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A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual/moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional; O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Estuda assuntos introdutórios referentes aos temas fundamentais da teologia cristã, assim como seu desenvolvimento histórico e sua relação com outras ciências. Estudam também os temas Teologia Sistemática, Deus, Criação, Pecado, Cristologia, e Eclesiologia, tendo como característica o enfoque na teologia histórica, contemporânea e bíblica.
Estudo introdutório de conceitos de educação religiosa-cristã, de seus fundamentos históricos e teológicos em diferentes sociedades e tempos; Sobre as sagradas escrituras; sobre Deus; sobre a trindade; sobre a identidade do senhor jesus cristo; sobre as obras de cristo; sobre o espírito santo; sobre o homem; sobre o pecado e suas consequências; sobre a salvação; sobre a igreja; sobre o batismo em águas; sobre a forma de governo da igreja; sobre a verdadeira adoração; sobre a lei; sobre os dez mandamentos; sobre o batismo no espírito santo; sobre a cura divina; sobre a segunda vinda de cristo; sobre o mundo vindouro; sobre a família.
A natureza do conhecimento e do método científico; Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa; Identificação dos diferentes métodos de investigação científica; Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa; A documentação como método de estudo; Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos; A normatização da ABNT.
Introdução à Teologia Bíblica. O método da Teologia Bíblica em diálogo com a Teologia Sistemática. Estudo e análise de temas bíblicos relevantes para a teologia contemporânea. A doutrina da trindade; a triunidade de deus na revelação; a doutrina do homem; a doutrina do pecado ; a doutrina da pessoa de cristo; a doutrina da salvação;Erro! Indicador não definido. a doutrina do espirito santo; peculiaridades; a doutrina das últimas coisas.
As Religiões Mundiais: Surgimento, Origens, História, Doutrinas e Difusão; Religião: Conceitos, Epistemologia e Fundamentos; Diferentes Olhares Sobre a Religião; O Politeísmo e as Religiões no e do Mundo Antigo; O Mundo Antigo; O Cristianismo na Antiguidade; A Pluralidade do e no Mundo Antigo; As Grandes Religiões Mundiais: O Hinduísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Budismo; A Difusão do Budismo; O Budismo na China; O Budismo no Japão; O Budismo no Tibete; As Grandes Religiões Mundiais: O Mitraísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Taoísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Confucionismo; As Grandes Religiões Mundiais: O Xintoísmo; Deuses do Xintoísmo; Xintoísmo no Brasil; Xintoísmo e Budismo; As Grandes Religiões Mundiais: Religiões Originárias do Oriente Médio; A Região; O Judaísmo; O Cristianismo; O Islamismo; Religiões Africanas, de Matrizes Africanas e Afro-americanas: Afro-caribenhas e Afro-brasileiras; As Religiões Africanas Primais, Tradicionais ou Primitivas; Religiões de Matrizes Africanas; Religiões de Matrizes Africanas ou Afro-brasileiras No Brasil; Outras Religiões; Kardecismo; Mediunismo e Animismo; Zoroastrismo; O Pluralismo Religioso Mundial; O Imprescindível Desafio da Diferença Religiosa; Tempos de Globalização e Pluralização; Pluralização e Desestabilização; Caminhos de Interação; Em Favor da "Dignidade da Diferença".
Teologia Essencial; Pressupostos para/da Teologia; Doutrinas e Dogmas; Apologética; Teologia Pastoral; Teologia Moral; Sacramentologia.
Politeísmo; Hinduísmo; Budismo; Religiões Africanas; Mitraismo; Judaísmo; Cristianismo; A Bíblia; Islamismo.
Introdução à Epistemologia; Tipos de Conhecimento; A Natureza do Conhecimento Proposicional; Falibilidade e Ceticismo; A Epistemologia da Teologia e da Religião; Uma Breve História da FÉ e da Razão; O Fideísmo; O Evidencialismo; O Conhecimento Religioso e suas Implicações Epistemológicas; A Crença Religiosa e os Princípios Orientadores da Filosofia Iluminista; A Analogia Perceptual e a Possibilidade do Conhecimento Teísta Direto; Problemas da Abordagem Experiencialista; Justificação e Racionalidade; Aceitação, Presunção e FÉ; Explicando as partes de um todo explica o todo em si mesmo; Duas Supostas Evidências Científicas Para o Início do Universo; Ajuste Fino; Problemas do Mal; Classificando o Mal; O Mal Natural e o Mal Moral; O Mal Horrendo e Gratuito; Problemas Teóricos do Mal; O Problema Lógico do Mal; O Problema Existencial do Mal; As Três Teodiceias.
Abordar a função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento; Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas discutidos e trabalhados ao longo do curso, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Administração Escolar; Aspectos práticos da produção de um trabalho científico de acordo com as regras da ABNT.
Aperfeiçoar a prática dos profissionais em Teologia; - Desenvolver métodos e técnicas que possibilitem a realização de diagnósticos, intervenções e avaliações na área e apresentar elementos que permitam o acesso e a produção de conhecimento científico.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O curso destina-se a pessoas com nível de escolaridade superior, interessadas em especializar-se no curso de Especialização em Ciências da Religião.
Análise da sociedade brasileira. Raízes da sociedade a égide do Estado Português. Conexão de três culturas diferentes: a nativa, a africana e a europeia. As lutas e conflitos históricos e vigentes. A desigualdade social, racial e de gênero. Peculiaridades étnico-culturais. Valorização da pluralidade e diversidade sociocultural.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Civilizações do Oriente Próximo: Contexto, características sociais, políticas e culturais, avanços tecnológicos. Grécia Antiga: Formas de governo e contribuições culturais, como a filosofia, a arte e o teatro. Roma Antiga: Instituições políticas, contribuições culturais arquitetônicas dos romanos e expansão territorial. Espiritualidade e pensamento na história antiga: crenças religiosas e rituais do Egito Antigo, crenças e práticas do Hinduísmo e do Budismo, filósofos gregos, suas ideias sobre ética, crenças e práticas do Judaísmo, destacando a Torá.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Teologia Essencial; Pressupostos para/da Teologia; Doutrinas e Dogmas; Apologética; Teologia Pastoral; Teologia Moral; Sacramentologia.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Estudo introdutório de conceitos de educação religiosa-cristã, de seus fundamentos históricos e teológicos em diferentes sociedades e tempos; Sobre as sagradas escrituras; sobre Deus; sobre a trindade; sobre a identidade do senhor jesus cristo; sobre as obras de cristo; sobre o espírito santo; sobre o homem; sobre o pecado e suas consequências; sobre a salvação; sobre a igreja; sobre o batismo em águas; sobre a forma de governo da igreja; sobre a verdadeira adoração; sobre a lei; sobre os dez mandamentos; sobre o batismo no espírito santo; sobre a cura divina; sobre a segunda vinda de cristo; sobre o mundo vindouro; sobre a família.
História, conceitos, métodos e principais correntes da teologia cristã. Contexto histórico em que surgiu a teologia cristã. Principais doutrinas e temas teológicos, como a revelação divina, a Trindade, a criação, a queda, a salvação, a igreja e a escatologia. Métodos de estudo e interpretação de textos teológicos, como a hermenêutica, a análise histórica e contextual, e a leitura crítica de textos teológicos. Principais correntes teológicas, como a teologia liberal, a teologia conservadora, a teologia da libertação, a teologia pentecostal, a teologia reformada e a teologia católica, com ênfase nas suas contribuições e desafios para a teologia contemporânea.
A disciplina "História da Igreja no Brasil" oferece uma visão abrangente do desenvolvimento da Igreja no Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. Abrange temas como a introdução do cristianismo no período colonial, a influência da Igreja na sociedade brasileira, a relação entre Estado e Igreja, os movimentos de renovação eclesial e as contribuições da Igreja para a cultura e educação no Brasil. Também serão examinadas as interações da Igreja Católica com outras tradições religiosas e seu papel nas questões sociais contemporâneas.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Psicologia social: fundamentos, objeto de estudo, abordagens teóricas, métodos de pesquisa, processos de influência social. Identidade social e autoconceito: construção da identidade, preconceitos, estereótipos e discriminação, autoestima, interações sociais, processos de identificação com grupos sociais. Relações Intergrupais e Comportamento Altruísta, preconceito implícito, comportamento pró-social e o comportamento altruístico. Agressão e violência: conceitos, causas, fatores de influência e consequências, o papel da empatia na interação social. Processos sociais e tomada de decisões, Psicologia Social na publicidade e no marketing, Psicologia Social no contexto organizacional, Psicologia Social na promoção da mudança social.
Introdução à Teologia Bíblica. O método da Teologia Bíblica em diálogo com a Teologia Sistemática. Estudo e análise de temas bíblicos relevantes para a teologia contemporânea. A doutrina da trindade; a triunidade de deus na revelação; a doutrina do homem; a doutrina do pecado; a doutrina da pessoa de cristo; a doutrina da salvação; a doutrina do espirito santo; peculiaridades; a doutrina das últimas coisas.
O percurso da Análise do Discurso: da Linguística Imanente à Linguística do Discurso. A Teoria da Enunciação, o jogo entre o EU e o OUTRO. Sujeito do discurso, segundo Beneviste, Bakhtin, Foucault, Pêcheux. Ideologia – de Napoleão à Pêcheux. O interdiscurso, o intradiscurso, a memória discursiva. O dito e o não-dito, as formas do silêncio. As relações entre discursos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
As Religiões Mundiais: Surgimento, Origens, História, Doutrinas e Difusão; Religião: Conceitos, Epistemologia e Fundamentos; Diferentes Olhares Sobre a Religião; O Politeísmo e as Religiões no e do Mundo Antigo; O Mundo Antigo; O Cristianismo na Antiguidade; A Pluralidade do e no Mundo Antigo; As Grandes Religiões Mundiais: O Hinduísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Budismo; A Difusão do Budismo; O Budismo na China; O Budismo no Japão; O Budismo no Tibete; As Grandes Religiões Mundiais: O Mitraísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Taoísmo; As Grandes Religiões Mundiais: O Confucionismo; As Grandes Religiões Mundiais: O Xintoísmo; Deuses do Xintoísmo; Xintoísmo no Brasil; Xintoísmo e Budismo; As Grandes Religiões Mundiais: Religiões Originárias do Oriente Médio; A Região; O Judaísmo; O Cristianismo; O Islamismo; Religiões Africanas, de Matrizes Africanas e Afro-americanas: Afro-caribenhas e Afro-brasileiras; As Religiões Africanas Primais, Tradicionais ou Primitivas; Religiões de Matrizes Africanas; Religiões de Matrizes Africanas ou Afro-brasileiras No Brasil; Outras Religiões; Kardecismo; Mediunismo e Animismo; Zoroastrismo; O Pluralismo Religioso Mundial; O Imprescindível Desafio da Diferença Religiosa; Tempos de Globalização e Pluralização; Pluralização e Desestabilização; Caminhos de Interação; Em Favor da "Dignidade da Diferença".
Estuda assuntos introdutórios referentes aos temas fundamentais da teologia cristã, assim como seu desenvolvimento histórico e sua relação com outras ciências. Estudam também os temas Deus, Criação, Ser Humano, Pecado, Cristologia, Eclesiologia, e Soteriologia tendo como característica o enfoque na teologia histórica, contemporânea e contextual
Introdução à Epistemologia; Tipos de Conhecimento; A Natureza do Conhecimento Proposicional; Falibilidade e Ceticismo; A Epistemologia da Teologia e da Religião; Uma Breve História da FÉ e da Razão; O Fideísmo; O Evidencialismo; O Conhecimento Religioso e suas Implicações Epistemológicas; A Crença Religiosa e os Princípios Orientadores da Filosofia Iluminista; A Analogia Perceptual e a Possibilidade do Conhecimento Teísta Direto; Problemas da Abordagem Experiencialista; Justificação e Racionalidade; Aceitação, Presunção e FÉ; Explicando as partes de um todo explica o todo em si mesmo; Duas Supostas Evidências Científicas Para o Início do Universo; Ajuste Fino; Problemas do Mal; Classificando o Mal; O Mal Natural e o Mal Moral; O Mal Horrendo e Gratuito; Problemas Teóricos do Mal; O Problema Lógico do Mal; O Problema Existencial do Mal; As Três Teodiceias.
Politeísmo; Hinduismo; Budismo; Religiões Africanas; Mitraismo; Judaismo; Cristianismo; A Bíblia; Islamismo.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Um de nossos especialistas entrará em contato para continuar sua matrícula.
Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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