLOGIA, numa perspectiva de Educação a Distância – EAD, visando contribuir para a qualificação de profissionais da ÁREA TEOLÓGICA nas instituições privadas que atuam ou pretendem atuar na área da PESQUISA TEOLÓGICA. O teólogo é o profissional que atua em pesquisas no campo religioso e também pode ministrar aulas sobre as Ciências da Religião, Línguas das Fontes Teológicas, entre outras áreas correlatas. O conteúdo abrangente do curso faz com que este profissional possa atuar em diversas empresas, instituições de ensino, instituições religiosas e ONGs.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Principais temas e debates da Filosofia da Religião. Questões relacionadas à existência de Deus, ao problema do mal e à relação entre religião e ética. Principais argumentos para a existência de Deus, as críticas a esses argumentos e as respostas teístas ao problema do mal. Teorias éticas baseadas na religião e as críticas a essas teorias.
História, conceitos, métodos e principais correntes da teologia cristã. Contexto histórico em que surgiu a teologia cristã. Principais doutrinas e temas teológicos, como a revelação divina, a Trindade, a criação, a queda, a salvação, a igreja e a escatologia. Métodos de estudo e interpretação de textos teológicos, como a hermenêutica, a análise histórica e contextual, e a leitura crítica de textos teológicos. Principais correntes teológicas, como a teologia liberal, a teologia conservadora, a teologia da libertação, a teologia pentecostal, a teologia reformada e a teologia católica, com ênfase nas suas contribuições e desafios para a teologia contemporânea.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Relação da lógica com as questões centrais da filosofia, com ênfase nos aspectos epistemológicos (justificação, dedução, definição), aspectos metafísicos (verdade, essência, individuação) e aspectos linguísticos (termo, proposição, juízo, forma lógica). Noções do desenvolvimento histórico da lógica de Aristóteles a Frege.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
A disciplina de Direito Canônico aborda os princípios, normas, instituições e procedimentos que regem a organização e o funcionamento da Igreja Católica, sua importância histórica, teológica e jurídica na sociedade. Evolução do Direito Canônico, sua relação com o Direito Secular, as fontes canônicas, a estrutura e governança da Igreja, os direitos e deveres dos fiéis, os sacramentos, os processos judiciais eclesiásticos, e o direito matrimonial canônico. Ética no Direito Canônico que influencia e orienta a vida da Igreja Católica e de seus membros.
A disciplina visa confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.
História da igreja: introdução à história da igreja antiga. Desenvolvimento do cristianismo antigo. Credos e doutrinas da igreja antiga. Perseguição e crescimento da igreja antiga. Idade média e reforma. A igreja na idade média. A reforma protestante. Conflitos religiosos e mudanças sociais. Expansão missionária e colonização. Igreja na era moderna. Iluminismo e secularização. Movimentos de renovação e evangelismo. Desafios contemporâneos e teologia social. Pluralismo religioso e diálogo interconfessional. Desafios e aplicações contemporâneas na história da igreja. Movimentos eclesiais contemporâneos. Desafios sociais e éticos na atualidade. Ministério e liderança na igreja contemporânea. O papel da igreja na sociedade contemporânea.
A disciplina "História da Igreja no Brasil" oferece uma visão abrangente do desenvolvimento da Igreja no Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. Abrange temas como a introdução do cristianismo no período colonial, a influência da Igreja na sociedade brasileira, a relação entre Estado e Igreja, os movimentos de renovação eclesial e as contribuições da Igreja para a cultura e educação no Brasil. Também serão examinadas as interações da Igreja Católica com outras tradições religiosas e seu papel nas questões sociais contemporâneas.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
O curso discorrerá sobre os principais problemas que envolvem a filosofia da religião, procurando entender o significado e o sentido do que seja este campo específico de estudo. Elementos introdutórios às linhas gerais da Antropologia Cultural – seus primórdios, sua estruturação a partir do evolucionismo, as perspectivas funcionalistas e estruturalistas. Singularidade do ‘olhar antropológico’ entre as ciências humanas. Aspectos filosóficos atuais da antropologia: a modernidade, o imaginário social, a linguagem e os símbolos; a libertação e a ecologia. Aspectos antropológicos da discussão sobre brasilidade e identidade nacional
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Pensamento e Teorias Críticas: conceitos e fundamentos. Teorias críticas na educação. Estruturas de poder no sistema educacional. Práticas pedagógicas. Pensamento Crítico e Currículo Educacional. Currículo tradicional. Currículo crítico. Avaliação crítica no currículo. Pensamento Crítico e Práticas Pedagógicas. Práticas de ensino dialógicas. Abordagens interdisciplinares e problematizadoras. Recursos críticos e tecnológicos. Educação para a cidadania. Pensamento Crítico e Avaliação Educacional. Avaliação formativa e processual. Autoavaliação e a autorregulação. Instrumento de transformação e empoderamento. Avaliação crítica do sistema educacional.
Estuda assuntos introdutórios referentes aos temas fundamentais da teologia cristã, assim como seu desenvolvimento histórico e sua relação com outras ciências. Estudam também os temas Deus, Criação, Ser Humano, Pecado, Cristologia, Eclesiologia, e Soteriologia tendo como característica o enfoque na teologia histórica, contemporânea e contextual
Apresenta um panorama teológico da história da redenção no Novo Testamento. Focaliza os temas mais relevantes da revelação bíblica, nos seus contextos na história da redenção percorrendo a maior extensão do Novo Testamento, de Mateus a Apocalipse.
Durante este curso estudaremos os pensamentos dos grandes personagens da história do cristianismo, os mais importantes acontecimentos teológicos e como eles formaram a história da teologia até 1850. Uma visão abalizada deste período nos ajudará a ver a teologia da maneira como ela foi desenvolvida
A disciplina estuda tendências atuais da religião e teologias no Brasil, abordando especialmente a pentecostalização e neopentecostalização do cristianismo brasileiro, bem como influências de religiões não cristãs sobre o cristianismo.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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